O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

A CANÇÃO DA HUMILDADE


Abraçai a humildade.
Assim eu vos tenho dito. Porque a árvore que mais se destaca entre as outras, é aquela que atrai o olhar cobiçoso do lenhador; e a flor mais perfumada e colorida é a primeira a ser colhida.
E cultivai a modéstia. Porque ninguém se tornou grande, entre os seus irmãos, por cantar os próprios feitos; nem conseguiu atrair nada, senão a antipatia e a ironia, ao enaltecer as suas qualidades.
O viajante sensato não é aquele que sobre si mesmo projeta a claridade da lâmpada; mas o que ilumina a estrada por onde anda, e assim distingue melhor os seus encantos e perigos.
Guardai-vos de exagerar os vossos dons. Aquele que assim procede, é como o homem que se mira em um espelho que distorce a sua imagem; e, por isto, não se conhece como de fato é.
Guardai-vos, também, de orgulhar-vos dos elogios que vos fazem; muitos são os bajuladores, e nada existe de mais perigoso do que acreditar naqueles que aumentam as vossas virtudes.
Sim; é preciso que os outros vos exaltem, para que um dia sejais reconhecidos. Mas necessitais aprender a conhecer-vos como realmente sois, para que possais julgar o que vos dizem. 
A inveja é comum no ser humano. Muitas vezes, o homem que demonstra admiração por vossa capacidade de voar gostaria, na verdade, que vos arrastásseis a seu lado, no chão de barro.
Cuidai-vos, sobretudo, daqueles que vos procuram em busca do que, julgam, lhes podeis dar. Estes são os que hoje não vos negam elogios; e, mais adiante, não vos pouparão ofensas.       
Abraçai a humildade e cultivai a modéstia. O pavão, que antes passeava em paz a um canto do terreiro, ao abrir a sua bela cauda renuncia ao sossego e se torna alvo dos predadores.
Cada um tem o seu próprio valor. E, como não existe uma flor mais importante no jardim, não existe homem mais importante entre seus irmãos; existem apenas os que assim se julgam.
Cuidai para não estar entre eles. Porque aquele que se julga melhor do que os outros, não consegue entender os que o cercam; e está condenado à solidão em que a arrogância o encerra.
Buscai a paz, antes das honrarias entre os homens. O que importa não é o que os outros julgam de vós, mas a vossa própria opinião; podeis enfrentar o mundo, mas não a vós mesmos.
Tão breve é a vossa passagem por este mundo, que de nada vos deveriam importar os seus brilhos e as suas ilusões. Sensato é aquele que busca ser feliz, em todos os momentos.
Porque nada podereis levar na Grande Viagem.


Música:
 http://ohassan.dominiotemporario.com/marco/1_richard_clayderman_don_t_cry_for_me_argentina.mid

23 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Bem verdade, Árabe! Creio que a humildade, a fé e a esperança, devem fazer parte de nós.
Belo post, Árabe
Bom fim de semana! Beijos

29 de setembro de 2018 às 00:17  
Blogger Sherazade disse...

As vezes, Árabe, o que parece ser falta de humildade, na visão do outro, pode ser tão somente, a necessidade de ser valorizada, de chamar atenção para solidão, etc...Belo post!
Bom fim de semana! Beijos

29 de setembro de 2018 às 01:08  
Blogger chica disse...

Que texto bem oportuno esse...Nesse momento em que nos encontramos no país, onde cada candidato ufana aos 4 ventos apenas suas qualidades, vantagens e qualidades... Falta humildade mesmo...Neles e no mundo em geral! Vale reolhar pra nossas condutas! Gostei muito! abração, ótimo fds! chica

29 de setembro de 2018 às 06:31  
Blogger CÉU disse...

A imagem do pavão encantou-me, mas ela significa opulência, vaidade.
Acho k há mto pouca gente humilde, no sentido, que você escreveu no texto. Todavia, há k esperar que nos valorizem, sem falsa modéstia, sim, pke bajulação há em excesso e há povos piores, que outros

Abraços e bfds.

29 de setembro de 2018 às 19:45  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Mais um texto soberbo onde tantos ensinamentos podemos colher.
A humildade e a modéstia são na minha humilde opinião características de seres excepcionais, não impedindo que cada um de nós as pratique ou tente alcançar.
Porque hoje em dia no mundo há muita vaidade com pés de barro. Devemos durante a nossa caminhada ter a humildade de aceitar a vida como ela se apresenta, cuidando dos valores que acrescentem ao nosso viver e à forma como lidamos com os outros.
Um beijinho e uma boa semana.
Feliz mês de Outubro.
(Adorei ouvir o tema pelo Richard Clayderman).
Ailime

1 de outubro de 2018 às 14:45  
Blogger Marli Terezinha Andrucho Boldori disse...

Boa tarde, Àrabe,
fala-se tanto em humildade, porém ela anda em crise.
Seria bom se todos pudéssemos viver com esta qualidade, a humanidade está a cada dia
mais soberba, mais intranquila, e por isso nada sobra para sermos humildes.
Quem sabe a humildade seja confusa para muitos e nem sabem que não a possuem.
Valeu a reflexão. Abraço1

1 de outubro de 2018 às 16:46  
Blogger Marina Filgueira disse...

Es verdad, la humildad es una de las virtudes mas hermosa, el orgullo afea a la persona por muy guapa que sea.
Nos dejas toda una lección de vida para llevar a la práctica. Gracias Maestro: ha sido muy placentero leerte.
Te dejo mi gratitud y mi gran estima.

Ten una feliz semana.

2 de outubro de 2018 às 15:05  
Blogger Amélia disse...

Brilhante texto com ensinamentos que nos fazem refletir. A humildade é uma grande virtude pena não seja praticada.
Feliz mês de Outubro
Abraço

2 de outubro de 2018 às 15:36  
Blogger Unknown disse...

Muito bom o texto, muito bom! Uma pena a humildade não fazer parte na vida de muitas pessoas, hoje em dia, só se ver muito é a arrogância, infelizmente! Árabe, ótimo resto de semana e grande abraço pra você. Muito grata, mesmo! Estou saindo de férias, ficarei ausente vinte dias, descansar um pouco, quando voltar, estarei por aqui se Deus quiser! Fica com Deus!

3 de outubro de 2018 às 10:24  
Blogger Mariazita disse...

Bom dia, Árabe
O teu excelente texto trouxe-me à lembrança um irmão meu, (infelizmente falecido) que viveu no Brasil, onde tinha uma fábrica de... (não interessa), onde, sei por terceiros, todos os operários gostavam imenso dele e o respeitavam muito.
Contou-me ele que todos os dias, ao chegar à fábrica, onde já se encontrava a maioria dos operários, cumprimentava todos, cada um em particular. E acrescentou que " A humildade enriquece-nos. Ao cumprimentar cada um dos meus operários estou a pôr-me ao nível deles, e sei que isso os faz felizes".
Era um homem muito bom, o meu irmão, com uma inteligência muito acima da média.

Como poderia não gostar do teu texto???

Bom Fim-de-semana
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

5 de outubro de 2018 às 06:25  
Blogger O Árabe disse...

Devem, sim, Olhos de Mel. Mas, infelizmente, na maior parte dos casos apenas deveriam! :) Obrigado, bom fim de semana; fique bem!

5 de outubro de 2018 às 18:31  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Sherazade. Mas a cura da insegurança não vem senão do autoconhecimento e do verdadeiro Eu. Todos somos valiosos... só precisamos atentar para isso! Obrigado, bom fim de semana.

5 de outubro de 2018 às 18:34  
Blogger O Árabe disse...

Mera coincidência, Chica; acredite. Mas você tem razão: é nesta época, dos discursos políticos, que a humildade se torna ainda mais rara! :) Grato, amiga; bom fim de semana.

5 de outubro de 2018 às 18:36  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Céu! Acho que cada um deve despertar para o seu próprio valor, reconhecendo as suas qualidades e defeitos, pois todos os temos. Este é o melhor caminho para sermos reconhecidos, acredito! Bom fim de semana, minha amiga; espero que a mão esteja bem melhor!

5 de outubro de 2018 às 18:39  
Blogger O Árabe disse...

Concordo inteiramente, Ailime, e peço licença para repetir: "... hoje em dia no mundo há muita vaidade com pés de barro. Devemos durante a nossa caminhada ter a humildade de aceitar a vida como ela se apresenta, cuidando dos valores que acrescentem ao nosso viver e à forma como lidamos com os outros.". Muito bem dito, minha amiga! Obrigado, bom fim de semana.

5 de outubro de 2018 às 18:41  
Blogger O Árabe disse...

Acho que é bem por aí, Marli: muitos nem sabem que não possuem essa qualidade... infelizmente! :( Concordo com você, em gênero, número e grau, amiga; obrigado, bom fim de semana.

5 de outubro de 2018 às 18:43  
Blogger O Árabe disse...

E é um prazer enorme, Marina, poder falar toda semana com pessoas como vocês, que constroem o nosso oásis. Obrigado, amiga; bom fim de semana, fica bem!

5 de outubro de 2018 às 18:44  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Amélia, pela gentileza. E volte sempre que quiser; será um prazer, o oásis é nosso! Bom fim de semana.

5 de outubro de 2018 às 18:45  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Isy. Bom fim de semana, amiga!

5 de outubro de 2018 às 18:46  
Blogger O Árabe disse...

Você vai fazer falta, Maria Luzia; mas bem merece essas férias, com certeza! Aproveite, descanse bem... e tire muitas fotos, para enfeitar o nosso Cantinho! :) Obrigado; boa semana e boas férias.

5 de outubro de 2018 às 18:48  
Blogger O Árabe disse...

Que belo exemplo, Mariazita, o do teu irmão! E como rendeu bons frutos, não? Era realmente um homem muito bom e com inteligência acima da média... dom de família acredito! :) Bom que gostaste, amiga. Obrigado, boa semana!

5 de outubro de 2018 às 18:50  
Blogger Fá menor disse...

Quanta sabedoria transparece dos seus textos! Este é mais um carregado de verdades.

"A inveja é comum no ser humano. Muitas vezes, o homem que demonstra admiração por vossa capacidade de voar gostaria, na verdade, que vos arrastásseis a seu lado, no chão de barro.

Cuidai-vos, sobretudo, daqueles que vos procuram em busca do que, julgam, lhes podeis dar. Estes são os que hoje não vos negam elogios; e, mais adiante, não vos pouparão ofensas."

Pois isto já o senti "na pele".

Busquemos a humildade, assentemos bem os pés na terra, e o chão não nos fugirá!

Grata por mais estas lições!

Meu abraço!

11 de outubro de 2018 às 18:16  
Blogger O Árabe disse...

Desculpa, Fa, pela demora na resposta; só hoje, vi este comentário. Devemos, sim, buscar a humildade; eu, também, já senti na pele a falsidade de alguns "amigos". Obrigado, amiga; bom resto de semana!

8 de novembro de 2018 às 15:10  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky