O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 26 de julho de 2019

O INTEIRO E AS METADES



Não vos vejais como metades que se completam.
Vede-vos, antes, como inteiros que se encaixam. Porque ninguém pode, realmente, amar outra pessoa, se não estiver inteiro em si mesmo; como o pássaro não voa, sem as próprias asas.
Amor não é troca; é doação. A troca acontece quando ambos se amam; e, por isto, a doação ocorre de lado a lado. Mas é preciso que cada um esteja inteiro, para que possa doar-se ao outro.
Amar não é buscar no outro a compensação de suas carências; ao contrário, é oferecer o carinho e a dedicação que existem em si. Não é completar alguém, mas encaixar-se no seu jeito de ser.
Aquele que ama, não é incapaz de viver sem o amado; mas reconhece que, com ele, a vida é mais feliz e completa. Não se desespera pela ausência, mas sonha com o momento em que estarão juntos.
O verdadeiro amor não angustia, acalma. Não provoca o medo da solidão, mas proporciona a plenitude da companhia; não faz perder noites, mas adormecer com um sorriso de alegria nos lábios.
Não sois metades. Pela própria definição de “metades”, isto significaria que estaríeis incompletos; e como alguém que não está completo poderia dedicar-se a outra pessoa? O que teria a oferecer?
Necessitais ser inteiros, para que algo possais doar de vós mesmos. E o maior erro que podeis cometer, é entrar em uma relação esperando receber. Se desejais ser felizes, pensai antes em doar.
O amor não é uma conquista; é uma construção de todos os dias. Dia a dia, vos cabe pavimentar o caminho que percorrereis juntos. Não vos podeis furtar a fazer a vossa parte, ou ambos vos perdereis.
O amor é como uma árvore, plantada em vossos corações; nutre-se da seiva que fornecem as suas raízes. É preciso que no solo, onde se encontram, existam o carinho e a confiança que o alimentam.
Sim, o amor é um sonho. Mas, como acontece a todos os vossos sonhos, precisa ser também construído na realidade onde viveis; ou jamais chegará a existir plenamente em vossas vidas.
Cuidai-vos, pois, para que não vos vejais como metades, que dependem uma da outra para existir. Tende consciência de que cada um de vós é um inteiro; assim, mais oferecereis um ao outro.
A dependência não é fruto do amor, mas da carência. O medo não provém da escuridão, mas da insegurança; e a saudade não é causada pela ausência de alguém, mas por sua presença em vós.
Acostumai-vos à ideia de que o melhor possa ser não alguém que vos complete, mas que se encaixe em vossa vida; e a torne melhor. Que, talvez, não vos entenda; mas vos dê o melhor de si.
Assim, conhecereis o verdadeiro amor.


Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/marco/1_kenny_g_unchanged_melody.mid


Post inspirado pela bela imagem, que circula na internet.

Acho que este video tem tudo a ver. Confiram aqui.

26 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Vi o vídeo algumas vezes. Ele é maravilhoso! Lindo! E me fez viajar num mundo que existe em mim. A música é perfeita! Quisera ter visto antes, porque de fato tem tudo a ver.
Assim como nos filmes, a vida; instantes que passam e nos cegam e perdemos de ver o brilho das estrelas. Beijos

27 de julho de 2019 às 04:09  
Blogger Lúcia Laborda disse...

Árabe; preciso confessar que voltei pra ler o post depois do vídeo e percebi o envolvimento entre um e outro. Sabe aquele momento em que as lágrimas caem sem que se possa controlar? Muito lindo!
Entre a sombra e a luz, a vida acontece e que bom existe você, pra nos despertar e nos mostrar que se prestarmos atenção, veremos muito mais a luz. Que aquilo que nos cega, pode ser exatamente, o que nos mostra o colorido e o brilho do mundo.
Bom fim de semana! Beijos

27 de julho de 2019 às 04:59  
Blogger chica disse...

Árabe, só podemos ser inteiros,ainda que nos falte qualquer coisa...Quando temos o amor,assim somos:inteiros que se escolheram nos caminhos da vida! abração praiano,tudo de bom,chica

27 de julho de 2019 às 05:53  
Blogger Majo Dutra disse...

A dissertação que fez sobre o cartoon está impecável e pressupõe amplos conhecimentos sólidos sobre comportamento e relações dos enamorados. Concordo plenamente com o que esclareceu que acho da melhor qualidade.
Deleitei-me deveras com o som.
Também sou grande apreciadora das canções ultra-românticas do século passado, estas foram realmente sucessos a nível mundial.
Amorosas, encantadoras e sedutoras... obras-primas.
Deve ter sido por isto que o Kenny Rogers casou cinco vezes... Sorrsssss...
Adorei a surpresa, assim o 'link' fica com melhor apresentação.
Hoje, tenho poemas nos dois blogues, apesar de escrever poesia só há um ano.
Uma semana repleta de paz, harmonia, alegrias e tudo bom.
O meu abraço, Amigo.
~~~~~

28 de julho de 2019 às 08:28  
Blogger Marina Filgueira disse...

¡Hola Árabe!

Lo primero decirte, buena tarde de domingo. Maestro de la buena siembra, tu espacio en como una escuela de aprendizaje del buen ejemplo de vida. Te felicito, gracias por esta exquisita lectura.

Te dejo mi inmensa gratitud y estima.
Un abrazo y se muy, muy feliz.

28 de julho de 2019 às 14:27  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
A foto é deliciosa e o seu texto, uma lição de vida que adorei.
Se me permite vou aqui citá-lo em dois aspetos que acho fundamentais: "Não é completar alguém, mas encaixar-se no seu jeito de ser", "O amor não é uma conquista; é uma construção de todos os dias.". Assim entendo também e assim vou tentando construir a minha relação ao longo dos anos.
O texto é riquíssimo em ensinamentos a este respeito e muito nos transmite se quisermos aprender.
Adorei recordar a música e o vídeo é maravilhoso.
Um beijinho e uma ótima semana.
Ailime

29 de julho de 2019 às 14:37  
Blogger Teresa Isabel Silva disse...

A frase da imagem faz tanto sentido...

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

30 de julho de 2019 às 15:53  
Blogger Fá menor disse...

Muito bom!
Enorme sabedoria a sua que nos transmite, meu amigo. Também assim estou certa de que não somos metades de ninguém, nem para ninguém. Somos, de facto, seres inteiros que nos podemos encaixar, e só inteiros nos podemos, sim, doar.

Boa semana, amigo!

Beijos.

30 de julho de 2019 às 17:34  
Blogger Arco-Íris de Frida disse...

Nao tem como sermos metade de alguem, se estamos sempre em construçao de nos mesmos... talvez encontremos alguem que passe pela vida ao nosso lado, mesmo que mudemos varias vezes durante esse caminho... o amor nao é sobre complementos, o amor é sobre aceitaçao...

Arabe, que vc tenha uma semana de paz...

Abraços...

31 de julho de 2019 às 00:56  
Blogger saudade disse...

E quem precisa de metade...... Inteiro e inteiro é pouco.... Para quem ama
Boa semana
Beijo

31 de julho de 2019 às 09:35  
Blogger Mariazita disse...

Meu caro Árabe
Estou de regresso, ou antes, estou no intervalo das férias 😊
Depois de todos aqueles afazeres (enfadonhos!!!) de quando se regressa, tenho agora um tempinho para visitar as amigas e amigos que tiveram a gentileza de ir comentar o meu último post.

Este texto... extraordinário! Uma visão muito especial sobre os casais que se completam e que é bem diferente da habitual. Realmente... dois inteiros faz mais sentido do que duas metades... Confesso que nunca tinha visto o assunto por este prisma. MUITO BOM!

Muito obrigada pelo teu cuidado com a minha saúde. Eu estou mais ou menos bem, mas, durante as férias, tive que contactar o meu pneumologista, e andei por lá a tomar antibiótico e mais umas "tralhas" que ele receitou. (o que me impediu de tomar a famosa poncha - que é uma delícia - até poucos dias antes de regressar) 🤣

Amanhã, dia 01 de Agosto não haverá NANDA, Afinal, a pobrezita também precisa de férias, não é verdade? Fui ao baú e desencantei de lá um conto que vou publicar. Penso que te vai agradar...

Continuação de boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS


31 de julho de 2019 às 14:32  
Blogger © Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Amigo Árabe

como já é habitual, aqui nos traz mais um texto pleno de ensinamentos e verdades.
gostei muito do som e de ver o video.

beijinhos

:)

31 de julho de 2019 às 14:50  
Blogger Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Árabe,
Bom dia e feliz mês de agosto.
Eu gosto de vir aqui e ler
sem pressa de comentar,
volto várias vezes.
Seus textos são um espelho maravilhoso.
Num desses mês de agosto foi que
encontrei o que soma comigo
esse inteiro, fazem 39 anos.
Bjins entre sonhos e delírios
CatiahoAlc.

1 de agosto de 2019 às 09:42  
Blogger O Árabe disse...

Lindo, mesmo, esse vídeo, não é, Lúcia? O filme foi um sucesso incrível, quando eu tinha uns 17 anos; acho que ninguém daquela época deixou de amar essa música!

1 de agosto de 2019 às 15:59  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Lúcia; também acho que a música tem muito a ver com o post. O amor reclama que sejamos inteiros, para que nos possamos doar de verdade! Obrigado, bom resto de semana.

1 de agosto de 2019 às 16:01  
Blogger O Árabe disse...

Bom saber que vocês já estão na praia, Chica; aproveitem bem, minha amiga! :) meu abraço, boa semana.

1 de agosto de 2019 às 16:02  
Blogger O Árabe disse...

Eu não sabia dos 5 casamentos do Rogers, Majo... mas acho que dá pra entender, diante das canções. ;) Obrigado, pela amizade e gentileza; meu abraço, bom resto de semana!

1 de agosto de 2019 às 16:04  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Marina, pela presente constante e amiga. Meu abraço, bom resto de semana!

1 de agosto de 2019 às 16:05  
Blogger O Árabe disse...

Acho que você definiu muito bem a foto, Ailime: "deliciosa" é um adjetivo que (sem trocadilho) se encaixa às mil maravilhas. :) Concordando com seu comentário, ressalto ainda: esta, acredito, é a melhor forma de fazer durar um relacionamento! Obrigado, meu abraço; bom resto de semana!

1 de agosto de 2019 às 16:07  
Blogger O Árabe disse...

Faz, mesmo, não é verdade, Isy? Faz todo sentido! Obrigado, meu abraço; bom resto de semana.

1 de agosto de 2019 às 16:08  
Blogger O Árabe disse...

Maravilhosa frase, Fa: "Somos, de facto, seres inteiros que nos podemos encaixar, e só inteiros nos podemos, sim, doar.". Acho que é bem por aí, minha amiga! Obrigado, meu abraço; bom resto de semana.

1 de agosto de 2019 às 16:10  
Blogger O Árabe disse...

Pura verdade, Arco-Íris: o amor não é sobre complementos, mas sobre aceitação. Pensar diferente é arriscar decepção. Sempre bom saber que está, minha amiga; obrigado, meu abraço; boa semana!

1 de agosto de 2019 às 16:12  
Blogger O Árabe disse...

Gostei da frase, Saudade: "... inteiro e inteiro é pouco. Pra quem ama...". Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana.

1 de agosto de 2019 às 16:13  
Blogger O Árabe disse...

Alegre com o teu regresso, Mariazita! E devo confessar: eu também nunca havia pensado nesse lance das metades... a frase é que me despertou para essa verdade! :) Continuarei sentindo falta da Nanda, mas tenho certeza de que também gostarei do conto... gosto de tudo que você escreve! Bom resto de semana, amiga; meu abraço, bem-vinda de volta! :)

1 de agosto de 2019 às 16:17  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Piedade; sempre uma alegria a tua presença, amiga! Meu abraço, bom resto de semana.

1 de agosto de 2019 às 16:18  
Blogger O Árabe disse...

Aniversário, então, Cátia? Parabéns aos dois inteiros, amiga... 39 anos é um bom tempo! :) Meu abraço a vocês, obrigado pela gentileza e amizade; bom resto de semana!

1 de agosto de 2019 às 16:20  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky