O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 27 de julho de 2018

O COMEÇO E O FIM



Não vos deveis preocupar com o fim.

Porque o fim é inevitável e fatalmente virá. E de nada vos serve angustiar-vos pelo que não vos é dado evitar; não deveis permitir que o medo do futuro, ou a saudade do passado, vos roubem o presente.

Deste, sim, é que vos deveis ocupar. Porque o instante que deixardes de desfrutar não mais retornará a vós; e este é o maior prejuízo que podeis sofrer. O tempo é o capital que não podeis repor.

Não vos entregueis, portanto, à tristeza por alguém ou algo que se foi. Detende-vos, antes, nas boas lembranças de todos os momentos felizes que ao seu lado tivestes. É sempre vossa a escolha.

Eu vos tenho dito que a vida, como a felicidade e a tristeza, é feita de momentos. E insisto em repetir-vos esta verdade, para que possais entender que nada é eterno, neste mundo onde estais.

Dia virá, em que o próprio mundo chegará ao seu fim. E esta certeza deveria recordar-vos que o corpo não nasce para ser imortal. A Eternidade é um privilégio reservado ao vosso verdadeiro Eu. 

E, se assim é, por que não recordais os momentos felizes, em vez de entregar-vos à dor da partida? Por que lamentar a perda, ao invés de comemorar o encontro? Por que chorar, se podeis sorrir?

Por que prantear os vossos mortos, ou lastimar a visão de seus corpos inertes, se podeis alegrar-vos com as suas lembranças e preservar os bons momentos que junto a eles vos foi dado desfrutar?

Por que angustiar-vos com a morte, se podeis escolher celebrar a Vida? Por que entregar-vos à tristeza do fim, como se houvésseis esquecido todas as alegrias que experimentastes no durante?

Como metal e imã se atraem, assim também acontece aos que se amam. O sentimento que abrigais em vossas almas é suficiente para que volteis a vos encontrar, em algum ponto do Universo.

O tempo não passa de uma ilusão dos vossos sentidos; apenas percebeis a sua passagem, pelas mudanças que provoca em vossos corpos. Para o espírito, séculos podem ser minutos.

Lembrai-vos de que ao dia se segue a noite, e a esta volta a seguir-se o dia. E nem as estrelas que brilham no céu são as mesmas que brilhavam no início dos tempos. Tudo muda... e permanece.

Abandonai, portanto, os vossos medos e as vossas amarguras em relação ao fim. A verdade é que cada fim é um novo começo; e cada passo que dais, após cada começo, vos leva a um novo fim.

Não vos preocupeis com o tempo, nem com a vossa finitude, nem com o que virá depois do fim. O tempo passará e todas as vossas preocupações mudarão, enquanto caminhais para o vosso destino.

O Coração do Universo.


Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/marco/1_kenny_g_unchanged_melody.mid

27 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

O tempo, Árabe, é o senhor da razão. Ele nos traz e nos leva. Nos dá e nos tira. Da mesma forma, que se ama se esquece. Enfim, é a vida prosseguindo conforme está escrito e sempre foi.
Belo post! Bom fim de semana! Beijos

28 de julho de 2018 às 02:14  
Blogger chica disse...

Quanta verdade! E se aplica pra mim hoje que tenho o ultimo dia aqui na praia e devo voltar pra selva de pedra☹☹. Tudo na vida acaba... Por isso viver o melhor possível! Abracos ainda praianos,chica

28 de julho de 2018 às 05:02  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Para mim Deus fez tudo perfeito mas em especial duas:

1 não termos conhecimento do pensamento dos outros (eu estaria em mal lençóis)
2 não sabermos quando iremos partir daqui, (eu iria 15 dias antes só de ansiedade kkkkk)

Brincadeiras a parte rssss....

Tudo tem o seu tempo e na vida não usamos borracha para apagar o que se foi, o que foi bom e o que foi ruim faz parte de um quebra cabeça que se encaixa perfeitamente.

Beijo e bom final de semana
Joelma

28 de julho de 2018 às 11:59  
Blogger São disse...

Não é com a morte que me preocupo, dado ser inevitável.

O que me assusta é o sofrimento em todas as suas formas .


Abraço grande, querido Swami

28 de julho de 2018 às 16:31  
Blogger CÉU disse...

O importante é viver o presente. O antes, já passou, e o futuro, talvez venha ou virá mesmo, não sei.

O Universo se encarregará de colocar tudo, físico e psicológico, no devido lugar.

Grande abraço, amigo!

28 de julho de 2018 às 20:26  
Blogger cantinhovirtualdarita disse...

Sáo sempre post gratificante, que deixa tudo
mais bonito por aqui, demoro mas eu volto
‵🍃🌺Bom dia🍃 ⁀,)de domingo * ¸.•* ¸💙

29 de julho de 2018 às 10:33  
Blogger Arco-Íris de Frida disse...

Dificil... deveria ser mais facil lidar com a finitude, mas... na pratica... nao é...

Beijos, Arabe.. que vc tenha uma semana de paz...

29 de julho de 2018 às 16:44  
Blogger Fá menor disse...

Verdade, quanta verdade. Grata, por mais um conforto que daqui levo hoje, muito grata.

Uma boa semana, meu amigo!

Abraços.

30 de julho de 2018 às 15:46  
Blogger A Casa Madeira disse...

O tempo caminha com as experiências da vida; o que
era tão complicado e difícil hoje, poderá não ser mais
daqui alguns meses...
Tu sempre nos traz a verdade, somente a verdade.

r. Obrigada pelo seu comentário;
Percebes-tes o jeito da fotografia? recebo alguns e-mails...
mas comentário no blog é a primeira vez k; bem vindo ao time. k
Boa entrada de mês já que está aí a galope...
PAZ E BEM; para ti e para os teus.
janicce.

30 de julho de 2018 às 22:44  
Blogger Smareis disse...

Um texto de grande ensinamento Árabe.
Tudo muda e permanece... tudo no tempo certo. Um tempo que não está no nosso controle, mas sim no controle do CRIADOR.
Boa semana amigo!
Abraço!

31 de julho de 2018 às 01:10  
Blogger Unknown disse...

"Abandonai, portanto, os vossos medos e as vossas amarguras em relação ao fim. A verdade é que cada fim é um novo começo; e cada passo que dais, após cada começo, vos leva a um novo fim."

Ótima semana meu amiguinho! Tudo tem seu começo e fim. Na verdade não acostumo muito com a palavra fim, todo fim pra mim, é triste. Muito bom o texto como sempre. Enorme abraço! Fica com Deus, sempre! Amo ver sua presença no Meu Cantinho, de verdade! Obrigada!

31 de julho de 2018 às 11:08  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Olhos de Mel: assim é o tempo. Mas, muitas vezes, o encanto de uma estrada está justamente nas suas curvas, como acontece com a Vida. Obrigado, bom fim de semana!

3 de agosto de 2018 às 16:13  
Blogger O Árabe disse...

Lamento o fim das suas férias férias praianas, Chica... mas tenho certeza que vocês aproveitaram cada minuto. :) Fica triste, não; em breve, tem mais! Bom fim de semana, amiga.

3 de agosto de 2018 às 16:16  
Blogger O Árabe disse...

Concordo Joelma... mas, às vezes, não parece que seria bom ter essa borracha?! :) Obrigado, minha amiga; bom fim de semana!

3 de agosto de 2018 às 16:20  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, São...acho que sofrer será sempre o nosso maior medo! meu abraço agradecido, amiga; bom fim de semana.

3 de agosto de 2018 às 16:21  
Blogger O Árabe disse...

É assim mesmo que penso, Céu: o Universo sempre se encarrega de colocar cada coisa no seu devido lugar! Como estão as mãos, minha amiga? Bom fim de semana, fica bem!

3 de agosto de 2018 às 16:23  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Rita; e é sempre uma alegria a sua visita! Bom fim de semana, obrigado.

3 de agosto de 2018 às 16:25  
Blogger O Árabe disse...

Bem como você disse, Arco-Íris: na prática, não é... principalmente quando vemos de perto a sua sombra! Obrigado, minha amiga; desejo que você esteja muito bem, bom fim de semana!

3 de agosto de 2018 às 16:26  
Blogger O Árabe disse...

Grato a você, Fa, pela gentileza e amizade de sempre! Bom fim de semana, amiga.

3 de agosto de 2018 às 16:27  
Blogger O Árabe disse...

Sempre achei muito boas as tuas fotos, Janicce; e, às vezes, até invejo a quietude e a qualidade de vida que deves ter, amiga, a julgar por elas! :) Bom fim de semana, obrigado.

3 de agosto de 2018 às 16:29  
Blogger O Árabe disse...

Esta é a verdade que precisamos aceitar, Smareis: "Um tempo que não está no nosso controle, mas sim no controle do CRIADOR.". Obrigado, amiga; bom fim de semana!

3 de agosto de 2018 às 16:30  
Blogger O Árabe disse...

Acho que para todos nós, Maria Luzia, todo fim sempre deixa uma sensação de tristeza; talvez pela nossa própria finitude. Mas, sinceramente, quero acreditar que o fim é sempre um novo começo! Grande abraço, e pode acreditar: é sempre uma alegria visitar o seu (belo) Cantinho! Bom fim de semana.

3 de agosto de 2018 às 16:34  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Isy; em breve, estarei conferindo como foi a tua semana! Bom fim de semana.

3 de agosto de 2018 às 16:35  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
De regresso depois de alguns dias passados com a minha família não podia deixar de ler seus excelentes artigos que muito me ajudam a refletir e que só agora estou colocar em dia.
É o caso desta maravilhosa partilha que me transmite confiança para não pensar no que há-de vir, na finitude que algumas vezes me assombra o pensamento.
Na verdade será um verdadeiro desgaste, porque o fim vai acontecer e é certo que dele não posso escapar;))!!
Viver cada momento presente o melhor possível, em paz e bem com os que me estão próximos.
Um beijinho, meu Amigo.
Boa semana.
Ailime

6 de agosto de 2018 às 14:43  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Como eu sou um desastre, usar a borracha rsss poderia ser que não desse certo , o troço poderia ficar pior que no começo , "é melhor deixar do jeito que tá pra ver como é que fica"kkkkkk

eu avisei...eu sou terrível kkkkk

beijo

Joelma

7 de agosto de 2018 às 19:56  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Ailime, pela atenção e pelo carinho. Bem-vinda de volta, minha amiga! Bom fim de semana.

10 de agosto de 2018 às 09:31  
Blogger O Árabe disse...

Sabe, Joelma? Concordo inteiramente com você, sobre essa "borracha". É como diz a música: "as coisas de que me arrependo são aquelas que não fiz.". :) Bom fim de semana!

10 de agosto de 2018 às 09:33  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky