O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

OS NAMORADOS E OS SONHOS



Namorados dividem sonhos.

E, assim fazendo, multiplicam a sua felicidade; porque um sonho compartilhado parece estar mais perto da sua realização. É da crença daquele que admira, que o homem tira a sua própria crença. 

Namorados caminham um para o outro.

Assim fazendo, tornam mais fácil o seu encontro; porque menor é a distância a ser percorrida, quando cada um anda a sua metade do caminho. Paralelas estão próximas, mas jamais se juntam.

E há momentos em que nos sentimos sós.

Independente das pessoas que nos cercam. Independente de termos, ou não, amores ou amigos. Há momentos em que nos sentimos sós, ainda que centenas de pessoas estejam em nossa lista de contatos.

A solidão faz parte de nós. Nascemos sós: mesmo os gêmeos veem a luz um de cada vez. E morremos sós: ninguém nos pode acompanhar, na Grande Viagem, quando retornamos ao Coração do Universo.

A solidão faz parte de ser humano. Porque cada um de nós tem as suas próprias ideias, os seus próprios objetivos; e, ainda que possamos andar de mãos dadas, cada um segue pelo seu próprio caminho.

Assim é. E, porque sentimos essa verdade em nossas almas, buscamos a sensação de companhia; desejamos ter amigos e amores, cultivamos o desejo e o sonho de encontrar a quem chamamos alma gêmea.

Isto acontece, porque nos sentimos sós. Como a tristeza desperta em nós o desejo de conhecer a alegria, a sensação de solidão em que vivemos torna mais forte a necessidade de companhia.

Por isto, namorados dividem sonhos. Compartilham ilusões, como pessoas que bebem da mesma fonte; que enxergam a mesma luz. Vivem juntos as emoções de uma música, o encanto de um pôr-do-sol ou um alvorecer.

Namorados dividem sonhos. E assim se sentem esperançosos e felizes; porque a nossa alma tem a estranha e maravilhosa capacidade de dividir as tristezas compartilhadas e multiplicar as alegrias divididas.

Porque, nas relações entre os seres humanos, dividir é sempre a melhor forma de somar e acreditar. E, em verdade, é quando perdemos o prazer simples de dividir, que difícil se torna prosseguir juntos a caminhada.

Sonhar juntos; este é o primeiro passo para construir juntos. E uma forma de aplacar a solidão que se esconde em cada homem e espreita, para manifestar-se nas horas quietas e intermináveis de uma noite insone.

Dividir; este é o segredo de multiplicar. E é por isto que os namorados dividem sonhos, para multiplicar; para acreditar em um amanhã melhor, onde seja possível tornar realidade as suas esperanças.

Este é o maior sonho de todos os enamorados. 


Música:
 http://ohassan.dominiotemporario.com/marco/1_ernesto_cortazar_you_are_my_destiny.mid

23 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Acho Árabe, que acontece entre casais que se jantam, é o perigo da rotina. O perigo de acreditar numa relação sem dissolução, por causa da obrigatoriedade, do sentido da responsabilidade. Acontece também, que advém dessa certeza, o descaso e o cuidado de um, para com o outro. O descaso de fazer com que a relação seja sempre uma caixinha de surpresa, como fazem os enamorados. Eles passam a dividir problemas, ao invés de sonhos. Cada um se prende a sua vida, ao que gosta, ao que deseja, sem se dar conta, que o amor e os sonhos, se transformam em pesadelos e cobranças. A relação passa e ser chata e cansativa; falta paciência, falta admiração e encantamento. Um já não lembra, nem sabe responder, sobre a qualidade do outro, enquanto a lista dos defeitos vai se alongando. As brigas passam a ser constantes, com ou sem motivos. A intolerância se torna evidente. E, onde havia amor, compreensão e sorrisos, sobram impaciência, intolerância, dando lugar ao ar de desdem, rancor, que deságuam na mágoa. A mulher comete o maior erro da vida conjugal; fazendo greve de sexo, enquanto a mágoa persiste. E nessa hora, a solidão se completa. Ainda que estejam cercados de gente. O sorriso é dominado pela fisionomia sisuda e o amor aos poucos vai dando lugar a sentimentos não tão profundos, levando os sonhos, os enamorados, o desejo e o encantamento.
Assim eu vejo uma vida a dois que se destrói. Uma parceria regada a emoção e sedução, ser transformada em irmandade e frustração.
Belo e reflexivo texto, Árabe!
Bom fim de semana! Beijos

7 de dezembro de 2018 às 23:57  
Blogger chica disse...

Adorei!! E chega no dia em que Kiko e eu comemoramos o início o nosso namoro, num 8 de dezembro ,há 52 anos atrás.( em janeiro faremos ,se Deus quiser, 50 anos casamento, nossas BODAS DE OURO!!)

É muito importante sonhar e dividir sonhos e uma dádiva encontrar a pessoas certa pra partilhas vida e sonhos!

abração, tudo de bom,chica

8 de dezembro de 2018 às 04:38  
Blogger CÉU disse...

Dividir algo de bom é sempre proveitoso, qto mais sonhos, que gente enamorada tem.
Não entendo, qdo um namorado assassina a namorada, se dividiram sonhos e foram tão felizes em tempos. O que passará na cabeça desses homens, sim, pke 99% dos assassinatos em geral ou às companheiras são feitos por homens.
O macho continua a dominar e a ser o patriarca. Sei decerto que as mulheres não querem estar à frente ou atrás deles, mas sim ao lado.

A música é deslumbrante. "Tu és o meu destino", k já coloquei em meu blog na voz de Paul Anka.

Abraços e bom domingo.

8 de dezembro de 2018 às 22:04  
Blogger Marina Filgueira disse...

¡Hola Árabe!

Es una pura realidad tu precioso texto.
Llegamos solos al mundo y sin mochila,
nos vamos igualmente.
Mas en este paseo por la vida, hacemos amistades nos relacionamos y naturalmente, nos enamoramos siendo esta la la opción más necesaria para una buena convivencia. Amor de padres, amor de hijos, amor de hermanos, amor de de amigos, amor al prójimo en general.
Sin amor nada somos.
Necesitamos todos y cada uno de nosotros,
Amar y ser amados.
No tendría sentido la vida, sin amor.
Nos dejas toda una lección de vida.
Un brazo y mi gratitud.

10 de dezembro de 2018 às 08:19  
Blogger Ailime disse...

Bom dia meu Amigo e bom Árabe,
Um belo texto para reflectir.
Como eternos namorados e enamorados devemos pautar nossas vidas, para que a partilha e a comunhão de ideias estejam sempre presentes nas nossas vidas e a esperança não deixe de morar em nossos corações.
Gostei de recordar My destiny, que acho linda. Adorava ouvi-la na voz de Paul Anka em tempos idos..
Beijinhos e continuação de boa semana.
Ailime

11 de dezembro de 2018 às 06:55  
Blogger Mariazita disse...

Dividir tudo o que há de bom. Espalhar amor por todos que nos rodeiam.
Assim deveria ser a vida, que assim seria muito mais digna de ser vivida.
Bom reflectir neste teu texto, meu caro Amigo.

Aproveito para desejar Boas Festas e Feliz Natal.

Continuação de boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

12 de dezembro de 2018 às 07:19  
Blogger Unknown disse...

Só lindo, maravilhoso texto! Assim penso que deve ser, dividir pensamentos, tristezas e alegrias, é por aí! Amei tudo, muito grata! Ótimo resto de semana e um abração. Qualquer hora posto umas fotos no nosso cantinho, tudo lindo por aqui, com as chuvas, tudo verdinho, tudo lindo!

13 de dezembro de 2018 às 16:54  
Blogger Arco-Íris de Frida disse...

A meu ver, o segredo de casais felizes, é olharem juntos para a mesma direçao, quando se tem objetivos e propostas de vida iguais, sempre é mais facil a caminhada.

Arabe, espero que esteja bem... que vc tenha um fim de semana de paz junto aos seus...

14 de dezembro de 2018 às 00:03  
Blogger Acrescenta Um Ponto ao Conto disse...

Caros amigos leitores,

convidamos-vos a ler o capítulo 3 do nosso conto escrito a várias mãos "Ecos de Mentes", que esta semana nos chegou pela mão da Carolina Lemos, interpretando a personagem Beatriz.

Sempre com o mesmo carinho por vós,
votos de excelente fim-de-semana!

Saudações literárias!

14 de dezembro de 2018 às 13:42  
Blogger O Árabe disse...

Sábio comentário, Olhos de Mel! Essas, realmente, são as causas da maioria das separações. Obrigado, bom fim de semana; fique bem!

14 de dezembro de 2018 às 18:48  
Blogger O Árabe disse...

Meus parabéns, Chica! E ainda bem que acertei na data, não foi? Em janeiro, terei o prazer de desejar felizes bodas de ouro a você e ao Kiko, com certeza! E concordamos: é muito importante sonhar e dividir sonhos. Bom fim de semana, minha amiga; obrigado!

14 de dezembro de 2018 às 18:51  
Blogger O Árabe disse...

Também não entendo, Céu! Não vejo razão para haver violência entre seres humanos e, principalmente, entre homens e mulheres, quando seria tão melhor se apenas existissem amor e tolerância! Ah, e concordamos: a música é linda, sim! :) Bom fim de semana, minha amiga; obrigado!

14 de dezembro de 2018 às 18:53  
Blogger O Árabe disse...

Grande verdade, Marina: gostarmos uns dos outros é, com certeza, o requisito mais necessário para uma boa convivência! Sem amor, nada somos. Obrigado, bom fim de semana; fique bem, amiga!

14 de dezembro de 2018 às 18:55  
Blogger O Árabe disse...

Preciso concordar inteiramente com você, Ailime: "... devemos pautar nossas vidas, para que a partilha e a comunhão de ideias estejam sempre presentes nas nossas vidas e a esperança não deixe de morar em nossos corações.". Esta é uma sábia lição de vida, amiga! Obrigado, bom fim de semana.

14 de dezembro de 2018 às 18:56  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Isy. Bom fim de semana, amiga!

14 de dezembro de 2018 às 18:56  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Mariazita! Com certeza, se espalharmos o amor ao nosso redor, a vida será bem mais digna de ser vivida! Bom fim de semana, minha amiga!

14 de dezembro de 2018 às 18:58  
Blogger O Árabe disse...

Estou, realmente, sentindo falta das inspiradas fotos que você posta, Maria Luzia! Ainda mais agora, sabendo que tudo por aí deve estar ainda mais bonito; não demore de voltar a colocar algumas, viu? :) Obrigado, amiga; bom fim de semana!

14 de dezembro de 2018 às 19:00  
Blogger O Árabe disse...

Estou bem, sim, Arco-Íris; obrigado. Ainda mais agora, sabendo que também estás bem. Confesso que me preocupava um pouco a falta de notícias, amiga; a amizade é sincera, ainda que virtual. E estou inteiramente de acordo: caminhar juntos é mais fácil, quando se olha na mesma direção. Obrigado, bom fim de semana; fique bem!

14 de dezembro de 2018 às 19:04  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, o estarei lendo em breve. Obrigado pelo alerta, bom fim de semana!

14 de dezembro de 2018 às 19:05  
Anonymous lia disse...

Árabe: temos que seguir a estrada solitária do viver....quando em algum momentos compartilhamos com outros até caminharmos para o final...que seja o mais verdadeiro possível!
abraços meus com saudades suas no meu Cotidiano.

18 de dezembro de 2018 às 19:41  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Lia! E são muito doces, esses momentos que compartilhamos! Obrigado, amiga; bom resto de semana.

19 de dezembro de 2018 às 09:37  
Blogger Fá menor disse...

Dividir: o segredo de multiplicar. Que bom que assim seja! Convém nunca esquecermos de o pôr em prática.
Abraço.

19 de dezembro de 2018 às 20:34  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Fa! Seria tão simples, se apenas aceitássemos essa verdade! Meu abraço, amiga; bom fim de semana!

20 de dezembro de 2018 às 13:26  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky