sexta-feira, 3 de agosto de 2018

AS VOSSAS PEGADAS


Não é à velhice, que deveis temer.
Nem sequer à morte; ambas são consequências da jornada. Felizes são aqueles que chegam a uma ou outra com a consciência tranquila, e a certeza de bem terem vivido os seus momentos. 

Temei, sim, os arrependimentos que possais ter acumulado ao longo do caminho. Pois, quanto mais próximo se mostra o fim da viagem, mais eles se fazem presentes e amargos em vós.
Não deveis temer os achaques do corpo, se a vossa alma for capaz de viajar nas asas do sonho e passear nos jardins da esperança. Porque vos sentireis vivos e jovens, enquanto assim for.
Temei, sim, que o desânimo e a descrença se instalem em vossa alma. Pois é quando permitis que isto aconteça, que o desamparo da velhice e o medo da morte vos assaltam e magoam, com força.
Sereis vivos e jovens, enquanto jovem for a vossa alma; enquanto fordes capazes de sentir e acreditar. Pois não é das vossas pernas e nem dos vossos pés, que depende o vosso dom de voar.
Sereis vivos e jovens, enquanto a ternura e o encantamento existirem em vós; enquanto a música e a beleza vos emocionarem e a visão do amanhecer vos despertar a gratidão por um novo dia.
Sereis jovens, enquanto vos sentirdes vivos. Pois é apenas quando abandona os seus sonhos, que o homem renuncia a si mesmo; quando deixa de escutar o que lhe diz o verdadeiro Eu.
Não deveis temer a velhice ou a morte, como não deveis temer o futuro: vós o construís, dia após dia. Sábio não é temê-lo; é fazer o que estiver a vosso alcance, para que seja o melhor possível.
Eu vos tenho dito, e repetido, que de nada vos adianta buscar o sentido da Vida; melhor fareis se apenas viverdes. Porque a Vida se renova em todos os dias, e este é o seu próprio sentido.
Vivei, portanto! Em todo dia, em toda hora, apenas vivei! E atentai para que o vosso único cuidado seja aproveitar bem cada momento e vivê-lo de forma a tornar ainda melhor o momento seguinte.
Porque é isto que levareis, de cada jornada: as emoções que nela vivestes e o aprendizado que vos proporcionou. Aqui nada deixareis, senão pegadas... que as águas do tempo decerto apagarão.
Não temais a velhice, nem a morte. Pois as flores são, um dia, botões; e, depois de tombadas tornam-se adubo e renascem em novas flores. A nuvem que se desfaz em chuva volta a ser nuvem.
Cuidai, sim, de serdes os melhores botões, enquanto botões; e as melhores flores, quando flores. Cuidai, sim, de serdes as melhores nuvens e as mais puras chuvas, para fertilizar bem o solo.
Deixai, aqui, as vossas melhores pegadas. A Eternidade espera por vós.


Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/ernestocortazar-eternity(sm).mid

24 comentários:

  1. Lindíssima mensagem, linda imagem e linda musica! O homem só deixa de viver, quando para de sonhar. Velho não é aquele que alcança determinada idade, mas aquele que não tem a capacidade de sorrir e se entrega aos problemas.
    Bom fim de semana, Árabe! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente MARAVILHOSA tua mensagem. Não importa idade: importa o nosso sentir e viver! E sejamos o que formos, tentemos deixar boas marcas... abração, linda semana! chica

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, sua mensagem me deixou comovida, foi bom ler e refletir.
    Às vezes, reclamamos por envelhecer, e no entanto devíamos agradecer
    o passar dos anos, porque é sinal de que estamos vivos.
    Realmente, nós que fazemos, preparamos o nosso caminho, seja para a velhice
    ou para o sofrimento.
    Excelente mensagem. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. É verdade, meu amigo. Há pessoas, k na fase adulta são uns diabinhos, mas depois de alcançada a 3ª idade, parece k o cérebro dá a volta no sentido oposto.
    É preciso cuidar de nosso "jardim" interior e exterior, todos os dias.

    Abraços e bom domingo.

    ResponderExcluir
  5. É estranho e triste saber que o homem que aqui viveu por algum tempo, vai sumir com o passar dos anos, sua lembrança persistira, talvez... ate sua terceira geraçao, depois é o esquecimento... mas, faz parte da vida...

    Arabe, meu amigo, que sua semana seja de paz...

    Beijos...

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
    Como tem passado?
    Estou de regresso aos Blogues e visitas aos amigos. Já tinha saudades!
    Mais um texto maravilhoso repleto de verdades incontestáveis .
    Viver, simplesmente viver e deixar que a vida se desenrole normalmente.
    Enquanto sonharmos e mantivermos nossa juventude de espírito isso será a nossa maior valia para caminhar sorrindo deixando o melhor de nós nas nossas pegadas.
    Linda música, sempre bom recordá-la e magnífica foto!
    Beijinhos e boa semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  7. Belíssimo e verdadeiro. Um momento de sabedoria que nos enche a alma e nos desperta para a realidade que devemos saber viver.

    Boa semana, amigo!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. "Porque é isto que levareis, de cada jornada: as emoções que nela vivestes e o aprendizado que vos proporcionou. Aqui nada deixareis, senão pegadas... que as águas do tempo decerto apagarão."

    Grandes verdades!!! Maravilhoso texto, li duas vezes e confesso que fiquei pensativa, diante de tantos mistérios que envolvem nossas vidas. Não dá para pensar muito, realmente não é possível, tudo é mistério! Árabe, enorme abraço e ótima semana! Grata, muito grata!

    ResponderExcluir
  9. Eu acredito que de alguma forma estaremos vivos principalmente se aqui deixarmos a nossa marca, assim como tenho presente em meu pensamento pessoas das quais amei e já não estão aqui, todo o carinho e ensinamento permanecem vivos.

    beijãozão e lindos dias pra ti

    Joelma

    ResponderExcluir
  10. Bom dia amigo Árabe!
    Um texto de grande ensinamento, que me fez refletir por alguns minutos...
    É assim que a gente caminha, haja o que houver. Sempre deixando boas pegadas por onde passar...


    Vou estar atualizando no próximo fim de semana.
    Estive em off por motivo pessoais.
    Continução de boa semana.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Obrigado, Olhos de Mel. E, do alto dos meus 70, concordo: a idade depende mais da alma, que do corpo! :) Bom fim de semana, fique bem.

    ResponderExcluir
  12. Grato, Chica. E não posso deixar de concordar com você: o que importa é que deixemos as melhores marcas que possamos! Bom fim de semana, amiga.

    ResponderExcluir
  13. Obrigado, Marli! E este é, realmente, o ponto: somos nós que preparamos nosso próprio caminho; o caminho que seguiremos na velhice! Bom fim de semana, amiga.

    ResponderExcluir
  14. Com certeza, Céu! Infelizmente, muitos se esquecem que o jardim interior é o que dura pela Eternidade! Bom fim de semana; como estão as mãos?

    ResponderExcluir
  15. Bem como você disse, Arco-Íris: faz parte da Vida... que se renova a cada momento! Obrigado, minha amiga; bom fim de semana, fique bem!

    ResponderExcluir
  16. Também já tínhamos saudades, Ailime; é muito bom ter você de volta, com seus belos posts e comentários. Obrigado e bem-vinda, amiga; bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  17. Grato, Fa, pela amizade e gentileza de suas palavras. Bom fim de semana, amiga!

    ResponderExcluir
  18. Mistérios da Vida, Maria Luzia... e que fazem parte do seu encanto! Obrigado, minha amiga; bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  19. Mais ou menos por aí, Joelma: estaremos por aqui, enquanto durarem as lembranças que deixamos. Mas, de qualquer forma, a Eternidade nos espera! Obrigado, amiga; bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  20. Bom ter você de volta, Smareis! Espero que já esteja tudo resolvido e lhe desejo um excelente fim de semana!

    ResponderExcluir
  21. ¡Claro que si, maestro! No debemos temer a la vejez ni a la muerte, pero lo malo es que si, algo se teme, mientras que uno se vale por si mismo, todo va bien, lo preocupante es cuando damos trabajo y ya no se tiene calidad de vida. Pero hemos de resinarnos pidiendo a Dios que se acuerde de uno y que nos de su mano tierna.

    Es un placer leerte. Gracias por tu huella y por lo que aportan tus entradas fantásticas.

    Se muy feliz.

    Pronto estaré de vuelta de mis vacaciones.

    ResponderExcluir
  22. Bom saber que, breve, você estará de volta, Marina; e espero que as férias estejam sendo maravilhosas. Quando ao comentário, concordo inteiramente: de nada vale temer; melhor é pedir a Deus que nos proteja, sempre! Obrigado, amiga; boa semana.

    ResponderExcluir