O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

A SOLIDÃO DO POETA



O poeta sempre estará só.
Isto é algo de que precisa tomar consciência. Como uma gota de azeite caída em um vaso de água, sempre caminhará entre os seus irmãos, sem que a eles se possa misturar.

Porque, embora possa sentir o que sentem, não é capaz de explicar-lhes o que sente e como sente. E talvez seja preciso que assim aconteça, para que ele possa ser como é.

Ainda que ame e seja amado, jamais será amado do jeito que ama. E não lhe cabe o direito de cobrar a ninguém esse amor; porque cada um ama do seu próprio jeito de amar.

Talvez, assim deva acontecer. Alguém precisa ser como a águia, para explicar como é o mundo visto do alto; e outro precisa ser como a cobra, para mostrar o caminho pelo chão.

E o próprio poeta não sabe se é como a águia, ou como a cobra; convencido está, todavia, de que não vê e nem sente a Vida e o mundo como os outros os vêm e os sentem.

Certo está de que não é melhor, nem pior que os outros; apenas diferente. E de que assim será, por todo o tempo em que caminhar convosco, lado a lado, durante a jornada.

E a verdade é que se acostumou a estar só; a conversar consigo, a descobrir os seus motivos. Porque, ainda que entenda os motivos dos que o cercam, não concorda com eles.

Assim é. Entretanto, embora a rosa vermelha seja diferente das brancas, todas fazem parte do mesmo jardim. E é o contraste entre elas, que torna o jardim mais belo e completo. 
Por isto, ele caminha entre vós. E muitas vezes se mantém silencioso, para ouvir as vossas palavras; porque é ouvindo as vossas dúvidas, que encontra as suas dúvidas.

É escutando as perguntas que lhe fazeis, que encontra as suas próprias perguntas. Ainda que lhe pareça estranho o vosso modo de pensar, sabe que ele é o estranho entre vós.

Sede pacientes com o poeta. Porque sois todos ramos da mesma árvore, mas cada ramo tem as suas folhas e produz os seus frutos; assim, é que a árvore sobrevive.

Acima de tudo, o poeta ama. E, ainda que não consiga concordar com os vossos motivos, busca entendê-los. Porque é assim que, talvez, algum dia possa entender a si mesmo.

E nada vos pede, senão que atenteis às suas palavras. Isto é tudo que precisa; porque assim, quem sabe, um dia ele vos poderá fazer entender como pensa.

E a solidão em que vive.


Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/jaimevillalba-nocturne.mid


Vídeo: aqui

30 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Amanhå,se Deus me permitir, volto aqui pra ler. Beijos

6 de setembro de 2019 às 23:20  
Blogger chica disse...

Lindíssimo e o poeta ,com sua alma plena de inspiração assim vive! Lindo demais! Gostei de iniciar o dia assim! abração, tudo de bom,chica

7 de setembro de 2019 às 06:33  
Blogger Fá menor disse...

MUito belo!
Gostei desta perspectiva do ser poeta.

E quanta poesia nos abarca tantas vezes os sentidos e a pele, a cada um dos comuns mortais, que ficamos presos ao que desconhecemos em nós do mundo que nos chega à alma... talvez um poeta o entenda melhor.
No entanto, concordo com a frase que diz que "de poeta e de louco todos teremos um pouco".

Bom fim-de-semana, amigo!
Abraço.

7 de setembro de 2019 às 11:08  
Blogger Lúcia Laborda disse...

Árabe, inegavelmente são lindas, suas palavras, mas, creio que cada um escolhe como quer viver. Um poeta precisa de silêncio, para que possa compor, precisa da lua e da noite para dar brilho e precisa de uma inspiração. É no silêncio que melhor entendemos a nós mesmos. Porém não somos dotados de capacidade para entender o silencio dos outros.
Isso me fez lembrar a Parábola do homem só.
Bom fim de semana! Beijos

7 de setembro de 2019 às 14:35  
Blogger Majo Dutra disse...

Muito belo, Amigo.
De tão belo, fico comovida.
Não comento para não dissipar o encantamento
e porque tudo está maravilhosamente bem dito.
Dias de paz, inspiração e harmonia.
A minha admiração num abraço.
~~~
Não ouvi a sua proposta para o Nocturne, que suponho ser de Chopin.
Eu publiquei um dos dele, em violino por David Garrett, no Refúgio dos Poetas.
Vai gostar de ouvir... Um enlevo...
Tenho poesia em dois blogues...
~~~~~

8 de setembro de 2019 às 05:56  
Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Acho que todos nós vivemos muitos momentos de solidão, por isso sou apologista que primeiro devemos saber viver com a nossa solidão para nos sentirmos bem sós!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

8 de setembro de 2019 às 06:29  
Blogger Majo Dutra disse...

Esqueci de referir que ouvi o canto perfeito, sentimental
e romântico de Roberto Carlos.
Não conhecia a canção e agradou-me bastante.
Esse 'nocturne' em flauta é um sonho...
Grata pela partilha, Amigo.
Ótima semana.
~~~

9 de setembro de 2019 às 17:29  
Blogger © Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Amigo Árabe

eu nem sei se sou Poeta, embora digam que sou e por vezes me acho que sou, mas gostei desta prespectiva que escreve neste texto magnifico.

fiquei comovida...e não digo (escrevo) mais, porque as palavras por vezes são desnecessárias.

um abraço e um beijo

:)

10 de setembro de 2019 às 13:32  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Que tema maravilhoso que nos transmite com as suas habituais belas e sábias palavras.
Como algumas das amigas também fiquei comovida e quase sem saber como comentar.
Eu amo a poesia e os Poetas!
Talvez o ato de escrever seja um ato solitário, por vezes sofrido, difícil de expressar por palavras...
Serão pessoas especiais que olharão o mundo de uma outra forma, mas fundem-se com cada outro no meio dos caminhos que trilham e onde se cruzam.
A vida tanto tem de mistério como de poesia, ambos tantas vezes incompreendidos.
Gostei imenso do Prelúdio. Consegui ouvir através do link.
A música de Roberto Carlos, que não conhecia, é simplesmente maravilhosa.
Um beijinho e continuação de boa semana.
Ailime

10 de setembro de 2019 às 14:58  
Blogger Maria Luzia disse...

Verdade Árabe! Penso que todo poeta precisa de tempo, do silêncio para que possa expressar o que sente através da poesia. Amo a poesia, amo os poetas. O texto como sempre é perfeito, a imagem e a música, tudo lindo! Ótima semana e grande abraço. Obrigada!

10 de setembro de 2019 às 19:55  
Blogger saudade disse...

O poeta ... E a sua escrita.... E o seu desabafo... Não tem que ser solitário... mas ser diferente para poder escrever o que sente.
Beijo

11 de setembro de 2019 às 06:28  
Blogger Arco-Íris de Frida disse...

Nao entendo nada de poesias e de poetas, mas de solidao eu entendo, e penso que o que difere o poeta das pessoas comuns, é o que ele consegue criar com sua solidao... enquanto nos apenas a sentimos, o poeta a transforma em arte...

Arabe, que vc esteja bem, é o que lhe desejo...

Abraços...

11 de setembro de 2019 às 09:32  
Blogger Marina Filgueira disse...

¡Hola Árabe!

Muy bueno tu post, amigo, como siempre iluminando corazones. El poeta está sólo cuando crea, pues esa soledad le sirve para pensar para inspirarse desde lo profundo del alma.
Pero luego el poeta se abre en las tertulias con otros poetas y también con personas que no son poetas, pero saben contar historias que los poetas necesitan escuchar.

Un abrazo y mi inmensa gratitud.
Se muy, muy feliz

12 de setembro de 2019 às 07:40  
Blogger O Árabe disse...

Eu tinha certeza que Ele permitiria, Lúcia; sempre podemos acreditar Nele. Quanto ao comentário, concordo inteiramente: cada um escolhe como quer viver; este, por sinal, é o tema do post de hoje. :) Concordo, também: o silêncio, muitas vezes, é a causa da falta de entendimento; temos dificuldades em expor os nossos sentimentos. Obrigado, bom fim de semana; meu abraço.

13 de setembro de 2019 às 10:22  
Blogger O Árabe disse...

Você é quem bem sabe, não é, Chica? Você é poetisa por sentimento e vocação! Meu abraço, amiga; bom fim de semana!

13 de setembro de 2019 às 10:23  
Blogger O Árabe disse...

Inteiramente de acordo com você, Fa: "de poeta e de louco todos teremos um pouco". Alguns, privilegiados, fazem poesia com palavras ou imagens! :) Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

13 de setembro de 2019 às 10:25  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Isy: "... primeiro devemos saber viver com a nossa solidão para nos sentirmos bem sós!". Isso é algo que aprendi na pele, e tenho mencionado aqui, em nosso oásis. Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana!

13 de setembro de 2019 às 10:28  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Majo, pela amizade e gentileza. Fiquei feliz em saber que você conseguiu ouvir o Nocturne: é, realmente, muito linda. Como, aliás, aquela música do Roberto; gosto dela, desde os meus 30 anos. :) Meu abraço, amiga; bom fim de semana.

13 de setembro de 2019 às 10:32  
Blogger O Árabe disse...

Como acompanhante dos seus blogs, Piedade, posso assegurar: você é Poeta, sim; e das boas, com palavras e com imagens! :) Meu abraço, amiga; obrigado, bom fim de semana.

13 de setembro de 2019 às 10:34  
Blogger O Árabe disse...

Graças a Deus, Ailime, entre os nossos amigos e amigas do oásis existem muitos poetas de alta qualidade... e você é um excelente exemplo! Por isso, faço minhas suas palavras: "Talvez o ato de escrever seja um ato solitário, por vezes sofrido, difícil de expressar por palavras...
Serão pessoas especiais que olharão o mundo de uma outra forma, mas fundem-se com cada outro no meio dos caminhos que trilham e onde se cruzam.
A vida tanto tem de mistério como de poesia, ambos tantas vezes incompreendidos.". Que bela definição de poeta, minha amiga! Concordamos, também, quanto às músicas: lindas, ambas! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

13 de setembro de 2019 às 11:07  
Blogger O Árabe disse...

Feliz em ver você de volta e saber que está bem, Maria Luzia; você faz falta! Espero que também tenha voltado com as fotos: são lindas; vou conferir em breve. Meu abraço, amiga; obrigado, bom fim de semana!

13 de setembro de 2019 às 11:09  
Blogger O Árabe disse...

Você bem sabe, não é, Saudade? :) Os poetas têm essa certeza! Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana.

13 de setembro de 2019 às 11:10  
Blogger O Árabe disse...

Estou sentindo falta dos seus textos e das suas imagens, Arco-Íris; espero que logo você esteja de volta ao seu blog! Quanto ao comentário, concordo completamente: "penso que o que difere o poeta das pessoas comuns, é o que ele consegue criar com sua solidão... enquanto nos apenas a sentimos, o poeta a transforma em arte...". Não concordo é com você dizer que não entende de poesias nem de poetas! :) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

13 de setembro de 2019 às 11:14  
Blogger O Árabe disse...

Belo comentário, Marina! Realmente, o poeta se sente só... e precisa da solidão, para criar; mas, uma vez expressos os sentimentos, ele os reparte com todos. Poetisa, você bem sabe disso! Meu abraço, obrigado; boa semana.

13 de setembro de 2019 às 11:19  
Blogger Majo Dutra disse...

Vim ler o retorno e desejar-lhe excelente final de semana.
Agradeço as palavras afetuosas, o incentivo e a delicadeza.
O meu abraço de paz e cordialidade.
~~~

13 de setembro de 2019 às 14:10  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado a você, amiga, pela companhia constante e gentil. Grande abraço; bom fim de semana.

13 de setembro de 2019 às 15:34  
Blogger Unknown disse...

Bjs,saudades

15 de setembro de 2019 às 22:45  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, "unknown". Ainda que você não tenha assinado, acredito que é alguém de quem também sentimos saudades. :) Meu abraço, boa semana; obrigado!

16 de setembro de 2019 às 14:55  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

OLá meu querido,

já diz um bela música de Alceu :

"A solidão é fera, a solidão devora.
É amiga das horas prima irmã do tempo,
E faz nossos relógios caminharem lentos,
Causando um descompasso no meu coração."

Só as pessoas que não se encaixam em padrões estabelecidos pela grande maioria sentem essa solidão, pois seu brilho é diferente e nem todos compreendem.

beijo direto do meu deserto pra vc rssss

Joelma

21 de setembro de 2019 às 15:57  
Blogger O Árabe disse...

Só hoje, Joelma, vi esse comentário. Desculpe pela demora na resposta, mas de uma coisa tenho certeza: até o seu deserto deve ser bem florido, viu? :) Meu abraço, boa semana!

24 de setembro de 2019 às 13:00  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky