O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 1 de março de 2019

A SOLIDÃO E O UNIVERSO


É difícil suportar a solidão. 

Não ao nosso redor, mas dentro de nós. Porque a verdade é que de nada adiantará a um homem estar cercado de pessoas, se em sua alma ele se sentir só e sofrer com essa solidão.

Que não nos preocupe a solidão aparente, quando não temos a companhia de alguém. Esses momentos, a sós conosco, são bons para que possamos ouvir a voz do vosso verdadeiro Eu.

Receemos, porém, a solidão interior. Aquela em que nos sentimos sós, mesmo em meio à festa mais barulhenta, ou entre o maior grupo de pessoas; em que julgamos que ninguém nos compreende.

Esta é a solidão que devemos temer. E, contra ela, de nada nos adiantarão os milhares de “amigos” que possamos juntar nas redes sociais; ou mesmo aqueles que nos cercam no dia-a-dia.

Podemos, realmente, a algum deles chamar amigo? Acaso lhes confiaríamos, sem temor, a nossa vida e o nosso bem-estar? Ou apenas trocamos ideias, para aliviarmos o peso da solidão?

Esta é a questão. Porque, muitas vezes, na aparente solução é que se esconde a causa; a solidão continua em nós, por mais que a tentemos sufocar e esquecer, entre os ruídos do mundo.

Não podemos sufocar o que sentimos; nem esquecer as nossas  verdades e os nossos temores. Necessitamos conhecer o que existe em nós, e para isto devemos mergulhar em nosso interior.

Não nascemos para a solidão; somos como gotas d’água que, embora existam sós, foram criadas para formar o oceano. Temos, sim, a nossa individualidade; mas fazemos parte de algo maior.

Em cada um de nós, existe a essência do Coração do Universo. Em cada uma das nossas almas, vibram algumas das notas que formam a sinfonia do Universo; somos uns, mas partes do Todo.

Por isto, tanto nos incomoda a solidão. Por isto, ainda que inconscientemente, buscamos sempre a companhia e a aprovação daqueles que nos cercam; porque não somos completos, sós.

Enquanto nos sentirmos sós, a  insatisfação estará em nós. E, embora a solidão dificulte os nossos passos, ela nos fará seguir em frente, por quantas jornadas mais sejam necessárias.

Porque não conheceremos a plenitude, enquanto amargarmos a solidão. Como o pássaro não saberá a que veio, até que aprenda a voar e possa abrir as suas asas, para ver do alto o mundo.

Como o músico não entende a sua inquietude, até formar a melodia; como o pintor é incompleto, até concluir a tela; como o poeta não alivia o que sente, enquanto não escreve os seus versos.

Busquemos o Coração do Universo. É assim que venceremos a solidão.


Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_ernesto_cortazar_solitude.mid

24 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Por que será que em alguns momentos, nos sentimos sos, apesar de estarmos cercados de gente? Belo post para reflexão!
Bom fim de semana, Árabe! Beijos

1 de março de 2019 às 22:48  
Blogger chica disse...

Ártabe, essa solidão interior é mesmo a pior a sentir... Certa vez, numa festa, a senti. Não tinha nada a ver comigo tudo aquilo e fui me sentindo vazia interiormente... Um horror! abração, lindo fds , chica

2 de março de 2019 às 06:24  
Blogger Marina Filgueira disse...

Una gran lección, Maestro.

Será muy triste estar rodeado de personas y sentirse solo. A pesar de estas verdades, también uno debe ser abierto a dialogar, en medio del grupo no se necesita gritar para que nos escuchen, claro está que, siempre uno tenga la facultad de ser capaz, si es así solo hay que saber estar en cada ocasión.

Un abrazo y mi gratitud.

2 de março de 2019 às 06:32  
Blogger Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Um texto reflexivo.
Vou ler e reler e
depois voltarei
para comentar.
Bjins
CatiahoAlc.

2 de março de 2019 às 07:38  
Blogger Andre Mansim disse...

Brimo, tudo bem? Faz tempo que não apareço por aqui!
Sabe, a definição de solidão, pra mim, passa primeiro pelo nosso estado de espírito. S e a gente estiver de bem com a gente mesmo a solidão não nos pega facilmente, e se estivermos mal, poderemos estar ao meio dia no metrô de São Paulo que estaremos solitários.

Um grande abraço!

2 de março de 2019 às 17:04  
Blogger Marli Terezinha Andrucho Boldori disse...

Boa tarde, Árabe, ah! solidão, parece-nos tão triste, mas às vezes nos faz bem ficarmos conosco mesmos,e podermos refletir sobre nosso eu.
Eu particularmente gosto muito da solidão, me faz bem.
Deus sempre me mostra algo maior quando penso estar só. Devemos gostar da nossa companhia, pois assim estaremos sempre bem acompanhados.
Grande abraço!

3 de março de 2019 às 15:33  
Blogger Ronilda David-Loubah Sofia disse...

Creio que esse sentimento já vem arraigado
na cerne humana desde antes do nascer e
se intensifica quando tomamos consciência
da própria existência.

O lidar com esse sentimento que muitas vezes
incomoda, difere de cada um a depender
de uma série de fatores.

Só digo que nem sempre é fácil, mas
impossível não é.

Agradeço por ter lido e por refletir
em suas palavras.


3 de março de 2019 às 16:37  
Blogger CÉU disse...

Olá, meu amigo!

Acho que o Universo tudo resolve a seu tempo. É preciso, obviamente, força interior e autoestima.

Abraços e boa semana.

3 de março de 2019 às 21:45  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Um texto magnífico sobre a solidão para refletir seriamente.
Eu não aprecio a solidão, mas ao mesmo tempo gosto de estar a sós comigo.
Nesses momentos sinto-me em paz e os meus pensamentos deambulam livremente...
Por outro lado também penso que se estivermos em conexão com Coração do Universo jamais nos sentiremos sós!
Adorei a música de Ernesto Cotazar (só deu no youtube;))
Com a ligação continuo a ter dificuldades.
Um beijinho e uma excelente semana.
Bom Carnaval.
Ailime

4 de março de 2019 às 15:15  
Blogger Teresa Isabel Silva disse...

tens toda e total razão nas tuas palavras!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

6 de março de 2019 às 16:26  
Blogger Fá menor disse...

Ah, a solidão é uma dor de alma! Tenho para mim que a solidão já o é antes de o ser, ou seja, só de se a temer já se a sente.
Mas estar a sós connosco próprios é bom, é estar bem acompanhados pelo belo que podemos sempre encontrar em nós e à nossa volta.
Gostei muito de ler, como sempre, um magnífico texto!
Muito grata.
Abraço.

6 de março de 2019 às 20:46  
Blogger O Árabe disse...

E uma verdade incontestável, não é, Lúcia? A solidão machuca quando está em nós; não ao nosso redor. Obrigado, bom resto de semana.

7 de março de 2019 às 18:37  
Blogger O Árabe disse...

Acho que todos a sentimos vez por outra, Chica. E é bem como você disse: nos sentimos vazios; é um horror, mesmo! Bom fim de semana, minha amiga; obrigado.

7 de março de 2019 às 18:39  
Blogger O Árabe disse...

Verdades, Marina: é muito triste estar rodeado de pessoas e sentir-se só; porém, não precisamos gritar para que nos escutem. Temos que ouvir a razão, e falar com o coração. Meu abraço, amiga; bom resto de semana!

7 de março de 2019 às 18:41  
Blogger O Árabe disse...

Aguardo, então, CatiahoAlc. É sempre bom ler os seus comentários, amiga. Bom resto de semana, obrigado!

7 de março de 2019 às 18:42  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, André; e é uma alegria rever você, amigo! E concordo inteiramente: a solidão, a felicidade, a tristeza, a plenitude... tudo isso são estados de espírito! Por isso, não nos acompanham para sempre. Meu abraço, bom resto de semana!

7 de março de 2019 às 18:45  
Blogger O Árabe disse...

Acho que você deu um grande conselho, Marli: devemos gostar da nossa companhia, pois assim estaremos sempre bem acompanhados! Obrigado, amiga; bom resto de semana!

7 de março de 2019 às 18:46  
Blogger O Árabe disse...

Eu que agradeço, Ronilda, por sua visita e pela sensatez do seu comentário. E você está certa: a solidão já está em nós, desde antes de cada nascimento. Obrigado, e bom resto de semana; volte sempre, o oásis é nosso!

7 de março de 2019 às 18:49  
Blogger O Árabe disse...

Também gosto de pensar assim, Céu: cada coisa a seu tempo... e cada um de nós fazendo a sua parte. :) Meu abraço, bom resto de semana!

7 de março de 2019 às 18:50  
Blogger O Árabe disse...

Sabes, Ailime? Peço licença para utilizar a tua frase: "Eu não aprecio a solidão, mas ao mesmo tempo gosto de estar a sós comigo.". Acredita: cai-me como uma luva! :) Fantástico, sempre, o Cortazar, não é? Pena que encontras dificuldades com o link, amiga. :( Obrigado, bom resto de semana!

7 de março de 2019 às 18:53  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Isy; bom resto de semana, amiga!

7 de março de 2019 às 18:53  
Blogger O Árabe disse...

Concordo inteiramente, Fa! A solidão é algo assim como a sede: só de a temer, já a sentimos... talvez porque seja uma sede da alma, quem sabe? Grato, por tua gentileza e amizade de sempre; bom resto de semana!

7 de março de 2019 às 18:55  
Blogger Arco-Íris de Frida disse...

Quando o homem deixa de acreditar em si mesmo, é quando ele esta só... a solidao é um estado de espirito,a interaçao com nosso proximo depende de como estamos a vontade com nos mesmos... so conseguimos nos doar a alguem quando nos bastamos... a partir do momento que estou bem comigo mesma, vivo bem com todos e nunca me sinto só...

Meu querido e bom amigo, desejo que vc esteja bem... e que tenha ao lado dos seus, um otimo fim de semana...

Abraços...

7 de março de 2019 às 21:36  
Blogger O Árabe disse...

Grande verdade, Arco-Íris: quando estamos bem conosco, vivemos bem com todos e não nos sentimos sós. Estou bem, sim, amiga; obrigado. E você, como está? Bom resto de semana, fique bem!

7 de março de 2019 às 23:05  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky