O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

SONHADORES E PRÁTICOS


Momentos existem, em que nos cansamos.

Em que nos parece inútil chamar a atenção dos outros para o sol, que nasce todos os dias na linha do horizonte. Em que parecemos caminhar sós, e a estrada se estende diante de nossos olhos.

Em que nos sentimos inúteis e vazios, clamando no deserto. Para que falar de sentimentos e sonhos, se cada um dos que nos cercam está preocupado apenas em seguir o seu próprio caminho?

De que nos serve apontar ao cego a beleza do luar, que se reflete em um cone de prata nas águas mansas da praia? Ou esperar que o surdo se comova, ao som da melodia que se espalha no ar?

Nisto, reside a nossa mansa loucura: em esperar que os outros reajam como nós reagimos, às coisas que nos cercam. Como se cada um de nós pudesse ser igual aos outros, quando não o somos.

Em verdade, cada um de nós tem os seus próprios desejos e os seus próprios sonhos; e, em cima disto, constrói a sua própria rota. Como explicar, a quem busca o Ocidente, as belezas do Oriente?

Queremos, então, guardar conosco os nossos sonhos. Acreditamos que de nada serve falarmos sobre nuvens, àqueles que apenas enxergam o chão; ou de emoções, a quem busca bens materiais.

Entretanto, cada um é como é. Basta que a lua se levante mais uma vez sobre o mar, para que o sonhador volte a se encantar com a sua beleza; e procure mostrá-la a todos aqueles que o cercam.

Basta que uma música o emocione, para que lágrimas venham aos olhos do sonhador; e ele deseje repartir essa sensação com as pessoas queridas, para que juntos vivam o momento que passa.

É assim que é; e é assim que precisa ser. Porque não podemos viver apenas dos sonhos, que nos alimentam a alma; nem entregar-nos totalmente ao trabalho, que garante a sobrevivência do corpo.

Porque todos somos corpo e alma. E precisamos dividir-nos entre aqueles que priorizam os sentimentos e os que cuidam das coisas práticas; é da alternância entre o sol e a chuva, que a semente germina.

Como cada folha é necessária para que a planta seja o que é, e cada estrela tem o seu papel na beleza misteriosa e fascinante do céu noturno, cada um de nós é um integrante essencial do Universo.

E ninguém deve julgar-se melhor ou pior que o seu irmão, por dele ser diferente. Pois o homem que compõe melodias ou escreve tratados, em nada é superior àquele que ara a terra e lança a semente.

Cada um de nós tem um jeito de ser; e uma função neste mundo. Sonhadores e práticos, nos completamos; ensinamos aos outros aquilo que sabemos, e com eles aprendemos o que precisamos descobrir.

E assim caminhamos juntos, rumo ao Coração do Universo.


Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/marco/1_bert_kaempfert_when_i_fall_in_love.mid

Link para música

Link para vídeo

22 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Sabe, Árabe, acho que não é uma questão de tentar mostrar o sol, nem a lua. Acho que como bem o disse, cada um presta atenção ao que quer e o que é mais conveniente, mas nessa questão, acredito que apenas, se busca aquilo que se deseja, onde não pode encontrar a atenção e o carinho que se deseja. Muitas vezes, se olhar em volta, pode-se descobrir muito mais do que sonhamos.
Belo post! A musica é linda!
Bom fim de semana! Beijos

6 de dezembro de 2019 às 22:23  
Blogger Lúcia Laborda disse...

O vídeo é lindo! A letra da musica fala de algo que muitas pessoas trazem dentro de si. São sonhos românticos, que talvez nunca venhamos a concretizar, mas que ajudam a superar as frustrações.
Beijos

6 de dezembro de 2019 às 22:27  
Blogger chica disse...

Maravilha! Assim é...um misto se sonhadores e práticos,com pés no chão...saber conviver é isso! Lindo texto! Abração,chica

7 de dezembro de 2019 às 07:18  
Blogger saudade disse...

Qualquer coisa serve para o sonhador sonhar, o poeta eterniza.... E a nós nos surpreender...
Fantástico
Boa semana

8 de dezembro de 2019 às 17:43  
Blogger Majo Dutra disse...

Olá, estimado Árabe.
Já fui obrigada a ser mais prática do que sonhadora, felizmente agora posso viver no sentido inverso, que corresponde à minha natureza.
Gostei do seu impecável e expressivo texto, não poderia estar mais de acordo: respeito todo o trabalho referente às profissões e ensinei a fazè-lo durante 33 anos de docência.
Da matemática e ciências à poesia, dei um grande salto qualitativo e tudo agradeço a um querido amigo virtual... Vou semeando sonhos de positivismo, alegria e esperança...

A música é um 'clássico' inesquecível e a canção dos Abba, também já é um 'clássico'. Ambos de enorme beleza que apraz-me recordar.

Dias serenos nesse Salvador brasileiro, brasido, braseiro em brasa... Srrsssss...
Vós com mais de 30º, nós com menos de 15... Está feio, nublado, o mar parece chumbo.
Tudo de bom na preparação da grande festa de família...
O meu abraço amigo.
~~~

9 de dezembro de 2019 às 09:37  
Blogger CÉU disse...

Não sou prática, aliás, sou um tanto lírica, e, por vezes, até acredito nesse lirismo, todavia, de vez em qdo, algo ou alguém me puxa pra baixo-rs e diz: acorda, menina!

Acho que todos tem valor, quer tenham formação superior ou não, mas "a César o que é de "César".

Qdo caímos de amor-rs, qdo ficamos apaixonados, o mundo é mto mais bonito, e, então, aí a gente não para de sonhar. Gostei mto da música, que já conhecia, tal como do vídeo, o eterno: "I have a dream". E quem não tem sonhos?

Abraço e boa semana.

10 de dezembro de 2019 às 14:12  
Blogger Ailime disse...

Meu Amigo, por favor, veja meu blogue Sinais de esperança. Bjs Ailine

10 de dezembro de 2019 às 14:26  
Blogger Marina Filgueira disse...

¡Hola, Árabe!

Que bien has plasmado el cansancio de patear por este mundo, a veces cruel... ¡Has he cho una maravillosa prosa poética social! Y te felicito porque, además, es una gran lección de vida.
Me ha encantado leerte, gracias por darnos tanto y tan hermoso.

Te dejo mi inmensa gratitud y estima.
Un abrazo y bendiciones, amigo.

Hasta mediados de enero, se Dios quiere, estaré ausente.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

11 de dezembro de 2019 às 14:19  
Blogger Maria Luzia disse...

Boa noite Árabe!

Muito gostei de tudo! Tenha um ótimo resto de semana e grande abraço. Grata, muito grata!

11 de dezembro de 2019 às 23:23  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...


Enquanto eu viver estarei sonhando rssss, a praticidade vai junto, é sim ou não....simples direto e objetivo, não dói ,talvez porque eu seja cruel rssss muito cruel ,a vida segue....


Beijo

Joelma

12 de dezembro de 2019 às 15:14  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Lúcia: muitas vezes, ao olhar em volta podemos descobrir muito mais do que imaginamos, com certeza! E o vídeo é lindo, sim: nada melhor do que acreditar em anjos! :) Obrigado, bom resto de semana; meu abraço.

12 de dezembro de 2019 às 17:32  
Blogger O Árabe disse...

Bem como você disse, Chica: isso é saber conviver! Meu abraço, amiga; obrigado, bom resto de semana.

12 de dezembro de 2019 às 17:33  
Blogger O Árabe disse...

É assim mesmo, Saudade: o sonhador sonha, o poeta eterniza... e nós nos surpreendemos. Amiga, não consegui acessar o seu blog pelo link, esta semana. Mudou algo? Meu abraço, obrigado; bom resto de semana!

12 de dezembro de 2019 às 17:37  
Blogger O Árabe disse...

Isto às vezes acontece, Majo: as necessidades do corpo são, por algum tempo, mais urgentes que a do verdadeiro Eu. Engraçado que este é o tema do que vou postar amanhã. :) Obrigado, amiga, meu abraço; bom resto de semana. E você tem razão: estamos, mesmo, aos 30 graus... um braseiro brasileiro! :)

12 de dezembro de 2019 às 17:41  
Blogger O Árabe disse...

Taí, Ceu, algo de que tenho certeza: és, mesmo, bem lírica! :) Essas puxadas às vezes acontecem, sim... mas logo, logo, a gente volta a sonhar; não se pode ir contra a natureza, e é bem como disseste: quem não tem sonhos? :) Obrigado, meu abraço; bom resto de semana!

12 de dezembro de 2019 às 17:43  
Blogger O Árabe disse...

Triste por saber que está doente, Ailime; mas tenho certeza de que é algo passageiro e logo, logo, estarás plenamente recuperada. Estes são os meus votos, amiga; obrigado, meu abraço e bom resto de semana!

12 de dezembro de 2019 às 17:45  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Marina, pela gentileza e amizade de sempre! Meu abraço, amiga; bom resto de semana, fica bem!

12 de dezembro de 2019 às 17:47  
Blogger O Árabe disse...

Alegria em saber que você está bem, Maria Luzia; e mais ainda, em saber que você gostou! Meu abraço, amiga; bom resto de semana.

12 de dezembro de 2019 às 17:48  
Blogger O Árabe disse...

Você não leva jeito de cruel, não, Joelma... mas é bem como disse: a vida segue, sempre! :) Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

12 de dezembro de 2019 às 17:49  
Blogger Fá menor disse...

Muito bom.
Parece que os seus textos são escritos especialmente para mim, tal a minha identificação com eles.
Muito grata por me fazer reflectir e confirmar o que sinto e penso.

Bom fim-de-semana!
Abraço amigo!

13 de dezembro de 2019 às 11:39  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Isy! Bonito é contar com a sua amizade e gentileza sempre, amiga! Meu abraço, bom fim de semana.

13 de dezembro de 2019 às 16:26  
Blogger O Árabe disse...

Sabes, Fa? Também me identifico muito com a maioria deles; por isto, amiga, sinto-me feliz e honrado com o teu comentário! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana!

13 de dezembro de 2019 às 16:27  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky