O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 21 de junho de 2019

O CÉU E A TERRA


O nosso corpo precisa caminhar sobre a terra.
Mas a nossa alma pode passear no céu, entre as estrelas. Porque é parte da essência do Universo e nada a pode aprisionar; nem impor limites às suas viagens e ao seu crescimento.
E – deixai que eu vos diga – é exatamente do equilíbrio entre a alma e o corpo, que depende o sucesso de cada uma das nossas jornadas. Porque o objetivo é sempre o aprendizado.
Necessitamos alimentar o corpo que temos e prover às suas necessidades, para que possamos seguir a caminhada. Precisamos dele, a cada dia, para adquirir novos conhecimentos.
Não é sensato o homem que descuida do seu corpo; porque as doenças e o mal-estar trazem consigo dores e sofrimentos. Sábio é aquele que cuida bem das ferramentas que utiliza.
E, enquanto estamos neste planeta, o corpo é a ferramenta que usamos, para aprender. É através do frio, que aprendemos a buscar o calor; é por causa da fome, que procuramos o alimento.
Atentemos, portanto, às coisas da terra. Porque é ela que nos dá as colheitas que nos alimentam; as roupas, o abrigo e água de que o nosso corpo precisa, para sobreviver neste mundo.
Atentemos ao nosso trabalho, que nos permite a segurança de nossas casas, o alimento do pão de cada dia e o direito de viver entre os nossos irmãos, cumpridos os deveres com a comunidade.
Atentemos, sim, aos ditames do mundo. Porque, assim como o peixe precisa obedecer ao que lhe determina o mar e a ave está sujeita aos caprichos do ar, precisamos viver sobre a terra.
Não nos descuidemos, porém, de escutar o nosso verdadeiro Eu. De viajar entre as estrelas; de acreditar em nossos sonhos, de acalentar os nossos sentimentos e as nossas esperanças.
Não nos descuidemos de alimentar a nossa alma. Como o corpo precisa de comida e água, a alma necessita de ideais, crenças e emoções. É através dela, que o céu está ao nosso alcance.
Não nos descuidemos de nós mesmos. Do que semeamos, dependerá a nossa colheita; se nos prendemos à matéria, olvidamos o espírito; se acreditamos apenas no hoje, perdemos a Eternidade.
Podemos caminhar sobre a terra e passear pelo céu. Porque esta é a dualidade que existe em nós e nos faz únicos, neste planeta; graças à centelha do Universo que vive em nosso verdadeiro Eu. 
Nada precisamos, senão entender que não somos apenas escravos do tempo, mas também senhores da Eternidade. E, em cada um dos nossos dias, aceitar a divisão que existe em nós.
Porque somos caminhantes da terra e viajantes do céu.


Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/junho2019/emiliepandolfi_osolemio.mid

28 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Belo post e bela música Árabe! Somos viajantes em crescimento espiritual. Entre o sol e a chuva construimos nosso caminho. Bom fim de semana! Beijos

21 de junho de 2019 às 22:31  
Blogger Catiaho Reflexod'Alma disse...

Querido Árabe,
Sua publicação é como
agua fresca em dia de calor.
Bjins
CatiahoAlc.do Blog Espelhando

22 de junho de 2019 às 04:12  
Blogger chica disse...

Maravilha,Árabe. Assim é! Assim devemos lembrar e agir e como é bom viver com os pés na Terra ,a cabeça no céu... E eu aqui na Terra, acrescento que voo nos céus e mares também,rs... abração, feliz INVERNO! chica

22 de junho de 2019 às 06:23  
Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Como sempre, as palavras são certeiras e realistas!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

23 de junho de 2019 às 07:49  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...


Bom eu acredito que somos seres espirituais passando por uma experiência humana e que existe muito mais do que podemos alcançar com nossos conceitos e pre-conceitos....portanto é melhor passar por tudo isso suave na nave sabendo que o que vai volta, ou não!!! rsss

beijos

Joelma

23 de junho de 2019 às 14:18  
Blogger São disse...

Como sempre, a minha gratidão pela sabedoria oferecida!

Boa semana e afectuoso abraço, Swami!

24 de junho de 2019 às 15:12  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu amigo e bom Árabe,
Um texto muito belo, direi mesmo transcendente.
Pelo que pude entender teremos que encontrar o equilíbrio entre o corpo e o espírito "Porque esta é a dualidade que existe em nós e nos faz únicos, neste planeta; graças à centelha do Universo que vive em nosso verdadeiro Eu. ".
Nunca tinha pensado neste tema com esta abordagem tão profunda e agradou-me imenso.
Obrigada, Amigo.
"Solo mio" uma música que sabe sempre bem ouvir.
Um beijinho e continuação duma boa semana.
Ailime

25 de junho de 2019 às 12:47  
Blogger Majo Dutra disse...

Mais um texto extraordonário!
São textos com caráter educacional e forte componente didática
que pressupõem uma formação académica na área de psicologia e
talvez literária.
Um prazer ler, compreender e assimilar.
Árabe, dias pacíficos e iluminados.
O meu abraço.
~~~
Agradeço o incentivo e carinho que deixou nos meus blogues.
~~~~~

25 de junho de 2019 às 15:07  
Blogger Marina Filgueira disse...

Un texto precioso, una enseñanza maestra para la reflexión.
Árabe, encantada de leerte como siempre.

Te dejo mi gratitud y mi gran estima.
Un besito y se muy, muy feliz.

26 de junho de 2019 às 06:02  
Blogger Maria Luzia disse...

Belíssimo texto Árabe, muito gostei! Gosto muito de admirar as estrelas, a lua e fico pensando no quanto Deus é maravilhoso, nos dá tudo por igual, muita gratidão por tudo que recebo. Ótimo resto de semana e grande abraço. Muitíssimo obrigada, gostei de tudo, tudo mesmo!

26 de junho de 2019 às 23:37  
Blogger O Árabe disse...

Bem dito, Lúcia: o sol e a chuva sempre nos acompanharão. E entre eles, precisamos fazer o nosso caminho. Obrigado, bom resto de semana.

27 de junho de 2019 às 10:36  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Cátia, pela lisonjeira e gentil comparação! Bom resto de semana, amiga; meu abraço.

27 de junho de 2019 às 10:37  
Blogger O Árabe disse...

E bem que precisamos disso, Chica: voar nos céus e nos mares também... sem tirar os pés da terra, é claro! :) Meu abraço, amiga; bom resto de semana!

27 de junho de 2019 às 10:40  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Isy; bom resto de semana, amiga! Como vão as férias? :)

27 de junho de 2019 às 10:41  
Blogger O Árabe disse...

É por aí mesmo, Joelma: de muito pouco valem as nossas preocupações; é melhor passar suave na nave, sabendo que tudo é apenas mais uma viagem! :) Obrigado, meu abraço; bom resto de semana.

27 de junho de 2019 às 10:43  
Blogger O Árabe disse...

E como sempre, São, a minha gratidão pela companhia afetuosa e amiga! Meu abraço, bom resto de semana.

27 de junho de 2019 às 10:44  
Blogger O Árabe disse...

Assim verdadeiramente acredito, Ailime: enquanto o corpo nos prende à Terra, a centelha de Deus que existe em nossa alma nos torna capazes de alcançar o céu! Meu abraço agradecido, amiga; bom resto de semana!

27 de junho de 2019 às 10:46  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Majo, pelas elogiosas palavras! Mas, em verdade, acredito que esta formação (ou informação:) nos é dada pelos anos e pelas lições que a vida nos ensina. Quanto à mania de escrever... uma consequência do (felizmente!:) incorrigível hábito das boas leituras! :) Meu abraço agradecido, bom resto de semana.

27 de junho de 2019 às 10:51  
Blogger O Árabe disse...

Encantado fico eu, Marina, com a tua amizade e gentileza! Obrigado, amiga; grande abraço, bom resto de semana!

27 de junho de 2019 às 10:52  
Blogger O Árabe disse...

Por suas belas fotos, Maria Luzia, a gente percebe o imenso amor que você tem pela Natureza; e este amor é que nos torna capazes de viajar pelos céus, ainda quando caminhamos sobre a terra. Obrigado, minha amiga; meu abraço, bom resto de semana!

27 de junho de 2019 às 10:54  
Blogger Arco-Íris de Frida disse...

Somos o equilibrio entre os dois... minha avo dizia: nem tanto ao ceu, nem tanto ao mar...

Arabe, meu bom amigo...espero que se encontre bem... lhe desejo dias de luz e paz...

Abraços...


27 de junho de 2019 às 13:48  
Blogger Mariazita disse...

Meu caro Árabe
Presentemente estou necessitando muito tratar das "ferramentas" que tenho ao meu dipor para fazer a caminhada na terra... Ando adoentada, há uns dias. Ontem tive que chamar o médico cá a casa. Mas tudo vai voltar ao lugar - o que é preciso á não perder a fé...
Estou seguindo os teus ensinamentos, estás a ver? És um bom "ensinador" e eu uma boa aprendiza😊
Obrigada pelo excelente texto.

Continuação de boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

27 de junho de 2019 às 14:34  
Blogger © Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Um texto que nos dá a ler cheio de sabedoria, verdades e ensinamentos.
Gostei muito e só esta frase que cito é uma verdadeira relíquia.

"Porque somos caminhantes da terra e viajantes do céu."

Sublime!

bom fim de semana.

beijinhos

:)

28 de junho de 2019 às 14:52  
Blogger O Árabe disse...

Bem como você disse, Arco-Íris: somos o equilíbrio, entre os dois. O aprendizado é a forma de encontrá-lo. Muito bom saber que você está bem, amiga; meu abraço; Bom fim de semana!

28 de junho de 2019 às 22:09  
Blogger O Árabe disse...

Lamento saber dos problemas de saúde, Mariazita; torço para que logo se resolvam. Quando a "ensinador" e aprendiza, minha amiga, tenho certeza de que aprendemos juntos! :) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

28 de junho de 2019 às 22:11  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Piedade, pela gentileza e amizade. Nós, os poetas, verdadeiramente, caminhamos sobre a terra e viajamos no céu! Meu abraço, bom fim de semana.

28 de junho de 2019 às 22:13  
Blogger Fá menor disse...

Muito bom! Seus textos também nos ajudam a caminhar por entre estrelas de pés bem assentes na terra. Grata.

Abraços.

29 de junho de 2019 às 12:00  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Fa, pela gentileza e amizade constantes! Meu abraço, amiga; boa semana!

1 de julho de 2019 às 11:36  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky