O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 24 de maio de 2019

O TER E O SER


Meditemos sobre o TER e o SER.

Porque um não nos serve, senão enquanto caminhamos sobre a terra; e o outro faz brotar as asas com as quais podemos voar até o Coração do Universo. Um nos limita, o outro nos torna livres.

Para aquele que se dedica ao TER, a morte é o limite final. O SER, entretanto, nos abre os portões da Eternidade; pois o TER pertence ao corpo, enquanto o SER está em nosso verdadeiro Eu.

O TER nos mantém presos à Terra; o SER nos leva a passear entre as estrelas do céu. Fugazes são as compensações que nos oferece o TER; decerto, o Tempo as carregará em suas águas.

Ainda que o TER possa trazer-nos muitas alegrias, apenas o SER nos pode fazer felizes. Porque o TER nos faz sofrer o medo da perda, e o SER nos dá a coragem para viver plenamente.

E ninguém pode ser feliz, sem viver plenamente. Não encontraremos a felicidade em desfrutar da abundância do TER; mas podemos aprender a encontrá-la, na sabedoria do SER.

Necessitamos do TER; ao menos, enquanto estivermos neste mundo. Mas não devemos permitir que a ânsia do TER se sobreponha ao SER; ou estaremos negando a essência do que somos.

Porque somos caminhantes que buscam a evolução. E, embora a parte material que existe em todos nós busque impor-nos o TER, sabe a nossa alma que a evolução se encontra no SER.

Essa dualidade se reflete em nossos sentimentos e em nossas ideias; é por isto, que tantas vezes nos vemos divididos entre a razão e a emoção. E nos arrependemos de algumas decisões.

Recordemos o passado; e veremos que, na raiz de cada decisão que nos trouxe arrependimento, esteve o TER. Ele nos apequena e induz ao erro; o SER nos engrandece e melhora.

O amor é o SER; o ciúme é o TER. O perdão é o SER; a vingança é o TER. A generosidade é o SER, o egoísmo é o TER. Gostar de si mesmo é o SER; a presunção é o TER.

O respeito é o SER; a transgressão é o TER. A humildade é o SER; a arrogância é o TER. A paz é o SER; a violência é o TER. Dizer a verdade é o SER; mentir reflete o desejo do TER.  

Muitos exemplos eu poderia dar; a todos os momentos, precisamos escolher entre o SER e o TER.  É através desta escolha, e das suas consequências, que se processa o nosso aprendizado.

Aprendamos a dividir-nos entre o TER e o SER, enquanto caminhamos sobre a terra. Não nos deixemos levar pelo momento, porque de nada nos valerá a jornada, se cultivarmos só o TER.

Antes de tudo, precisamos SER.


Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/marco/1_ernesto_cortazar_you_are_my_destiny.mid

32 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Árabe mais um belo post! de tudo que foi dito, só discordo quando você fala que ciúmes é o ter Porque ele pode ser, ou advir de muitas outras circunstâncias.
A musica é linda! Embora me remeta a solidão, vazio, sentimentos que vivem adormecidos dentro de mim e inconscientemente, a depender do momento eles acordam.
Nem tudo na vida é linear. Muitas vezes deixamos aflorar o ser e algumas vezes o ter.
Bom fim de semana! Beijos

24 de maio de 2019 às 22:40  
Blogger Arco-Íris de Frida disse...

O SER precisa ser construido anulando o TER, nao é facil, mas a nossa caminhada terrena é para isso, SERmos pessoas melhores.

Arabe, desejo-lhe um fim de semana proveitoso e feliz...

PS: Fechei meu blog,mas sempre que puder, aqui estarei.

Abraços...

25 de maio de 2019 às 00:53  
Blogger Mariazita disse...

Muito tenho lido sobre "o ter e o ser"...
Por isso, com toda a força da razão posso dizer que o teu texto é MUITO BOM!
Mais uma vez me obrigas a reflectir sobre um tema de extrema importância... 😉

Desejo bom Fim-de-semana
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

25 de maio de 2019 às 06:12  
Blogger chica disse...

Belíssima mensagem.. E tomara as pessoas acordem, pois tantas e tantas só pensam no TER, esquecendo de SER e de ViVER! abração,chica

25 de maio de 2019 às 06:53  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Eu tenho o privilégio de ser parte de teu universo.
Sinto-me honrada e feliz por isso.
beijos

Joelma

25 de maio de 2019 às 09:17  
Anonymous Pedro Lopes - desempregado em putugal disse...

***PUBLIC SERVICE ANNOUNCEMENT***

The portucigano economy is in the toilet, and droves of it's citizens are fleeing to neighboring Spain to work just to put food on the table! Those who don't go to Spain are swimming, or jumping on bannana boats to go to Angola or Mozambique just to sell their corpo for cod to feed their families. The slightly better off portuciganos are flying to Brasil to live in a favela that is much better than the poor, decrepid conditions they live in now; at least here they can eat.
I observed the portuciganos to be an ignorant bunch stuck in a mental time-warp that only focus on "how" good things were in the distant past rather than focusing on their now deteriorated, non-existant economy, and how bad things really are today.
Perhaps, this is "why" they can't seem to see the log stuck in their eyes but see the splinters in everybody elses eyes. I do find it ironic that they are racist toward Spain, Angola, Mozambique and Brazil only to later go look for a better life in these countries!

Be Careful Amigos :)

Mais informaciom? Visitenos amigos!

25 de maio de 2019 às 17:29  
Blogger Fá menor disse...

É isso mesmo. O SER é o que nos faz crescer.
Retenho: "O amor é o SER; o ciúme é o TER. O perdão é o SER; a vingança é o TER. A generosidade é o SER, o egoísmo é o TER. Gostar de si mesmo é o SER; a presunção é o TER.
O respeito é o SER; a transgressão é o TER. A humildade é o SER; a arrogância é o TER. A paz é o SER; a violência é o TER. Dizer a verdade é o SER; mentir reflete o desejo do TER."

Gostei muito deste texto.

Abraço, meu amigo!

26 de maio de 2019 às 14:47  
Blogger CÉU disse...

Olá, estimado amigo!

O eterno dilema do TER e do SER.
Seu texto dá gosto a gente ler, mas, na prática há poucas, pouquíssimas pessoas, que sejam apenas SER (me desculpe a redundância). Raros são aqueles que abdicam da sua zona de conforto e partem para zonas pobres e distantes para ajudar seu semelhante. O que auferem, qdo auferem, dá para sua sobrevivência, somente. Esses são SER, sim!
Não sei se aqueles que pensam que a morte representa o final de tudo, sejam TER. Eu, que penso que com a morte tudo termina, me considero TER E SER, embora não seja capaz de deixar minha casinha e meu conforto (sou mto mais ter do k ser, sim, eu sei)! E você?

Seu escrito é nitidamente de natureza humanista e espírita, acho eu, mas frisemos que o Professor e Educador francês Hippolyte Rivail, século XIX, de pseudónimo Alan Kardec (fundador da doutrina espírita, que floresceu e floresce no Brasil), recebeu o espírito de Galileu, k lhe deu "luz" e "sabedoria" para fazer um novo Gênesis bíblico. Felizmente que a Ciência não para de se desenvolver e cada vez mais as teorias dadas como certas são desmascaradas. Parecendo que não, o que acabei de referir, mto tem a ver com o TER e com o SER.

Estive escutando essa deliciosa melodia: "You are my destiny", que sempre me encanta. Obrigada pelo momento.

Abraço e boa semana.

27 de maio de 2019 às 11:09  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Uma excelente dissertação sobre estes dois temas tão antagónicos e que tanto se confundem nos nossos espíritos!
Eu à minha maneira resumiria desta forma: ter o essencial para viver, mas viver sem deixar de Ser!
"E ninguém pode ser feliz, sem viver plenamente. Não encontraremos a felicidade em desfrutar da abundância do TER; mas podemos aprender a encontrá-la, na sabedoria do SER.
Absolutamente, meu Amigo. Aqui está a verdadeira essência da questão.
Adorei recordar esta música tão bela.
Um beijinho e continuação de uma boa semana.
Ailime

28 de maio de 2019 às 16:06  
Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Um bom texto para explicar essas diferençar entre o Ter e o Ser! Muito bom!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

28 de maio de 2019 às 16:47  
Blogger Maria Luzia disse...

Árabe,eu penso que a questão do ter e o ser, precisa ser equilibrado, os dois fazem parte na nossa vida, certo que o ser, fique em primeiro plano. Amei o texto, amei tudo. Ótima semana e um abração!

28 de maio de 2019 às 21:33  
Blogger saudade disse...

Bela reflexão, necessitamos ser para ter....
Beijo

29 de maio de 2019 às 12:02  
Blogger Majo Dutra disse...

Uma reflexão e conclusões com as quais me identifico.
Agradou-me sobremodo o seu texto, tanto pela construção,
como pela mensagem.
Estou a ouvir o piano romântico de Ernesto Cortazar que
muito aprecio... Registo esta afinidade...
Dias bons em paz e harmonia.
O meu abraço amistoso.
~~~~

30 de maio de 2019 às 10:56  
Blogger Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Arabe
Eu gosto muito de
refletir sobre essa questão.
Sua publicação é uma janela
aberta para a evoluçõ do
pensamento.
Bjins
CatiahoAlc.

30 de maio de 2019 às 11:17  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Lúcia: muitas vezes, O Ser e o Ter se misturam; afinal, precisamos de ambos, enquanto caminhamos sobre a terra. Quanto à música... bem, Cortazar é único! :) Obrigado, bom resto de semana.

30 de maio de 2019 às 12:44  
Blogger O Árabe disse...

Bem, como você disse, Arco-Íris: para isso nos serve a jornada sobre a terra. Fiquei triste com o fechamento do blog, amiga; gostava de ler os seus textos e ver as imagens que você publicava. Repense, sim? E não deixe de dar notícias! Obrigado, bom resto de semana.

30 de maio de 2019 às 12:46  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Mariazita! E concordo, amiga: um tema da maior importância! Meu abraço, bom resto de semana.

30 de maio de 2019 às 12:50  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Chica: a maioria pensa mais no Ter... quando o que mais precisamos é o Ser! Obrigado, abração pra você e o Kiko; bom resto de semana.

30 de maio de 2019 às 12:52  
Blogger O Árabe disse...

É realmente um privilégio, Joelma, termos amigos como vocês, que fazem parte (e completam) o nosso Universo. Eu também me sinto feliz com isso. :) Bom resto de semana, meu abraço.

30 de maio de 2019 às 13:31  
Blogger O Árabe disse...

Meu abraço, Pedro, e bom fim de semana. Espero que as coisas melhorem aí, em nosso querido Portugal!

30 de maio de 2019 às 13:34  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Fa, pela gentileza e amizade constantes. E concordo: o Ser é o que nos faz crescer! Bom resto de semana, meu abraço.

30 de maio de 2019 às 13:36  
Blogger O Árabe disse...

Não há redundância, Céu. E, realmente, sei que o que você escreveu tem tudo a ver com o Ser e o Ter; como também sei que é difícil harmonizar os dois... eu vivo tentando, até hoje; e já lá se vão 70 aninhos! :) Conheço o trabalho de Kardec, sim... mas me acho mais espiritualista, sabe? Acredito no nosso verdadeiro Eu, uma parte do Universo que vive em nós. Linda a música, não é? Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana!

30 de maio de 2019 às 13:51  
Blogger O Árabe disse...

Gostei muito da sua forma de resumir, Ailime: "... ter o essencial para viver, sem deixar de Ser"! É o que penso, também, amiga. Também concordamos quanto à música: é linda! Obrigado, meu abraço; bom resto de semana!

30 de maio de 2019 às 13:55  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Isy; bom saber que você gostou! Meu abraço, bom resto de semana.

30 de maio de 2019 às 13:56  
Blogger O Árabe disse...

É isso, sim, Maria Luzia: os dois fazem parte da nossa vida... só que o Ser prossegue, por toda a Vida! Obrigado, minha amiga; bom resto de semana, fique bem!

30 de maio de 2019 às 13:58  
Blogger O Árabe disse...

Sem dúvida, Saudade: de nada adianta Ter, sem Ser... ;) Obrigado, bom resto de semana!

30 de maio de 2019 às 13:59  
Blogger O Árabe disse...

Uma afinidade, sim, Majo. Cortazar está, sem dúvida, entre os meus artistas preferidos! Obrigado, bom resto de semana.

30 de maio de 2019 às 14:03  
Blogger Marina Filgueira disse...

¡Hola Árabe!

¡Que exquisita lección de vida nos regalas, amigo! Totalmente de acuerdo con tus reflexiones, lo material queda aquí nada se lleva a la hora de decir adiós, solo nos servirá lo que llevemos en el alma, llevémosla entonces llena de buenas acciones.

Un placer leerte como siempre. Perdona mi pequeña ausencia.
Te dejo mi gratitud y mi gran estima.

Buena tarde y se muy, muy feliz.

30 de maio de 2019 às 14:04  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Catia! Essa é uma questão sobre a qual, realmente, nos devemos debruçar mais um pouco... Ser é essencial! Meu abraço, bom resto de semana.

30 de maio de 2019 às 14:04  
Blogger O Árabe disse...

Não há o que perdoar, Marina; as pequenas ausências são esquecidas com a alegria do retorno, amiga. E concordo: levemos a nossa alma cheia de boas ações... este é o verdadeiro Ser! Meu abraço, bom resto de semana.

30 de maio de 2019 às 14:06  
Blogger Diná Fernandes disse...

Bom dia amigo Árabe,
Muito bom começar o dia lendo um texto tão reflexivo que nos remete a cuidar da nossa maneira de "SER" nesses tempos onde muitos so conhecem o "TER" e so desejam o "TER", "SER" é Amor, humildade, bondade, caridade, simplicidade, praticando boas açõés estamos lapidando nossa maneira de SEr. o "Ter" globa engloba todas as práicas contrárias a lei divina.

Tenha um ótimo findi!

bjs no coração!

31 de maio de 2019 às 07:47  
Blogger O Árabe disse...

Alegria com a sua presença, Diná! Obrigado pela gentileza, e concordamos: o Ter tende, sim, a nos empurrar para as práticas contrárias à lei divina! Meu abraço, amiga; boa semana!

3 de junho de 2019 às 12:05  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky