sexta-feira, 10 de agosto de 2018

O VERDADEIRO PAI


Deveis, sim, comemorar os vossos verdadeiros pais.
Porque é necessário lembrar-vos que existem dois tipos de semeadores: os que apenas plantam a semente sob a terra e aqueles que a regam, cuidam e protegem enquanto cresce.
E o homem, como a planta, sem dúvida deve ser grato ao primeiro, pela dádiva da vida. Porém, é com o segundo que desenvolverá laços firmes e duradouros; porque dele recebeu Amor.
Eu vos digo que assim acontece, entre os filhos e os pais. Porque o verdadeiro pai não é aquele que gera, mas o que se dedica ao seu filho; que lhe oferece a sua esperança e o melhor de si.
O verdadeiro pai não é o que conta as melhores histórias, mas o que vos ensina a escrever a vossa história. Não é o que canta as mais belas canções, mas o que vos mostra como cantar.
O verdadeiro pai não é o que vos traz o prato, mas o que vos leva para semear o trigo; que convosco acompanha o crescer da lavoura e a labuta da safra. É o que vos ensina a assar o pão.
É aquele que vos carrega ao colo, enquanto sois pequeninos; e vos estende as mãos, para apoiar os vossos primeiros passos. Que vos ergue, após cada queda, e de novo vos põe para andar.
O verdadeiro pai é o que caminha ao vosso lado, enquanto as pernas lhe sustentam o corpo. E se deixa ficar para trás, quando acredita que o seu peso atrapalharia a vossa jornada.
O verdadeiro pai não vos dá asas, porque essas convosco já nascem. Mas é o que vos mostra como usá-las, esperando que os vossos voos vos levem mais longe do que o levaram os seus.
É aquele que não inveja os vossos sucessos, porque os vê como os seus próprios sucessos; que, mais do que vós, se alegra com as vossas vitórias e sofre com as vossas derrotas.
O verdadeiro pai é o que sente as vossas dores e é capaz de vos ceder os seus próprios remédios. É aquele que vos solta, para que possais voar, e vos segura quando correis o risco de cair.
O verdadeiro pai não é o que tenta ditar o vosso rumo, mas busca mostrar-vos os melhores caminhos. É o que não critica as vossas escolhas erradas, apenas vos incentiva a tentar de novo.
Comemorai os vossos verdadeiros pais. Abraçai-os com amor e gratidão, se ainda estiverem convosco; ou homenageai-os, em vossas lembranças, se já vos antecederam na Grande Viagem.
Felizes daqueles que conheceram um verdadeiro pai. Porque um verdadeiro pai fica, para sempre, na vida dos filhos. Esteve em vosso passado, está em vosso presente e estará em vosso futuro.
Ainda que, um dia, se torne a vossa saudade. 


Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/midi vocais/fabiojunior_pai.mid
FELIZ DIA DOS PAIS! 

27 comentários:

  1. Lindo post, belíssima homenagem, Árabe! Bem o disseste; nem todo aquele que gera, pode ser considerado pai. O meu jamais será esquecido, apesar do tempo em que nos separamos. Ele vive em meu coração, em minha mais doce lembrança.
    Parabéns! Que abençoado seja seu dia!
    Bom fim de semana! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns,Árabe!!! Que tocante, emocionante texto e homenagem aos papais! Felicidades ! O meu biológico não conheci, mas o verdadeiro pra mim foi o que conheci e hoje tenho tantas saudades! abração, chica

    ResponderExcluir
  3. Muito bonito.
    Feliz daquele que sabe ser pai. E feliz do que sabe ver o valor do seu pai.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Querido Irmão,
    Sem palavras, apenas lágrimas de pai e de filho.
    Muito obrigado.
    Feliz dia dos pais.
    Sérgio

    ResponderExcluir
  5. Lindo texto meu irmão! Queria que todos os filhos lessem e sentissem, em seus corações como eu senti no meu! Te amo mano! Feliz Dia dos Pais a todos!

    ResponderExcluir
  6. Eu já não tenho o meu desde os meus dois anos, por isso, concordo plenamente.

    ResponderExcluir
  7. Um texto fantástico e mto real.

    FELIZ DIA DOS PAIS, amigo Árabe.

    Abraços e boa semana.

    ResponderExcluir
  8. Respondendo à sua questão no comentário da semana passada lá no meu blogue, posso adiantar, k estou um pouco melhor das mãos e k recomeçarei a fazer laser e fisioterapia em setembro. vamos andando e escrevendo pouco, se possível.

    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  9. O texto é emocionante... nossos pais sao nossas referencias, nossa base... é preciso dar a eles o valor que merecem...

    Arabe, meu amigo... que vc tenha tido o seu dia especial dos pais, rodeado de amor... e vc tenha uma semana de paz...

    Abraços...

    ResponderExcluir
  10. Meu querido Amigo, que tenhas toda a felicidade como Pai e como o lindo ser humano que és !!

    Abraço forte e estupenda semana

    ResponderExcluir
  11. Es un post fantástico, amigo Árabe, toda una lección de vida. Claro que somos como las plantas que hay que cuidar sino se marchitan y mueren, pero esto no lo sabe mucha gente por desgracia, por eso hay tanto desarraigo familiar.
    Todo un placer leerte, un abrazo y mi inmensa gratitud.

    Pronto estaré de regreso de mis vacaciones.

    ResponderExcluir
  12. Lindo textos e belíssimas reflexões a partir dele.

    beijos
    Joelma

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
    Desejo que tenha passado um feliz Dia do Pai!
    Um texto fabuloso de homenagem ao Pai, o verdadeiro pai!
    E nem todos o sabem ser e nem todos o são!
    Que dizer sobre tão verdadeiro e nobre texto?
    Apenas agradecer por compartilhar conceitos tão cheios de sentido e reais sobe a nobre missão de ser pai.
    Lindíssima a canção na voz de Fábio Jr.
    Um beijinho, meu Amigo, e continuação de boa semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  14. Muito lindo o texto, amei! Que você tenha tido um maravilhoso dia dos pais. Ótimo resto de semana e um abraço grande. Obrigada!

    ResponderExcluir
  15. Obrigado, Olhos de Mel. Parabéns, pelo pai que você teve; esta é uma verdadeira dádiva que recebemos de Deus e da vida! Bom resto de semana, fique bem!

    ResponderExcluir
  16. Verdade, Chica: o verdadeiro pai é aquele que conhecemos e fica em nosso coração! Bom resto de semana, minha amiga!

    ResponderExcluir
  17. Acho que você disse tudo, Fa: feliz não só daquele que sabe ser pai, mas também de quem sabe o valor de um pai! Obrigado, amiga; bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  18. Obrigado a você, irmão; e, tenho certeza, estas são doces lágrimas! Meu abraço,bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  19. Amo você também, mano; mas você já sabe disso, não é? :) Temos muitas lembranças felizes, sim, de nosso pai! Meu abraço, bom resto de semana!

    ResponderExcluir
  20. Sinto, Diana; mas tenho certeza de que você deve guardar boas lembranças, ainda que o tenha perdido tão pequena, amiga! Obrigado, bom resto de semana.

    ResponderExcluir
  21. Obrigado, Céu! E fico muito feliz, amiga, por saber que as melhoras continuam. Em breve, tenho certeza, as tuas mãos estarão ótimas... e voltarás a escrever muito, para nossa alegria! Bom resto de semana, amiga!

    ResponderExcluir
  22. Bem dito, Arco-Íris: nossas referências, nossa base! Obrigado pelos votos, amiga; embora não pudesse ter todos os filhos perto de mim (alguns moram longe), foi um dia especial, sim; graças a Deus! Bom resto de semana, fique bem!

    ResponderExcluir
  23. Obrigado, São, pelo carinho e pela amizade. Meu abraço, amiga; bom resto de semana!

    ResponderExcluir
  24. Um grande prazer, Marina, é receber sempre a tua visita! E concordo: precisamos cuidar daqueles que amamos, todos os dias! Obrigado, amiga; bom resto de semana!

    ResponderExcluir
  25. Obrigado, Joelma. Bom resto de semana, minha amiga; fique bem!

    ResponderExcluir
  26. Concordo inteiramente com você, Ailime: ser pai é uma das mais nobres missões que podemos receber! E a música é linda, sim. Bom resto de semana, minha amiga; obrigado!

    ResponderExcluir
  27. Bom saber que você gostou, Maria Luzia, e obrigado pelos votos: tive um ótimo Dia dos Pais, sim! Obrigado, minha amiga; bom resto de semana.

    ResponderExcluir