O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

O TÚNEL DO TEMPO



Quem jamais desejou voltar no tempo?
Retornar a algum momento especial, quando a Vida lhe sorriu e a felicidade preencheu seu coração? Quando os sonhos eram a sua razão de viver e a juventude corria em suas veias?
Quem não tem um sonho guardado, um desejo não satisfeito, uma vontade que não conseguiu realizar? E quem não gostaria de poder voltar, ter uma nova chance de fazer algo diferente?
A verdade é que cada um de nós guarda, com nostalgia, um momento especial. E gostaria de voltar a ele, de retornar àquele tempo; de vivê-lo novamente e aproveitar melhor aquele instante.
Não o podemos fazer, entretanto; porque as águas do tempo correm sempre em direção ao oceano da Eternidade. E não voltam sobre seu curso; não detêm o seu fluxo, por um momento sequer. 
O que passou, passou; esta é a verdade. E, por isto, eu vos tenho dito sempre que devemos aproveitar os momentos. Porque cada novo dia nos traz momentos especiais, que deixarão saudades.
Vivamos plenamente cada instante; e dele guardaremos lembranças que nos aquecerão o coração, quando nos procurar o frio da saudade. Vivamos com intensidade e reviveremos sempre.

Outra forma não existe de vencermos o tempo, senão através das nossas lembranças. E, ainda que a neve cubra os nossos cabelos, as chamas da memória aquecerão os nossos corações.
Cultivemos as nossas saudades. Elas formam os elos que ligam o nosso passado ao nosso presente; e assim continuará a ser, no nosso futuro. Lembremos, porém, que são apenas saudades.
São as lembranças, que na velhice nos reconduzem à juventude. São elas que nos conservam jovens,  nos fazem reviver os bons momentos; nos fazem ver que a Vida vale a pena.
Podemos, sempre, viajar no túnel do tempo. Escolhamos os nossos momentos preferidos e deixemos que se eternizem em nossas lembranças. O seu brilho iluminará o nosso caminho.
Mas tenhamos presente que são apenas lembranças. E, ainda que voltássemos àquele tempo, outras seriam as nossas sensações e outros os nossos desejos. Porque já não somos os mesmos.
Assim é: mudamos um pouco, em cada dia. Ninguém é, hoje, o que foi ontem; e este é, aliás, o objetivo de cada jornada. As circunstâncias nos fazem mudar, o aprendizado nos faz diferentes. 

O tempo não para. A Vida não para. E necessitamos caminhar sempre; ou ficaremos para trás, enquanto a caravana nos ultrapassa. Devemos, entretanto, guardar sempre as nossas lembranças.
É através delas, que conservamos a nossa juventude.  


Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/roger_willians_em_algum_lugar_do_passado.mid 

32 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Creio que a grande maioria das pessoas, um dia se pega pensando num tempo que foi bom. Onde realmente viveu a plenitude de simplesmente ser, sem preocupações, sem medos. Mas temos que prosseguir a jornada, porque assim é preciso. E, se não podemos recuar e fazermos outro começo, Deus nos dá a oportunidade de mudar o fim.
Lindo post! Bom fim de semana, Árabe! Beijos

27 de outubro de 2018 às 00:17  
Blogger chica disse...

Que lindo,Árabe! Quem não gostaria de voltar pra algum tempo passado...

Mesmo assim, fiquemos com saudades que impulsionam a viver no presente...abração praiano, chica

27 de outubro de 2018 às 05:43  
Blogger Zilani Célia disse...

Oi Árabe!
Poder, nem que fosse por um momento voltar ao passado seria algo que todos quereríamos mas, sempre há motivação para seguir em frente
Lindo como sempre, amigo.
Abrçs

27 de outubro de 2018 às 23:39  
Blogger Marina Filgueira disse...


Ay amigo, quien pudiera tener una segunda oportunidad para reparar alguna cosa que no estuvo bien, quien pudiera volver al pasado y cambiar lo que ven los ojos del alma y que no nos gusta.

Lo malo es que no hay vuela atrás, mas arrepentirse de lo mal hecho, ya es algo., pero hagamos las cosas bien pensando siempre antes de nada, pues luego ya no tiene arreglo, mañana no pisaremos las mismas huellas que hoy quedan marcadas.

Te felicito, es un post sublime, una gran lección de vida. Me ha encantado.
Te dejo mi inmensa gratitud y mi gran estima.

Un abrazo y se muy, muy feliz.

29 de outubro de 2018 às 16:39  
Blogger A Casa Madeira disse...

Eu só quería voltar no tempo para a minha idade.
Mas Com a cabeça de agora k.
Acho que todo o tempo é bom...
Boa entrada de mês.
PAZ E BEM.

29 de outubro de 2018 às 17:48  
Blogger Arco-Íris de Frida disse...

O que passou, ja foi, virou aprendizado... se foi bom que guardemos na memoria e coraçao as lembranças, se foi ruim, que tiremos uma liçao e sigamos em frente...

Arabe, meu bom amigo... lhe desejo uma semana de paz junto aos seus...

Abraços...

29 de outubro de 2018 às 23:46  
Blogger São disse...

Voltar no tempo.... é amargo por vezes, mas se nos serviu de aprendizafem, ainda bem


Abraço forte, semana feliz e Paz no Brasil, agora

30 de outubro de 2018 às 12:13  
Blogger Unknown disse...

Olá Árabe!

Poder voltar no tempo, nossa, seria maravilhoso! Muitas coisas eu não repetiria, não mesmo, mudaria muitas coisas...amei o texto, amei tudo de verdade! Ótima semana e grande abraço. Obrigada! Já de volta, já no batente, como falam e muito agradeço! Viajar é bom, mas voltar para casa também é muito bom! Fica com Deus!

30 de outubro de 2018 às 14:19  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Magnífico texto para reflexão.
Eu nem por isso gostaria de voltar atrás no tempo, embora tenha muitas saudades dos tempos que passei com os meus avós maternos e dos meus filhos quando eram crianças. Acho que foi o tempo mais bonito da minha vida.
Gostei muito e passo a citar: "Mas tenhamos presente que são apenas lembranças. E, ainda que voltássemos àquele tempo, outras seriam as nossas sensações e outros os nossos desejos. Porque já não somos os mesmos. Assim é: mudamos um pouco, em cada dia. "
Penso que é este o meu motivo, porque não gosto de viajar no túnel do tempo;)), apesar de gratas e ternas lembranças.
A música é linda e gostei imenso de a recordar.
Um beijinho e continuação de boa semana.
Ailime

30 de outubro de 2018 às 15:47  
Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Sem dúvida que deixa uma pessoa a pensar!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

30 de outubro de 2018 às 17:17  
Blogger Fá menor disse...

Muito bom.
E, sim, gostaria principalmente de poder ter novas chances de fazer diferente... mas não é possível e tenho de saber viver com isso. E aprender com as lembranças a dar no futuro sempre o meu melhor.
Muito grata!

Beijos.

30 de outubro de 2018 às 17:19  
Blogger Mariazita disse...

Bom dia, Árabe
Exceptuando, talvez, as pessoas bem jovens... penso que a maioria gostaria de poder voltar atrás em alguns momentos da sua vida.
Mas... como muito bem dizes, não é possível voltar atrás no tempo...
Restam-nos as recordações para revivermos os bons momentos passados (eu tenho muitos para reviver, felizmente)

RE: O meu próximo post vem à luz do dia mais logo, às 0 horas. Salvo raríssimas excepções, publico sempre às 0 horas do dia 1 de cada mês.

Continuação de boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

31 de outubro de 2018 às 07:28  
Blogger O Árabe disse...

Inteiramente de acordo com você, Olhos de Mel: todos, às vezes, nos pegamos pensando em um tempo que já se foi. Mas é preciso seguir em frente guardando as boas lembranças. Bom resto de semana, bom feriado!

1 de novembro de 2018 às 13:32  
Blogger O Árabe disse...

Você está certa, Chica: muitas vezes, as saudades nos ajudam a viver no presente! Bom resto de semana, boa praia!

1 de novembro de 2018 às 13:33  
Blogger O Árabe disse...

De fato, Zilani: sempre há mnotivação para seguir em frente! Ainda bem, não é, amiga? :) Bom resto de semana, obrigado.

1 de novembro de 2018 às 13:35  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Marina; algo, em seu comentário me fez pensar. De fato, o que que guardamos na lembrança é o que vemos com os olhos da alma; eu jamais havia pensado nisto! Bom resto de semana, minha amiga.

1 de novembro de 2018 às 13:37  
Blogger O Árabe disse...

Acho que todos gostaríamos disso, Janicce: o corpo da juventude, com a sabedoria de agora. Mas... se assim fosse, teríamos aproveitado tanto? :) Grato, amiga; bom resto de semana!

1 de novembro de 2018 às 13:39  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Arco-Íris; estou bem, sim, amiga. E ainda melhor, por ver você de volta! :) Bom resto de semana,fique bem.

1 de novembro de 2018 às 13:40  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, São! As lições mais dolorosas são as que melhor aprendemos. Meu abraço, amiga; bom resto de semana!

1 de novembro de 2018 às 13:44  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Maria Luzia! Viajar é bom... e voltar pra casa, é melhor ainda! :) Espero que as férias tenham sido maravilhosas, amiga; mas é bom ter você de volta. :) Bom resto de semana, obrigado!

1 de novembro de 2018 às 13:46  
Blogger O Árabe disse...

Todos temos um tempo preferido, não é, Ailime? E talvez seja bom, realmente, deixarmos as melhores lembranças envoltas na bruma colorida do passado... assim, elas permanecem tão atrantes quanto foram na época! :) Obrigado, amiga; boa semana.

1 de novembro de 2018 às 13:51  
Blogger O Árabe disse...

E$sta é a ideia, Isy: pensarmos juntos. Sempre! :) Bom resto de semana.

1 de novembro de 2018 às 13:52  
Blogger O Árabe disse...

Concordo inteiramente com você, Fa: "... gostaria principalmente de poder ter novas chances de fazer diferente... mas não é possível e tenho de saber viver com isso. E aprender com as lembranças a dar no futuro sempre o meu melhor."; é o melhor que podemos fazer! Bom resto de semana, amiga; obrigado.

1 de novembro de 2018 às 13:53  
Blogger O Árabe disse...

Eu também me considero um felizardo, Mariazita; ainda bem que temos muitos bons momentos, ao logo da vida, para recordar! :) E em breve estarei conferindo o novo capítulo, com fé em Deus. Bom resto de semana, amiga; obrigado.

1 de novembro de 2018 às 13:55  
Blogger Marli Terezinha Andrucho Boldori disse...

Boa tarde, amigo Árabe,
confesso que por muitas vezes pensei em voltar ao passado, em alguma fase da vida.
Porém sabemos que nada disso é possível além da saudade.
Como você bem o registrou as águas correm para o mar, assim como nós só temos
o caminho para Deus. Abraço!

1 de novembro de 2018 às 14:11  
Blogger CÉU disse...

Olá, meu querido amigo!

Como vão por aí? Aqui, hoje é feriado e de vocês é amanhã.
Fez mto bem em aparecer, pke eu esqueci, completamente, de ler e comentar seu magnífico e esclarecedor texto, como sempre. Me desculpe!

Sabe que eu não sou de ter saudades do tempo passado? Eu acho k a vida tem suas etapas e é preciso sapiência para as saber viver. Se já não corro como corria aos 20 anos, é lei da vida, é natural, mas sei que já corri bem e rápido aos 20 anos e tantos exemplos, que aqui poderia dar.

Beijos pra todos e bom feriadão.

1 de novembro de 2018 às 14:45  
Blogger Diana Fonseca disse...

Quem me dera voltar aos meus dois anos, poder estar com o meu pai que me deixou nessa altura. Não me lembro dele. :(

2 de novembro de 2018 às 08:25  
Blogger O Árabe disse...

Bem verdade, Marli: só temos o caminho para Deus. Ainda bem que dele fazem parte todas as nossas boas lembranças do passado! :) Obrigado, amiga; bom fim de semana.

2 de novembro de 2018 às 19:00  
Blogger O Árabe disse...

Não há o que desculpar, Céu! Apareci, porque sempre faço questão de saber dos amigos. E eu também acho que a vida tem suas etapas, e precisamos viver cada uma delas... mas, confesso, sempre há um momento que gostaríamos de cristalizar no tempo. Não achas? :) Abração, bom fim de semana!

2 de novembro de 2018 às 19:04  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Diana. Cada um de nós tem um tempo que deixou mais saudades! Mas a Vida segue, amiga; e sempre reencontraremos aqueles que nos são caros. Acreditemos, e vamos em frente! Obrigado, bom fim de semana.

2 de novembro de 2018 às 19:06  
Blogger CÉU disse...

Olá, meu amigo!

Obrigada por entender meu esquecimento.
Acho k há até mais k um, mas como cristalizar ao menos um?

Beijinho para todos.

3 de novembro de 2018 às 12:47  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Céu! Outro caminho não não existe, além das nossas lembranças. :) Boa semana, minha amiga!

5 de novembro de 2018 às 14:57  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky