Os anos passam por vós.
A princípio, como balões coloridos e leves; como as vossas alegrias de crianças, que voam ao sabor dos ventos inconstantes dos vossos humores e das vossas brincadeiras infantis.
Depois, embalando
os vossos sonhos da juventude. Os primeiros amores: carícias, segredos e beijos; os estudos e as esperanças; a crença sincera em um mundo melhor.
Na maturidade, sonhos mais modestos, cedendo espaço e tempo à luta pela sobrevivência. O amor pelos filhos, a esperança de que possam realizar as vossas esperanças de outrora.
Mas os
anos continuam a passar. E o mundo, que precisa rotular as coisas para aceitá-las,
vos chama de idosos. Como se assim pudesse fazer-vos renunciar aos vossos
sonhos.Na maturidade, sonhos mais modestos, cedendo espaço e tempo à luta pela sobrevivência. O amor pelos filhos, a esperança de que possam realizar as vossas esperanças de outrora.
Sonhos que morrem, todavia, são substituídos por outros. Como as flores que caem adubam o solo, para que outras flores possam nascer em seu lugar; isto eu vos tenho dito.
E, se
observardes a vossa vida, vereis que assim realmente acontece. Os vossos sonhos
de brincadeiras e magia, em crianças, tornaram-se os sonhos de amor da vossa
juventude.
E estes,
por sua vez, foram substituídos por sonhos de sucesso profissional; de uma vida
bem-sucedida, de conforto e proteção para a família que construístes ao vosso
redor.
Assim
é. E, ao ultrapassardes o limiar da maturidade e alcançardes o patamar da
velhice, sois como o homem que se detém após o meio da ponte e aprecia o
caminho percorrido.
De forma
diferente avalia a jornada, pois sabe que pouco lhe resta a caminhar. E o
tempo, que no início da jornada era o seu maior aliado, torna-se agora o
cobrador mais exigente.
Cada vez
mais próximo, os seus olhos veem o fim da travessia. E a carga das lembranças,
às suas costas, avoluma-se mais e mais, tornando cada vez mais lentos os seus
passos.
Mas é preciso prosseguir a caminhada. E o tempo, que dantes contáveis em anos,
passa a ser contado em dias; a incerteza do tempo que vos resta, torna
valioso cada momento.
Deixai
que eu vos diga, do alto de todo o tempo que caminhei, que cada segundo de
vossa jornada é importante. E não o deveis desperdiçar em sofrimento, mas
consagrá-lo à Vida.
Se assim
fizerdes, leve será a carga que tereis às costas, quando em meio à ponte vos
detiverdes. O que pesa não é o conhecimento, nem são as emoções; é o
arrependimento.
Aproveitai,
pois, os minutos que tendes. Antes que todos os anos passem por vós.
Neste domingo, completo 68 anos. Esta talvez seja a forma como me sinto a respeito. :)
Este link, do último show de um astro único, é o meu presente para vocês; de todas as músicas que conheço, esta é a minha favorita. Não deixem de ver: https://youtu.be/Z3udW9rZUIc
Árabe; apesar de lindo a prosa poética, fiquei tão triste, que não pude conter as lágrimas. A musica desse post e a imagem o completam. Me deu um aperto no peito. Talvez a única forma de se viver essa fase da vida, seja não deixando se levar por rótulos, não vivenciando tanto a real idade, porque recai sobre ela um peso, que pode não ter, ou ser ignorado. Algumas coisas tenho como princípio: A humildade, a coragem e a fé. Humildade para reconhecer que erramos, coragem para pedir perdão e tentar um recomeço e a fé para nos fazer acreditar que além das nuvens cinzas, Deus nos concede um sol maravilhoso.E entre sorrisos e lágrimas acontecem os dias e as noites, mas podemos enxugar as lágrimas e voltar a sorrir. Não pense em quanto falta, mas quanto pode aproveitar. Deixe isso por conta do Criador.
ResponderExcluirFeliz Aniversário, querido! Que o Pai nos conceda muito tempo para desfrutar de sua companhia, e saborear cada palavra de tudo que você escreve. Muita saúde, paz, realizações, muitos sorrisos e muitas inspirações para encantar a todos que o admiram!
Bom fim de semana! Beijos
Árabe, tens a maior razão, mais uma vez! TODO o caminho, cada passo de nossa travessia pela vida é importante. O tempo passa, os anos voam e nós envelhecemos e temos que não estagnar, mas continuar vivos no amplo sentido, com garra de viver cada dia...
ResponderExcluirPARABÉNS e felicidades pelos teus 68! Sabes que em novembro empato contigo na idade e sei bem dessa travessia que falas...
abraços festivos, tuuuuuuuuuuuudo de bom! chica
♩♫╮
ResponderExcluirEm qualquer fase a vida é sempre preciosa!...
Parabéns!!! Tudo de bom: saúde, paz e muita harmonia com todos que o rodeiam.
Bom fim de semana!
Beijinhos.
°.♪♫╮
Devemos encarar a idade sem medos e continuar a viver com otimismo , procurando não estagnar e viver cada dia o melhor possível e nunca deixar de sonhar , porque o sonho alimenta a vida ! Os meus Parabéns , Felicidade .
ResponderExcluirMeu amigo e bom Árabe,
ResponderExcluirAfinal somos da mesma geração com poucos anos de diferença,))!
Sinto tal qual como diz neste seu precioso texto que me emocionou ouvindo ao mesmo tempo Elvis no celebérrimo My way. Quem não aprecia?
«Há datas em um ano que não podemos esquecer, e hoje (amanhã) é com certeza uma delas, afinal é o seu aniversário. É muito bom fazer parte deste momento em que todas as pessoas que gostam de você comemoram mais um ano da sua existência.
Você é uma pessoa muito especial, e se olhar ao seu redor está todo mundo querendo dar-lhe um abraço bem forte e dizer: Feliz Aniversário!
É natural, pois você é uma pessoa muito querida, dessas que encontramos para “conversar” e nem nos importamos de ver o tempo passar.
Gostaria sinceramente que soubesse que torço pela sua felicidade. Desejo a você um dia repleto de boas surpresas e muitas alegrias! Parabéns e Feliz Aniversário»!
Retirei da net, mas acrescento: muita obrigada, Amigo, por tanto que me tem ensinado!
Que Deus lhe conceda muitos anos de vida na companhia de quem ama.
Saúde, alegria, amor e muita paz são os meus votos.
Muitas Felicidades, amigo!
Beijinhos,
Ailime
Querido Arabe
ResponderExcluirantes de tudo e hoje como é seu dia os meus parabéns.
o texto como sempre é de uma sabedoria que até me comoveu.
concordo e esta frase que cito é tão verdadeira
"Sonhos que morrem, todavia, são substituídos por outros"
e é assim que faço no meu dia a dia...os sonhos podem morrer, mas temos sempre a possibilidade de os renovar ou inventar outros, afinal que seria da nossa vida sem os sonhos (os nossos).
um beijo amigo
:)
Pois é amigo, tudo se move.
ResponderExcluirUm belíssimo texto, como desde
sempre nos habituou.
Ler e refletir.
Um abraço de muita amizade.
Irene Alves
OI ÁRABE!
ResponderExcluirEM PRIMEIRO LUGAR MEUS PARABÉNS POR TEU ANIVERSÁRIO, QUE TENHA SIDO UM DIA FELIZ E ABENÇOADO.
COLOCAS EM TEU TEXTO TODA A TRAJETÓRIA DE UMA VIDA QUE PODE TER SIDO RICA OU NÃO, MAS MESMO ASSIM, CADA MINUTO QUE PASSAMOS OU AINDA TEMOS, É PRECIOSO E MERECE TODA A NOSSA ATENÇÃO.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/
A idade contada atraves dos anos é apenas cronologia... na verdade somos mais do que os anos que vivemos, ultrapassamos tempo e espaço... mas enquanto nesse plano estivermos, é preciso saber viver, aprendendo sempre, evoluindo... mais do que o tempo, o importante é saber viver bem...
ResponderExcluirQuerido amigo Arabe... lhe desejo tudo de bom,mais e mais anos de uma vida tranquila, com saude, com paz, sempre rodeado das pessoas que vc ama...parabens e feliz aniversario...
PS: Meu blog esta normal, parece, nao sei como, que ele estava fora do ar... mas agora acho que normalizou...
Beijos...
“Deixai que eu vos diga, do alto de todo o tempo que caminhei, que cada segundo de vossa jornada é importante. E não o deveis desperdiçar em sofrimento, mas consagrá-lo à Vida.”
ResponderExcluirÁrabe, em primeiro lugar parabéns, muita saúde, paz, alegrias e prosperidades. Que seu dia, tenha sido muito feliz, juntamente com sua família. Quanto ao texto, só posso elogiar, muito gostei! Penso, meu amigo, que quanto mais maduros ficarmos, mais lindos, confiantes, conscientes e experientes seremos. Vi o vídeo e gostei muito, obrigada! Maravilhosa semana pra você e receba um forte abraço!
Viver é uma arte todo dia se aprende mais
ResponderExcluirum pouco... até na observação...
Boa continuação de semana.
Enormes verdades, como sempre!
ResponderExcluirRetenho: "cada segundo de vossa jornada é importante. E não o deveis desperdiçar em sofrimento, mas consagrá-lo à Vida."
Muito grata!
Beijos
Começando pelo vídeo, um belo presente nos ofertaste, amigo querido, pois o Elvis realmente “não morreu”, como não morre nunca todo aquele que deixa um legado que será eternamente seguido/lembrado/admirado por seus seguidores.
ResponderExcluirFizeste uma bela colheita nestes teus 68 anos de vida. Soubeste bem sintetizar os caminhos percorridos, os entraves e soluções que o ser humano deve encontrar na sua trajetória. Tomara que, quando eu atingir esta meta, possa ter um tiquinho só dessa tua consciência de vida, dessa tua sabedoria, discernimento e aceitação, pois com toda a certeza poderei olhar para trás e ver que tudo valeu a pena...
Mas ainda a percorrer o caminho nestes meus 31 anos de existência, mas acredito que mesmo com tanta experiência vivida, sinto que não consegui atingir o que tão sabiamente tu dizes neste texto: “Sonhos que morrem, todavia, são substituídos por outros. Como as flores que caem adubam o solo, para que outras flores possam nascer em seu lugar...”, pois os sonhos que morreram não foram, não podem, não conseguem, ser substituídos por outros... E nenhuma flor conseguirá adubar o solo arenoso que ficou quando os sonhos floresceram e logo se desfizeram no ar... Como bem disseste numa postagem anterior “Lembrai-vos de que dia a dia escreveis a história das vossas vidas; e é sensato reler as páginas já escritas, antes de iniciar um novo capítulo”. Acredito que a releitura que estou fazendo agora seja necessária, até mesmo para que o novo capítulo não tenha resquícios das mazelas que serão deixadas para trás...
Desculpe, amigo, o momento reflexão.
Há uma nova postagem. Eu diria, um lamento, a permear lembranças do caminho já percorrido, acrescido da saudade de um sonho bom desfeito um ano atrás...
Pelo aniversário (presumo, dia 10), que dezenas de outras datas como esta possam espalhar sorrisos no teu caminhar e enfeitar de estrelas esse teu olhar tão bonito para as coisas da vida.
Tenho uma admiração muito grande por ti, querido Poeta, e um apreço enorme por toda essa sabedoria que tão bem expressas nestas postagens que são pérolas a enfeitar o mundo da blogosfera.
Com carinho,
Helena
Olá:
ResponderExcluirestive ausente.Fui ao sunset da Figueira da Foz com os garotos.Gostei e correu bem.Foi a maneira que encontrei de começar a minha cura.Vou conseguir.
Virei comentar melhor.E depois faço o post.
Beijinho doce com sono.
Já fizémos uma parte da caminhada.Já saltei o tal penedo.Agora vou começar outra.E os sonhos não acabam.Não podem acabar. Acreditar com muita fé,ter boas intenções cheia de amor e alegria.Vou conseguir.Eu sou o comandante do meu navio.
ResponderExcluirBeijinho doce
Boa noite Árabe!
ResponderExcluirEstou um pouco atrasada mais acho que ainda a tempo para lhe dar os parabéns por esse dia especial... (Sorrindo).
Seu texto me fez pensar... Muito! A musica é maravilhosa.
Parabéns Árabe, muita saúde, paz, fé, esperança, alegrias e felicidade! Que o tempo seja sempre o seu melhor parceiro, trazendo serenidade, placidez, equilíbrio e sabedoria - receita ideal de como viver a vida, aproveitando o melhor que ela tem a oferecer!
Todas as fases da vida têm sua beleza, seus encantos e seus aprendizados. Que tua vida seja sempre marcada por bons momentos. Parabéns!
Uma ótima semana!
Obrigado, Olhos de Mel! Mas esteja certa de que não penso em quanto falta... até porque não adianta. :) O que precisamos é aproveitar... e aprender, pois estas são as razões de cada jornada. Vamos aproveitar, então! Bom resto de semana.
ResponderExcluirIsso mesmo, Chica: precisamos viver TODOS os dias! Afinal, nunca sabemos quando será o último. :) Em novembro, vou fazer questão de lhe dar as boas-vindas ao clube, viu? :) Bom resto de semana.
ResponderExcluirObrigado, Inês! E concordamos: a vida é sempre preciosa. Bom resto de semana!
ResponderExcluirBem dito, Hélia: o sonho alimenta a vida! Obrigado, bom resto de semana.
ResponderExcluirObrigado a você, Ailime, por tanta gentileza e amizade, e pelo belo texto. Saiba que o sentimento é recíproco, principalmente nesta parte: "É natural, pois você é uma pessoa muito querida, dessas que encontramos para “conversar” e nem nos importamos de ver o tempo passar.". Bom resto de semana, amiga!
ResponderExcluirObrigado, Piedade! E, sinceramente, acredito que amadurecer é, em síntese, a arte de aprender a substituir os sonhos, sem deixar que a frustração nos domine, a cada um que não conseguimos realizar. Bom fim de semana!
ResponderExcluirVerdade, Irene. E continuamos a nos mover pelo universo, em cada dia, rumo ao aprendizado! Grato, amiga; bom resto de semana.
ResponderExcluirGrato, Zilani, e concordo inteiramente: cada minuto que passamos, ou ainda temos a viver, merece toda a nossa atenção! Bom resto de semana, amiga.
ResponderExcluirObrigado, Maria Luzia! Acho que você tem toda razão: "... quanto mais maduros ficarmos, mais lindos, confiantes, conscientes e experientes seremos.". Pena que muita gente não tem consciência desta verdade, não é? Bom resto de semana, minha amiga!
ResponderExcluirObrigado, Arco-Íris. Realmente, o importante é saber viver bem. E fiquei muito feliz, ao ver que realmente o seu blog voltou ao normal. É um espaço que gosto de visitar! Bom resto de semana.
ResponderExcluirVerdade, Janicce: cada dia se aprende mais um pouco! Obrigado, amiga; bom resto de semana.
ResponderExcluirGrato, Fa, por essa enorme gentileza de sempre! Bom resto de semana, amiga.
ResponderExcluirObrigado, Helena! Bem sei o quanto foi ruim aquele tempo, do qual não te desejo fazer recordar. E, embora concorde contigo, deixa-me dizer-te que aqui "substituídos" não significa "trocados"; é, realmente, como ocorre com as plantas, onde cada flor ocupa o lugar de outra, para que a vida possa continuar, entendes? E como, às vezes, demora esse processo! Grato pela gentileza e amizade, bom resto de semana!
ResponderExcluirBom saber que te divertiste, Doce Amor; este é, sim, o melhor começo para qualquer cura. E não tenho a menor dúvida que vais conseguir: és a capitã do teu navio! :) Bom resto de semana, fica bem!
ResponderExcluirObrigado, Smareis, e fique tranquila: os amigos nunca se atrasam; a sua companhia sempre é uma grande alegria! Concordamos: cada fase da vida tem um encanto próprio e que merece ser desfrutado. Bom resto de semana, amiga!
ResponderExcluir
ResponderExcluirOlá amigo!
Parabéns pelo níver! Que Deus o inspire sempre, cobrindo-o de bençãos! Saúde, paz e muitos sonhos a realizar.
Belíssimo texto para expressar seus sentimentos neste momento de virada de ciclo. Sintonia perfeita com a música e o link indicado. Adoro ouvir My Way com o inesquecível Elvis Presley.
A vida há de ser sempre reverenciada e clebrada, em quaisquer de suas estações, todas ricas em beleza e aprendizado. O amor à vida é alimentado pelos sonhos, que devem nortear nossos passos até o momento derradeiro.
FELICIDADES!!!!!
Grande abraço.
Meu caro amigo Árabe
ResponderExcluirCom um atraso que lamento... um grande abraço de parabéns pela passagem de mais uma risonha Primavera.
E que venham mais umas quantas para compor o ramalhete... :)
O vídeo é... emocionante. A música é lindíssima, a letra é tocante, e esta interpretação do Elvis, em fim de carreira, emociona mesmo!
Quanto ao texto... inspirado, como sempre, e digno de reflexão.
Bom Fim-de-semana
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS
Obrigado, Vera. Tenho uma ligação muito forte com My Way, desde que ouvi pela primeira vez essa versão; acho que é (ou deveria ser) a história de todos nós, quando o passar dos anos nos traz às proximidades da "cortina final". :) No mais, concordo com você: precisamos manter os sonhos, que nos ajudam a aproveitar a vida, até o derradeiro momento. Bom fim de semana, amiga!
ResponderExcluirObrigado, Marizita! Só não estou mais chamando de "primaveras"; prefiro "outonos"... mas as folhas que caem também têm a sua beleza. :) Grato pela gentileza e amizade, bom fim de semana!
ResponderExcluir