O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

AS VOSSAS ASAS


Eu vos tenho dito que apenas vós mesmos sois capazes de aprisionar-vos.
Porque nascestes livres, como o vento e a imaginação. O vosso verdadeiro Eu é infinito e ilimitado, como a própria essência do Universo, que habita em vós e da qual todos fostes gerados.
Insistis, entretanto, em forjar as vossas próprias cadeias. Talvez porque andeis neste mundo da matéria, necessitais sentir-vos presos ao solo sobre o qual caminhais os vossos passos.
E, assim fazendo, permaneceis entre os animais que rastejam e andam sobre a grama e as pedras, quando poderíeis voar pelo céu e caminhar entre as estrelas, como as aves e os deuses.
Existe um pouco do Universo, em cada um de vós. E o descobrireis, e sereis capazes de ver o vosso verdadeiro rosto, quando conseguirdes quebrar os grilhões com os quais vos prendeis.
Deixai, portanto, que eu vos diga que esses grilhões são forjados por vossos pensamentos e vossas atitudes. E, se deles vos desejais livrar, tudo que necessitais mudar está em vós mesmos.
Não podeis esperar ser livres, se acorrentais os vossos próprios pés; nem podereis voar, se as vossas almas não forem capazes de abandonar o chão onde caminham os vossos corpos.
Buscai, sempre, manter livre o vosso espírito. É através dele que podereis experimentar a sensação da liberdade plena, ouvindo a canção do Universo e retornando às vossas origens.  
Esta é a forma de vos libertardes. Se fordes capazes de assim agir, sereis verdadeiramente livres; embora caminheis sobre a terra, podereis viajar com as asas do vento e voar entre as estrelas.
Não deveis renunciar às vossas asas, porque a liberdade faz parte do vosso verdadeiro Eu. É quando vos afastais desta verdade, que aceitais limites e forjais os vossos próprios grilhões.
Não vos entristeçais, entretanto, por não serdes completamente livres, enquanto dura cada uma das vossas jornadas; ninguém dentre vós o poderia ser, neste mundo que hoje habitais.
Porque assim exige o aprendizado. Necessitais conhecer limites e experimentar grilhões, para que possais integrar-vos ao Ilimitado e reconhecer devidamente o valor que tem a liberdade.
Aceitai, portanto, as vossas limitações; e até mesmo os grilhões com que acorrentais a vós mesmos. A chuva fria e o sol quente são necessários, para a que a semente germine e cresça.
Lembrai-vos, porém, de que é limitado o tempo de cada jornada; mas a Eternidade vos pertence. E não descuideis de defender a vossa liberdade, para que possais voar ao fim da caminhada.
Conservai as vossas asas. Cuidai do vosso verdadeiro Eu.


Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/marco/1_teclado_espetacular_feelings.mid
Assista; vale a pena!

27 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Essa liberdade tão sonhada, Árabe, infelizmente, não pertence a esse mundo. Apenas a nossa imaginação é livre e ela voa em mundos inimagináveis! Aquele que tem o dom da escrita, sabe bem, alçar esses vôos e escrever seus devaneios. Esse é o mundo onde conseguimos com toda liberdade, ultrapassar os limites do possível.
Belo post e bela musica!
Bom fim de semana! Beijos
Vou ver o vídeo.

30 de agosto de 2019 às 22:18  
Blogger Lúcia Laborda disse...

Ah, o vídeo, está sem o link. Bjs

30 de agosto de 2019 às 22:29  
Blogger chica disse...

Lindo e tão cheio de sabedoria. Temos que saber ter, saber conservar nossas asas que nos podem fazer voar... Lindo fds! abração, chica( já de volta `a cidade novamente,rs) chica

31 de agosto de 2019 às 05:58  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Bom dia querido amigo,

Eu tenho alguns trabalhos de pintura em parede, e eu amo observar as pessoas interagindo com esses trabalhos, fazendo poses para fotos em grupo ou sozinhas em suas selfies, entre esses trabalhos as asas são as que me chamam mais atenção por alguns minutos eu lhes dou o poder de voar, voar na imaginação, voar em seus sonhos e percebo o empoderamento de um sonho que a principio parece coisa de criança mas vai muito mais além de um sonho humano.
É por essas e outras e minhas asas não são apenas uma pintura na parede, e as trago comigo rssss no corpo e na alma.

beijos

Joelma

31 de agosto de 2019 às 07:30  
Blogger Marina Filgueira disse...

¡Hola Árabe!

Nos dejas un hermoso post con sabias lecciones de vida.
A chuva fria e o sol quente são necessários, para a que a semente germine e cresça.

¡¡¡Preciosa metáfora!!! Gracias por darnos tanto y tan bello.
Te dejo un abrazo y mi gratitud.

feliz fin de semana.

31 de agosto de 2019 às 15:02  
Blogger Fá menor disse...

Muito grata por mais estes belos conselhos!

Boa semana, amigo!

Beijos.

1 de setembro de 2019 às 16:02  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Um texto lindo repleto de pérolas de sabedoria e bastante profundo.
Na verdade somos nós que muitas vezes nos aprisionamos ou deixamos aprisionar pelos mais variados factos da vida.
Há que saber levar a vida com leveza e mesmo perante circunstâncias adversas não deixar que nossas asas sejam quebradas.
Procuremos viver sempre com paz no coração e isso será um passo para que nos sintamos libertos.
A música e o vídeo vou ouvir e ver mais tarde.
Neste momento estou desfrutando da leveza e beleza que o mar transmite...
Beijinhos e continuação de boa semana.
Ailime

3 de setembro de 2019 às 12:27  
Blogger Arco-Íris de Frida disse...

“Pés, para que os quero, se tenho asas para voar” – Frida Kahlo.

Essa frase de Frida resumi o seu texto... nossas asas é nossa alma, e ela é livre, precisamos estar em equilibrio e harmonia entre corpo e alma, assim poderemos desfrutar o melhor de nos mesmos.

Arabe, meu bom amigo, espero que se encontre bem e que tenha uma excelente semana...

Abraços...

3 de setembro de 2019 às 14:57  
Blogger Majo Dutra disse...

Gosto de me sentir conectada com o universo e consigo-o frequentemente pela poesia.
O homem (mulher) precisa de se alimentar de comida, precisa de abrigar-se, de sustentar e abrigar a sua família. Penso que é esta necessidade material que mais o (a) afasta da plenitude espiritual.
Serão tempos de sentir a chuva fria e o calor do sol.
Hoje escrevi sete frases com sete palavras, sendo uma Universo, um desafio da amiga Chica... (No Corujinhas...)
Gostei muito da sabedoria do seu texto, em modo de parábola leve.
Agradeço os agradáveis momentos de leitura.
Gostei do video sobre ser livre, mas não consegui o contacto com o teclado espetacular.
Dias bons, inspirados e plenos de sabedoria e contentamento.
O meu abraço, Amigo.
~~~

4 de setembro de 2019 às 18:58  
Blogger Mariazita disse...

Meu caro Árabe
Regressei! É bom voltar ao nosso habitat, mas quando o lugar onde se esteve é bom... trazem-se saudades. Foi o que aconteceu. Penso que no mundo já poucos lugares haverá como aquele.
Respira-se paz, tranquilidade, vive-se em absoluta comunhão com a Natureza.
Acreditas que à noite quase não há luz? Para irmos à sala de refeições tínhamos que ligar a lanterna do telemóvel! Tudo para não perturbar o meio ambiente.
Foi muito bom.
Como bom foi ler este teu magnífico texto. Ao ler-te é que me apercebi bem das saudades que já tinha dos teus escritos, sempre tão cheios de sabedoria...
Obrigada por estes momentos tão bons.

Continuação de boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

5 de setembro de 2019 às 15:52  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Lúcia; a liberdade total não pertence a este mundo. Quanto à forma de sentir do poeta... bem, por coincidência este vai ser o assunto do post de daqui a pouco. :) Pena que você não conseguiu acessar o vídeo; por aqui, o link está funcionando... e a música é linda. Obrigado, bom fim de semana; fique bem!

6 de setembro de 2019 às 10:00  
Blogger O Árabe disse...

Pena que acabaram as férias, não é, Chica? Mas tenho certeza de que, com as asas interiores que tem, você volta sempre à praia, ainda que nas lembranças! :) Meu abraço, amiga; bom fim de semana.

6 de setembro de 2019 às 10:02  
Blogger O Árabe disse...

E assim deve ser, Joelma: "É por essas e outras e minhas asas não são apenas uma pintura na parede, e as trago comigo rssss no corpo e na alma.". É a nossa forma de voar, amiga! :) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

6 de setembro de 2019 às 10:10  
Blogger O Árabe disse...

São, Marina; é assim que crescemos com ela. Grato, pela amizade e gentileza de sempre, bom fim de semana!

6 de setembro de 2019 às 11:01  
Blogger O Árabe disse...

Grato a você, Fa, pelas gentis palavras. Meu abraço, bom fim de semana!

6 de setembro de 2019 às 11:05  
Blogger O Árabe disse...

De todo o (belo) comentário, Ailime, destaco: "Procuremos viver sempre com paz no coração e isso será um passo para que nos sintamos libertos."; assim é, minha amiga! E concordo, também quanto ao mar: adoro estar perto dele, sempre! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana!

6 de setembro de 2019 às 11:07  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Arco-Íris: essa frase resume muito bem o texto. Usemos as nossas almas, e os pés se tornarão secundários em nossas viagens. Meu abraço, minha amiga; obrigado, bom fim de semana.

6 de setembro de 2019 às 11:08  
Blogger O Árabe disse...

De fato, Majo, a poesia é um dos meios eficazes de nos conectarmos ao Universo; é, acredito, a voz da nossa alma. Pena que você não conseguiu ouvir a música: é linda! Bom fim de semana, amiga; meu abraço.

6 de setembro de 2019 às 11:10  
Blogger O Árabe disse...

Muito bom ver-te de volta, Mariazita! E confesso que sinto um pouco de sadia inveja, pelas férias que descreveste. Bem que eu queria um tempo assim, de paz e sossego! Obrigado, minha amiga; meu abraço, bom fim de semana.

6 de setembro de 2019 às 11:12  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Hoje não consegui ouvir a música. O link não resultou.
Sobre o vídeo adorei. Born free uma música linda muito bem documentada no vídeo.
Beijinhos e bom fim de semana.
Ailime

6 de setembro de 2019 às 15:04  
Blogger Diná Fernandes disse...

Olá Amigo Árabe,
esou volando as atividades do blog, ainda em recuperação, por isso as visitas ainda limitadas,
Vim gradecer sua carinhosa mensagem deixada lã no meu blog.
Quanto ao texto, além da grandiosidade do mesmo, deixaste sangrar sabedoria em cada palavra.Algums pessoas costumam se perguntar, pqq esou sendo casttigada por Deus, engano, nós mesmos procuramos a punição pela desobediência, pels mas ações e assim por diante, a liberdade espiritual requer sabedoria para discenir o que é bom ou não.

Parabens por mais um excelente post.

bjs no coração amigo

6 de setembro de 2019 às 16:25  
Blogger O Árabe disse...

Lamento, Ailime, que você não tenha conseguido ouvir; a música é realmente linda! Mas o vídeo valeu a pena, não foi? Meu abraço, amiga; muita alegria no fim de semana!

6 de setembro de 2019 às 18:07  
Blogger O Árabe disse...

Muito alegre por ver-te de volta às atividades, Diná; isto deve significar que as nossas preces foram atendidas e deves estar em boa recuperação. Que assim seja, minha amiga! Quanto ao teu comentário, estou completamente de acordo: somos nós mesmos os responsáveis por aquilo que colhemos; não é mais do que o que semeamos. Meu abraço, bom fim de semana; rápidas melhoras!

6 de setembro de 2019 às 18:11  
Blogger Majo Dutra disse...

Disse que a música do «teclado especatular» é linda
e eu fiquei com pena...
Apreciaria bastante colocar também o link das músicas
de oahssan em link direto, além do indicado.
Grata por tudo, Amigo.
O meu abraço
~~~

8 de setembro de 2019 às 05:32  
Blogger O Árabe disse...

Vou ver como fazer isso, Majo; mas essa música, particularmente, já lhe enviei o arquivo. Ela, realmente, é muito bonita! Boa semana, amiga.

9 de setembro de 2019 às 13:04  
Blogger Majo Dutra disse...

Muito obrigada, Amigo.
Uma delícia para a alma.
Abraço
~~~

9 de setembro de 2019 às 17:33  
Blogger Unknown disse...

Obrigado, Majo, pela gentileza e amizade. Boa semana!

11 de setembro de 2019 às 10:02  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky