O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

A CANCÁO DA DESPEDIDA



Dia virá em que não mais andarei entre vós.
Pois o mundo, o tempo e a Vida não detêm a sua marcha. E, como o fizeram meu pai e o pai de meu pai, abandonarei as vestes que me servem durante esta jornada.
Quando assim acontecer, que não vos entristeça a minha ausência; porque aquele que pranteia o ser amado transforma em mágoa a recordação que deveria trazer felicidade.
Pobre é o homem que lamenta o cajado abandonado a um canto, quando as asas da liberdade substituem os passos trôpegos da velhice e o levam a descobrir um novo mundo.
Não me deveis ver como o corpo que se desfaz sob a terra; mas como a ave que cruza o infinito do céu, após o merecido descanso da noite, rumo a um novo amanhecer.
Sabei que cada um de vós ocupou um espaço muito próprio em meu coração. E nada vos afastará da minha alma, enquanto a Vida existir em mim.
E sabei que fostes a razão da minha vinda e a causa das minhas palavras; obrigado por terdes permitido que juntos aprendêssemos e por tudo que me ensinastes. 
Conservai-me em vossas lembranças. Porque, enquanto o fizerdes, eu estarei nos raios de sol que vos acariciam o rosto em cada dia e na lua que ilumina as vossas noites.
E estarei em cada música que juntos ouvimos, em cada palavra que trocamos; nos sonhos e desenganos, nos risos e nas lágrimas que entre nós repartimos.
Conservai-me em vossas lembranças. Porque assim me encontrareis em vós, todos os dias. E eu não serei a tristeza que vos martiriza, mas o carinho que vos faz sorrir.
Pois o rio, ainda que parem de correr as suas águas, sobrevive nas plantas que um dia ajudou a brotar; e a flor já ressequida permanece viva na memória de quem a recebeu.
Conservai-me em vossas lembranças. E me encontrareis em uma canção que ouvirdes, em alguém que encontrardes e até  na paz do silêncio; porque estarei em vosso coração.  
E tereis a minha companhia, quando vos buscar a solidão. Pois, esteja eu aonde estiver, convosco estarão os meus pensamentos e todas as forças da minha alma imortal.
Dia virá em que não mais andarei entre vós.
E, entretanto, ninguém vos poderá afastar do meu verdadeiro Eu. 



Na terça-feira passada, uma parada cardíaca quase encerra esta minha jornada.
Daí a necessidade de dizer o que sois para mim. 


54 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Querido Árabe; com certeza é um texto lindo, mas o dia da nossa partida só Deus sabe. Muitas vezes esses acontecimentos vêem, para nos alertar de que estamos fazendo algo que não está bom ao nosso organismo.
Bom fim de semana! Beijos

24 de agosto de 2012 às 22:09  
Blogger Dona Sra. Urtigão disse...

Partida ? Despedida ?

25 de agosto de 2012 às 00:57  
Blogger chica disse...

Noooooooossa!!
Que emocionante. Arrepiei! Nem fala nisso! Ainda bem que estás aqui , bem e podendo escrever tão lindo assim.

Te cuida! Estás te tratando? Fica bem! abração, tudo de bom,chica

25 de agosto de 2012 às 12:42  
Blogger São disse...

Meu Amigo muito querido e Mestre muito respeitado, por favor, nem toques no assunto,

Fiquei de coração apertado, pois me veio à memória meu Pai!!

Estarás sempre connosco ainda que partas, mas essa partida será daqui a muito e muito distante tempo!

Abraço muito apertado e com um enorme carinho.

25 de agosto de 2012 às 12:47  
Anonymous Anônimo disse...

Ai!!!!

Agora que encontrei um coração que é um oásis de paz e amor, vc fala em despedidas?

Santo, quem ficou de coração apertado agora fui eu...

Mas, será sempre feita a vontade de nosso Pai e será sempre sua escolha respeitada.

Humildemente baixo meus olhos e me recolho no mais profundo da alma.

Ficando ou partindo, você permanecerá em meu coração , e por isso, um dia nos encontraremos nas veredas da paz suprema, no regaço do Pai.

Meu tempo também não tarda muito.

Receba um abraço de gratidão

Peregrinus







25 de agosto de 2012 às 15:15  
Blogger Carla Fernanda disse...

Belo texto e partir é continuar a seguir... mas desejo que fiques por muito mais tempo para nos presentear com belos textos como este!!!

Bjos e saúde!!

Bo fim de semana querido!!

25 de agosto de 2012 às 15:41  
Blogger Antônio Lídio Gomes disse...

Irmão, podemos dizer com certeza que Alláh é esse a quem devotamos em nosso coração todo amor e esperança.
Um abraço, Assalamaleikum.

25 de agosto de 2012 às 15:46  
Blogger Silenciosamente ouvindo... disse...

Amigo que susto não foi?
Então e está a ser seguido?
Espero MUITO que não se volte
a repetir. Que falta me faria
meu querido amigo.
Vou colocar este post no
meu sinfoniaesol.
Um grande beijinho e as
suas melhoras.
Irene Alves

25 de agosto de 2012 às 16:28  
Blogger Ana Carla disse...

Hei! Pare de parar,heim! Seguir adiante, sempre!

25 de agosto de 2012 às 19:10  
Blogger Ailime disse...

Maravilhoso amigo,
Ao deparar-me neste momento com a sua reflexão comovi-me imenso, tanta a semelhança com um dos capítulos mais lindos da Bíblia do Evangelho de S. João.
Peço ao Senhor em que acredito que o ajude a permanecer por muito tempo entre nós.
Vamos lá força nesse seu lindo coraçãozinho, porque preciso do seu para o meu também bater mais forte tb.
Hoje deixo além de um beijinho um grande abraço.
Ailime

25 de agosto de 2012 às 19:53  
Blogger CamilaSB disse...

Amigo querido, a Vida é uma "linha" indefinida... não nos é dado a conhecer onde ela começa e onde termina...
No entanto, acreditamos que, temos uma origem divina que nos ampara e protege... um dia, todos nós partiremos rumo a outra "galáxia", onde tavez, os Raios de todos os Sóis se encontrem no amor e na harmonia que tanto buscamos... emocionei-me com a sua canção... as suas palavras, que tanto me fazem lembrar as de meu pai, que já rumou ao encontro do nosso Pai Supremo há 24 anos, mas que se mantém vivo no meu coração. Desejo ardentemente que se restabeleça e continue a presentear-nos com a sua sabedoria... não o conheço pessoalmente mas, fico grata por nos dar a conhecer a beleza da sua alma...
Na Terra, nos céus, no canto dos pássaros, nas águas cristalinas dos rios e nas caminhadas que faço pelos campos - encontrarei sempre a beleza das suas palavras!
Amigo, deixo-lhe um carinhoso abraço e em meu coração, guardarei sempre as suas palavras como raios de sol que me acariciam o rosto!

25 de agosto de 2012 às 21:11  
Blogger Wania Alves disse...

Querido amigo de coração iluminado,
Desejo que fique bem, no corpo e na alma...
Sei que voce sabe que aquilo que passamos, principalmente os momentos difíceis, nada mais são do que provas para nosso amadurecimento ou para que elevemos nosso olhar para o outro lado de um modo diferente, para que acordemos a tempo...
E se medos vierem, permita que venham. Apenas comprovarão que é humano,ok?
Acalma teu coração e viva feliz!
Wania

“Mas há a vida que é para ser intensamente vivida, há o amor. Que tem que ser vivido até a última gota. Sem nenhum medo. Não mata.”
Clarice Lispector

26 de agosto de 2012 às 08:15  
Blogger Luna disse...

antes de mais espero que estejas melhor ou mesmo recuperado.
quanto ao teu texto ele é lindo e real, sabes acho que todos deveríamos
falar sobre a morte e nos prepararmos para essa transição, só o corpo fica a alma que é imortal e a nossa verdadeira essência continua em outros planos em aprendizado.
Mas só Deus sabe o momento certo, espero que ainda falte muito para o teu e que nos possamos encontrar neste espaço onde nos trazes tanta sabedoria das estrelas.
A energia atravessa os mares o universo, deixo-te a minha para te reabilitares
beijinhos ternos

26 de agosto de 2012 às 13:36  
Blogger ONG ALERTA disse...

Espero que estajas bem, precisamos seguir em frente sempre abraço Lisettte.

26 de agosto de 2012 às 15:47  
Blogger © Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

comovente e emocionante.
desejo melhoras e recuperação rápida.
um beijo

26 de agosto de 2012 às 15:49  
Blogger Claudinha ੴ disse...

Olá Árabe!
Espero que esteja bem. Também passei por um susto nesta semana passada. Mas não foi tão grave quanto com você. Conheço este lindo texto, mais uma vez, parabéns por tê-lo escrito!
Que tudo esteja correndo bem e que seu coração continue nos permitindo estas ótimas leituras!
Um beijo!

26 de agosto de 2012 às 16:20  
Blogger LUCONI MARCIA MARIA disse...

Ah meu amigo, durante a leitura do texto lembrei-me emocionada de meu Luiz que partiu dia 09-06, pensava veste em mim certinho, mas ao chegar ao final e ver teu comentário, aí chorei ajuntou a emoção primeira com a preocupação pela qual passaste, eu acredito que nada é o acaso, então, pode ser um alerta para te dizer se cuida, cuida deste aparelho pois dele precisas pra finalizar a tarefa, um forte abraço e fica em paz, beijos Luconi

26 de agosto de 2012 às 16:45  
Blogger Luma Rosa disse...

Eita!! Um grande susto!! Se cuida!!

Sempre levo daqui inspirações e eu não gosto de despedidas.

"Aquele que pranteia o ser amado transforma em mágoa a recordação que deveria trazer felicidade". Grande verdade!!

Boa semana!! Se cuida [2]!!
Beijus,

26 de agosto de 2012 às 18:22  
Anonymous De... disse...

Caríssimo Árabe...

O homem que dá voz aO Árabe é mortal; porém, imortal é o espírito através do qual flui a grandeza de sua Sabedoria.

Por esse Dom maravilhoso, que o Universo o abençoe e proteja... e que mais dias de vida nesta vida, lhe sejam acrescentados.
Mais do que um presente pessoal a você, ele será o prolongamento da dádiva que a cada semana o seu coração nos entrega, elevando nossa alma.
E esteja certo que você já se fez inesquecível a todos que aqui vêm beber de suas palavras.

Que assim seja... por muito e muito tempo!

E assim será!

26 de agosto de 2012 às 22:40  
Blogger O Árabe disse...

Isso, Olhos de Mel: soh Deus sabe. E, acredite, já aceitei o alerta. :) Boa semana!

27 de agosto de 2012 às 11:23  
Blogger O Árabe disse...

Um dia isto terá que acontecer, ermitã amiga; mas espero que não seja tão em breve. Uma alegria a tua presença, boa semana.

27 de agosto de 2012 às 11:24  
Blogger O Árabe disse...

Estou me tratando, sim, Chica; ou tentando, pelo menos. :) Boa semana, amiga; obrigado.

27 de agosto de 2012 às 11:25  
Blogger O Árabe disse...

Assim espero, São; assim espero. Grato, amiga; boa semana, fica bem!

27 de agosto de 2012 às 11:26  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Peregrinus, pela gentileza e amizade. Pode ter certeza: se depender de mim, ainda vai demorar um bocado. :) Boa semana!

27 de agosto de 2012 às 11:27  
Blogger O Árabe disse...

Também desejo, Carla; e acho que você está certa: partir eh continuar a seguir. Boa semana!

27 de agosto de 2012 às 11:29  
Blogger O Árabe disse...

Assim eh, meu irmão: do Universo nos vêm todo amor e toda esperança. Meu abraço, boa semana. Salam Aleikum!

27 de agosto de 2012 às 11:30  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Irene, pela amizade e pela divulgação do texto, que muito me honra. Boa semana, amiga!

27 de agosto de 2012 às 11:31  
Blogger O Árabe disse...

Se depender de mim, Ana Carla, jah parei! :) Boa semana, obrigado.

27 de agosto de 2012 às 11:32  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Ailime, pela amizade e gentileza. Tenham certeza que a amizade de vocês eh muito cara ao meu coração. Boa semana!

27 de agosto de 2012 às 11:33  
Blogger O Árabe disse...

Grato fico eu, Camila, pela amizade e pelo belo comentário. Boa semana, amiga!

27 de agosto de 2012 às 11:39  
Blogger O Árabe disse...

Grato pela amizade e gentileza, Wania. Acredite, não há medo... apenas a intranquilidade da incerteza. Sempre uma alegria a sua presença, boa semana!

27 de agosto de 2012 às 11:42  
Blogger O Árabe disse...

Acredito que estou bem, sim, Luna, e agradeço-te a amizade e a gentileza dos votos. Boa semana!

27 de agosto de 2012 às 11:44  
Blogger O Árabe disse...

Precisamos, Lisette. E seguiremos, enquanto nos permitir o Universo. Obrigado, boa semana!

27 de agosto de 2012 às 11:44  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Piedade. Boa semana, amiga!

27 de agosto de 2012 às 11:45  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Claudinha. Acredite: o meu (velho) coração bem quer cumprir este desejo de ficar mais um pouco! Boa semana, amiga, e que não venham outros sustos! :)

27 de agosto de 2012 às 11:46  
Blogger O Árabe disse...

Lamento a partida, Luconi... mas bem sabes que os seres amados continuam junto a nós; espero que esta certeza possa aliviar um pouco a tua saudade. Grato pela amizade, boa semana!

27 de agosto de 2012 às 11:48  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Luma. Sempre um prazer a sua presença, amiga. Boa semana!

27 de agosto de 2012 às 11:51  
Blogger O Árabe disse...

Grato, De, pela amizade e pela gentileza das suas palavras. Boa semana, fica bem!

27 de agosto de 2012 às 11:51  
Blogger Lúcia Laborda disse...

Querido Árabe; a ausência das pessoas que amamos, sempre será dolorida... Mas Deus, com certeza, vai nos permitir por muito tempo, ler seus poemas maravilhosos!
Se cuide, viu? Saúde!
Boa semana! Beijos

28 de agosto de 2012 às 00:28  
Anonymous Anônimo disse...

Olá Árabe.O seu texto me emocionou.

" Pobre é o homem que lamenta o cajado abandonado a um canto, quando as asas da liberdade substituem os passos trôpegos da velhice e o levam a descobrir um novo mundo."

A morte de quem amamos é por demais de dolorosa e acreditar que existe um outro mundo à ser descoberto depois desse, é com certeza uma alento.

Desejo melhoras e que continue ainda por muito tempo entre nós.

Abraços.

28 de agosto de 2012 às 12:50  
Blogger Magia da Inês disse...

♡ ♡ ♡
Muito lindo seu texto!
Muita saúde, cuide-se!
Bom dia, com muita paz, alegrias e muito sol.
Beijinhos.
♡ ♡ ♡

29 de agosto de 2012 às 05:42  
Blogger Vanuza Pantaleão disse...

Poético, espiritualmente perfeito. Despedidas sempre doem, diga-nos apenas um até breve.
Beijo no teu coração!!!

29 de agosto de 2012 às 15:53  
Blogger Olhos Doces disse...

Árabe; a dois meses passei por isso, fora os outros episódios ocasionais de menos intensidade. Mas faço a minha parte e entrego a Deus. Ele é quem sabe o dia e a hora.
Se cuide e faça o que estiver a seu alcance.
O post está lindo, mas triste.
Beijos

29 de agosto de 2012 às 21:03  
Anonymous Anônimo disse...

Talvez Árabe, seja uma canção de despedida de problemas de coisas que gostaríamos de mudar e não sabemos como. Porque o dia da nossa mudança de dimensão, só Deus sabe. E eu espero que demore bastante.
Mas apesar da tristeza, o texto é imensamente belo!
Beijos

31 de agosto de 2012 às 11:05  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado pelos votos, Olhos de Mel. Sinceramente, eu também espero que sim! :) Bom fim de semana.

31 de agosto de 2012 às 11:43  
Blogger O Árabe disse...

É um alento, sim, Parole. E, se depender de mim, ainda pretendo desfrutar por muito tempo da companhia de você, sim! :) Bom fim de semana.

31 de agosto de 2012 às 11:44  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Inês. Estou me cuidando, pode crer! :) Bom fim de semana.

31 de agosto de 2012 às 11:45  
Blogger O Árabe disse...

Espero que você jamais volte a passar por isso, Olhos Doces; cuide-se, sim? Boa semana, fique bem!

31 de agosto de 2012 às 11:46  
Blogger O Árabe disse...

Só Deus sabe, sim, Sherazade. E, confesso, eu também espero que demore. :) Bom fim de semana!

31 de agosto de 2012 às 11:47  
Blogger O Árabe disse...

Só agora vi o seu comentário, Vanuza; desculpe, amiga! E, se depender de mim, ainda vou demorar muito para dizer esse até breve; acredite! :) Bom fim de semana.

31 de agosto de 2012 às 11:51  
Blogger chica disse...

Voltei pra ver como estás! Tudo bem? Te cuidando bem?/Fica bem,tá? abração,chica

31 de agosto de 2012 às 16:48  
Blogger O Árabe disse...

Tudo bem, sim, Chica. Obrigado, amiga; bom fim de semana!

31 de agosto de 2012 às 17:37  
Blogger Fá menor disse...

Agora, a emoção domina. não pude evitar os olhos molhados. Tantas lembranças me percorreram neste texto.
E, de facto, assim é.

Cuide-se, por favor.

Afectuoso abraço.

6 de setembro de 2012 às 12:56  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Fa menor, pela amizade e gentileza. E estou-me cuidando, sim; pode crer! Bom fim de semana.

14 de setembro de 2012 às 23:10  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky