O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 17 de maio de 2019

AS VOSSAS MOCHILAS


Sim; sempre haverá ocasiões em que a dor vos encontrará.

E é natural que assim seja. Porque não andareis sempre sobre verdes prados de grama macia; em vosso caminho também existirão pedras, que às vezes vos magoarão os pés.

Nada aprenderíeis sobre a Vida, se apenas encontrásseis alegrias; as alegrias e as dores são a chuva e o sol, que fazem germinar em vossa alma as sementes do aprendizado.


Assim, eu vos tenho dito; e assim vos ensina a própria lógica. As lições mais duradouras são aquelas que aprendeis pelo sofrimento e consolidais com as vossas lágrimas. 

Porém vos cabe escolher as lembranças que levareis, daquilo que experimentardes na jornada. E do seu peso dependerá todo o restante da vossa caminhada. 
Não podeis evitar as dores; mas vos é dado escolher o que carregareis às vossas costas. E mais leves serão os vossos passos, se abandonardes as pedras e levardes as flores.
Aprendei, pois, a ter sempre duas mochilas: uma para as boas lembranças, que são as flores cujo aroma vos revigora; e outra para as ruins, as pedras do vosso caminho.
Não deveis misturar, no mesmo lugar, as recordações felizes e as tristes; ou o peso destas tirará o encanto daquelas. As pedras esmagarão as flores, se juntas ficarem.
Acostumai-vos a esta ideia das mochilas. Porque flores e pedras não deixarão de alternar-se, em vosso caminho; em cada dia que virdes nascer, umas e outras encontrareis.
Sede sábios, portanto: colocai em uma das vossas mochilas as boas lembranças, que vos são leves e agradáveis; na outra amontoai as pedras, aquelas que vos magoam.
E, uma vez separadas, carregai ambas as mochilas apenas enquanto não o possais evitar; pelo tempo que for necessário, para que possais aprender com os vossos erros.
Tão logo vos seja possível, deponde sobre a terra a mochila onde colocastes as pedras; aprendida a lição, deixai-a ficar para trás e escolhei carregar apenas as boas lembranças.
Pois não é sensato o homem que percorre a sua estrada arrastando às costas um peso morto, que dificulta o seu passo e torna árdua e penosa a caminhada que lhe resta fazer.
Levai convosco, sim, as mochilas onde armazenastes as flores. E descobrireis que elas perfumarão o ar ao vosso redor; e o seu aroma vos trará novo alento, em vossa jornada.
Até o Coração do Universo. 


Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/andre_rieu_my_way.mid


Minha gravação predileta, entre todas as músicas que conheço:
https://youtu.be/YeiFmUbgems

27 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Árabe a escolha do sorriso, ainda que triste, sempre será uma boa opção. Na difícil jornada da vida, podemos escolher qual das mochilas, queremos levar.
Belo post!
Bom fim de semana!
Beijos

18 de maio de 2019 às 00:55  
Blogger chica disse...

Belíssimo ,Árabe! Temos e podemos escolher o que carregar em nossas mochilas e que não sejam sobrecarregadas de pesos... abração, linda semana! chica

18 de maio de 2019 às 06:34  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

O que posso dizer??
Chorei,...
Isso é tudo o que sou, exatamente com essa trilha sonora que faz parte de minha vida.

Eu sabia que você sabia o tempo todo.rsss

Beijos
Joelma

joelmaroque@gmail.com

18 de maio de 2019 às 09:21  
Blogger CÉU disse...

Olá, estimado Árabe!

De facto, a vida tem pedras e flores e ninguém está imune a ambas. Convém aprender a separar o trigo do joio e seguir caminho com as flores, que alegram nosso existir.

Andre Rieu, sempre mto bom escutar.

Grande abraço e bom final de semana.

18 de maio de 2019 às 15:49  
Anonymous Anônimo disse...

Irmão
És uma de minhas flores........

18 de maio de 2019 às 18:41  
Blogger Fá menor disse...

Muito certeiro. E boa ideia essa das duas mochilas separadas para levar as flores e as pedras... no entanto, por vezes, parece que dias há que são de colher unicamente pedras e em que as flores antes colhidas depressa murcharam... há dias e dias assim, de uma invernia pegada à outra. Esperamos, então, que uma primavera que tarda em chegar volte depressa.

Boa semana, amigo!
Beijos.

20 de maio de 2019 às 13:01  
Blogger CÉU disse...

Olá, meu querido amigo!

Minha mochila também tem um pouco de preguiça -rs. Ah, me ri imenso com seu comentário. É salutar haver à-vontade, amizade e confiança entre amigos.
Talvez no final de semana, mas "exijo" (RISOS) um comentário grandão ao poema e ao vídeo. Combinado -rs?

Beijos para todos vocês e boa semana.

20 de maio de 2019 às 20:28  
Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Adorei as metáforas deste texto! Muito bom!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

21 de maio de 2019 às 15:30  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Um texto soberbo sobre o modo de encararmos a nossa caminhada, que muitas vezes é de sofrimento, outras também de alegria!
Com o sofrimento aprendemos a valorizar os nossos momentos alegres e a desfrutar das coisas mais simples e belas da vida.
Separar em duas mochilas as pedras e as flores, muito interessante essa ideia.
Eu tento dentro das minhas possibilidades e dos casos, não encher a mochila com as dificuldades, para que fique com mais espaço para as outras coisas mais agradáveis.
Foi através do sofrimento que aprendi a lidar com estas situações. Tento que a minha carga seja leve, mas, claro, nem sempre é possível. Vou tentando que assim seja.
Gostei das duas versões da mesma musica, sendo a segunda carregada de sentimentos e emoções. Saudoso Elvis Presley!
Um beijinho, meu amigo, e uma boa semana.
Ailime

21 de maio de 2019 às 16:07  
Blogger © Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Muito belo, temos de separar as dores e amenizar com as alegrias para o fardo ser menor.
Nem sempre é possível, mas podemos e devemos tentar.
Um beijinho
:)

21 de maio de 2019 às 16:16  
Blogger Arco-Íris de Frida disse...

Carregar a mochila de recordaçoes ruins é muito peso... o amor é muito mais leve, é preciso fazer a opçao certa, é muito mais agradavel...

Arabe, meu amigo... que vc tenha uma otima semana...

Abraços...

22 de maio de 2019 às 07:39  
Blogger Majo Dutra disse...

Gostei muito. Grata pelos bons momentos de leitura.
Dias de harmonia e contentamento.
As melhores saudações.
~~~~

23 de maio de 2019 às 15:57  
Blogger rosa-branca disse...

Meu amigo, adorei o texto e quem me dera só carregar flores...Já sei! Temos que separar as águas, mas por vezes não conseguimos. Obrigado pela leitura que adorei. Bom fim de semana e beijos com carinho

24 de maio de 2019 às 09:50  
Blogger O Árabe disse...

Esse é o truque, Lúcia: escolher qual das mochilas queremos levar! :) Obrigado, bom resto de semana.

24 de maio de 2019 às 16:36  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Chica! Quanto mais pesadas, mais difícil caminhar! Obrigado, amiga; bom resto de semana!

24 de maio de 2019 às 16:37  
Blogger O Árabe disse...

Joelma, eu sabia que você sabia que eu sabia. :) Mas, falando sério, bom ver que você gostou; afinal, a ideia foi sua! :) Meu abraço, amiga; bom resto de semana.

24 de maio de 2019 às 16:38  
Blogger O Árabe disse...

Também adoro André Rieu, Céu... e também tento seguir o caminho só com as flores! :) Obrigado, minha amiga; bom resto de semana.

24 de maio de 2019 às 16:39  
Blogger O Árabe disse...

A recíproca é verdadeira, irmão... como bem você sabe! Meu abraço, obrigado por toda a amizade fraterna e todo o incentivo, ao longo destes anos. Saudade, bom resto de semana!

24 de maio de 2019 às 16:41  
Blogger O Árabe disse...

Também achei boa a ideia, Fa... foi a Joelma que me sugeriu, num comentário. Mas tens razão: há dias em que rezamos, para que logo voltem as flores! Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana.

24 de maio de 2019 às 16:43  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Céu: tem que haver à-vontade, amizade e confiança entre amigos. :) E será uma alegria atender a essa "exigência", viu? Combinadíssimo! :)

24 de maio de 2019 às 16:45  
Blogger O Árabe disse...

Bom saber que você gostou, Isy! Obrigado, meu abraço; bom resto de semana.

24 de maio de 2019 às 16:45  
Blogger O Árabe disse...

Pura verdade, Ailime: é através do sofrimento, que aprendemos a lidar com estas situações... e a carregar as flores, não as pedras! Bem como você disse: nem sempre conseguimos... mas tentamos. E eu, simplesmente, ADORO essa interpretação do grande Elvis! Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana.

24 de maio de 2019 às 16:48  
Blogger O Árabe disse...

Aplaudo as suas palavras, Piedade: "Nem sempre é possível, mas podemos e devemos tentar.". Devemos, sim; um dia aprenderemos, se sempre tentarmos. Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana.

24 de maio de 2019 às 16:49  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Arco-Íris: o amor é sempre mais leve. É o laço mais leve que podemos ter... e, ao mesmo tempo, o mais forte de todos! Obrigado, minha amiga; sempre bom contar com a sua presença. Bom resto de semana, meu abraço.

24 de maio de 2019 às 16:52  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Majo, pela visita e gentileza. Volte sempre, o oásis é nosso! Meu abraço, bom resto de semana.

24 de maio de 2019 às 16:53  
Blogger O Árabe disse...

Sempre uma alegria a sua presença, rosa-branca. E você está certa: nem sempre conseguimos... mas só em tentar, já melhora! :) Obrigado, bom resto de semana, meu abraço.

24 de maio de 2019 às 16:54  
Blogger Parapeito disse...

Tão belo este texto.
Duma sabedoria e sensibilidade enorme.
É com o sofrimento aprendemos a dar valor aos nossos momentos alegres e a desfrutar das coisas mais simples da vida.
É preciso sabedoria e serenidade para saber qual a mochila que devemos levar.
Brisas doces *

5 de agosto de 2022 às 14:03  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky