O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 3 de maio de 2019

O VOSSO TRABALHO



Deveis, sempre, fazer aquilo que vos agrada.
Pois tudo que é feito de boa vontade é melhor executado. Mais abundante é a safra do lavrador que planta com amor à terra e às plantas, do que a daquele que o faz apenas por obrigação.

Aprendei, portanto, a amar o vosso trabalho; e a realizá-lo com alegria no coração. Porque necessitais dedicar-vos às vossas tarefas, e gostar do que fazeis; ou jamais podereis ser felizes.  
Mais produtivo é o trabalho feito com dedicação e afeto. Ainda que dois homens tenham as mesmas condições, as mesmas ferramentas e o mesmo material, um trabalhará melhor que o outro.
E isto acontece apenas porque um deles dedica mais de si mesmo ao trabalho que executa; e este pequeno detalhe faz toda a diferença. Nada é bem-feito, quando feito de má-vontade.
Conscientizai-vos desta verdade. E sabei que este é, muitas vezes, o motivo do sucesso de alguns e do fracasso de outros. Ninguém consegue o sucesso, fazendo algo de que não gosta.
Mais tempo permaneceis no vosso trabalho, do que no vosso lazer. E, por isto, se não vos agrada o que fazeis, não vos sentireis felizes ou à vontade, durante a maior parte das vossas vidas.
Bem-aventurado é o homem que canta, enquanto executa o seu trabalho. Porque, não importa o que faça, ele se sente feliz; e a sua felicidade torna mais leve e mais produtivo o seu labor.
E, porque assim é, ele se realiza em tudo que produz. Encontra, no trabalho bem-feito, o seu merecido orgulho e uma razão de existir; e esta sensação lhe dá forças para fazer ainda mais.
Este é o agricultor que não encontra na plantação apenas a esperança da colheita e do lucro; com os olhos da alma, vê a beleza do mar que é o trigal, onde o vento forma ondas douradas.      
Triste daquele que não enxerga, no seu trabalho, nada mais do que a forma de ganhar o alimento que necessita; pois não verá o resultado de seu esforço, nem saberá o seu papel no mundo.
E sentirá que os seus dias transcorrem num limbo cinzento, em que o alvorecer não lhe traz a alegria de um novo dia, nem a chegada da noite lhe promete o bom descanso, justo e merecido.
O homem que não antecipa o prazer, ao moer o grão, nem se sente feliz com o delicioso cheiro da massa assando no forno, não sentirá todo o sabor do pão fresco, ao colocá-lo em sua boca. 
Acostumai-vos a amar o vosso trabalho. É de vós que depende o vê-lo como um castigo a que não podeis escapar, ou como a oportunidade de colaborar para a construção de um mundo melhor.
Onde todos vivereis melhor.
Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_ernesto_cortazar_solitude.mid

36 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Sabe Árabe, tudo na vida que é feito com amor e dedicação, tende a ser mais produtivo, mais bem feito e a satisfação pessoal é grande, ainda que nada, ou pouco lhe renda.Bela mensagem!
Gostei da imagem e a musica, dispensa comentários. Ernesto Cortazar é brilhante!
Bom fim de semana! Beijos

3 de maio de 2019 às 22:40  
Blogger chica disse...

Por vezes o trabalho é encarado como um peso, fica tudo mais difícil. Coloquemos amor, gratidão e leveza! abração, lindo fds! chica

4 de maio de 2019 às 08:38  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Olá meu querido.

Sou instrutora de artes,adoro o que faço e ainda ganho por isso rssss
Tudo o que plantamos colhemos e um grão semeado terá o retorno 10, 20,..... 1000 vezes mais, então cultivar sorrisos, esperanças e carinhos garantia de colheita farta para encher os depósitos para os tempos de escassez que em algum momento virá.

Beijos

Joelma

4 de maio de 2019 às 09:37  
Blogger Catiaho Reflexod'Alma disse...

Arabe,
Sabias palavras sempre
nos ajudam como melhorar como
pessoa.
Aprecio seus escritos,
me fazem bem.
Bjins
CatiahoAlc.

4 de maio de 2019 às 10:48  
Blogger Alice Alquimia disse...

O trabalho é uma oportunidade de mostarmos nossas possiblidades e habilidades.

4 de maio de 2019 às 16:31  
Blogger CÉU disse...

Gosto mto do que faço, meu estimado amigo, embora haja momentos menos bons, como em todas as profissões.

Abraço e bom domingo.

4 de maio de 2019 às 20:50  
Anonymous Sérgio disse...

Belíssima e sabia mensagem Irmão
Experimentamos, há muito, tempos ásperos em nosso amado país. Mesmo assim, aos que empreendem com amor a recompensa se manifesta.
Que Deus nos acompanhe e guarde.
Forte abraço

4 de maio de 2019 às 20:57  
Blogger Arco-Íris de Frida disse...

Alguem disse que o trabalho enobrece o homem... e é verdade, mas so enobrece se for feito por prazer e com dedicaçao... se assim nao for se torna um peso...

Arabe, meu bom amigo... que vc tenha uma otima semana...

Abraços...

5 de maio de 2019 às 20:55  
Blogger Fá menor disse...

É assim que penso e sempre pensei. Devemos amar o que fazemos e fazê-lo com gosto, para que o produto desses trabalho surja bem feito e nos faça felizes e aos outros que dele também usufruirão. Mesmo um trabalho de que não gostamos, devemos procurar fazê-lo com gosto e não por obrigação e de má-vontade, pois assim se tornará menos penoso e se tornará agradável para si e para os outros. O seu texto vem confirmar-me o quanto estou no caminho certo.

Boa semana, amigo!

Abraços.

6 de maio de 2019 às 12:27  
Blogger Smareis disse...

Boa noite Árabe!
Um texto de grande ensinamento, que muito deveria ler.
Tudo que é feito com carinho e dedicação fica mais fácil, e mais leve. Excelente música.
Uma boa noite, e excelente semana.
Enfim demorei mas voltei.

6 de maio de 2019 às 19:27  
Blogger Zilani Célia disse...

OI ÁRABE!
PERFEITO E INSPIRADOR, POIS MOSTRA QUE TUDO QUE REALIZARMOS COM AMOR E DEDICAÇÃO, NOS SERÁ LEVE E PRAZEROSO.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.bcr/

6 de maio de 2019 às 22:57  
Blogger Marina Filgueira disse...

¡Hola Árabe!

¡Tienes toda la razón del mundo! Del trabajo bien hecho con amor y entusiasmo, salen saludables y abundantes mies. Siempre, siempre recogeremos lo que sembramos.
Una lección de vida como siempre nos tienes acostumbrados, gracias por tu buen hacer.
Te dejo mi inmensa gratitud y mi estima.
Un abrazo y se muy, muy feliz.

7 de maio de 2019 às 05:38  
Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Já diz o ditado, "faz aquilo que amas e não precisaras de trabalhar um unico dia na tua vida"!
Muito bom este texto!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

7 de maio de 2019 às 16:21  
Blogger Maria Luzia disse...

Perfeito Árabe! Torna-se prazeroso tudo o que fazemos com dedicação, bem feito, é muito bom! Amei o texto, amei tudo, de verdade! Tenha uma semana com paz e saúde. Obrigada e grande abraço!

7 de maio de 2019 às 21:03  
Blogger Ailime disse...

Bom dia meu Amigo e bom Árabe,
Um tema muito interessante tratado como sempre com grande saber.
Tenho por experiência ao longo dos muitos anos em que dediquei uma grande parte da minha vida no exercício da minha profissão, que se executarmos o trabalho com dedicação e amor ele se tornará mais leve e os resultados serão bons!
Mesmo quando acontece passarmos por áreas em que não existe tanta vocação, a entrega com responsabilidade, também nos leva a bom porto! Comigo assim aconteceu.
Estou a ouvir música que é lindíssima. Calminha como aprecio.
Um beijinho e continuação de boa semana.
Ailime

8 de maio de 2019 às 08:30  
Blogger Mariazita disse...

Meu caro Árabe
Gostei imenso deste teu texto, e, o engraçado é que me trouxa à ideia uma pessoa que conheci há... mais de 50 anos, e depois nunca mais vi.
Era um senhor amigo da minha família que uma vez fez o favor de me acompanhar a uma fábrica de tecidos para eu comprar o pano para o meu vestido de noiva (vê o que me fizeste recordar...)
O local era longe, o senhor em causa uma pessoa muito ocupada, e pelo caminho eu quis desculpar-me do trabalho que estava lhe dando.
Ele deu-me uma resposta que nunca esqueci:
"Tudo o que nós fazemos, quer para nosso benefício quer para o dos outros, deve ser sempre feito com boa vontade. Assim nunca será um sacrifício nem uma perda de tempo".
Achei estas palavras tão bonitas, tão sábias, que nunca as esqueci (embora estivessem guardadas num cantinho da memória donde agora me ajudaste a buscá-las...)
OBRIGADA! Foi muito bom ler-te, como sempre.

Continuação de boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

9 de maio de 2019 às 06:22  
Blogger Marli Terezinha Andrucho Boldori disse...

Bom dia, amigo Árabe,muito relevante seu texto, pois sempre que trabalhamos com amor, nunca será trabalho. Toda tarefa por menor que seja deve ser acompanhada de prazer, prazer em poder executar uma tarefa que nos faz bem e fará bem a outras pessoas.Parabéns pelo seu texto. Abraço!

9 de maio de 2019 às 11:26  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Lúcia! Tudo que fazemos com amor é gratificante, e perdura muito mais! E concordamos, também: Cortazar é brilhante! Obrigado, bom fim de semana; feliz Dia das Mães!

10 de maio de 2019 às 19:43  
Blogger O Árabe disse...

Essa bela receita, Chica, torna qualquer trabalho mais fácil! :) Obrigado, bom fim de semana; feliz Dia das Mães!

10 de maio de 2019 às 19:43  
Blogger O Árabe disse...

Eu também, Joelma; acredita que ganho a vida redigindo textos?! É uma beleza, acredite! Vamos semear, sim... que a escassez não nos encontre desprevenidos! :) Obrigado, bom fim de semana; feliz Dia das Mães!

10 de maio de 2019 às 19:45  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Catia! É sempre bom, saber que outras pessoas pensam como nós! Obrigado, bom fim de semana; feliz Dia das Mães!

10 de maio de 2019 às 19:46  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Alice! E, também, a nossa capacidade de entrega. Obrigado, bom fim de semana; feliz Dia das Mães!

10 de maio de 2019 às 19:47  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Céu! Mas, graças a Deus, quando fazemos aquilo que gostamos, são raros esses momentos menos bons! Obrigado, bom fim de semana; feliz Dia das Mães!

10 de maio de 2019 às 19:48  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, irmão! Quando o amor é o motor de nossas atividades, elas sempre serão produtivas! Meu abraço agradecido; obrigado, bom fim de semana; feliz Dia das Mães, junto aos seus!

10 de maio de 2019 às 19:50  
Blogger O Árabe disse...

Concordando inteiramente com você, Arco-Íris: o trabalho "só enobrece se for feito por prazer e com dedicação... se assim não for se torna um peso...", por vezes insuportável. Obrigado, amiga, boa semana; Feliz Dia das Mães!

10 de maio de 2019 às 19:53  
Blogger O Árabe disse...

Concordo inteiramente com você, Fa: "Devemos amar o que fazemos e fazê-lo com gosto, para que o produto desses trabalho surja bem feito e nos faça felizes e aos outros que dele também usufruirão.". Esta é a receita para um mundo melhor. Obrigado, bom fim de semana; feliz Dia das Mães!

10 de maio de 2019 às 19:54  
Blogger O Árabe disse...

Grande alegria revê-la, Smareis, e concordamos: "tudo que é feito com carinho e dedicação fica mais fácil e mais leve". Obrigado, bom fim de semana; feliz Dia das Mães!

10 de maio de 2019 às 19:56  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, amiga Zilani! Bom fim de semana; feliz Dia das Mães!

10 de maio de 2019 às 19:56  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Marina: sempre colheremos o que semearmos! Grato pela gentileza e amizade de sempre, minha amiga. Obrigado, bom fim de semana; feliz Dia das Mães!

10 de maio de 2019 às 19:58  
Blogger O Árabe disse...

E muito bom esse ditado, Isy; concordo inteiramente! :) Obrigado, bom fim de semana; feliz Dia das Mães!

10 de maio de 2019 às 19:58  
Blogger O Árabe disse...

Bom saber que você gostou, Maria Luzia; e as fotos do Cantinho estão ótimas, amiga! Obrigado, bom fim de semana; feliz Dia das Mães!

10 de maio de 2019 às 19:59  
Blogger O Árabe disse...

Concordo, Ailime: ainda que passemos um tempo em áreas para as quais não temos inclinação, o trabalho com dedicação e entrega sempre rende bons resultados! Também adoro as músicas calmas, amiga. :) Obrigado, bom fim de semana; feliz Dia das Mães!

10 de maio de 2019 às 20:01  
Blogger O Árabe disse...

Sábio senhor, Mariazita! Esta, com certeza, é a melhor forma de nunca desperdiçarmos o nosso precioso tempo! Bom saber que te fiz recusar esse episódio, amiga. Obrigado, bom fim de semana; feliz Dia das Mães!

10 de maio de 2019 às 20:02  
Blogger O Árabe disse...

Bem como você disse, Marli: toda tarefa, por menor que seja, deve ser realizada com prazer, para que nos faça bem e faça bem aos outros. Obrigado, bom fim de semana; feliz Dia das Mães!

10 de maio de 2019 às 20:04  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Admiro muito os escritores, afinal vocês não precisam da diversidade de materiais para compor arte,vocês são bruxos que mexem com a mente e sentimentos, com as palavras que na maioria das vezes acertam em cheio nosso ser, fazendo uma bagunça básica depois que um texto nos atinge e nunca mais seremos os mesmos rssss simples assim.

Beijo, beijo

Joelma

11 de maio de 2019 às 22:59  
Blogger O Árabe disse...

Sabe, Joelma? eu sempre soube que você, além dos outros dons artísticos, é também uma escritora! :) Boa semana, meu abraço.

13 de maio de 2019 às 14:02  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky