O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

AS FOLHAS DOS MEUS OUTONOS


Começa uma nova etapa da jornada.

E a verdade é que não estou ficando mais jovem. A cada ano, mais numerosas são as folhas dos meus outonos, que caem da árvore da vida e cobrem o chão que forma o meu caminho.

A cada ano, mais lentos se tornam os meus passos e mais reduzidas as minhas forças; menos enxergam os meus olhos, menos escutam os meus ouvidos e menos firme é minha voz.

E, se assim é, preciso saber melhor em qual direção devo caminhar e como devo utilizar as forças que me restam. Preciso escolher bem o que devo ver, que palavras ouvir e o que dizer.

Esta é a vantagem da idade: a sabedoria da experiência, que compensa o peso dos anos. As folhas dos outonos, se dificultam o caminhar, amenizam a dor que as pedras causam nos pés.

Eis que já não posso carregar o peso do ressentimento; assim, preciso aprender a perdoar. Tampouco suporto lidar com a carga da frustração; assim, devo buscar a paz na resignação.

Já não me resta tempo, para gastar com o preconceito; acolho, pois, o respeito às diferenças. E busco a tolerância, para que as contrariedades não envenenem o tempo que me resta.

Não posso permitir que me derrube a desesperança; escolho, portanto, acreditar no futuro, ainda que seja curto. Nem quero temer que venha o fim dos meus dias; por isto, necessito ter fé.

Porque rejeito a solidão, escolho praticar o amor por aqueles que me cercam; porque é difícil conviver com o medo e a insegurança, devo esforçar-me sempre para aprender a confiar.

Começa uma nova etapa da jornada.

E, como as que já ficaram para trás, esta também não me trará só alegrias, ou só tristezas. Como em todas as outras, terei os meus dias de calor e as minhas noites de frio; o sol e a chuva.

Preciso lembrar que cada caminho apenas me leva a algum lugar. Sou eu que o escolho; são as minhas pernas que caminham, são meus pensamentos e minhas emoções que me conduzem.

Assim tem sido, até hoje. E não me cabe culpar o caminho, nem duvidar do futuro. Preciso, sim, relancear os olhos para trás, contemplar as folhas dos meus outonos e seguir em frente.

Porque, a cada ano, mais se aproxima o inverno final. Entretanto, haverá outros verões e outras primaveras, enquanto eu caminhar o meu caminho. É assim que são todos os anos, eu sei.

É a mim que cabe escolher a estação que abrigarei em meu coração; e é ela que seguirá comigo, a maior parte do tempo. Posso caminhar entre jardins floridos, ou bosques ressequidos.

Tentarei, portanto, ser melhor durante esta nova etapa. Abrirei meu coração e meus braços, estenderei a minha mão. Oferecerei a todos as folhas que caíram e caem, em meus outonos.

Até que chegue o fim da jornada.
FELIZ ANO NOVO, AMIGOS! 

Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/marco/1_eddie_calvert_autumn_leaves.mid

28 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Lindo texto Árabe! Embora, tenha uma sutil conotação triste. Bela imagem e musica!
Feliz Ano Novo! Que 2019 seja um ano abençoado, com muita saúde, paz e amor.
Bom fim de semana! Beijos

28 de dezembro de 2018 às 23:26  
Blogger chica disse...

Muito lindo,Árabe... Que teu ano seja lindo e que cada folhinha caída represente mais e mais sabedoria e também as alegrias que desejos para o ano que está pra raiar! FELIZ 2019 pra ti e teus! abração,mchica

29 de dezembro de 2018 às 05:14  
Blogger Amélia disse...

Lindoooo...
Votos de um Feliz 2019🍸🍾
Bj

29 de dezembro de 2018 às 20:11  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Que texto tão lindo, embora nostálgico.
São assim os outonos de todos nós. As folhas vão caindo e nós a tentar ganhar nova seiva, nova força, para fazer brotar do coração a fé e a esperança que nos acompanharão em dias solarengos e floridos, porque apesar da idade ir avançando temos ainda várias estações para percorrer, se o coração do Universo assim o permitir. Tenhamos confiança que assim vai ser.
Com essa fé e esperança desejo que seu NOVO ANO seja preenchido com o carinho de todos os seus familiares e amigos. Que seja um Ano pleno de saúde, amor e muita paz!
Próspero 2019, meu amigo Árabe!
A música é linda e doce.Adorei ouvir.
Beijinhos e BOM ANO!
Ailime

30 de dezembro de 2018 às 14:36  
Blogger CÉU disse...

Olá, estimado amigo!

Gostei mto do seu texto, mas detesto o outono e o inverno, estações do ano, claro.
Fazendo uma comparação entre as nossas idades e aquilo k já não podemos executar, o mal, sobretudo, por falta de forças, acho excelente, mas é no outono da vida k mais precisamos de carinho, atenção e amor, dar e receber. Acho k os idosos dão mais do k recebem, infelizmente.

Abraços e um magnífico ano novo.

30 de dezembro de 2018 às 15:54  
Blogger CÉU disse...

Qto ao vídeo, gostei da música, embora triste, mas a seguir ao verão vem o outono e nada a fazer.

Beijinho para todos aí de casa.

30 de dezembro de 2018 às 15:56  
Blogger Arco-Íris de Frida disse...

Meu amigo, meu querido amigo... é reconfortante saber que além desta vida... as nossas vidas irá continuar, portanto a idade vem, e partimos... mas... sabemos que além nos espera aqueles que nos precederam nessa viagem, e dias igualmente cheios de vida virão...pq a vida não tem fim...

Meu bom amigo... lhe desejo um ano que se inicia de muita saúde, norteado pela paz e harmonia... que a alegria esteja presente em todos os seus dias... e que o amor seja o sentimento mais poderoso entre vc e seus familiares... desejo a vc e aqueles que vc ama um ano bom...
Feliz e abençoado ano novo...
Abraços...

31 de dezembro de 2018 às 14:21  
Blogger Quase Cinderela disse...

Texto lindíssimo!
Obrigada pela amizade
Feliz Ano de 2019, cheio de coisas boas e tudo o que mais desejas!
Beijinhos

31 de dezembro de 2018 às 16:10  
Blogger MEU DOCE AMOR disse...

Olá Árabe:

Gostei do texto.escolhemos o caminho, mas às vezes lá tropeçamos numa pedra mais afiada...

Desejo um ano 2019 cheio de saúde e harmonia.

Beijinho doce:)

1 de janeiro de 2019 às 01:11  
Blogger Unknown disse...

Amei tudo, belíssimo texto como sempre! Árabe, que você tenha um 2019 muito feliz, com muita saúde e muitas bênçãos. Meu muito obrigada e um enorme abraço!

1 de janeiro de 2019 às 21:07  
Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Bonito texto... Passei para desejar um bom ano novo e dizer que aguardo por novos textos lindos como este!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

2 de janeiro de 2019 às 16:15  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Sou suspeita por falar nasci no primeiro dia do outono, sou verdadeiramente apaixonada por essa estação e seus encantos assim como amo a vida em todas as suas polaridades no decorrer da caminhada.

Desejo a você e todos que vc ama, muitos sorrisos, carinhos e brilho do sol ou da lua para inspirar e amar cada vez mais.

beijos, beijos

Joelma

3 de janeiro de 2019 às 15:09  
Blogger O Árabe disse...

Triste, Olhos de Mel? Não sei... nostálgico, talvez. Afinal, depois que a gente passa dos 70, a nostalgia sempre está presente, acredito... ainda que na forma de muitas lembranças, muito aprendizado e, como diz a música "My Way" (que adoro com Elvis!), alguns arrependimentos, ainda que muitos poucos para mencionar. :) Obrigado; boa semana e um maravilhoso Ano Novo!

4 de janeiro de 2019 às 10:28  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Chica! Cada outono que se passa, cada folha que cai, representa um pouco mais de experiência e conhecimento. Obrigado, amiga; boa semana e feliz Ano Novo, para você e todos os seus!

4 de janeiro de 2019 às 10:53  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Amédlia; boa semana e feliz Ano Novo, para você e todos os seus!

4 de janeiro de 2019 às 10:53  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Mariazita... inegável a sabedoria que encerra essa frase do Camões! Obrigado, amiga; boa semana e feliz Ano Novo, para você e todos os seus!

4 de janeiro de 2019 às 10:55  
Blogger O Árabe disse...

Nostálgico, sim, Ailime; esta é bem a palavra. Mas acredito que todos ficamos um pouco nostálgicos, quando a juventude se vai... ainda que acolhamos de coração aberto a nova fase da vida! Obrigado, minha amiga; boa semana e feliz Ano Novo, para você e todos os seus!

4 de janeiro de 2019 às 10:57  
Blogger O Árabe disse...

Também acho, Céu; mas acredito que isto aconteça porque, à medida que avançamos nos anos, mais percebemos o valor que o amor e a gentileza têm em nossas vidas! Quanto à música, concordamos; mas o principal é que, após cada outono, vem um novo verão! Obrigado, amiga; boa semana e feliz Ano Novo, para você e todos os seus!

4 de janeiro de 2019 às 11:00  
Blogger O Árabe disse...

Bem como você disse, Arco-Íris: é reconfortante saber que a Vida não termina e um dia voltaremos a encontrar aqueles que nos são caros, para desfrutarmos juntos de novos verões, novas primaveras, novos outonos e novos invernos. Assim é o ciclo da Vida! Obrigado, querida amiga; boa semana e feliz Ano Novo, para você e todos os seus!

4 de janeiro de 2019 às 11:03  
Blogger O Árabe disse...

Sou grato a você, Sandra, pela amizade e companhia constantes! Obrigado, amiga; boa semana e feliz Ano Novo, para você e todos os seus!

4 de janeiro de 2019 às 11:04  
Blogger O Árabe disse...

Bem verdade, Doce Amor... mas é como bem diz o ditado: cada tropeço nos faz seguir mais rapidamente em frente! :) Obrigado, amiga; boa semana e feliz Ano Novo, para você e todos os seus!

4 de janeiro de 2019 às 11:05  
Blogger O Árabe disse...

Que 2019 seja bom para todos nós, Maria Luzia... e nos traga muitas daquelas belas fotos com que a sua sensibilidade nos presenteia sempre; bom saber que você gostou deste último texto do ano que passou! Obrigado, amiga; boa semana e feliz Ano Novo, para você e todos os seus!

4 de janeiro de 2019 às 11:07  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Isy, pela companhia constante e carinhosa. Obrigado, amiga; boa semana e feliz Ano Novo, para você e todos os seus!

4 de janeiro de 2019 às 11:08  
Blogger O Árabe disse...

Alegre por contar com você nesta última postagem de 2018, Joelma; desejo que 2019 torne mais amena a sua estrada e lhe traga muitos motivos para ser feliz! Não esqueça: é só continuar a jornada, que as alegrias voltarão ao nosso caminho. Obrigado, amiga; boa semana e feliz Ano Novo, para você e todos os seus!

4 de janeiro de 2019 às 11:10  
Blogger Unknown disse...

Pode deixar meu bom amigo, é que, sou muito detalhista com tudo, ainda na peleja como fala o bom Cearense, ainda nos finalmentes da casa nova. Quase terminando! Logo, logo terei tempo para as fotos, prometo, kkkkk. Um abraço enorme, e maravilhoso final de semana! Muito grata e fica com Deus!

4 de janeiro de 2019 às 15:24  
Blogger O Árabe disse...

Feliz com a sua alegria pela casa nova, amiga; bem sei o trabalho que dá, arrumar uma mudança, mas depois vale a pena! :) Nada como casa nova e ano novo, não é? :) Meu abraço, bom fim de semana!

4 de janeiro de 2019 às 19:57  
Blogger Fá menor disse...

Muito bom, enriquecedor, como sempre são os seus textos.
"As folhas dos outonos, se dificultam o caminhar, amenizam a dor que as pedras causam nos pés."

A vida é feita de escolhas: o caminho está aí para ser percorrido, suavisado pela sabedoria adquirida no tempo passado, há pois que saber escolher a maneira de o percorrer com maior enlevo da alma!

Muito grata por mais um ano da sua companhia presenteando-nos com leituras poderosas e amigas.

Que seu Novo Ano lhe seja de oásis retemperadores e à medida dos seus desejos e necessidades.
Abraço amigo.

5 de janeiro de 2019 às 07:17  
Blogger O Árabe disse...

Só hoje, Fa,vi este teu comentário. E devo dizer-te que eu é que te sou grato, pela companhia constante, amiga e carinhosa. Meu abraço, amiga; feliz Ano Novo, com paz, amor e saúde, junto àqueles que te são caros! Boa semana.

7 de janeiro de 2019 às 10:14  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky