O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

O SENTIDO DA VIDA


Por que tanto buscamos o sentido da vida?
Ao fazê-lo, assemelhamo-nos ao viajante insensato que, preocupado apenas com o fim da jornada, deixa de desfrutar das belas paisagens que a seu lado desfilam e se modificam a cada instante.
Deixa de sentir a carícia do vento nos cabelos, e de escutar a música suave do seu assovio nas folhas das palmeiras; deixa de contemplar a beleza das flores e respirar o aroma que perfuma o jardim.
Deixa de ouvir a canção reconfortante do regato humilde, que murmureja aos seus ouvidos; e não se delicia em beber de suas águas cristalinas e mergulhar o corpo em sua corrente fresca e mansa.
Permanece surdo aos chamados do amor; e não se detém, encantado, para descobrir os seus deleites. Não vive a paz da sua ternura e a ânsia do seu desejo, preocupado com o que virá amanhã.
Assim acontece, àquele que demais se preocupa em descobrir o sentido da vida. Como se uma viagem maravilhosa e cheia de encantos e aventuras não valesse por si mesma, por sua própria duração!
Aquele que assim procede não aproveita a dádiva de cada dia, concentrado que está em que logo chegue o amanhã. Não aproveita os momentos que tem, pensando nos que virão... e podem nem chegar.
Não aprende com as derrotas, das quais guarda somente mágoa e decepção; e nem se alegra com as vitórias, vendo-as apenas como degraus que galga, em sua ascensão para o sucesso final.
Por muito tempo, eu também procurei o sentido da vida; e jamais o consegui encontrar. Porque a vida, como o amor, é o seu próprio sentido; a sua própria razão de existir, a sua explicação.
A vida é como a música, a beleza, a saudade, a magia e o encanto. É como a espuma alva que se forma na crista da onda e se desfaz na areia da praia, para voltar com a próxima onda que vier.
Julgamos que a vida nos pertence; nós é que pertencemos a ela, entretanto! Não a podemos tomar em nossas mãos, nem guardá-la em nossas bagagens, nem sequer determinar a sua duração.
Por muito tempo, eu também procurei o sentido da vida. Mas descobri que de nada nos adianta a procura. Não é sábio concentrar-se no destino final, enquanto se pode desfrutar da viagem.
A vida é o seu próprio sentido. Não é na chegada que está o encanto, mas na viagem; não é no acorde final que está a música, mas na melodia; e não é no fim que está o amor, mas no durante.
Está é a verdade que aprendi. O sentido da vida está em cada criança que nasce, e em cada idoso que se vai; nas dificuldades que encontramos e nas vitórias que conseguimos; no amor e na saudade.
Viver. Este é o sentido da Vida.


Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/marco/1_orquestra_caravelli_emmanuelle.mid

28 Comentários:

Blogger Lia Noronha disse...

Querido amigo Árabe: que busquemos sempre um sentido verdadeiro para seguir na vida.
Sempre reflexivos seus textos...gratidão!!!
abraços carinhosos.

14 de dezembro de 2018 às 23:25  
Blogger chica disse...

Parabéns! VIVER sem tantas preocupações em achar respostas pra isso ou aquilo..Simplesmente viver de verdade! abração, tudo de bom,chica

15 de dezembro de 2018 às 05:48  
Blogger CÉU disse...

Tem razão, amigo Árabe. A vida é todo o nosso percurso e o importante é viver.

Abraços e bfds.

15 de dezembro de 2018 às 14:26  
Blogger Arco-Íris de Frida disse...

Ando nao sabendo mais qual o sentido da vida... preciso reaprender a olhar a vida como se ela tivesse algum sentido.

PS: Bom, querido amigo... tive um golpe mais forte alem dos que ja estavam acontecendo sucessivamente que me tirou o equilibrio. A menos de um mes, os jornais no país todo noticiaram um caso de um jovem que foi espancado dentro de uma escola tradicional aqui de Minas Gerais e morreu... esse jovem era alguem muito ligado a mim... essa morte tao brutal e inesperada me tirou totalmente o chao, foram dias dificeis ate começar a me reeguer, toda a familia ainda esta tentando entender e seguir em frente.
Desculpe a ausencia, mas, precisei desse tempo, e ainda estou precisando, para voltar aos poucos a vida normal.
Mas fico feliz de ver que vc esta bem... e é o que desejo, que vc esteja sempre bem ao lado dos que lhe sao caros.
Boa semana amigo.

Abraços...

16 de dezembro de 2018 às 08:41  
Blogger Nataline disse...

Visitando, lendo e escrevendo:- " No amor e na Saudade" ... Está tudo dito sobre o sentido da vida.
--
» » O outro lado do Espírito Natalício « «
--
FELIZ NATAL

17 de dezembro de 2018 às 15:07  
Blogger Quase Cinderela disse...

Que texto fantástico é poético.
Concordo em tudo.
Também eu procurei e só encontrei mais dúvidas que me impediam de ver tudo à frente. A vida é valiosa e tudo o que elas nos dá deve ser apreciado. É mesmo o durante que importa.
Obrigada pela reflexão linda
Adorei
Beijinhos

18 de dezembro de 2018 às 15:58  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Um texto excelente repleto de conhecimento.
A vida só terá sentido se, regidos por determinados parâmetros, nos soubermos conduzir desfrutando do melhor que a vida tem para nos oferecer. O mundo é ainda muito belo e tem muito para nos maravilharmos, assim como pessoas boas a quem amamos e que nos amam.
Deixemo-mos embalar pelo vento e sem pressas prossigamos a nossa rota saboreando cada momento como se ondulássemos sobre uma seara madura.
Desta vez não consegui ouvir a música. O link não é reconhecido.
Beijinhos, meu Amigo, e continuação de boa semana.
Ailime

18 de dezembro de 2018 às 16:01  
Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Tens sempre palavras certeiras!
Aproveito para desejar um bom natal!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

18 de dezembro de 2018 às 16:52  
Blogger Adolescendo em Verso & Prosa disse...

Árabe : querido amigo ..vim até aqui beber um pouco das ágias dos teus ensinamentos...abraços carinhosos meus.

18 de dezembro de 2018 às 19:37  
Blogger Marina Filgueira disse...

¡Hola árabe, muy buenos días, que delicia leerte, amigo!

Como siempre, no dejas una buena y preciosa lección de vida. Gracias por darnos tanto importante y a la vez bello.

Gracias por tu generosa amistad en todo este tiempo, esperando que se pueda seguir en adelante, ha sido siempre un inmenso placer pasar a leerte, donde se respira buenas enseñanzas que enamoran.
Te dejo un abrazo largo y fraterno llenito de todo lo bueno del mundo para ti y tu familia.

Te deseo unas felices fiestas navideñas, que estén llenas de salud y amor, lo más llega solo. Que 2019, te sea muy propicio y se realicen todos tus sueños.
Hasta otro momento si Dios quiere.



19 de dezembro de 2018 às 07:35  
Blogger São disse...

Pois, talvez o melhor meio de compreender o sentido da Vida seja viver !

Te abraço com carinho, querido Amigo, te desejando bom Natal e óptimo 2019

19 de dezembro de 2018 às 13:20  
Blogger Fá menor disse...

Muito boa perspectiva. O sentido da vida é a própria vida: faz sentido.
Gostei muito.

Votos de um Feliz e Santo Natal, amigo!
Abraços!

19 de dezembro de 2018 às 20:46  
Blogger O Árabe disse...

Que assim seja, Lia; que encontremos sempre esse sentido! Obrigado, minha amiga, bom resto de semana; feliz Natal, de paz e amor, com aqueles que lhe são caros!

20 de dezembro de 2018 às 13:35  
Blogger O Árabe disse...

É o melhor, né, Chica? Simplesmente viver de verdade! :) Obrigado, minha amiga, bom resto de semana; feliz Natal, de paz e amor, com aqueles que lhe são caros!

20 de dezembro de 2018 às 13:43  
Blogger O Árabe disse...

Bem resumido, Céu: o importante é viver! Obrigado, minha amiga, bom resto de semana; feliz Natal, de paz e amor, com aqueles que lhe são caros!

20 de dezembro de 2018 às 13:45  
Blogger O Árabe disse...

Entendo, Arco-Íris, acredite! As vezes, diante de certos acontecimentos, parece que nos falta o chão sob os pés; mas sempre reaprendemos a caminhar, porque a Vida é o seu próprio sentido! Obrigado, minha amiga, bom resto de semana; feliz Natal, de paz e amor, com aqueles que lhe são caros!

20 de dezembro de 2018 às 13:49  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Nateline. Dito, talvez... mas, com certeza, a cada dia aprendemos um pouco mais sobre o sentido da Vida! Obrigado, minha amiga, bom resto de semana; feliz Natal, de paz e amor, com aqueles que lhe são caros!

20 de dezembro de 2018 às 13:52  
Blogger O Árabe disse...

Cinderela, concordo inteiramente com você: "A vida é valiosa e tudo o que elas nos dá deve ser apreciado. É mesmo o durante que importa.". Obrigado, minha amiga, bom resto de semana; feliz Natal, de paz e amor, com aqueles que lhe são caros!

20 de dezembro de 2018 às 13:53  
Blogger O Árabe disse...

Lamento, Ailime, que não a tenhas podido escutar; isto às vezes acontece, aqui no blogspot, e ainda não consegui descobrir a razão. Quanto ao comentário, faço minhas as suas palavras: devemos saborear cada momento, como se fosse uma fruta madura. Obrigado, minha amiga, bom resto de semana; feliz Natal, de paz e amor, com aqueles que lhe são caros!

20 de dezembro de 2018 às 13:56  
Blogger O Árabe disse...

De coração, Isy, retribuo os seus votos e agradeço a companhia. Obrigado, minha amiga, bom resto de semana; feliz Natal, de paz e amor, com aqueles que lhe são caros!

20 de dezembro de 2018 às 13:57  
Blogger O Árabe disse...

Honrado com a visita de vocês e desejando todo sucesso para a peça! Obrigado, amigos adolescentes, bom resto de semana; feliz Natal, de paz e amor, com aqueles que lhe são caros!

20 de dezembro de 2018 às 14:00  
Blogger O Árabe disse...

MEspero, sim, Marina, que sigamos adiante, e a nossa amizade se torne cada vez maior! Obrigado, minha amiga, bom resto de semana; feliz Natal, de paz e amor, com aqueles que lhe são caros!

20 de dezembro de 2018 às 14:02  
Blogger O Árabe disse...

E é, São... com certeza! :) Obrigado, minha amiga, bom resto de semana; feliz Natal, de paz e amor, com aqueles que lhe são caros! Meu abraço.

20 de dezembro de 2018 às 14:03  
Blogger O Árabe disse...

Todo sentido, né, Fa? :) Obrigado, minha amiga, bom resto de semana; feliz Natal, de paz e amor, com aqueles que lhe são caros!

20 de dezembro de 2018 às 14:04  
Blogger Zilani Célia disse...

OI ÁRABE!
UM TEXTO BELÍSSIMO E UM GRANDE ALERTA, POIS PASSAMOS SEMPRE PREOCUPADOS COM O QUE ESTÁ POR VIR, SEM USUFRUIRMOS DA "VIAGEM" MARAVILHOSA QUE É A VIDA.
UM GRANDE NATAL AMIGO.
ABRÇS
https://zilanicelia.blogspot.com/

20 de dezembro de 2018 às 21:52  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Zilani: a vida é mais maravilhosa das viagens! Obrigado, minha amiga, bom resto de semana; feliz Natal, de paz e amor, com aqueles que lhe são caros!

21 de dezembro de 2018 às 18:14  
Blogger RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

Boa tarde! Creio que precisamos ter sempre o equilíbrio entre refletir sobre o sentido da vida e vivermos. Concordo com a sua colocação. O tempo excessivo num laboratório ou numa biblioteca aliena da grande aula a ceu aberto. Parabéns pelo blogue!

25 de dezembro de 2018 às 11:39  
Blogger O Árabe disse...

Desculpe-me pelo atraso na resposta, Rodrigo; só hoje vi o seu comentário. E concordo inteiramente com você: precisamos manter o equilíbrio, ou desperdiçaremos um tempo valioso para viver! Obrigado, meu abraço; bom resto de semana!

27 de dezembro de 2018 às 14:24  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky