O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

AS VOSSAS PEGADAS


Não é à velhice, que deveis temer.
Nem sequer à morte; ambas são consequências da jornada. Felizes são aqueles que chegam a uma ou outra com a consciência tranquila, e a certeza de bem terem vivido os seus momentos. 

Temei, sim, os arrependimentos que possais ter acumulado ao longo do caminho. Pois, quanto mais próximo se mostra o fim da viagem, mais eles se fazem presentes e amargos em vós.
Não deveis temer os achaques do corpo, se a vossa alma for capaz de viajar nas asas do sonho e passear nos jardins da esperança. Porque vos sentireis vivos e jovens, enquanto assim for.
Temei, sim, que o desânimo e a descrença se instalem em vossa alma. Pois é quando permitis que isto aconteça, que o desamparo da velhice e o medo da morte vos assaltam e magoam, com força.
Sereis vivos e jovens, enquanto jovem for a vossa alma; enquanto fordes capazes de sentir e acreditar. Pois não é das vossas pernas e nem dos vossos pés, que depende o vosso dom de voar.
Sereis vivos e jovens, enquanto a ternura e o encantamento existirem em vós; enquanto a música e a beleza vos emocionarem e a visão do amanhecer vos despertar a gratidão por um novo dia.
Sereis jovens, enquanto vos sentirdes vivos. Pois é apenas quando abandona os seus sonhos, que o homem renuncia a si mesmo; quando deixa de escutar o que lhe diz o verdadeiro Eu.
Não deveis temer a velhice ou a morte, como não deveis temer o futuro: vós o construís, dia após dia. Sábio não é temê-lo; é fazer o que estiver a vosso alcance, para que seja o melhor possível.
Eu vos tenho dito, e repetido, que de nada vos adianta buscar o sentido da Vida; melhor fareis se apenas viverdes. Porque a Vida se renova em todos os dias, e este é o seu próprio sentido.
Vivei, portanto! Em todo dia, em toda hora, apenas vivei! E atentai para que o vosso único cuidado seja aproveitar bem cada momento e vivê-lo de forma a tornar ainda melhor o momento seguinte.
Porque é isto que levareis, de cada jornada: as emoções que nela vivestes e o aprendizado que vos proporcionou. Aqui nada deixareis, senão pegadas... que as águas do tempo decerto apagarão.
Não temais a velhice, nem a morte. Pois as flores são, um dia, botões; e, depois de tombadas tornam-se adubo e renascem em novas flores. A nuvem que se desfaz em chuva volta a ser nuvem.
Cuidai, sim, de serdes os melhores botões, enquanto botões; e as melhores flores, quando flores. Cuidai, sim, de serdes as melhores nuvens e as mais puras chuvas, para fertilizar bem o solo.
Deixai, aqui, as vossas melhores pegadas. A Eternidade espera por vós.


Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/ernestocortazar-eternity(sm).mid

24 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Lindíssima mensagem, linda imagem e linda musica! O homem só deixa de viver, quando para de sonhar. Velho não é aquele que alcança determinada idade, mas aquele que não tem a capacidade de sorrir e se entrega aos problemas.
Bom fim de semana, Árabe! Beijos

4 de agosto de 2018 às 00:08  
Blogger chica disse...

Simplesmente MARAVILHOSA tua mensagem. Não importa idade: importa o nosso sentir e viver! E sejamos o que formos, tentemos deixar boas marcas... abração, linda semana! chica

4 de agosto de 2018 às 06:47  
Blogger Marli Terezinha Andrucho Boldori disse...

Bom dia, sua mensagem me deixou comovida, foi bom ler e refletir.
Às vezes, reclamamos por envelhecer, e no entanto devíamos agradecer
o passar dos anos, porque é sinal de que estamos vivos.
Realmente, nós que fazemos, preparamos o nosso caminho, seja para a velhice
ou para o sofrimento.
Excelente mensagem. Abraço!

4 de agosto de 2018 às 11:39  
Blogger CÉU disse...

É verdade, meu amigo. Há pessoas, k na fase adulta são uns diabinhos, mas depois de alcançada a 3ª idade, parece k o cérebro dá a volta no sentido oposto.
É preciso cuidar de nosso "jardim" interior e exterior, todos os dias.

Abraços e bom domingo.

5 de agosto de 2018 às 10:16  
Blogger Arco-Íris de Frida disse...

É estranho e triste saber que o homem que aqui viveu por algum tempo, vai sumir com o passar dos anos, sua lembrança persistira, talvez... ate sua terceira geraçao, depois é o esquecimento... mas, faz parte da vida...

Arabe, meu amigo, que sua semana seja de paz...

Beijos...

5 de agosto de 2018 às 16:40  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Como tem passado?
Estou de regresso aos Blogues e visitas aos amigos. Já tinha saudades!
Mais um texto maravilhoso repleto de verdades incontestáveis .
Viver, simplesmente viver e deixar que a vida se desenrole normalmente.
Enquanto sonharmos e mantivermos nossa juventude de espírito isso será a nossa maior valia para caminhar sorrindo deixando o melhor de nós nas nossas pegadas.
Linda música, sempre bom recordá-la e magnífica foto!
Beijinhos e boa semana.
Ailime

6 de agosto de 2018 às 14:56  
Blogger Fá menor disse...

Belíssimo e verdadeiro. Um momento de sabedoria que nos enche a alma e nos desperta para a realidade que devemos saber viver.

Boa semana, amigo!

Beijos.

6 de agosto de 2018 às 17:53  
Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Muito bonito esse texto!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

7 de agosto de 2018 às 15:11  
Blogger Unknown disse...

"Porque é isto que levareis, de cada jornada: as emoções que nela vivestes e o aprendizado que vos proporcionou. Aqui nada deixareis, senão pegadas... que as águas do tempo decerto apagarão."

Grandes verdades!!! Maravilhoso texto, li duas vezes e confesso que fiquei pensativa, diante de tantos mistérios que envolvem nossas vidas. Não dá para pensar muito, realmente não é possível, tudo é mistério! Árabe, enorme abraço e ótima semana! Grata, muito grata!

7 de agosto de 2018 às 15:16  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Eu acredito que de alguma forma estaremos vivos principalmente se aqui deixarmos a nossa marca, assim como tenho presente em meu pensamento pessoas das quais amei e já não estão aqui, todo o carinho e ensinamento permanecem vivos.

beijãozão e lindos dias pra ti

Joelma

7 de agosto de 2018 às 19:49  
Blogger Smareis disse...

Bom dia amigo Árabe!
Um texto de grande ensinamento, que me fez refletir por alguns minutos...
É assim que a gente caminha, haja o que houver. Sempre deixando boas pegadas por onde passar...


Vou estar atualizando no próximo fim de semana.
Estive em off por motivo pessoais.
Continução de boa semana.
Abraço!

9 de agosto de 2018 às 01:47  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Olhos de Mel. E, do alto dos meus 70, concordo: a idade depende mais da alma, que do corpo! :) Bom fim de semana, fique bem.

10 de agosto de 2018 às 09:12  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Chica. E não posso deixar de concordar com você: o que importa é que deixemos as melhores marcas que possamos! Bom fim de semana, amiga.

10 de agosto de 2018 às 09:13  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Marli! E este é, realmente, o ponto: somos nós que preparamos nosso próprio caminho; o caminho que seguiremos na velhice! Bom fim de semana, amiga.

10 de agosto de 2018 às 09:15  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Céu! Infelizmente, muitos se esquecem que o jardim interior é o que dura pela Eternidade! Bom fim de semana; como estão as mãos?

10 de agosto de 2018 às 09:16  
Blogger O Árabe disse...

Bem como você disse, Arco-Íris: faz parte da Vida... que se renova a cada momento! Obrigado, minha amiga; bom fim de semana, fique bem!

10 de agosto de 2018 às 09:18  
Blogger O Árabe disse...

Também já tínhamos saudades, Ailime; é muito bom ter você de volta, com seus belos posts e comentários. Obrigado e bem-vinda, amiga; bom fim de semana!

10 de agosto de 2018 às 09:24  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Fa, pela amizade e gentileza de suas palavras. Bom fim de semana, amiga!

10 de agosto de 2018 às 09:25  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Isy; bom fim de semana!

10 de agosto de 2018 às 09:25  
Blogger O Árabe disse...

Mistérios da Vida, Maria Luzia... e que fazem parte do seu encanto! Obrigado, minha amiga; bom fim de semana!

10 de agosto de 2018 às 09:27  
Blogger O Árabe disse...

Mais ou menos por aí, Joelma: estaremos por aqui, enquanto durarem as lembranças que deixamos. Mas, de qualquer forma, a Eternidade nos espera! Obrigado, amiga; bom fim de semana.

10 de agosto de 2018 às 09:29  
Blogger O Árabe disse...

Bom ter você de volta, Smareis! Espero que já esteja tudo resolvido e lhe desejo um excelente fim de semana!

10 de agosto de 2018 às 09:30  
Blogger Marina Filgueira disse...

¡Claro que si, maestro! No debemos temer a la vejez ni a la muerte, pero lo malo es que si, algo se teme, mientras que uno se vale por si mismo, todo va bien, lo preocupante es cuando damos trabajo y ya no se tiene calidad de vida. Pero hemos de resinarnos pidiendo a Dios que se acuerde de uno y que nos de su mano tierna.

Es un placer leerte. Gracias por tu huella y por lo que aportan tus entradas fantásticas.

Se muy feliz.

Pronto estaré de vuelta de mis vacaciones.

13 de agosto de 2018 às 16:16  
Blogger O Árabe disse...

Bom saber que, breve, você estará de volta, Marina; e espero que as férias estejam sendo maravilhosas. Quando ao comentário, concordo inteiramente: de nada vale temer; melhor é pedir a Deus que nos proteja, sempre! Obrigado, amiga; boa semana.

14 de agosto de 2018 às 16:07  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky