O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

UMA IDEIA DE VIDA


A sua vida é o que você faz dela.


Sim: haverá momentos bons e momentos ruins. Tempestades e calmarias; instantes de uma brisa calma e amiga e outros de vento forte e devastador. Haverá calor e frio, dias e noites.

Você pisará na grama macia, sentindo o aroma de flores e ouvindo o murmúrio de riachos. Mas, também, magoará os pés nas pedras, sentirá cheiro de lodo e tremerá ao fragor do trovão.

Porque assim é a vida. Não estamos em um passeio, mas em uma jornada; não estamos no Paraíso, mas em uma escola. Como na escola, temos momentos de recreio e outros de aprendizado.

Aproveitemos o recreio e façamos valer o aprendizado. Porque não é sensato o homem que, estando na escola, insiste em manter os olhos fechados; ou não aproveita o tempo de alegria.

A verdade é que não temos controle sobre os ventos; mas depende de nós a posição das velas. Não escolhemos os aromas que nos chegam, mas definimos a intensidade da respiração.

Não podemos escolher o que vem em nosso caminho, mas é nossa a escolha de como reagimos, a cada novidade que a Vida nos traz. Nós escolhemos olhar para o céu, ou para o chão.
Por isto, não se deixe tomar pela angústia de existir; apenas exista, saboreando tudo de bom que cada momento lhe possa trazer. Porque não há angústia em existir, mas oportunidades.

Também não se perca na urgência de viver; apenas viva e sinta-se vivo, em cada hora de cada dia que lhe for concedido. Porque nada pode ser mais urgente ou mais importante do que viver.

Nunca se acostume à paisagem que você vê da sua janela. Porque, enquanto você a fitar com novos olhos, todos os dias nela encontrará novos encantos, que farão mais bela a sua vida.

Da mesma forma, nunca acredite que conhece completamente o ser amado. Porque ninguém pode conhecer tudo sobre outra pessoa, e um pouco de mistério é essencial ao amor.

Não tenha pressa em entornar o cálice da Vida. Ao contrário: beba lentamente, saboreando cada gota, à medida que passar pelos seus lábios; só assim, você poderá sentir o gosto de viver.

Seja, sempre, paciente e carinhoso com as crianças e os velhos. Porque lhe cabe a tarefa de ensinar a umas e aprender com os outros; eles representam o seu passado e o seu futuro.

Não reclame da Vida, e nunca acredite que lhe tenha sido dado menos do que você merece. A frustração envenena a sua alma, enquanto a gratidão é o caminho para a felicidade.

Faça o melhor que puder, com a sua Vida. E ela será melhor para você.
Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/midi vocais/canto_gregoriano_imagine.mid

Vejam que lindo vídeo

31 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Árabe, que maravilha de post, essa semana! Assim é a vida; dias felizes, outros nem tanto, mas,entre um e outro, a vida acontece. Aproveitemos então para sermos felizes!
Música perfeita!
Bom fim de semana! Beijos.
Vou ver o vídeo.

9 de agosto de 2019 às 22:24  
Blogger Lúcia Laborda disse...

Lindo vídeo, linda música e linda interpretação! Beijos

9 de agosto de 2019 às 22:31  
Blogger Arco-Íris de Frida disse...

Acredito que muitos acontecimentos fogem do nosso controle... mas tbm acredito que mesmo não podendo controlar o exterior, podemos ter controle sobre nosso interior, e é a partir daí que podemos transformar o que chega até nós. Viver e conviver é estar em um eterno aprendizado.

Árabe meu bom amigo, eu estava em viagem, mas agora retornei e vim visita-lo, espero que vc esteja bem... um ótimo fim de semana para vc e os seus...

Abraços...

10 de agosto de 2019 às 00:25  
Blogger chica disse...

Só posso aplaudir...Tudo, da primeira à última palavra tem grande sentido e verdade! PERFEITA! abração tudo de bom,chica

10 de agosto de 2019 às 07:24  
Blogger Sherazade disse...

Oie Árabe; que delícia ler sua postagem, maravilhosa! Eu demoro, mas sempre volto, pra ler seus lindos escritos!
Bom fim de semana! Beijos

11 de agosto de 2019 às 10:22  
Blogger © Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Assim é a vida! Como o amigo tão bem escreveu.
Mas,sabe que todo mundo reclama da vida que tem, ou quase todo mundo, porque lá no fundo nós, seres humanos, estamos sempre insatisfeitos. E não devia ser assim.
Boa semana
Beijinhos
:)

11 de agosto de 2019 às 16:37  
Blogger Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Arabe,
Gosto de ler seu blog
sempre, mas assim
pela manhã é bom para refletir.
Bjins de boa nova semana.
CatiahoAlc.

12 de agosto de 2019 às 07:11  
Blogger Majo Dutra disse...

Mais uma lição magistral, plena de sabedoria e bom senso.
Todas sabemos que assim é, que não é fácil seguir o caminho certo, pelo que gostamos de ver os temas assim sistematizados.

Começando pelo primeiro período, «A sua vida é o que você faz dela»...
Nem sempre.
Tenho andado tristíssima... Tenho uma amiga virtual que está com dores...
Fez uma mastectomia, a cirurgia correu bem, mas as dores são lancinantes...
Era enfermeira, a minha irmã médica também passou pelo mesmo, mas nunca teve dores e salvou-se.

Por outro lado, tenho os problemas do médio oriente.
Levei uma vida a defender palestianos, jordanos e sírios dos judeus, muitas vezes pondo em risco boas e importantes amizades e não vejo fim à vista...
E fico por aqui, pois teria páginas para escrever...

Imaginar não é difícil, não. Mas estamos a anos-luz de realizar esse sonho...
Gosto, desde sempre, de ouvir a Sarah Brightman, mas não conhecia o vídeo que, realmente, está lindo. Grata.

Tenha uma semana tranquila, profícua e agradável.
O meu abraço, Amigo.
~~~

12 de agosto de 2019 às 16:46  
Blogger Marina Filgueira disse...

¡Hola Árabe!

Que texto extraordinario, amigo, es uno de los mejores que te he leído. Gracias mil por esta importante lección de vida.

Un abrazo y mi inmensa gratitud.

13 de agosto de 2019 às 04:44  
Blogger Mariazita disse...

Meu caro Árabe
Um texto excepcionalmente bom, digno de uma reflexão profunda.
Vivemos demasiado depressa, como se não houvesse amanhã, e isso impede-nos de apreciar devidamente o hoje.
A vida tem altos e baixos, e embora sejamos senhores do livre arbítrio, nem sempre o aplicamos da melhor forma.
Somos seres humanos... e, consequentemente, imperfeitos.

Maravilhoso vídeo. Essa música é eterna, e a voz da Sara Brightman inigualável!

RE: (teu comentário do dia 5) - De facto não me conheces muito, muito, muitooooooooo bem, mas já vais conhecendo alguma coisa 😉. Há muito de biográfico sim. Por exemplo, as flores... Era sagrado. E o adivinhar os desejos...também. Assim era a vida!

Feliz Terça-feira e uma boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

13 de agosto de 2019 às 07:00  
Blogger saudade disse...

E cabe a nós vive-la da melhor maneira possível....
Boa semana.
Beijo

13 de agosto de 2019 às 07:17  
Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Como eu te entendo. Nada como fazer o melhor que nos é possível, e disso retirar as melhores coisas!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

13 de agosto de 2019 às 16:38  
Blogger Ailime disse...

Bom dia meu Amigo e bom Árabe,
Um texto maravilhoso repleto de pérolas de conhecimento.
A vida é uma escola e nela devemos aprender o modo como nos conduzirmos, o que nem sempre é fácil de pôr em prática, devido tantas vezes a nossa falta de jeito (imaturidade?) e /ou vicissitudes.
Mas tudo é aprendizado e há que saber reagir e desfrutar cada momento da melhor forma possível.
À medida que a idade avança dou-me conta do quanto desperdicei deste maravilhoso dom que Deus nos deu. Mas também acredito que tinha de ser assim, para agora entender melhor o quanto deve ser apreciado e saboreado cada momento.
Sobre as crianças adoro-as e os velhos que tão maltratados são atualmente, respeito-os e amo-os também (desde sempre).
Adorei Imagine versão gregoriana, um estilo que aprecio imenso. Sarah Brightman aquela voz que não canso de ouvir.Obrigada, Amigo.
Um beijinho e continuação de boa semana.
Ailime

14 de agosto de 2019 às 04:59  
Blogger O Árabe disse...

Belo conselho, Lúcia: aproveitemos para sermos felizes! Obrigado, bom resto de semana.

15 de agosto de 2019 às 22:09  
Blogger O Árabe disse...

Ah, concordo inteiramente: adoro a música, o vídeo e a interpretação! :)

15 de agosto de 2019 às 22:10  
Blogger O Árabe disse...

Alegria em revê-la, Arco-Íris, e saber que você está bem! :) Espero que a viagem tenha sido ótima, e concordo: aprendemos sempre, ao viver e conviver! Meu abraço, bom resto de semana.

15 de agosto de 2019 às 22:12  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Chica! Só senti falta dos abraços praianos... já voltaram? :) meu abraço, bom resto de semana!

15 de agosto de 2019 às 22:13  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Sherazade; também gosto muito do que você escreve, não sabia?;) Meu abraço, bom resto de semana!

15 de agosto de 2019 às 22:15  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Piedade. Mas a insatisfação tem uma vantagem, amiga: nos faz seguir sempre em frente! :) Obrigado, meu abraço; bom resto de semana.

15 de agosto de 2019 às 22:16  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Cátia. Acredite, amiga: refletimos juntos! Meu abraço, bom resto de semana.

15 de agosto de 2019 às 22:17  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Majo: infelizmente, não podemos controlar o que a vida nos traz. Mas o ponto, amiga, é que as reações dependem de nós... e é delas que depende a forma como ficaremos. A amiga a quem você se refere é a Diná? Dê-me notícias dela, sim? Também estou preocupado com esse pós-operatório. E estamos de acordo: a Sarah Brightman é uma das minhas cantoras favoritas! Obrigado, bom resto de semana; fique bem.

15 de agosto de 2019 às 22:21  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Marina. Grato a você, pela amizade e gentileza de sempre! Meu abraço, bom resto de semana.

15 de agosto de 2019 às 22:22  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Mariazita; a imperfeição faz parte da nossa humanidade... mas podemos melhorar, pouco a pouco! E é verdade, também, que lendo os nossos escritos nos vamos conhecendo; eu tinha certeza, pelo sentimento, que ali narravas uma parte da tua vida! Meu abraço, bom resto de semana.

15 de agosto de 2019 às 22:25  
Blogger O Árabe disse...

Bem como disseste, Saudade: da melhor maneira possível, sim! Meu abraço, bom resto de semana.

15 de agosto de 2019 às 22:26  
Blogger O Árabe disse...

Esse é o caminho, Isy; o melhor que podemos fazer! Obrigado, bom resto de semana; meu abraço.

15 de agosto de 2019 às 22:26  
Blogger O Árabe disse...

Estás certíssima, Ailime: "... tudo é aprendizado e há que saber reagir e desfrutar cada momento da melhor forma possível.". E isto, amiga, só mesmo a sabedoria dos anos nos ensina! Pelo jeito, nossos gostos são parecidos: também aprecio imensamente o canto gregoriano, e a Sarah Brightman; fantásticos, ambos! Meu abraço, bom resto de semana.

15 de agosto de 2019 às 22:30  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Isy; de coração, retribuo os teus votos! :)

15 de agosto de 2019 às 22:31  
Blogger Fá menor disse...

"A frustração envenena a sua alma", e como envenena e faz soltar o veneno sobre outros!
Gratidão sempre! Devemos estar sempre abertos à aprendizagem, aos aromas do caminho que nos são ofertados a cada passo, mesmo por entre cada pedra com que nos deparamos.

Abraço, meu bom amigo!

19 de agosto de 2019 às 13:36  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Fa! Muitas vezes, quando mais ásperas são as pedras, somos agraciados com, os mais perfumados aromas. Boa semana, amiga; meu abraço.

19 de agosto de 2019 às 14:28  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Oiieeeeeê atrasadíssima ,mas cheguei rsss

Eu não poderia deixar de comentar porque muito me toca sua mensagem (como sempre) mas em especial porque tenho um lema pessoal, que explica isso:

"Não reclamo se me falta algo, faço o melhor com o que tenho"

acredite com quase nada , fiz muito que alegrou minha alma.

beijo , estou tentando me organizar e acompanhar tudo em tempo.

Joelma

24 de agosto de 2019 às 08:40  
Blogger O Árabe disse...

Gostei do seu lema, Joelma; normalmente o uso, também. Somos adeptos do "copo meio cheio", não é? E isso é muito bom! :) Bom ver você de volta; meu abraço, boa semana!

26 de agosto de 2019 às 12:04  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky