O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 12 de abril de 2019

OS VOSSOS SENTIMENTOS



Atentai para os vossos sentimentos.

Pois, ainda que por algum tempo possais sufocá-los, não o conseguireis fazer para sempre. E sentimentos reprimidos são como águas de uma represa: uma vez livres, a tudo levam de roldão.

Não vos enganeis a este respeito. E não deixeis que o orgulho ou o receio vos levem a menosprezar os vossos sentimentos; aprendei a ouvir a vossa alma, que vos fala de vossas verdades.

Porque o homem que tenta ignorar o que sente, caminha, por uma corda frágil e tênue, sobre um perigoso abismo; quando poderia abrir as asas do seu coração e voar livre pelo céu azul.

E, eu vos asseguro, sois movidos pelo que sentis, muito mais do que pelo que pensais. Porque mais facilmente controlais os vossos pensamentos, do que os sentimentos que vos dominam.

Isto acontece, porque os pensamentos são criações da vossa mente, enquanto os sentimentos vivem no vosso verdadeiro Eu; na essência do que sois, que vos liga ao Coração do Universo.

Talvez não sejais produtos do que pensais; mas sois, decerto, resultados do que sentis. Muitas vezes, as vossas reações não são determinadas por pensamentos, mas por sentimentos.

E precisais assumir o que sentis, para que possais entender as causas das vossas atitudes. Se não o fizerdes, correreis o risco de desabafar sobre alguém a irritação que outro vos causou.

Não tendes de que vos envergonhar por vossos sentimentos. E, entretanto, costumais ocultar o que vos está no coração: como se revelá-lo vos tornasse mais fracos ou mais vulneráveis.

Sabei, porém, que sentir não é fraqueza. E não existe homem mais forte do que aquele que luta por seus sentimentos; esse não fraquejará ou tombará, mas seguirá em frente até o final.

Atentai para os vossos sentimentos. Assim como necessitais atentar para os vossos amigos e inimigos, para que uns vos ajudem na jornada e os outros não possam deter os vossos passos.

Atentai para o vosso coração. Sede sinceros para convosco e sereis sinceros para com ele. E ele vos retribuirá essa sinceridade, trazendo a paz de que necessita o vosso verdadeiro Eu.

Atentai para os vossos sentimentos, porque necessitais encontrar as vossas verdades. O homem que não conhece as suas verdades é como o viajante que, sem bússola, se perde no deserto.

Atentais para os vossos sentimentos, ou jamais encontrareis a vós mesmos. E aquele que não se encontra, nada será capaz de encontrar e muito sofrerá, para prosseguir perdido em sua jornada.

Rumo ao Coração do Universo.

Música:
        

31 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Nada como se viver a sua própria verdade, ouvir seus próprios sentimentos. Bela mensagem, Árabe!
Bom fim de semana! Beijos

12 de abril de 2019 às 22:33  
Blogger chica disse...

Se tem coisa que não podemos mascarar são os nossos sentimentos. Mais cedo ou mais tarde, eles aparecem e se mostram de verdade! Lindo,Árabe! abração, ótimo fds! chica

13 de abril de 2019 às 06:52  
Blogger CÉU disse...

Olá, meu amigo!

Excelente texto, esse. E imagem, também!

De facto, não podemos confundir sentimentos com pensamentos. Estes se formam no cérebro e os pomos em prática ou não, mas os sentimentos vêm de nossa essência, de nossas entranhas e portanto devem ser respeitados. É algo tão natural como a nossa própria sede.

Escutei a música, que é bem agradável, tal como as imagens do vídeo. SORRISOS fazem a vida mais feliz.

Abraços e bom fim de semana.

13 de abril de 2019 às 20:37  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Demoro aparecer mais aqui sempre volto, apreciar seus textos com imensa sabedoria já faz parte do meu dia a dia.

Tenho publicado com frequência no instagram devido a praticidade.
um beijo pra tu, e uma ótima semana

Joelma

14 de abril de 2019 às 14:08  
Blogger Arco-Íris de Frida disse...

É a eterna luta entre razao e emoçao... coraçao e cerebro... é preciso equilibrio, é preciso ouvir os dois... os sentimentos sao as nossas verdades, o cerebro é o que fazer com as nossas verdades... as vezes precisamos controlar os sentimentos, nem toda situaçao podemos deixar falar so o coraçao, precisamos exercer nossa inteligencia emocional... tudo se resume a ser sincero consigo mesmo, sabendo o que é melhor e certo, em cada situaçao... encarar de frente as suas verdades e ser sincero consigo mesmo ao lidar com elas,ainda é a melhor soluçao...

Arabe, meu bom amigo... lhe desejo uma semana de paz...

Abraços...

15 de abril de 2019 às 00:45  
Blogger Mariazita disse...

Os pensamentos são mais difíceis de dominar. Quantas vezes tentamos afastá-los da nossa mente e, contra nossa vontade eles voltem a instalar-se uma vez e outra e acabem por vencer-nos.
Com os sentimentos é diferente. Ainda que fortes, a ponto de poderem tornar-se explosivos... há sempre a hipótese de os dominarmos, quando não queremos MESMO que eles se manifestem.
É uma questão de força de vontade...
Gostei muito deste teu texto, Amigo Árabe.


APROVEITO PARA DESEJAR UMA DOCE PÁSCOA, ALEGRE E MUITO FELIZ.

Feliz Terça-feira e uma boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

16 de abril de 2019 às 11:18  
Blogger Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Boa noite Arabe, querido amigo.
Ler públicações reflexivas
é um balsamo para
meu final de dia.
Apreciei seu comentário
lá no Espelhando e infelizmente
ainda não conhci Caraívas.
mas conhecerei.
Bjins
CatiahoAlc.

16 de abril de 2019 às 20:53  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Mais um texto precioso recheado de ensinamentos.
Também concordo que não devemos refrear os nossos sentimentos e não é fraqueza nenhuma exteriorizá-los. Antes pelo contrário, acho que é sinal de fortaleza e maturidade da nossa parte. Agindo assim também nos ajuda a que nos conheçamos melhor e aos outros.
Tenho para mim que a pessoa que refreia os sentimentos, se deixa dominar pelo pensamento e acaba por não ser tão expontâneo e sincero para com o outro.
E que melhor que um sorriso para expressarmos os nossos sentimentos para com os nossos semelhantes...
Um beijinho, Amigo Árabe, com votos de Santa e Feliz Páscoa para si e todos os seus.
Ailime

17 de abril de 2019 às 11:24  
Blogger saudade disse...

Os sentimentos comandam a vida...
Excelente poema.
Boa Páscoa
Beijo

18 de abril de 2019 às 07:10  
Blogger Mariazita disse...

Que a alegria da Páscoa invada os nossos corações irradiando LUZ para iluminar e fazer brilhar o mundo em que vivemos, enchendo-o de Saúde, Paz e Amor.
Lembremos os que não podem estar à nossa mesa, mas estão, SEMPRE, nos nossos corações. Feliz Páscoa!

Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

18 de abril de 2019 às 12:04  
Blogger Marina Filgueira disse...

¡Hola Árabe!


Cosa delicada ésta de los sentimientos que a veces no se dominan con facilidad, pero tienes toda la razón en tu forma de explicarlo.
Toda una lección de vida como nos tienes acostumbrados, gracias por tu buen hacer.

Te dejo mi inmensa gratitud y estima.
Un besito y se muy, muy feliz.

18 de abril de 2019 às 15:08  
Blogger O Árabe disse...

Assim é, Lúcia. Precisamos ouvir os nossos sentimentos; neles, está o caminho para sermos felizes. Obrigado, bom resto de semana; feliz Páscoa!

18 de abril de 2019 às 16:01  
Blogger O Árabe disse...

Bem como você disse, Chica: mais cedo ou mais tarde, eles aparecem, leve o tempo que levar! Obrigado, bom resto de semana; feliz Páscoa!

18 de abril de 2019 às 16:03  
Blogger O Árabe disse...

Concordo, Céu: algo natural, que não podemos dominar. E, com certeza, sorrisos fazem a gente mais feliz! :) Obrigado, bom resto de semana; feliz Páscoa!

18 de abril de 2019 às 16:05  
Blogger O Árabe disse...

E é sempre uma alegria, quando você aparece, Joelma! Não tenho Instagram, mas passo sempre lá pelo Ateliê, para dar uma conferida. Meu abraço, obrigado e bom resto de semana; feliz Páscoa!

18 de abril de 2019 às 16:08  
Blogger O Árabe disse...

Gostei, especialmente, desta frase, Arco-Íris: "encarar de frente as suas verdades e ser sincero consigo mesmo ao lidar com elas,ainda é a melhor solução"; pura verdade, minha amiga!Obrigado, bom resto de semana; feliz Páscoa, fique bem!

18 de abril de 2019 às 16:11  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Mariazita: é uma questão de força de vontade. O problema é que não conseguimos mantê-la todo o tempo ... e, à menor brecha, eles afloram :) Obrigado, minha amiga, bom resto de semana; feliz Páscoa!

18 de abril de 2019 às 16:15  
Blogger O Árabe disse...

Vale a pena, Catia, acredite: é linda! Obrigado, bom resto de semana; feliz Páscoa!

18 de abril de 2019 às 16:16  
Blogger O Árabe disse...

Pura verdade, Ailime: "... não devemos refrear os nossos sentimentos e não é fraqueza nenhuma exteriorizá-los. Antes pelo contrário, acho que é sinal de fortaleza e maturidade da nossa parte."; também penso assim, minha amiga! Obrigado, bom resto de semana; feliz Páscoa!

18 de abril de 2019 às 16:20  
Blogger O Árabe disse...

Comandam, Saudade; com certeza. Obrigado, bom resto de semana; feliz Páscoa!

18 de abril de 2019 às 16:21  
Blogger O Árabe disse...

Estão, Mariazita; e a sua lembrança nos ajuda a seguir em frente. Feliz Páscoa, minha amiga!

18 de abril de 2019 às 16:22  
Blogger O Árabe disse...

Agradeço a você, Marina, pela gentileza e amizade constantes. Obrigado, bom resto de semana; feliz Páscoa!

18 de abril de 2019 às 16:23  
Blogger Amélia disse...

Mais um maravilhoso texto que nos irradia com tantos ensinamentos.
Li e reli. Adorei!.
Desejo uma Santa e Feliz Páscoa.
Bjs

18 de abril de 2019 às 18:25  
Blogger Filha do Rei disse...

Oii!!! A maior dificuldade que todos temos é admitirmos realmente quem somos, o que realmente sentimos. Muitas vezes usamos máscaras que nos atrapalham a andar, a crescer, a sermos livres e equilibrados. Que possamos a cada dia crescermos admitindo realmente quem somos.
Parabéns! Texto cheio de sabedoria.

Tenha um lindo feriado e um Natal recheado do verdadeiro significado que nela exixste.
Bjs

18 de abril de 2019 às 23:26  
Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Mais um texto com uma mensagem forte que devia ser lida por muitas pessoas!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

19 de abril de 2019 às 15:57  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Uma boa páscoa pra tu, desejo-lhe sempre todas as boas energias do universo para te inspirar, te fortalecer e te envolver em amor pelos que te cercam.

beijo e muito obrigada

Joelma

19 de abril de 2019 às 16:07  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Amélia. Boa Páscoa, amiga: bom fim de semana!

20 de abril de 2019 às 00:08  
Blogger O Árabe disse...

Que assim seja, Cléu: Que possamos a cada dia crescermos admitindo realmente quem somos." este é o objetivo do aprendizado. Boa Páscoa, bom fim de semana!

20 de abril de 2019 às 00:10  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Isy. Boa Páscoa, amiga; bom fim de semana!

20 de abril de 2019 às 00:11  
Blogger O Árabe disse...

Abraço grande, Joelma; boa Pascoa, bom fim de semana!

20 de abril de 2019 às 00:12  
Blogger Fá menor disse...

É isso mesmo!
"A boca fala do que o coração está cheio!" E o corpo também acaba por nos gritar o que o coração sente, se o não escutarmos antes.

Abraço.

29 de abril de 2019 às 10:53  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky