O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

ENVELHECER


Envelhecer faz parte da Vida.
E, como cada estação tem as suas próprias dificuldades e os seus próprios encantos, assim acontece com cada idade que atravessamos, enquanto dura a nossa caminhada pelo mundo.
Envelhecer bem é entender que o outono chegou e as folhas já caem das árvores; e perceber que a sua falta, nos galhos e ramos, é compensada pelo tapete colorido que cobre o chão.
É admitir que os passos já não são tão rápidos, nem tão vigorosos. Entretanto, a paciência adquirida diminui a pressa; e o que aprendemos, com os anos, torna mais fácil escolher melhor o caminho.
Envelhecer não é abandonar os sonhos de outrora. É, apenas, entender que a vida nem sempre corre como a gente queria; e, se já realizamos muitos sonhos, por outros ainda precisamos lutar.
Não é renunciar aos prazeres da vida; é descobrir novos prazeres, para substituir aqueles que já não estão ao nosso alcance. É aprender a andar de outra forma, para concluir a nossa caminhada.
É saber que o processo não tem volta, e a cada dia estaremos mais velhos. Porém, se o verão nos permite o banho delicioso no lago, é no inverno que podemos patinar nas suas águas congeladas
É reaprender a viver. E ainda bem que, para isto, podemos contar com a experiência que acumulamos, durante a vida; o tempo nos traz a velhice, mas também nos ensina a lidar com ela.
Porque, embora seja gostoso correr pelos campos floridos, durante a primavera, também o é saborear um chocolate quente, no inverno, ao calor amigo do fogo na lareira, enquanto a neve cai lá fora.
Envelhecer é poder desfrutar do que já fizemos. É colher o que semeamos, durante os anos que vem durando a nossa vida. É descansar, em frente à casa, apreciando a beleza do crepúsculo.
É desfrutar de cada instante, sabendo que mais e mais se tornam escassos; como o viajante sensato valoriza cada gota restante no cantil, ao sentir que o peso diminui e a água preciosa se acaba.
É aprender a encontrar, no sorriso feliz da criança, a alegria e os ecos dos nossos passados sorrisos, quando inocentes e esperançosos corríamos e brincávamos, na nossa própria infância.
Porque as folhas que caem não podem ser substituídas; mas novas folhas nascem, todo o tempo. E, mesmo quando a última folha cai, o adubo em que se transforma faz nascer novas árvores.
Assim, a Vida se perpetua. E feliz daquele que pode, ao fim do caminho, olhar em volta e descobrir, nos rostos que o cercam, as razões de sua vinda; e sorrir, certo de que não foi em vão a sua jornada.
Envelhecer é algo que só se aprende ao viver.


Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/marco/1_jean_claude_borelly_luzes_da_ribalta.mid

Link para música.

Link para vídeo

36 Comentários:

Anonymous Lucia Laborda disse...

Envelhecer é perceber que entramos numa contagem regressiva. Lindo posto!
Sabe Árabe? Não gosto de pensar muito sobre isso. Entrego nas mãos de Deus.
Li outro dia algo que achei muito bom:envelhecer sim! faz parte da vida; me sentir velha, não mesmo!
Bom fim de semana! Beijos

16 de novembro de 2019 às 01:33  
Anonymous Lucia Laborda disse...

O vídeo ė lindo! Nat King Cole, perfeito! Beijos

16 de novembro de 2019 às 01:42  
Blogger chica disse...

Muito lindo e tão certas tuas palavras. Envelhecer só conseguimos estando vivos... Senão, nem aprenderemos a essa fase viver. Não acho a melhor fase da vida, não acho a melhor idade, mas...Temos que encarar!rs abração,chica

16 de novembro de 2019 às 05:57  
Blogger Majo Dutra disse...

Um texto sentido e muito belo.
Fiquei parada a pensar...

O ser humano dispõe de enorme capacidade de adaptação...
É hábito medir a inteligência por esse comportamento.
As pessoas vão-se adaptando às fases da vida, não sem
alguma tristeza e melancolia que se desvanece.
Nunca esqueço o desgosto que tive ao descobrir a minha
primeira ruguinha... Srrssssss
Com o tempo, percebe-se que o importante é manter um
espírito alegre e jovial.

Não conhecia o som do trompete de Borelly. Belíssimo!
Nat King Cole, uma voz terna inesquecível...
Gratíssima pelos ótimos momentos de leitura e música.

Uma tarde muito agradável e uma excelente semana.
O meu abraço de sincera simpatia e admiração.
~~~~~~~~~

18 de novembro de 2019 às 13:07  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Boa tarde de nova semana, Árabe!
Que sintonia! Escrevi sobre envelhecer no blog de Espiritualidade.
Nao e mesmo abandonar sonhos e sim fortalece-los.
O Outono representa muito bem a Estacao linda do nosso viver.
Ja estou entre lago e aguas gelidas... Rs...
O bom e que minha alegria aumentou, se fortaleceu e criou raizes maduras.
Gosto muito de envelhecer.
Tanto me sinto bem no momento de campos coloridos e floridos como no tempo do chocolate quente... Todos sao delicias do viver.
Uma prosa poetica belissima leio aqui e enriqueceu minha tarde que se inicia.
Tenha dias felizes!
Abracos fraternos de paz e bem

18 de novembro de 2019 às 13:51  
Blogger Tina disse...

Oi Árabe!

Delícia ler esse post tão pertinente ao meu viver atual. Saudade de visitar seu "pedaço aqui"... ando meio perdida entre filhas e netos/as que tenho por esse mundo afora. Bom mesmo foi voltar por aqui e ler esse escrito tão lindo. Você, como sempre, verbaliza o viver, e, neste caso, o envelhecer. Muito obrigada. Bj grande e boa semana meu amigo.

Tina

18 de novembro de 2019 às 14:41  
Blogger Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Árabe,
Comentar sua publicação tão bela
terei de voltar aqui mais tarde durante a semana.
Mas quero responder a seu
comentário lá no Espelhando,
eu e minha família vivemos há 13 anos
no Espírito Santo, região sudeste do Brasil.
Bjins
CatiahoAlc.

18 de novembro de 2019 às 15:40  
Blogger Marina Filgueira disse...

¡Hola, Árabe!

¡Pues si que hay algo de coincidencia e nuestros post! Es este un gran post, amigo. Un post plasmado con gran sabiduría ¡me encanta!

El otoño nos recuerda que llega el invierno de nuestra vida, sin duda vamos haciéndonos viejos, pero significa que hemos vivido y debemos dar gracias al cielo,¡pues cuanta gente muere joven! Por lo tanto, somos afortunados. Gracias por darnos tanto y tan hermoso.

Te dejo mi inmensa gratitud y mi gran estima.
Un abrazo y se muy, muy feliz.

19 de novembro de 2019 às 09:40  
Blogger Mariazita disse...

Que texto tão bonito, meu caro Árabe!
De facto cada idade tem os seus encantos (a parte mesmo desagradável, no Outono da vida, são as dores físicas e a falta das forças do antigamente...)
A vida é olhada sob uma nova perspectiva, e a dona prudência está mais presente sempre que é preciso tomar decisões. Quase me atrevo a dizer que é a sabedoria que a chama...

RE: A minha saúde continua na fase ascendente mas, lá está, faltam as forças do antigamente, para ela subir mais rápido:)))

Feliz Terça-feira e uma boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

19 de novembro de 2019 às 14:44  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Um texto lindo e sábio!
Assim penso também sobre o outono da vida.
Não há retorno e só podemos mesmo é desfrutar cada momento e aproveitar as coisas boas que a vida ainda nos vai oferecendo.
Até porque nesta fase da vida há mais tempo disponível para apreciar e valorizar tanta coisa que em outros tempos nos passavam quase despercebidas.
É no outono que muitos e saborosos frutos amadurecem. Então é tempo de, enquanto não chega o inverno, usar o aprendizado adquirido ao longo dos anos da melhor forma que nos for possível.
E como é bom ter chegado aqui. Agradecer ao Coração do Universo se torna imperativo.
Gostei imenso da música e do vídeo. Sempre boas escolhas em completa sintonia com o texto.
Um beijinho e continuação de boa semana.
Ailime

19 de novembro de 2019 às 15:26  
Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Muito bonito e com um tema que deve ser meditado!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

19 de novembro de 2019 às 16:23  
Blogger Fá menor disse...

Muito bom!
Deliciosa a sensação de leveza como que fiquei depois de ler.
Os seus textos ensinam-nos tanto!

Boa semana, amigo!
Beijos.

19 de novembro de 2019 às 18:05  
Blogger " R y k @ r d o " disse...

É maravilhoso visitar este blogue e ler o que aqui se escreve. Saber envelhecer é uma arte simples e pura
.
Um dia feliz

20 de novembro de 2019 às 12:12  
Blogger Alice Alquimia disse...

Como dizemos por aqui envelhecer é: VIDA QUE SEGUE.

20 de novembro de 2019 às 17:02  
Blogger saudade disse...

Aprender com a velhice.... Ainda não.... Aproveitar primeiro a vida. Gosto de vir ler te... Fazes m sempre pensar na vida...
Beijo

20 de novembro de 2019 às 19:55  
Blogger " R y k @ r d o " disse...

saber ENVELHECER é reconhecer que a vida não acaba com a morte, mas sim, que irá seguir outro rumo. Qual? Se calhar ninguém sabe mas que determinados escritos revelam que será uma nova vida onde esteja presente a Paz e o Amor, sem entraves, ciúmes e/ou maldade.
.
Cumprimentos poéticos.

21 de novembro de 2019 às 16:08  
Blogger Amélia disse...

Um belíssimo texto que adorei ler.
Todas as idades tem o seu encanto, devemos desfrutar todos belos momentos que a vida nos oferece.
Bj

21 de novembro de 2019 às 19:07  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Lúcia; acho que ninguém gosta de pensar muito sobre isso... mas é preciso lembrar,
não é? E quanto mais perto fica, mais a a gente lembra! :) Nat King Cole... fantástico, mesmo! Obrigado, meu abraço; bom resto de semana!

21 de novembro de 2019 às 19:16  
Blogger O Árabe disse...

Completamente de acordo com você, Chica: esse negócio de "melhor idade" é papo furado; mas temos que saber encarar, sim! :) Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana.

21 de novembro de 2019 às 19:17  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Majo: adaptamo-nos a cada nova fase da vida; o importante é manter,sempre, o espírito alegre e jovial! Obrigado, meu abraço; bom resto de semana!

21 de novembro de 2019 às 19:20  
Blogger O Árabe disse...

Sintonia, mesmo, Rosélia; sinal que, cada qual em seu canto, estávamos pensando sobre o assunto! :) Feliz é você que ainda tem um pé no lago, viu? Aqui, já tá mais pra rink de patinação! :) Mas também me sinto bem, ao envelhecer. Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana!

21 de novembro de 2019 às 19:23  
Blogger O Árabe disse...

Delícia saber de você, Tina! Muito bom saber que você está bem, amiga; e gostoso, também, foi visitar o Blue Moon... sempre há lugar para os bons amigos, em nosso coração! Meu abraço; bem faz você, em curtir a filha e os netos/as; aproveite! Bom resto de semana, obrigado.

21 de novembro de 2019 às 19:26  
Blogger O Árabe disse...

Espírito Santo, Cátia? Quase minha vizinha, amiga; estou aqui na Bahia! Com certeza, é uma bela região. Meu abraço, obrigado; bom resto de semana!

21 de novembro de 2019 às 19:27  
Blogger O Árabe disse...

Coincidência que me honra, Marina; gostei muito da forma poética com que abordaste o tema, amiga, e concordo: devemos, sim, dar graças a Deus, por todo o tempo que nos permite! Meu abraço, bom resto de semana. Obrigado!

21 de novembro de 2019 às 19:30  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Mariazita: "A vida é olhada sob uma nova perspectiva, e a dona prudência está mais presente sempre que é preciso tomar decisões. Quase me atrevo a dizer que é a sabedoria que a chama...", ou será que a velhice chama a sabedoria? :) De toda forma, estás certa: o grande problema é que nos faltam as forças do antigamente! :) Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana!

21 de novembro de 2019 às 19:32  
Blogger O Árabe disse...

De todo o teu (belo) comentário, Ailime, preciso reproduzir duas frases: "Até porque nesta fase da vida há mais tempo disponível para apreciar e valorizar tanta coisa que em outros tempos nos passavam quase despercebidas.
É no outono que muitos e saborosos frutos amadurecem. Então é tempo de, enquanto não chega o inverno, usar o aprendizado adquirido ao longo dos anos da melhor forma que nos for possível.". Como sempre, amiga, a poesia e a verdade unem-se em tuas palavras. Obrigado, meu abraço; bom resto de semana!

21 de novembro de 2019 às 19:34  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Isy; meu abraço, bom resto de semana!

21 de novembro de 2019 às 19:36  
Blogger O Árabe disse...

Aprendemos juntos, Fa; e sou-te muito grato, pela gentileza e amizade! Meu abraço, bom resto de semana!

21 de novembro de 2019 às 19:36  
Blogger O Árabe disse...

Concordo, Ricardo: saber envelhecer é uma arte simples e pura. E também acredito que trocamos os trajes, mas o nosso verdadeiro Eu segue, sim, pela Eternidade! Meu abraço, amigo; bom resto de semana.

21 de novembro de 2019 às 19:38  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Alice: é vida que segue. E precisamos seguir com ela, da melhor forma possível! :0 Obrigado, bom resto de semana; meu abraço, amiga.

21 de novembro de 2019 às 19:39  
Blogger O Árabe disse...

Belo comentário, Saudade. No fundo, é preciso aproveitar primeiro a Vida; só assim, podemos aprender com a velhice. Concordo inteiramente! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

21 de novembro de 2019 às 19:41  
Blogger O Árabe disse...

Sabe, Amélia? Você resumiu o que penso: "Todas as idades tem o seu encanto, devemos desfrutar todos belos momentos que a vida nos oferece.". É por aí mesmo, amiga! meu abraço, bom resto de semana. Obrigado!

21 de novembro de 2019 às 19:42  
Blogger CÉU disse...

Oi, Árabe!

Ah, não, envelhecer é que não-rs!
Todo o seu texto está cheio de verdades, mas, eu ainda não aceitei essa fase da vida, que tem seus encantos, sua sabedoria e mais o reumático e outros problemas -rs rs rs.

Acho mto real a última frase de seu texto.

A música "Eternamente", que já conhecia é bem bonita e mesmo escutando ela até ao fim, ela continua, mesmo qdo estamos vendo o vídeo, de que gostei, mas que não conhecia.

Abraços e bom final de semana.

22 de novembro de 2019 às 12:06  
Blogger O Árabe disse...

Esta é sempre a nossa reação, não é, Céu? :) Mas vamos em frente... temos que aceita-la! Inclusive o reumático, que já me incomoda. :) Pena que música e vídeo se tenham confundidos... são ótimos! Meu abraço, bom fim de semana.

22 de novembro de 2019 às 22:36  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

bom eu sou apaixonada pelo outono, afinal eu nasci no primeiro dessa linda estação, então tenho um encantamento todo especial até pelas metáforas que a estação nos permite ,é lindo falar e viver o outono da minha vida....em algum momento não haverá mais estações pra se passar mas espero que seja daqui a uns 132 anos rsssss enquanto isso.... amar, comer e rezar como no filme kkkkk

beijos

Joelma




23 de novembro de 2019 às 10:12  
Blogger O Árabe disse...

Amar, comer e rezar; tão aí 3 belas atividades... inclusive depois que o outono chega! :) Meu abraço, Joelma, obrigado; boa semana!

25 de novembro de 2019 às 19:14  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky