O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 8 de junho de 2018

JOVENS E IDOSOS



Deixai falar os vossos idosos.

E escutai-os não apenas com tolerância, mas também com amor e atenção. Porque eles têm muito a contar; muito tereis a ganhar, se os ouvirdes e aprenderdes com a sua experiência.

Escutai as suas histórias, por mais demoradas que sejam, ou ainda que por muitas vezes as repitam. Os idosos se sentem felizes, quando percebem que a sua companhia é estimada e agradável.

Acatai o que vos dizem. E não façais questão de vencê-los nas discussões, ou dizer-lhes que as suas opiniões estão superadas. Ninguém poderá ser feliz, se não estiver seguro de si mesmo.

Deixai que se divirtam com os seus velhos amigos. Porque, eu vos tenho dito, os idosos vivem mais no passado do que no presente; e é quando estão juntos que eles mais se sentem jovens.

Deixai-os viver entre as coisas que amaram e ainda conservam consigo. As lembranças que provocam trazem conforto e paz àquele que já sofre, ao sentir que aos poucos vai deixando a vida.

Sede pacientes e não vos agasteis, quando os ouvirdes reclamar, mesmo que sem razão. Outros são os seus valores e os idosos, como as crianças, merecem tolerância e compreensão.

Buscai sempre a sua companhia e dela desfrutai o quanto puderdes. Lembrai-vos de que, se assim não fizerdes, o remorso se somará á saudade, quando ele já não mais estiver convosco.

Acompanhai o seu envelhecimento com o mesmo paciente afeto com que assistis ao crescimento de vossos filhos; deveis ter, em ambos os casos, o mesmo sentimento de amor e proteção.

Deixai-os orar, onde, quando e como queiram; quanto mais curto parece tornar-se o caminho, mais deseja o homem perceber a sombra de Deus no restante da estrada que ainda vai percorrer. 

Ajudai-os a passar os seus últimos dias entre braços acolhedores e amigos, e abri-lhes os vossos corações; assim verão que plantaram as melhores sementes e não foi em vão a sua jornada.

Multiplicai o vosso carinho, a cada dia, para que possam sentir o vosso amor. Porque o amor dos familiares e das pessoas amigas é o melhor sinal do amor que existe no Coração do Universo.

Amai os vossos idosos. Tendes, para com eles, uma dívida de gratidão e ternura, por tudo quanto fizeram por vós; e por tudo que vos ensinaram e ensinam, enquanto caminhais juntos.

E, se desejais um futuro melhor para vós mesmos, cuidai de ensinar aos jovens de hoje a amar e respeitar os jovens de ontem. Porque a ninguém é dado o poder de continuar jovem para sempre. 
 
E sereis os idosos de amanhã.
Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/marco/1_conjunto_las_alturas_yesterday.mid

Encontrei na internet esta imagem e um texto intitulado "Os 10 mandamentos de amor aos idosos", atribuído a um frade carmelita. Deles, surgiu este post. 

18 Comentários:

Blogger chica disse...

Lindo post e ouvir, dar atenção aos idosos é preciso...Aqui já estou na vez deles,rs...abração,chica

9 de junho de 2018 às 06:48  
Blogger Fá menor disse...

Tocaste-me num ponto nevrálgico...

e dói.

:(

Abraço, amigo!

9 de junho de 2018 às 11:59  
Blogger CÉU disse...

Era bom k assim fosse, pke quem hoje é jovem hoje, amanhã, se lá chegar, será idoso.

Abraços e bom domingo.

9 de junho de 2018 às 20:36  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Que texto maravilhoso de incentivo a que se cultive o amor pelos idosos, que tão esquecidos e marginalizados são nos tempos atuais.
Lembro-me de em criança haver imensos idosos na aldeia onde nasci e durante os treze anos que lá vivi sempre adorei escutar as suas histórias e os seus desabafos.
Ainda hoje tenho recordações de algumas conversas desses tempos.
E assim tenho continuado pela vida...
Tenho orgulho dos meus filhos em seguirem o mesmo caminho e serem afáveis e amigos dos idosos.
São pessoas muito esquecidas, abandonadas muitas vezes pelas famílias e esquecemo-nos tantas vezes que já foram bebés e jovens como todos nós.
Magnífica foto que originou falar num tema tão premente.
Obrigada, meu amigo.
Yesterday uma música que assenta bem no tema. Adoro.
Beijinhos e boa semana.
Ailime

10 de junho de 2018 às 14:09  
Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Muito bonito o post, muito bom para as pessoas pensarem!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

11 de junho de 2018 às 16:03  
Blogger Marina Filgueira disse...

¡Si, una gran verdad esta que nos presentas! La sabiduría de nuestros mayores, nos ha hecho bien, con sus enseñanzas nos han puesto y camino más fácil. Sin embargo ahora la juventud, o por lo menos parte de ella,
No le dan el valor que merecen los consejos de los abuelos.
Más bien creen que lo saben todo y que los abuelos vamos atrasados por esta vida sin rumbo, mas ellos verán con el tiempo que no es así, porque el tiempo es el que pone las cosas en su lugar.

Ha sido muy placentero leerte como siempre lo es.
Te dejo mi gratitud y mi gran estima.
Un beso y se muy, muy feliz.

12 de junho de 2018 às 06:50  
Blogger Arco-Íris de Frida disse...

Assim deve ser... nossa herança cultural e moral, esta nas memorias que sao passadas dos avos para filhos e netos... respeitar essa hierarquia é antes de tudo assegurar a continuidade da nossa historia...

Beijos, meu bom amigo...

12 de junho de 2018 às 16:32  
Blogger Zilani Célia disse...

Oi Árabe!
Que coisa linda, verdadeiro e tocante.
Os jovens de hoje são os idosos de amanhã. Simples assim.
Abrçs amigo.

13 de junho de 2018 às 22:17  
Blogger Smareis disse...

Boa tarde Árabe!
Um texto de grande ensinamentos.
Os idosos sempre tem muito a ensinar.
Gosto dessa musica Yesterday.
Continuação de boa semana!
Um abraço!
Escrevinhados da Vida

14 de junho de 2018 às 16:07  
Blogger O Árabe disse...

Eu também, Chica. Os meus 70 já estão pertinho! :) Obrigado, amiga; bom fim de semana.

15 de junho de 2018 às 21:35  
Blogger O Árabe disse...

Sinto, Fa; desculpa-me. Mas acredita que te entendo; este é um ponto que se torna mais nevrálgico, à medida que mais conhecemos da vida. Bom fim de semana, amiga; meu abraço.

15 de junho de 2018 às 21:38  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Céu;aos poucos, vamos mudando de lado. :) Bom fim de semana, amiga; obrigado e espero que as tuas mãos estejam bem melhor!

15 de junho de 2018 às 21:40  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Ailime: a convivência com os idosos nos é sempre proveitosa; e, à medida que envelhecemos, nossa tarefa é repassá-la a nossos filhos. Obrigado,amiga; bom fim de semana!

15 de junho de 2018 às 21:43  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Isy; bom fim de semana, amiga!

15 de junho de 2018 às 21:43  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Marina; sábios seremos, se dermos ouvidos aos conselhos de nossos idosos! Obrigado, pela amizade e gentileza; bom fim de semana.

15 de junho de 2018 às 21:46  
Blogger O Árabe disse...

Concordo inteiramente, Arco-Íris: "respeitar essa hierarquia é antes de tudo assegurar a continuidade da nossa historia.". Obrigado, minha amiga; bom fim de semana, fique bem!

15 de junho de 2018 às 21:48  
Blogger O Árabe disse...

Pura verdade, Zilani: "Os jovens de hoje são os idosos de amanhã. Simples assim.". :) Obrigado,amiga; bom fim de semana!

15 de junho de 2018 às 21:49  
Blogger O Árabe disse...

Certíssimo, Smareis: eles fazem a parte deles, ao ensinar-nos; o que nos cabe é aprender! Obrigado, amiga; bom fim de semana!

15 de junho de 2018 às 21:51  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky