O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

A CANÇÃO DA CONFIANÇA



Deveis depor as vossas armas.
E afastar os vossos escudos, e derrubar os vossos muros; aterrar os vossos fossos e abaixar as vossas pontes levadiças. Porque só assim caminhareis realmente juntos.
E juntos é que deveis caminhar. Pois mais leve se torna a jornada para aquele que conta com um braço onde se possa apoiar, nos trechos mais difíceis do caminho.
Mais fácil é subir a montanha, se a mão carinhosa vos sustenta durante a escalada; e mais bela se torna a vista do seu cume, quando com alguém a podeis repartir.
Eis que vos queixais da solidão; e, entretanto a procurais, ao magoar os vossos semelhantes. Porque ninguém colherá rosas, enquanto ao seu redor semear espinhos.
Assim, a agressividade apenas afastará de vós aqueles que vos cercam. Pois o homem deseja o toque suave do veludo, mas foge ao contato ríspido do cacto espinhento.
Melhor é confiar nos outros, correndo embora o perigo da decepção, do que desconfiar de todos. Jamais podereis aliviar a sede, se julgardes envenenada cada nascente.       
Como não provaríeis o pão, se estragado sempre vos parecesse o trigo; nem conheceríeis a delícia do mel, se não vos houvésseis arriscado às picadas de algumas abelhas.
Melhor é passar por ingênuo, do que mostrar-se intolerante. Porque todos apreciam a brisa que acaricia a pele, mas temem o vendaval que espalha a destruição.
Confiai. Este não é apenas o melhor caminho para fugirdes às agruras da solidão; mas também o melhor testemunho que podeis prestar sobre o vosso caráter.       
Desarmai os vossos espíritos; pois aquele que desconfia dos seus irmãos, antes de tudo desconfia de si mesmo. Como está escrito, o bom julgador por si julga os outros
Cada um vê os outros à sua imagem e semelhança. E o homem que espera receber o pior das pessoas que o cercam é aquele que oferece o pior de si próprio.
Em verdade, eu vos digo que não atentais senão para as coisas que existem em vós; pois o cego, que jamais pôde contemplar a montanha, não faz a menor ideia da sua aparência.
E o surdo, a quem desde o nascimento são negados os sons, torna-se incapaz de falar; não porque lhe falte a voz, mas por desconhecer a existência da palavra.
Confiai e deponde as vossas armas.
Porque é assim que a paz se fará entre vós. 

49 Comentários:

Blogger Olhos de mel disse...

Querido Árabe; a confiança é tudo! Caminhar juntos é crescer, porque cada um transmite o que tem de melhor e juntos podem encontrar um caminho de harmonia e paz.
Lindo poema! Linda musica e imagem!
Bom fim de semana! Beijos

21 de fevereiro de 2014 17:10  
Anonymous gal disse...

Lindo!!!!
A música maravilhosa.
Boa sorte no seu caminhar.

21 de fevereiro de 2014 17:28  
Blogger Rô... disse...

oi meu amigo,

e juntos é que deveis caminhar...
tão lindo!!!
tomei posse,me caiu muito bem...

beijinhos

21 de fevereiro de 2014 18:26  
Blogger ✿ chica disse...

Confiar ,confiar... Caminhar juntos,não ver com olhos de desconfiança tudo... Lindo texto! Ótima semana! chica

22 de fevereiro de 2014 01:36  
Blogger Wania Alves disse...

Caro amigo Árabe, como sempre teus textos vão direto à Alma, sem escalas.
Sempre te acompanhando e desejando-lhe Paz neste teu coração inquieto...
Abços!

22 de fevereiro de 2014 07:50  
Anonymous Anônimo disse...

E juntos é que deveis caminhar. Pois mais leve se torna a jornada para aquele que conta com um braço onde se possa apoiar, nos trechos mais difíceis do caminho.

Seus textos são maravilhosos Árabe, com ricos ensinamentos. Até que me provem o contrário, confio nas pessoas e juntos sempre caminhando, ninguém consegue viver sozinho no mundo não é mesmo? De coração, esteja bem, em paz e ótimo final de semana para você.

22 de fevereiro de 2014 12:54  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Olá amigo ,
Por encontrarmos em nosso caminho muitas pessoas cruéis, aprendemos a nos defender, e sempre estamos em posição de defensiva e por vezes perdemos oportunidade de amar e de viver bons momentos por puro medo de acreditar novamente...
Mas a vida é um risco....e amar o mais delicioso perigo rss
Desejo-lhe uma linda semana.
beijãozão!!!
Joelma

22 de fevereiro de 2014 15:26  
Blogger Cidinha disse...

Olá, amigo àrabe. Tudo que temos a fazer é confiar, caminhar juntos no caminho do bem. Obrigada pela linda partilha!! Agradeço o carinho e dese jo um bom domingo e semana.Bjos!

23 de fevereiro de 2014 06:21  
Blogger Claudinha ੴ disse...

Olá Árabe!
É uma grande verdade, aliás, são grandes verdades as escritas aqui. Muitas vezes nos armamos devido aos muros e barreiras que os outros nos impõem, porque estas são as armas destes. Dizem que mineiro é desconfiado por natureza. Eu sou bem mineira então.
Mas é uma lição para tentar aprender.
Belo texto, como sempre!

23 de fevereiro de 2014 09:57  
Blogger Mariazita disse...

Boa tarde, Árabe.
São ensinamentos como estes que nos ajudam a viver melhor em sociedade.
Baixar as defesas que nos afastam do nosso semelhante, aceitar ajuda nos momentos difíceis, ser caridoso e afável… ajudar-nos-á a colher bons frutos no convívio com quem nos rodeia.
Óptimos conselhos.

O meu próximo será publicado no último dia do mês, neste caso, dia 29.
Tal como prometi haverá um momento de "pretensa" poesia... já que, neste campo, estou dando os primeiros passos.

Até lá, dias felizes e luminosos, meu amigo.
Beijinhos

24 de fevereiro de 2014 06:45  
Blogger Vera Lúcia disse...


Olá caro Árabe,

Todo mundo é digno de confiança até prova em contrário, não é? Quem vive desconfiado afasta as possibilidades de conquista de grandes companheiros, amigos e até do amor. Aquele que muito desconfia, no geral, é porque já foi vítima de uma confiança equivocada, ou, como você salienta, está avaliando por suas próprias condutas.
Caminhar juntos não tem preço.

Ótima e feliz semana.

Abraço.

24 de fevereiro de 2014 08:27  
Blogger Marina Fligueira disse...

¡Hola, Árabe!!!

Nos dejas una hermosa lección a tener en cuenta; esa mano tendida a quien lo necesite, claro que si. Que bueno tener donde apoyarse cuando escalamos la “montaña”. Pero ya no queda mucho es esto: ¡Esa mano buena en quien confiar!... existe la plaga del egoísmo –materialismo. Y si te ven con la cabeza baja, lo que recibes será un porrazo para acabar cayendo. Pero seremos fuertes y volveremos a levantarnos para seguir intentando subir al rellano, tampoco las alturas son, ni siquiera recomendables, el objetivo debe ser la humildad, el amor, la caridad, el entusiasmo, y la solidaridad, la igualdad.

Gracias, ha sido un placer pasar por tu casa virtual.
Te de un beso y mi estima. Se muy -muy feliz.

24 de fevereiro de 2014 09:47  
Blogger Paula Barros disse...

Realmente, é melhor caminhar juntos. abraço

24 de fevereiro de 2014 11:28  
Blogger Ilca disse...

Olá, amigo!
Que beleza de postagem! Seus textos são alimento para a minha alma.
Me encanta tudo o que vc escreve! E concordo... É preciso confiar mais em nossos semelhantes,
juntos seremos mais fortes para prosseguir na caminhada.
Dias de paz e serenidade para você!
Grande abraço e obrigada pelo carinho de sempre.

24 de fevereiro de 2014 12:04  
Blogger Ilca disse...

Linda imagem!
Parabéns pelo bom gosto!
Bjs

24 de fevereiro de 2014 12:13  
Blogger MARILENE disse...

Na turbulência do mundo moderno costumamos, de fato, andar de armadura. E acabamos perdendo o prazer de caminhar juntos e dividir a beleza que encontramos na jornada. Sábio texto. Abraço.

24 de fevereiro de 2014 13:02  
Blogger LUZ disse...

Era tão importante, que todos nós confiássemos, cegamente, e sem sequer, questionar, uns nos outros, mas comigo, isso, nem sempre acontece. Tenho de pedir a Deus que me ajude.

Boa semana, com absoluta confiança e muita esperança.

24 de fevereiro de 2014 13:29  
Blogger ONG ALERTA disse...

Confiança é a base para tudo, abraço Lisette.

24 de fevereiro de 2014 15:58  
Blogger Zilani Célia disse...

OI ÁRABE!
UM TEXTO MAGNÍFICO.
SIM, SERMOS MANSOS DE CORAÇÃO, DEVE SER NOSSA META MAIOR, PARA PODERMOS NO DECORRER DA VIDA, DESFRUTARMOS DE PESSOAS AO NOSSO REDOR, QUE SÓ PERMANECERÃO SE AS CATIVARMOS COM AMOR E CARINHO.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/

24 de fevereiro de 2014 16:28  
Blogger © Piedade Araújo Sol disse...

sim confiança é um bom alicerce para caminhar-mos juntos...

:)

25 de fevereiro de 2014 08:35  
Blogger Ailime disse...

Boa noite meu bom amigo Árabe, quanta sabedoria e verdade nestas pérolas com que nos brinda mais uma vez! Não me canso de o ler e refletir!
Não sei se concorda, mas verifico que há pessoas que nascem com o dom de praticarem estas virtudes ao longo das suas vidas. No entanto também acho que há outras pessoas onde me incluo;)) que só à medida que o tempo avança se vão dando conta de tantas arestas para limar, de tanto para aprender! Confiar e depor armas como diz no final e sim, a paz estará no meu coração e no de todos nós. Um beijinho e muito obrigada por este sublime momento. Continuação de boa semana. Ailime

25 de fevereiro de 2014 13:41  
Blogger ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Caro amigo

Há tanta sabedoria
em tuas palavras,
que falar delas
se faz desnecessário.
Obrigado por
tão belas e preciosas
mensagens.

Cuide de quem você ama.
O amor é nosso maior compromisso com a vida.

25 de fevereiro de 2014 14:15  
Anonymous Anônimo disse...

Existem pessoas que vivem num estado constante de conflito.
Faz parte da sua própria natureza e por muito que queiram ou desejem mudar, não consegue, porque é a única forma de se sentirem vivas - em plena guerra.
Ontem tive o desprazer de estar com a esposa de um amigo que manifestava esse tipo de carácter, foi horrível.
Nada a pacificava, sempre a agredir e a ridicularizar os outros,não é feliz nem o deixa ser. Nunca saberá o que é a paz, nem a harmonia.Voltei para casa e senti que existem homens muito infelizes, porque não têm ao seu lado uma mulher carinhosa como era suposto ter. Tive muito pena do meu amigo e senti que jamais será feliz enquanto permanecer com ela.
É sempre uma lição de vida, ler as suas palavras, obrigado.
Beatriz.

25 de fevereiro de 2014 16:12  
Blogger ॐ Shirley ॐ disse...

Ah! Mente malvada, que a tudo deturpa e não deixa que as coisas transcorram como dita esse texto...
Beijos e muita paz, querido amigo!

27 de fevereiro de 2014 03:54  
Blogger Daniel C.da Silva (Lobinho) disse...

Da paz e do valor de seguir acompanhado! Um dois em um muitíssimo bem conseguido...

Um abraço

27 de fevereiro de 2014 10:21  
Blogger O Árabe disse...

Isso, Olhos de Mel! E esse é o caminho que mais facilmente nos leva ao Conhecimento. Obrigado, bom fim de semana!

28 de fevereiro de 2014 06:12  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, gal; de coração, retribuo os seus votos. Bom fim de semana!

28 de fevereiro de 2014 06:13  
Blogger O Árabe disse...

Pura verdade, não, Rô? Obrigado, bom fim de semana!

28 de fevereiro de 2014 06:14  
Blogger O Árabe disse...

... a vida seria bem mais fácil, não, Chica? Bom fim de semana!

28 de fevereiro de 2014 06:17  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Wania. É sempre uma alegria s sua visita! Bom fim de semana.

28 de fevereiro de 2014 06:40  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Anônimo; pela gentileza e pelos votos, que de coração retribuo. Bom fim de semana!

28 de fevereiro de 2014 06:41  
Blogger O Árabe disse...

Bem dito, Joelma: a vida é um risco... e amar o mais delicioso perigo. :) Bom final de semana.

28 de fevereiro de 2014 06:42  
Blogger O Árabe disse...

Isso, Cidinha: é o que temos a fazer! Obrigado, amiga; bom fim de semana.

28 de fevereiro de 2014 06:46  
Blogger O Árabe disse...

Todos somos, Claudinha... o negócio é lutar pra mudar! :) Bom fim de semana.

28 de fevereiro de 2014 06:47  
Blogger O Árabe disse...

Conta com a minha presença, Mariazita! E grato pela gentileza e amizade. Bom fim de semana!

28 de fevereiro de 2014 06:48  
Blogger O Árabe disse...

Resumiu bem, Vera: caminhar juntos não tem preço! Bom fim de semana.

28 de fevereiro de 2014 06:49  
Blogger O Árabe disse...

Prazer é receber a tua visita, Marina, e contar com os teus comentários. Obrigado, bom fim de semana!

28 de fevereiro de 2014 06:50  
Blogger O Árabe disse...

Bem melhor se torna o caminho, não, Paula? Bom fim de semana!

28 de fevereiro de 2014 06:51  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Ilca, pelos comentários e pelos votos que de coração retribuo. E concordamos: a imagem é linda, sim! Bom fim de semana, amiga.

28 de fevereiro de 2014 06:52  
Blogger O Árabe disse...

Linda frase, Marilene: dividir a beleza que encontramos na jornada. Bom fim de semana, amiga!

28 de fevereiro de 2014 06:54  
Blogger O Árabe disse...

O principal, Luz, é tentar... e acreditar! :) Bom fim de semana.

28 de fevereiro de 2014 06:55  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Lisette... a base mais sólida! Bom fim de semana.

28 de fevereiro de 2014 06:55  
Blogger O Árabe disse...

Isso, Zilani: amor e carinho são a receita contra a solidão! Bom fim de semana.

28 de fevereiro de 2014 06:56  
Blogger O Árabe disse...

O melhor, Piedade... o melhor! :) Bom fim de semana.

28 de fevereiro de 2014 06:57  
Blogger O Árabe disse...

Isso, Ailime: apenas o tempo nos ensina! Obrigado, amiga, pela gentileza; bom fim de semana.

28 de fevereiro de 2014 06:58  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Aluisio, pelo poético comentário... e pelo belo conselho. Meu abraço, bom fim de semana!

28 de fevereiro de 2014 06:59  
Blogger O Árabe disse...

Você tem razão, Beatriz: viver assim é horrível, para a própria pessoa e aqueles que a cercam! Obrigado, bom fim de semana.

28 de fevereiro de 2014 07:02  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Shirley, pela gentileza e amizade. Bom fim de semana!

28 de fevereiro de 2014 07:02  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, amigo Daniel. Minha amizade, bom fim de semana!

28 de fevereiro de 2014 07:04  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky