O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

A VIDA E O TEMPO


Sim; é preciso manter os olhos no futuro.
Conservando na memória, porém, as lembranças do passado. Porque as alegrias que vivemos são os nossos motivos para seguir em frente; e as tristezas nos ensinam a não repetir erros.
E vivendo no presente. Porque de nada adianta sonhar com a colheita de amanhã, se hoje não semearmos a terra; é preciso viver cada hoje, pois só no tempo certo viveremos o amanhã.
Nada colheremos no futuro, senão o que plantarmos no presente. E precisamos aprender com cada seara, para que da próxima vez possamos ter uma colheita melhor e mais abundante.
Como o lavrador aprende a reconhecer a terra mais produtiva, as melhores sementes e o tempo mais indicado para a semeadura, precisamos aprender a viver, se queremos uma vida melhor.
Precisamos saber o que plantar, onde plantar e quando plantar. Porque somos todos lavradores e nada fazemos, durante cada jornada, senão espalhar as sementes do que colheremos.     
Esta é a ironia da vida: embora não possamos viver senão no hoje, necessitamos recordar o ontem e ter esperança no amanhã. Viver o presente, recordar o passado e acreditar no futuro.
Porque estamos mergulhados no tempo, como o peixe no oceano. E muitas vezes, como ao peixe acontece, somos atraídos pela isca cintilante, sem perceber o anzol que ela esconde.
Muitos são os perigos que se ocultam, em cada novo dia; e muitas as oportunidades que encontramos, ao longo da jornada. É preciso reconhecer uns e outros, para fazer a melhor escolha.
Pois não é sensato aquele que se nega a viver, por medo dos perigos; nem tampouco o que se lança de cabeça, sem refletir, como a mariposa se deixa atrair pelo brilho mortal da chama.
Busquemos a sabedoria dos meios, abandonando a insensatez dos extremos. E avaliemos os riscos de cada atitude a ser tomada, sem permitir que o medo nos roube o prazer de viver.
Pois o que chamamos de vida, enquanto aqui caminhamos, nada é senão a oportunidade de aprender os melhores caminhos para o Coração do Universo; este será o nosso destino final.
E não é com tristeza que devemos seguir neste aprendizado, mas com alegria. Porque não é feliz o coração do Pai, quando as lágrimas rolam pelos olhos do filho amado, fruto da Sua essência.
Façamos tão feliz quanto pudermos, o nosso aprendizado. Porque os nossos risos são como o som de cristais tilintando, e as nossas lágrimas como sons destoantes, na sinfonia da Vida.
Que se repete pela Eternidade, no Coração do Universo. 


Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/fausto_papetti_ebb_tide.mid

25 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Linda postagem, Árabe!Com o tempo vamos aprendendo que ė no hoje que consyriomos o amanhã e que o passado nos serve de exemplo.
Bom fim de semana. Beijos

10 de novembro de 2018 às 01:24  
Blogger chica disse...

O tempo sempre nos dá sabedoria para ter esse olhar! Gostei! abraços, tudo de bom e infelizmente, já voltamos da praia,rs) chica

10 de novembro de 2018 às 06:02  
Blogger CÉU disse...

A vida é uma constante aprendizagem e que bom é viver, sinto!

O tempo também somos nós, que o fazemos. Finquemo-nos no presente, SEMPRE, sem contudo esquecer o passado, nem o futuro, cujas características desconhecemos totalmente.

Excelente texto, amigo.

Abraços e bfds.

10 de novembro de 2018 às 13:57  
Blogger CÉU disse...

Há mto que não escutava Fausto Papetti. Que musicalidade, ternura e relaxamento!
Raramente comento as músicas, que você coloca, pke me esqueço e nem reparo no link para lhe falar verdade. Nunca pensou em colocar vídeos acompanhando seus textos?

Eu sempre coloco, bem, em cima, um clip que tenha a ver minimamente com o poema, que escrevi, mas alguns comentaristas e como vão geralmente com pressa (vão cumprir um dever, uma retribuição -rs) nem falam do vídeo. Se gostam, devem dizer, caso não, devem referir tb.

Essencialmente, eu ponho o vídeo para vocês, para fazer um conjunto de palavras poéticas e música, embora seja eu a escolher, portanto, eu tenho de gostar do k coloco, também, mas vocês são a razão principal dele. Aguardo por sua opinião. Obrigada!

Tudo de bom!

10 de novembro de 2018 às 14:11  
Blogger Amélia disse...

Mais uma bela postagem que gostei muito. Cada dia é mais uma aprendizagem. O Árabe fez-me recordar umas lindas e sábias palavras do meu pai. Nada colheremos no futuro, se não plantarmos no presente. Precisamos saber plantar, onde plantar e como plantar. (Que saudades...) Parabéns pela escolha musical.
Desejo um excelente fim de semana

10 de novembro de 2018 às 20:03  
Blogger Arco-Íris de Frida disse...

Somos moldados por nossas escolhas, todo plantio tem consequencias, boas ou ruins... no passado escolhemos nosso hj, e o nosso hj sao as escolhas que estamos fazendo para o nosso amanha... a vida é isso, escolhas e consequencias... e o aprendizado vem de tudo isso.

Arabe, meu amigo, que vc tenha uma otima semana.

Abraços...

11 de novembro de 2018 às 00:51  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Sábias palavras que nos ensinam como caminhar em cada dia, na estrada vida.
Não renegando o passado, viver o presente com esperança no futuro será essa a melhor forma de encarar a vida com equilíbrio, sem medos e com otimismo.
Nem sempre será fácil, mas semeemos o que pretendemos colher e apreendamos a reconhecer os caminhos do Coração Universo.
Linda a música! O som é maravilhoso.
Beijinhos e uma boa semana.
Ailime

12 de novembro de 2018 às 16:41  
Blogger Lia Noronha disse...

Árabe : que saibamos plantar a boa semente..para colhermos os melhores frutos.Que o amanhã traga os resultados da nossa sementeira..cada vez mais composta por bons sentimentos.Que assim seja!!!
Abraços fraternos meus.

12 de novembro de 2018 às 18:35  
Blogger São disse...

Sim, o equilíbrio é sempre necessário em qualquer situação da vida, mas , por vezes, difícil de alcançar.


Beijinho, Amigo, feliz semana

13 de novembro de 2018 às 09:44  
Blogger Mariazita disse...

É necessário vivermos o hoje, sim, embora não esquecendo o ontem.
Na experiência do ontem é que podemos construir um amanhã melhor, contornando as arestas e evitando os erros do passado.
Excelente reflexão!

PS - Fui agora comentar o post anterior, que ainda não tinha lido. Com a minha filha cá em casa a recuperar do enfarte do miocárdio o meu tempo disponível minguou bastante :)

Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

13 de novembro de 2018 às 14:27  
Blogger Teresa Isabel Silva disse...

A vida é uma aprendizagem continua!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

13 de novembro de 2018 às 16:56  
Blogger A Casa Madeira disse...

Que as boas ações possam sempre transpor
as insensatez dos extremos...
Muito boa reflexão! neste dia eu janicce estava de
aniversário k.
Como sempre palavras boas por aqui não faltam; soam como mantras...
Obrigada por prestigiar a casa;
PAZ E BEM.

16 de novembro de 2018 às 13:56  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Olhos de Mel. E concordo inteiramente: para construirmos um futuro melhor que o presente, precisamos seguir os exemplos do passado! Bom fim de semana, fique bem.

16 de novembro de 2018 às 18:29  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Chica: essa é uma sabedoria que só o tempo nos traz. :) Pena que o tempo de praia acabou, por enquanto... mas valeu a pena, não é? Obrigado, amiga; bom fim de semana!

16 de novembro de 2018 às 18:53  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Céu: uma aprendizagem constante! Quanto à música, amiga, o problema é que o blogspot só aceita arquivos mid, o que dificulta um pouco. Sempre que encontro um clip relacionado, eu coloco aqui o link, para complementar o post. E sempre assisto aos clips que colocas... só não os vinha comentando. Ler-te, amiga, é sempre uma grande prazer; nada a ver com retribuição, viu? Eu gosto, mesmo, do que escreves! Obrigado, bom fim de semana; meu abraço!

16 de novembro de 2018 às 18:57  
Blogger O Árabe disse...

Sábio senhor, o teu pai, Amélia! O meu pai, que também era português, também nos presenteava com essas tiradas de sabedoria... e também deixou muita saudade! Obrigado, amiga; bom fim de semana!

16 de novembro de 2018 às 18:59  
Blogger O Árabe disse...

Bem como você disse, Arco-Íris: "a vida é isso, escolhas e consequencias... e o aprendizado vem de tudo isso.". Feliz em ver você de volta; desejo que esteja melhor em cada dia, amiga. Meu abraço, bom fim de semana!

16 de novembro de 2018 às 19:24  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Ailime: a vida "Nem sempre será fácil, mas semeemos o que pretendemos colher e apreendamos a reconhecer os caminhos do Coração do Universo.". É uma bela forma de viver, amiga! Obrigado, bom fim de semana.

16 de novembro de 2018 às 19:28  
Blogger O Árabe disse...

Que assim seja, Lia! Que cultivemos, cada vez mais, os bons sentimentos! Obrigado, amiga; bom fim de semana.

16 de novembro de 2018 às 19:29  
Blogger O Árabe disse...

Difícil, sim, São... alcançá-lo, acredito, será o fruto do aprendizado, quando estivermos prontos! Meu abraço, amiga; bom fim de semana.

16 de novembro de 2018 às 19:30  
Blogger O Árabe disse...

Sábio pensamento, Mariazita: "Na experiência do ontem é que podemos construir um amanhã melhor, contornando as arestas e evitando os erros do passado.". Entristeceu-me o saber que a tua filha sofreu um infarte, mas fico feliz em saber que já se está recuperando. Deus é grande, minha amiga! Obrigado, bom fim de semana.

16 de novembro de 2018 às 19:32  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Isy! Uma nova lição em cada dia... até que cheguemos ao conhecimento! Obrigado, amiga; bom fim de semana.

16 de novembro de 2018 às 19:33  
Blogger O Árabe disse...

Quisera eu, Janicce, saber do teu aniversário a tempo de dar-te os parabéns no dia certo! Desculpa-me pelo atraso, mas acredita: é de coração que te abraço, e desejo muitos outros anos de vida, saúde e paz! E não me agradeças: sinto-me muito bem, ao visitar a casa! Bom fim de semana, amiga; obrigado!

16 de novembro de 2018 às 19:35  
Blogger Fá menor disse...

Que possamos hoje aprender com o passado, a fim de que o futuro nos seja sereno.
Mas quantas vezes a memória é curta e os erros se vêm a repetir!... Mas não desistamos de aprender a cada passo.

Beijos, amigo!

24 de novembro de 2018 às 13:31  
Blogger O Árabe disse...

Desculpa-me pela demora, Fa; só hoje, vi este comentário. Mas estás inteiramente certa: não podemos desistir de aprender a cada passo! Boa semana, amiga.

10 de dezembro de 2018 às 14:57  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky