O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

ESPERANÇAS E LEMBRANÇAS


Triste daquele que precisa voltar para o ontem.

Porque é preciso viver no hoje. E de nada adianta terem sido doces os dias passados, se é amargo o presente. De que nos vale o ontem, se precisamos viver no hoje e fazer o amanhã melhor?

Os nossos sonhos de ontem, as nossas alegrias de ontem e as nossas tristezas de ontem, ficaram no ontem. O gosto amargo ou doce, em nossas bocas, não muda com as lembranças.

Ontem, foi ontem; hoje é hoje. Assim como o hoje é o que fizemos ontem, o amanhã será o que hoje fazemos. E é preciso saber se o que estamos fazendo hoje, trará o amanhã que queremos ter.

Não nos podemos prender ao passado. Se desejamos que os sonhos de ontem se realizem amanhã, precisamos agir diferente do que até hoje temos feito; porque ainda não passam de sonhos. 

As lembranças de ontem tornam-se, muitas vezes, esperanças no amanhã. Mas, se as esperanças de ontem não se realizaram no hoje, não há lógica em esperar que se realizem no amanhã.

Entretanto perseguimos os nossos sonhos; e insistimos em vê-los realizados, tentando mantê-los vivos, a cada morte que sofrem. Lutamos sempre, para que possamos continuar sonhando.

Porque os sonhos são nossa maior motivação para seguirmos em frente. Se desistirmos deles; se reconhecermos que são e serão somente sonhos, que motivação teremos para continuar?

Por isto, perseguimos os nossos sonhos. Precisamos das nossas lembranças e das nossas esperanças; e não há lembrança ou esperança mais forte do que um sonho que desejamos ver realizado.

E esta é a razão porque nos debatemos entre o ontem e o hoje. Insistimos em manter vivas as esperanças do passado, como se assim pudéssemos trazer de volta a nossa juventude de ontem.

Mas – e esta é a pergunta – de que nos adiantaria trazermos de volta a juventude? Seriam os mesmos os nossos desejos e os nossos pensamentos? Nós próprios, acaso, seríamos os mesmos?

Não. Todos mudamos, ao longo dos anos. E não apenas nós, mas tudo aquilo que nos cerca; mudou o mundo, mudaram as nossas necessidades. E estas mudanças mudaram  a nossa realidade.

Contudo, existem aqueles que se recusam a mudar. Que fazem questão de acreditar nos sonhos, na felicidade e no amor. E gosto de pensar que sou assim: insisto em seguir mantendo a esperança. 

Continuarei a dizer o que penso, a mostrar as coisas em que acredito, a crer que a felicidade pode estar à nossa frente. Precisamos acreditar no futuro, já que não podemos voltar no tempo. 

Temos o dom de mudar o futuro. Mas não podemos viver no passado.


Música: 
http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/kenny_g_somewhere_in_time__piano.mid 

Este é um vídeo que merece ser assistido. Vejam

13 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Ficar preso ao passado, é se condenar a não ter futuro. O tempo passa, a vida muda e nós também mudamos. Apenas a essência permanece.
Belo post, Árabe!
Bom fim de semana! Beijos

2 de agosto de 2019 às 22:24  
Blogger chica disse...

Realmente,podemos lembrar e gostar do que foi vivido ontem...
Mas de nada adianta se não encararmos o HOJE por pior que seja...

Abraços praianos,chica

3 de agosto de 2019 às 00:24  
Blogger Fá menor disse...

O texto que eu estava a precisar de ler. Muito grata.

Os sonhos são as alavancas que nos desencravam as engrenagens maltratadas pela vida.

Bom fim-de-semana, amigo!

Beijinhos.

3 de agosto de 2019 às 06:08  
Blogger Majo Dutra disse...

Todos sabemos disto, mas sempre formulamos a relação do passado e futuro sem precisão. É, assim, que o este texto se torna esclarecedor, benéfico e incentivador.
Precisamos das boas lembranças do passado e do que aprendemos para acreditar no futuro...
Teremos durante toda a nossa vida perspetivas de investir no futuro?
Já ouvi vezes sem conta a canção da Barbra, há muito que não ouvia, desta vez fiquei comovida, nostálgica... A saudade de nós próprios...
Gostei muito do 'post', Amigo.
Tenha uma semana agradável e com muitas realizações... as pequenas também são importantes... não guarde para o futuro...
O meu abraço afetuoso.
~~~

5 de agosto de 2019 às 06:26  
Blogger Ailime disse...

Boa noite meu Amigo e bom Árabe,
Que belo texto repleto de conhecimento.
Hoje para mim não está a ser fácil comentar...
Não sou de me refugiar no passado, antes pelo contrário, do qual apenas guardo algumas ternas lembranças. Mas, lembro aqui, aquelas pessoas (conheço algumas) que ficaram marcadas e condicionadas pelo passado devido a acontecimentos trágicos.
Em geral penso que o importante é mesmo mantermos a nossa capacidade de sonhar e acreditar no futuro.
Adorei recordar a primeira música que é linda e o vídeo que é maravilhoso.
Um beijinho e continuação de boa semana.
Ailime

6 de agosto de 2019 às 18:41  
Blogger Marina Filgueira disse...

Hola Árabe, cierto que no podemos mirar al pasado, sino seguir adelante sembrando buena sella para recoger mañana.

Siempre es un placer leerte.
Un abrazo y mi gratitud.

7 de agosto de 2019 às 11:59  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Lúcia: a essência permanece, sempre. Obrigado, bom resto de semana!

8 de agosto de 2019 às 14:56  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Chica: o passado ajuda a construir o futuro e o futuro sempre nos faz lembrar do passado; mas só no HOJE é que realmente vivemos! Meu abraço, amiga; boa praia, bom resto de semana.

8 de agosto de 2019 às 14:58  
Blogger O Árabe disse...

Bom saber, Fa; fico feliz se lhe foi útil, amiga. E concordo inteiramente com a sua (bela) definição de sonhos! :) Meu abraço, bom resto de semana.

8 de agosto de 2019 às 14:59  
Blogger O Árabe disse...

Achei particularmente interessante, Majo, esta frase do teu comentário : "Precisamos das boas lembranças do passado e do que aprendemos para acreditar no futuro...". Pura verdade! Quanto à música, também adoro essa interpretação da Barbra! Bom resto de semana, amiga; meu abraço.

8 de agosto de 2019 às 15:01  
Blogger O Árabe disse...

Não há como não concordar com você, Ailime : "... o importante é mesmo mantermos a nossa capacidade de sonhar e acreditar no futuro.". Com certeza! Meu abraço, minha amiga; obrigado. Bom resto de semana!

8 de agosto de 2019 às 15:03  
Blogger O Árabe disse...

Bem assim, Marina: plantando sempre boas sementes, para que tenhamos uma bela colheita, amanhã! Meu abraço, amiga; fica bem, bom resto de semana!

8 de agosto de 2019 às 15:05  
Blogger Unknown disse...

Perfeitissimo

16 de setembro de 2019 às 07:31  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky