O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 18 de maio de 2018

TEMPESTADES E CALMARIAS



Não podemos controlar as nossas vidas.

Mas podemos escolher os nossos caminhos. Assim como o navegante, que não tem controle sobre o oceano e os ventos, ajusta as velas do seu barco, para seguir rumo ao porto que deseja.

E o homem que viaja no deserto, embora não possa controlar as tempestades de areia, aprende a identificar os seus sinais e buscar um local seguro, que o abrigue até que possa prosseguir a jornada.

O imprevisto faz parte da viagem. E os mistérios que se ocultam, atrás de cada curva do caminho, nos oferecem as alegrias das boas surpresas; ou o desafio de superar os obstáculos que surgem.

Lembrai-vos, sempre, de que o agricultor, ao cultivar a seara, não tem qualquer controle sobre os fatores da natureza. Ele apenas prepara o solo, lança as sementes que escolhe e cuida da plantação.

Molha o terreno, quando a chuva se faz escassa; abre valas, quando a água em excesso se torna ameaça. Trabalha, com todas as ferramentas ao seu alcance, para que possa ter uma boa colheita.

Assim faz o homem sensato. Não são os imprevistos da vida, que determinarão os nossos caminhos; mas a forma como a eles reagirmos. Porque é o leme, não o vento, que define o rumo do barco.

Cuidemos, portanto, da nossa seara. Preparemos o nosso coração e a nossa mente; plantemos as melhores sementes e cuidemos delas, dia a dia, para que possamos ter a colheita que desejamos.

Não nos deixemos abalar pelos imprevistos. É porque existem as montanhas, que nos tornamos capazes de escalá-las; porque existem abismos, criamos pontes; por existirem mares, construímos barcos.

É porque existem os desertos, que nos alegramos ao encontrar um oásis; porque a sede tortura, que a água fresca é tão boa. É porque a saudade é amarga, que nos sentimos felizes no reencontro.

Sim; os acasos influem em nossas vidas; e muitas vezes, nos fazem passar por caminhos que não pensávamos percorrer. Porém, o verdadeiro Eu é a nossa bússola: deixemos que nos aponte o norte
.
Não podemos impedir que a chuva caia. Entretanto, podemos entristecer-nos porque nos mantém em casa; ou ajeitar-nos sob as cobertas e pensar no cheiro gostoso da terra molhada, que virá depois.

Eu vos tenho dito: a escolha é sempre nossa. Por isto, há pessoas que se encantam ao entrar em um jardim de rosas; e outras que se assustam e encolhem, diante do medo que têm aos espinhos.

Em nossa jornada, existirão borrascas e calmarias. E o navegante que desfrutará da beleza do oceano e chegará ao porto não é o que pula do barco, apavorado, quando as ondas se mostram mais fortes.

Mas aquele que é capaz de enfrentar as tempestades.

Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/marco/1_instrumentais_andre_rieu_my_way.mid

31 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Lindo post, Árabe! Existirão sempre mudanças no tempo e na vida, que certamente, nos trarão, lágrimas ou sorrisos, porém existe um Deus que nos ampara e acolhe. A fé não nos permite sucumbir a essas mudanças.
Bom fim de semana! Beijos

19 de maio de 2018 às 00:37  
Blogger chica disse...

Incrível verdade essa...Quando a calmaria está grande, podemos esperar uma "tempestade"...Mas o inverso é verdadeiro também! abraço, ótimo fds! chica

19 de maio de 2018 às 05:39  
Blogger CÉU disse...

olá, amigo Árabe...

O Ramadão já começou e por esse facto, lembrei-me de si, embora não sabendo se o nome k deu ao seu blog tem alg. coisa a ver com a religião muçulmana.

excelente e instrutivo texto, como sempre. De facto, a vida tem muitas estações e é preciso estar preparado e preparar cada uma delas. Creio que a harmonia é possível.

abraços e bfds.

19 de maio de 2018 às 10:31  
Blogger A Casa Madeira disse...

O negócio é saber pular as ondas.
Grande verdade esse texto.
Boa continuação de semana.

19 de maio de 2018 às 10:40  
Blogger Marli Terezinha Andrucho Boldori disse...

Boa tarde, Árabe,
todos nós em alguma época da vida passamos por tempestades e logo em seguida,
vem a calmaria.
Precisamos aprender a ter fé e confiarmos em Deus, que é amor.
Ele governará por nós o que não soubermos fazer.
tenha um lindo final de semana!

19 de maio de 2018 às 14:43  
Blogger Arco-Íris de Frida disse...

Esse é o segredo da vida... saber reagir as intempéries, aproveitando para aprender e amadurecer a cada dificuldade... o crescimento espiritual vem da forma como lidamos com as adversidades e de como a partir disso lidamos com nossos semelhantes...

Arabe, meu amigo... espero que esteja bem...

Beijos...

19 de maio de 2018 às 15:43  
Blogger Marina Filgueira disse...

¡Hola Átabe!

Sólo puedo Felicitarte por esta preciosa prosa escuela de la vida. Siempre acertado en tus textos, es un verdadero placer leerte.

Es verdad, los camino de la vida, no siempre son fáciles, nos encontramos muchas veces tormentas y tempestades como tú acertadamente explicas.
Unos saben mejor que otros, el superarlos.

Perdona no haber pasado antes, estuve sin ordenador y no he podido escribir para mí. Con en móvil y con dificultad fui dejando algún comentario.
Un beso y mi gratitud.
Se muy, muy feliz.



20 de maio de 2018 às 06:24  
Blogger Fá menor disse...

Lindo e verdadeiro, como sempre com todos os textos que nos presenteias.

"Não são os imprevistos da vida, que determinarão os nossos caminhos; mas a forma como a eles reagirmos." Grata!

Boa semana, amigo!

Beijos.

21 de maio de 2018 às 12:19  
Blogger Unknown disse...

Árabe, desculpe a ausência, é que estou com problemas no meu computador em casa e no trabalho altamente atarefada. Em tempo do Curso de Formação para Brigada Contra Incêndios Florestais/2018, do Parque Nacional de Ubajara. Muito trabalho, no entanto prazeroso por ver na vida de cada um, a esperança de um emprego. Bem, o texto é lindo, gostei muito! Que você esteja bem, com ótima recuperação. Obrigada, boa semana e grande abraço! Fique com Deus, sempre!

21 de maio de 2018 às 16:53  
Blogger Mariazita disse...

Bom dia, amigo Árabe
Embora eu acredite que o destino tem que se cumprir... concordo que podemos (e devemos) em determinadas circunstância, "contornar" as suas imposições, tomando nas mãos o leme de muitas decisões.
Mais um excelente texto reflexivo!

Votos de uma boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

22 de maio de 2018 às 04:31  
Blogger São disse...

A Vida é viva, passe a redundância, por isso nos brindará sempre com mudanças , favoráveis ou nem tanto.


Que o Grande Espírito nos proteja sempre!


Abraço apertado, meu querido Amigo

22 de maio de 2018 às 10:12  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu amigo e bom Árabe,
Um excelente texto, como sempre, repleto dos seus tão sublimes ensinamentos.
A vida é um constante desafio e há que saber superar os obstáculos e imprevistos da melhor forma possível.
Uns e outros nem sempre são fáceis de transpor, mas com confiança no Coração do Universo Ele nos dará o ânimo suficiente para podermos ultrapassar os momentos menos bons encontrando assim a calmaria que desejamos.
Aprecio imenso André Rieu e esta música que foi óptimo recordar.
Beijinhos e continuação de boa semana.
Ailime

23 de maio de 2018 às 11:27  
Blogger Diana Fonseca disse...

Temos de ser fortes para seguir o melhor caminho.

23 de maio de 2018 às 17:57  
Blogger © Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Amigo
Mais um belíssimo texto repleto de ensinamentos e reflexões.
Gostei muito de ler e apreciar todas as suas fraes bem escritas e cuidadas.
Cito a seguinte que achei deveras interessante e sábia:-
"Em nossa jornada, existirão borrascas e calmarias. E o navegante que desfrutará da beleza do oceano e chegará ao porto não é o que pula do barco, apavorado, quando as ondas se mostram mais fortes.
Mas aquele que é capaz de enfrentar as tempestades. "
Beijinhos

:)

24 de maio de 2018 às 12:55  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...


Em tempos muito calmos me preparo para as tempestades, elas podem demorar mas sempre chegam rssss

Amigo durante todos esses anos de blog é uma delícia ter amigos que resistiram ás minhas tempestades (e não foram poucas)

beijo no teu coração.
Joelma

24 de maio de 2018 às 21:52  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Olhos de Mel. A fé é o nosso principal ponto de apoio, durante as tempestades da vida! Obrigado, bom fim de semana.

25 de maio de 2018 às 10:37  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Chica! Se as grandes calmarias precedem as grandes tempestades, o inverso também é verdadeiro! :) Bom fim de semana, minha amiga; obrigado.

25 de maio de 2018 às 10:38  
Blogger O Árabe disse...

Na verdade, Céu, sou apenas neto de árabes; brasileiro, com cidadania portuguesa. :) Mas aprecio imensamente a cultura e as tradições daquelas terras distantes. E concordo: a harmonia é possível. Grato, amiga; bom fim de semana.

25 de maio de 2018 às 10:43  
Blogger O Árabe disse...

Gostei, Janicce: "o negócio é saber pular as ondas"! :) Obrigado, bom fim de semana.

25 de maio de 2018 às 10:44  
Blogger O Árabe disse...

Endosso as suas palavras, Marli: precisamos ter fé e confiar em Deus; Ele resolverá o que não pudermos fazer! Obrigado, bom fim de semana!

25 de maio de 2018 às 10:47  
Blogger O Árabe disse...

Isso mesmo, Arco-Íris: "o crescimento espiritual vem da forma como lidamos com as adversidades e de como a partir disso lidamos com nossos semelhantes...". Concordo inteiramente, amiga! Estou bem e desejo que você também esteja cada dia melhor! Bom fim de semana, obrigado.

25 de maio de 2018 às 10:49  
Blogger O Árabe disse...

Não há o que desculpar, Marina; espero, sim, que em breve voltes a postar: gosto muito de ler o que escreves! Obrigado, amiga; bom fim de semana.

25 de maio de 2018 às 10:51  
Blogger O Árabe disse...

Grato a você, Fa, pela gentileza e amizade de sempre. Bom fim de semana!

25 de maio de 2018 às 10:52  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Isy! Bom fim de semana!

25 de maio de 2018 às 10:52  
Blogger O Árabe disse...

Compreendo perfeitamente, Maria Luzia; e não há o que desculpar. É gratificante, sim, quando podemos contribuir para tornar melhor a vida de outras pessoas! Lamento os problemas com o computador, mas tenho certeza que logo se resolverão. Obrigado, amiga; bom fim de semana.

25 de maio de 2018 às 10:55  
Blogger O Árabe disse...

Também acredito nisso, Mariazita: com o leme do livre arbítrio, podemos sempre modificar o curso da nossa vida, apesar de estarmos sujeitos aos ventos do destino. Obrigado, amiga; bom fim de semana.

25 de maio de 2018 às 10:56  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, São: a Vida sempre nos brindará com mudanças, favoráveis ou não. Precisamos aprender a lidar com elas! :) Meu abraço, bom fim de semana.

25 de maio de 2018 às 10:58  
Blogger O Árabe disse...

André Rieu, sem dúvida, está no topo das minhas preferências musicais, Ailime; bom saber que compartilhamos esta admiração. Concordo inteiramente com o que dizes: "Uns e outros nem sempre são fáceis de transpor, mas com confiança no Coração do Universo Ele nos dará o ânimo suficiente para podermos ultrapassar os momentos menos bons encontrando assim a calmaria que desejamos."; é o que penso, também, amiga! Obrigado, bom fim de semana.

25 de maio de 2018 às 11:01  
Blogger O Árabe disse...

Temos, Diana; com certeza, o melhor caminho é o que nos levará a um futuro melhor! Obrigado, amiga; bom fim de semana.

25 de maio de 2018 às 11:03  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Piedade, pela amizade e gentileza. Meu abraço, bom fim de semana.

25 de maio de 2018 às 11:04  
Blogger O Árabe disse...

É uma filosofia de vida sensata, Joelma; sem dúvida! :) E concordo: é muito bom, sim, ter amigos (e amigas) que nos acompanham; isto nos ajuda a resistir às tempestades! Obrigado, bom fim de semana.

25 de maio de 2018 às 11:06  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky