O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

A LUZ DA VIDA


A vida é o nosso bem mais precioso.

Sem ela, nada do que conhecemos teria qualquer valor para nós. Imaginemos a morte e veremos que desaparecem os nossos desejos, as nossas lutas, as nossas alegrias e frustrações.

Sim; a morte é o fim de tudo que podemos desejar, temer ou buscar nesta Terra. A morte é o fim das nossas paixões, das nossas preocupações e das nossas mágoas; das nossas esperanças.

A morte é o fim da nossa jornada sobre o mundo. Como o viajante que se desfaz da sua bagagem, aqui deixaremos os bens que amealhamos e todas as posses que conseguimos juntar.

E aqui deixaremos, também, as emoções que despertamos nas pessoas. Amor ou ódio, carinho ou indiferença, amizade ou antipatia. Sentirão saudades ou alívio, porque nos fomos.

Tenhamos presente esta verdade: não somos donos de nada, ou de ninguém. Nem o nosso corpo nos pertence, porque ao solo o devolveremos; nada temos, senão o nosso verdadeiro Eu.

Sim; a vida é o nosso bem mais precioso; e é também o mais frágil e o mais delicado, porque não sabemos quando o perderemos. Cuidemos dele, valorizando cada minuto que temos.

Porque a vida é como a chama de uma vela, que tudo ilumina ao seu redor e nos permite enxergar o que nos cerca. Mas, de repente, se irá apagar; e nada poderemos fazer para evitá-lo.

Tratemos, portanto, a nossa vida como um belo dia de sol. Desfrutemos de cada um de seus momentos: do alvorecer luminoso ao crepúsculo, que nos traz a melancolia e o descanso.

Não nos deixemos abater pelo desânimo, nem vencer pelas preocupações que nos traga a jornada. Lembremo-nos de que caminhamos para a morte e o importante é viver do melhor jeito.

Por mais difícil que seja, necessitamos conscientizar-vos de que nenhum de nós viverá para sempre. Diante desta verdade, de nada valem as nossas vaidades, ou o nosso orgulho.

Pois um dia, sem dúvida, nos iremos. E o homem sensato não é o que trabalha desenfreadamente, para aumentar o seu jardim, mas aquele que desfruta das flores que plantou.

Nem é aquele que conta e reconta sempre, com avidez e ganância, as suas moedas; mas o que as gasta sabiamente, provendo o conforto e o sustento para si e para aqueles que ama.

A vida é o nosso bem mais precioso. Saibamos dispor dele, aproveitando cada instante de cada dia que nos couber; assim, quando a chama se apagar, não nos perderemos na escuridão.

A luz da Vida iluminará o nosso caminho, nos jardins da Eternidade.


Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/jaimevillalba-nocturne.mid


Em memória das vítimas da tragédia em Minas Gerais. 

32 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Poxa Árabe, profundas palavras para escrever algo tão triste e tão real. Porque tudo nessa vida tem um fim. Mas a dor é grande, quando a vida se vai em meio a esses episódios. Deus tenha piedade de nós,dos amigos e familiares, que ficamos perplexos diante desses fatos lamentáveis. Tenho pedido a Deus que nos dê conforto e coragem para prosseguirmos a jornada.
Enfim, queremos conquistar tanto o ter, que esquecemos que o necessário nessa vida, é apenas ser. Brigamos por tudo e esquecemos que partimos sem nada.
Belo post, bela musica!
Bom fim de semana, Árabe! Beijos

1 de fevereiro de 2019 às 22:55  
Blogger chica disse...

Linda e tocante homenagem às vitimas dessa tragédia bem anunciada... Tanta verdade! Tentemos viver cada dia com o brilho de um dia de sol,que deve estar em nosso coração! Lindo demais! abração, já de volta, chica

2 de fevereiro de 2019 às 05:59  
Blogger CÉU disse...

Olá, estimado amigo!

Um texto repleto de verdade. Vida e morte o binómio real.
Viver é a palavra chave. Um dia de cada vez, acho eu, mas bem saboreado.

Em Portugal, muita gente pretende depois de morta ser cremada e as cinzas guardadas ou atiradas ao mar, portanto, os corpos não voltarão à terra. Tudo se modifica com o tempo.

Abraços e bfds.

2 de fevereiro de 2019 às 20:47  
Blogger CÉU disse...

Qto à tragédia em Brumadinho, as minhas condolências a todo o Brasil.

Até breve!

2 de fevereiro de 2019 às 20:48  
Blogger Arco-Íris de Frida disse...

Tao triste tudo o que aconteceu, nao tem palavras que possam exprimir tanta dor, angustia, desespero... é preciso acreditar que existe uma vida alem, pq se nao, nao faria sentido tanto sofrimento.
Por aqui todos abalados com essa tragedia.

Abraços meu bom amigo...

2 de fevereiro de 2019 às 23:44  
Blogger Alice Alquimia disse...

UMA EXTRAORDINÁRIA PUBLICAÇÃO.
ACABO DE CHEGAR AQUI
E NÃO VEJO ONDE PODEREI SEGUI O BLOG...
ABRAÇO

4 de fevereiro de 2019 às 14:46  
Blogger Filha do Rei disse...

A vida é maravilhosa com tudo que ela nos traz. Em todos os momentos, se soubermos tiraremos grandes lições.
Amei o texto!
Tenha uma abençoada semana!!Bjs

4 de fevereiro de 2019 às 21:18  
Blogger Ailime disse...

Bom dia meu Amigo e bom o Árabe,
A minha solidariedade e pesar por essa grande tragédia de Brumadinho que entristeceu todo o mundo.
Admirável texto sobre uma realidade à qual não podemos fugir.
Por esse fato cada minuto da vida deve ser vivido com sabedoria.
Nem sempre isso acontece, mas devemos ter consciência de que assim deve ser, porque nada somos e num instante tudo se desfaz.
Gostei de ouvir a música, muito bem escolhida como sempre.
Beijinhos e continuação de boa semana
Ailime

5 de fevereiro de 2019 às 06:38  
Blogger Marina Filgueira disse...

¡Hola Árabe!

Es un texto único una realidad que invita a reflexionar; es verdad que con las prisas que llevamos a diario, uno no se para a pensar que en cualquier momento cuando un menos lo piensas, se acaba el paseo emprendido.

Siento en el alma la tragedia que, ocurrió en tu tierra, yo tengo familia por esos lares y doy gracias al cielo y la vida porque están bien.

Siempre es un placer leerte, amigo: te dejo mi gratitud y mi gran estima.

Un abrazo y se muy muy feliz.

5 de fevereiro de 2019 às 08:51  
Blogger São disse...

Que as vítimas de Minas Gerais e Nariana sejam justiçadas e que a Vale seja devidamente castigada !!

Beijinho, meu amigo, boa semana

5 de fevereiro de 2019 às 12:27  
Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Estou solidária com a tragédia, que as vitimas nunca sejam esquecidas!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

5 de fevereiro de 2019 às 16:37  
Blogger Amélia disse...

Estou solidária com todo povo Brasileiro pela triste tragédia de Brumadinho, as minhas condolências.
Extraordinária publicação,vamos viver cada dia o melhor possivel.
Continuação de boa semana.

5 de fevereiro de 2019 às 18:34  
Blogger Unknown disse...

Lindo o texto, muito lindo! Sem ter muito o que falar. A gente fica com o coração em pedaços, imagina os familiares, só Deus pra acalentar! Tudo muito triste. Um abraço enorme pra você e bom resto de semana!

6 de fevereiro de 2019 às 09:36  
Blogger Mariazita disse...

Muito clara a mensagem deste excelente texto.
Quando somos novos julgamo-nos imortais. Mas à medida que a idade avança começamos a consciencializar-nos de que um dia chegará o nosso fim. E, no dia a dia, preparamo-nos para isso, almejando deixar saudades quando partirmos.
Infelizmente há pessoas (conheço algumas) que não se lembram que o que é terreno cá ficará, nada levamos connosco, por isso não vale a pena amealhar mais e mais; bom é que distribuamos por quem necessita, guardando para nós o essencial.

RE: Gostei muito do teu comentário na minha "CASA". Não sei se acontece também contigo... mas por vezes há uma frase, ou até uma simples palavra, que nos "cai" muito bem, dando-nos alento... Foi o que aconteceu, uma frase muito pequenina... soube-me muito bem! Mas não digo mais... é segredo :)))

Continuação de boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

6 de fevereiro de 2019 às 14:12  
Blogger Fá menor disse...

Amen!
Gostei muito deste texto. Saibamos ter/ser luz na nossa vida, e a escuridão não nos apanhará desprevenidos.

Beijinhos, amigo!

6 de fevereiro de 2019 às 18:25  
Anonymous Poirot disse...

Uma linda mensagem . o fim acabará numa luz brilhante
abraço

8 de fevereiro de 2019 às 03:59  
Blogger O Árabe disse...

Bem como você disse, Lúcia: "... queremos conquistar tanto o ter, que esquecemos que o necessário nessa vida, é apenas ser. Brigamos por tudo e esquecemos que partimos sem nada."! Obrigado, bom fim de semana.

8 de fevereiro de 2019 às 17:11  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Chica! Vocês voltaram... mas tenho certeza que a praia foi muito bem aproveitada! :) Bom fim de semana, amiga!

8 de fevereiro de 2019 às 17:12  
Blogger O Árabe disse...

Concordo inteiramente, Céu! O negócio é viver! Um dia de cada vez... mas bem saboreado! Quanto a Brumadinho, realmente uma tragédia; oxalá, outras sejam evitadas! Bom fim de semana, minha amiga!

8 de fevereiro de 2019 às 17:14  
Blogger O Árabe disse...

Sabe, Arco-Íris? Realmente, ocorrências assim é que levam a acreditar que a Vida continua... ou não haveria sentido! Acho que todos estamos abalados, amiga; meu abraço, bom fim de semana!

8 de fevereiro de 2019 às 17:16  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Alice, pela visita e pela gentileza das suas palavras. Não entendo nada de internet; por isto, nem sei ensinar como seguir o blog. :) Mas postamos sempre às 22h de sexta, e a sua visita será sempre uma alegria! Bom fim de semana, volte sempre; o oásis é nosso!

8 de fevereiro de 2019 às 17:19  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Princesa! E concordo: "A vida é maravilhosa com tudo que ela nos traz.". Precisamos ter presente essa verdade, em todos os momentos! Obrigado, bom fim de semana.

8 de fevereiro de 2019 às 17:20  
Blogger O Árabe disse...

Como sempre, Ailime, de seu comentário retiro uma frase, que resume todo o texto: "... cada minuto da vida deve ser vivido com sabedoria." Assim é, minha amiga; obrigado! Meu abraço, gostei de saber que desta vez você conseguiu ouvir a música. :) Bom fim de semana!

8 de fevereiro de 2019 às 17:23  
Blogger O Árabe disse...

E estas certa, Marina: devemos dar graças, por cada momento em que nós e aqueles que amamos estamos bem! Obrigado, e meu abraço; bom fim de semana, amiga!

8 de fevereiro de 2019 às 17:24  
Blogger O Árabe disse...

Que assim seja, São; é a melhor forma de evitarmos tragédias semelhantes! Meu abraço, amiga; obrigado, bom fim de semana!

8 de fevereiro de 2019 às 17:25  
Blogger O Árabe disse...

Não serão, Isy... elas não podem ter morrido em vão! Obrigado, amiga; bom fim de semana.

8 de fevereiro de 2019 às 17:26  
Blogger O Árabe disse...

Acho que esta é a verdadeira ciência da vida, Amélia: viver cada dia o melhor possível! Obrigado, minha amiga; bom fim de semana!

8 de fevereiro de 2019 às 17:27  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Maria Luzia: a gente fica com o coração em pedaços... só Deus pra acalentar! Bom fim de semana, amiga; obrigado!

8 de fevereiro de 2019 às 17:29  
Blogger O Árabe disse...

Como sempre, Mariazita, um comentário sensato e esclarecido. "Não vale a pena amealhar mais e mais; bom é que distribuamos por quem necessita, guardando para nós o essencial.". Muito bem dito! No mais, concordo contigo, e acho que isto acontece a todos nós: vezes existem, em que uma simples frase nos traz um novo alento; e sinto-me feliz, por tê-la "dito" a ti, amiga! :) Obrigado; meu abraço, bom fim de semana.

8 de fevereiro de 2019 às 17:33  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Fa! E esta é a ideia, sim: "Saibamos ter/ser luz na nossa vida, e a escuridão não nos apanhará desprevenidos.". :) Obrigado, meu abraço; bom fim de semana!

8 de fevereiro de 2019 às 17:34  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Poirot: numa luz brilhante; e, depois dela, prosseguiremos pelos jardins da Eternidade! meu abraço, bom fim de semana e volte sempre; o oásis é nosso!

8 de fevereiro de 2019 às 17:36  
Blogger A Casa Madeira disse...

Só o criador para acalentar quem fica...
Bom final de semana.

15 de março de 2019 às 17:46  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky