O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

A VELHICE E A SOLIDÃO


Eu vos tenho falado muito sobre o tempo.

E agora percebo que isto acontece, porque mais e mais o sinto pesando sobre meus ombros; branqueando os meus cabelos, dificultando os meus movimentos, trazendo-me um cansaço maior em cada dia.

Percebo que aqueles que me cercam, preocupam-se cada vez mais comigo. E sinto diminuir a sua confiança em meu discernimento; na minha capacidade de tomar as minhas próprias decisões.

É como se, ao envelhecer, eu me tornasse novamente criança e passasse a depender de alguém. E, entretanto, nada poderia estar mais longe da verdade; ao contrário, a velhice nos torna plenos.

O tempo que, um dia, cerrará de vez os nossos olhos, é o mesmo que os abre para as verdades da Vida. E, à medida que diminuem as faculdades que pertencem ao corpo, aumentam as percepções da alma.

De nada adiantaria, porém, repetir estas coisas aos ouvidos dos mais jovens. A verdade é que ninguém entende além do que conhece; e a juventude não pode entender a velhice, senão quando chega a ela.

Prefiro, pois, calar-me. Esta é uma das coisas que a idade nos ensina: de nada vale alimentar discussões inúteis. Quem acredita em algo, não precisa convencer ninguém; é melhor ter paz, do que estar certo.

Calo-me; e prefiro falar-vos sobre o tempo. Cultivo as minhas emoções, vivo o tempo que ainda me resta. E tento, tanto quanto me é possível, entender-vos; até para que não me torne um estranho entre vós.

Porque a cruel realidade é que vivemos no mundo das durações limitadas; das percepções do corpo e suas aparências. E, para aqueles que viverem o suficiente, dia virá em que se tornarão invisíveis.

Sei que isto acontecerá comigo, como já aconteceu a tantos outros; a menos que a minha jornada se finde numa próxima curva. Mas, invisível ou não, procurarei trazer-vos sempre as minhas palavras.

Enquanto aqui estiver, eu vos falarei. A voz em mim não se pode calar; e nem sei se é realmente minha, ou de alguém que conheci em outra jornada. Trazer-vos o que aprendi; creio que esta é a minha missão.

E, por isto, cada vez mais cultivarei a minha solidão; porque é nela que melhor consigo ouvir as vossas palavras. É quando me calo e reprimo o que poderia dizer-vos, que mais à vontade me falais.

Deixai que eu vos ouça. E, se dia vier em que não me julgueis digno de contar-me as vossas considerações sobre meus erros de velho, ainda assim vos ouvirei. A vossa reprovação soa clara à minha alma.

A cada dia, mais velho me sinto. E é por isto que tanto vos falo do tempo: para que possais perceber que, também para vós, ele passará. E deveis ver os velhos de modo diferente, pois um dia o sereis. 

A cada dia, mais velho me sinto; e procuro bastar a mim mesmo. Cada vez mais, me conformo em cultivar a minha solidão; porque é assim que conseguirei seguir em frente, enquanto me couber caminhar.

E talvez possa ajudar-vos, com a vossa velhice e a vossa solidão.

Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/marco/1_instrumentais_andre_rieu_my_way.mid

Link para música

Link para vídeo.               

34 Comentários:

Anonymous Lúcia Laborda disse...

A diferença de idade, muitas vezes faz com que aconteça. Mas, deixe que lhe diga: a idade chega pra todo mundo; imagine a sua volta, quantas pessoas precisam também, de um olhar mais atento, um afago, um carinho e não consegue? Ser velho é aceitar todas as imposições inerentes a idade. Ser idoso é reconhecer que o tempo passou, mas não levou nossa capacidade de viver em plenitude, de sorrir e aproveitar o tempo como se pode.
Gostei do texto; é lindo! Mas triste e mais triste ainda é ver como as pessoas se deixam levar pela idade e pelos cabelos brancos.
Bom fim de semana! Beijos

28 de fevereiro de 2020 às 22:55  
Anonymous Lúcia Laborda disse...

Essa música é bonita, mas prefiro outras de RC, com um astral mais pra cima, que fale de amor, de vida, encantamento e paixão!
Bjs

28 de fevereiro de 2020 às 23:01  
Anonymous Lúcia Laborda disse...

O vídeo é uma música bonita, mas com astral pra baixo. Não aceite essa velhice, qua ainda pode fazer muita coisa. Sorria e pense em cada uma delas. Vai ver que ligo vai mudar de pensamento.
Beijos

28 de fevereiro de 2020 às 23:08  
Blogger chica disse...

Que linda foto e palavras tão legais! Fiquei feliz que retornaste a essa terrinha tão linda que tanto fala pra ti! Beleza! Adoorei! abração,chica

29 de fevereiro de 2020 às 07:38  
Blogger Marli Terezinha Andrucho Boldori disse...

Bom dia, querido Árabe, eu entendo você, pois estou pensando muito sobre este assunto, velhice e morte.
Acho que estou em crise existencial.Devíamos ter o livre arbítrio e escolher quando envelhecer e quando morrer, acredito em Deus e sei que tenho que esperar pela Sua Vontade.
Seu texto me fez refletir muito.
Obrigada, tenha um lindo final de semana!

29 de fevereiro de 2020 às 13:03  
Blogger A Casa Madeira disse...

Uma vez... conversa com minha mãe: ela me disse: nunca falamos de morte só de vida;
Mas que precisamos sim falar de morte, pois é algo muito natural.

Gostei muito deste texto em particular.
Bom final de semana e uma boa entrada de mês.
janicce.

29 de fevereiro de 2020 às 16:01  
Blogger Maria Luzia disse...

Assim Árabe é a vida, lei da natureza. O tempo passa, é importante que não falte a aceitação de que tudo tem o seu devido tempo. Você é um ser lindo, vivido, com muitos caminhos percorridos e vencidos, tenho certeza! Gostei de tudo viu! Ótimo fim de semana, obrigada e fica com Deus! Abraço enorme!

29 de fevereiro de 2020 às 23:16  
Blogger Fá menor disse...

Um belo texto, de uma pessoa bem lúcida e cheia de sabedoria de vida.

Destaco: "ninguém entende além do que conhece;" e
"Quem acredita em algo, não precisa convencer ninguém". Fico-me a reflectir.

Gostei muito dessa foto. Aveiro, cidade simplesmente bela, a nossa "Veneza Portuguesa".
Espero que tenha aproveitado bastante a sua viagem a Portugal!

Boa semana, amigo!
Beijos.

2 de março de 2020 às 12:54  
Blogger Majo Dutra disse...

Querido Amigo.
Estou zangada contigo.
És um árabe que ama ensinar com sabedoria e requinte, mas não gosta de aprender...
Velho, é apelido para derrotados, para quem desistiu de sonhar, de treinar a sua mente e respetivos neurónios, para quem deixou de sorrir e admirar as coisas simples da vida...
Não chamas velho somente a ti, englobas não só os da tua idade, mas também quase todas as tuas leitoras... Algumas já te passaram, a maioria anda perto da tua idade.
Não te sinto nada diminuído mentalmente e é na frescura inteletual que reside a verdadeira juventude, que muitos nunca atingem, mesmo quando novos.
Há palavras que nunca se devem pronunciar... colam-se como um rótulo e são pesadas, gravíssimas... afundam.
Gostei muito da foto, mas tinha ficado muito mais bela se sorrisses...
Árabe, todos os dias ao acordares, abre os braços, sorri e diz: «Sou um belo velho jovem, tenho uma dúzia de senhoras que me admiram e amam»
E sorri, sorri muito, sorri sempre que os jovens tentarem tratar-te como débil mental, muitas vezes, ensinando-te o lhes ensinaste... Srrsssssss.
Conta as piadas aos amigos e ri-te com eles.

A música é bela e intemporal, agora a letra da canção é um horror de pensamentos depressivos...
Créééédooooo!!
Meu Amigo, cultiva sempre o bom humor, serás mais feliz e farás os teus amigos também felizes.

Já vai logo o sermão... Desculpa, mas foste tu que provocaste...
Ótima semana e excelente mês de Março.
Abraço grande.
~~~~

3 de março de 2020 às 07:46  
Blogger Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Árabe,
Escrever é a nossa libertação.
Devemos escrever TUDO que desejarmos.
Não somos obrigados a esc rever somente
o que gostam de ouvir.
Eu escrevo por libertação: minha
primeiro e de quem lê depois de mim.
Amo seus escritos, ao todos.
Levei quatro anos para que
fosse me ler em algum dos meus espaços.
Li você todo esse tempo e hoje
sou contente por passar seus olhos onde eu escrevo
e ainda ler amigos meus como o Palhaço Poeta
e outros.
Escreva. Escreva o que desejar que nós seus
leitores vamos sempre ler.
Bjins
CatiahoAlc.

3 de março de 2020 às 09:18  
Blogger Zilani Célia disse...

Oi Árabe!
Perfeito. As limitações nós vão sendo impostas pelo mundo que parece acelerar cada vez mais, pelo corpo que já não nos acompanha, pelos jovens como tão bem o dizes mas para mim, há algo em nós que jamais será manipulado por força nenhuma a não ser que permitamos, nossos pensamentos.
Um lindo e reflexivo testo.
Abrçs

3 de março de 2020 às 13:39  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Que bom que retornou às suas origens e fico feliz por saber que são portuguesas e da bela cidade de Aveiro. Gostei imenso da foto.
Sobre a "sua" velhice, a "velhice" de todos nós também, embora reconhecendo o facto só temos mesmo é que aceitá-la. Faz parte da vida. E graças a Deus que vamos chegando a ela. Alguns, infelizmente, ficam a meio da viagem.
O coração do Universo nos vai preparando e se encararmos essa realidade não custará assim tanto!
Como nos tem ensinado vamos viver o melhor possível cada dia desfrutando do sol, da chuva, das flores, do mar, do sorriso das crianças, enfim, de tudo o que nos possa fazer sorrir e agradecer a Deus por isso.
Como diz o ditado , penso que português "velhos são os trapos" rsssss.
Vamos todos ter pensamentos positivos e nos sentiremos menos sós.
Gostei de recordar My way, sempre bom de ouvir e a canção de Roberto Carlos, um pouco triste, está sem sintonia com o seu belo texto.
Um beijinho e continuação de boa semana.
Ailine

3 de março de 2020 às 18:08  
Blogger Marina Filgueira disse...

Lo bueno de envejecer, es que podemos contarlo, ¡porque cuantos no pueden, amigo! Porque se han marchado jóvenes.

Un placer leerte. Ten felices días.

4 de março de 2020 às 06:10  
Blogger Mariazita disse...

Olá, meu amigo
Vou começar pela foto, de que gosto imenso. Já a copiei e vou colocá-la numa pasta que tenho para os amigos, mas só depois de responderes a uma mensagem que vou mandar-te pelo WatsApp.
Estás muito bem enquadrado na paisagem dessa linda terra que é Aveiro, onde vivi um ano, felicíssimo!
E cada vez lamento mais não ter sido possível conhecermo-nos. Mas... quando eu aí for, a gente vê-se 😉.

O teu texto denota uma certa... depressão. Acontece a toda a gente, não só aos mais velhos mas também aos mais novos. Eu sempre fui assim, desde muito jovem. De há 8 anos a esta parte é pior... tu entendes.

Mas sabes uma coisa boa que tenho? Os meus filhos. Quando me queixo que me dói aqui ou acolá, ou porque me esqueci disto ou daquilo, invariavelmente respondem-me: Oh Mãe, quem me dera chegar à tua idade com a cabeça que tu tens. A verdade é que eles são os meus maiores fãs. Gostam de tudo que escrevo. Seja poesia ou prosa... para eles está sempre perfeito.
E até gostam de tudo que eu cozinho, imagina! Acredita, são uns filhos de ouro.

Alonguei-me e quase não falei do teu texto. É muito bom mas... um pouco derrotista, ou... nostálgico. E, contra o costume, não concordo com muitas das coisas que dizes. Há dias assim.

Continuação de boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

4 de março de 2020 às 14:28  
Blogger CÉU disse...

Que texto tristonho! Em contrapartida, você na foto está um gato-rs.

A velhice chega a todos nós, fora aqueles k morrem jovens ou aos 30/40 anos, mas chegar aos 70 ou 80 é excelente. Compreendo seu estado de espírito, mas vá aproveitando a vida o melhor possível, moço velho-rs rs rs.

Gostei da música, que está de acordo com teu texto e do vídeo do nosso "Rei" Roberto Carlos.

Abraços. Sorria e encare a idade, tal como ela é.

5 de março de 2020 às 10:45  
Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Este texto dá que pensar!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

5 de março de 2020 às 15:42  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Lúcia: a idade chega pra todo mundo, embora uns mostrem menos que outros. Mas eu não me sinto velho, não... longe disso; ainda estou começando a acostumar com a ideia. :) Às vezes, os textos são reflexões do que a gente vê à nossa volta. leia o post de hoje, que você vai entender melhor; acho que me expressei mal. Agora, quanto à música e ao vídeo, acho que ambos são obras de arte. Lindos! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

6 de março de 2020 às 11:44  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Chica: foi um passeio ótimo, principalmente a Portugal: Aveiro, Porto e Lisboa. Acho que meu pai falava tanto dessa terra e a cantava, com seu bandolim, que ela entrou no meu sangue. E não me decepcionou em nada! meu abraço, amiga; obrigado, bom fim de semana.

6 de março de 2020 às 11:47  
Blogger O Árabe disse...

Acho que a gente pensa muito nestes assuntos, Marli; ainda mais, à medida que a idade avança. No meu caso, talvez, um pouco mais, porque perdi a mamãe recentemente. Mas até que lido bem com a ideia; ainda não estou na crise, acho. Às vezes, os textos são reflexões sobre o que vemos à nossa volta e nos desperta algumas ideias. Obrigado, amiga; bom fim de semana, meu abraço.

6 de março de 2020 às 11:52  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Janicce. Acho que, talvez, este fato de só falarmos de vida seja uma espécie de defesa inconsciente contra a ideia da morte. Mas prefiro acreditar que ela é só um descanso; a Vida continua, pela Eternidade. Meu abraço e bom fim de semana, amiga; obrigado!

6 de março de 2020 às 11:55  
Blogger O Árabe disse...

Bem como você disse, Maria Luzia: uma lei da natureza, da própria Vida; que, acredito, continua após a morte. Obrigado pelos elogios, amiga, e pelo menos numa coisa você está coberta de razão: tenho muitos caminhos vividos! :) Bom saber que você gostou! Obrigado, meu abraço, bom fim de semana.

6 de março de 2020 às 11:58  
Blogger O Árabe disse...

Bela, mesmo, a nossa Veneza, Fa; e olha que também fui conhecer a original. :) Cada uma linda, à sua própria maneira, mas a nossa tem os vinhos melhores! :) Aproveitei muito a viagem, sim, amiga, obrigado; pena que não pude conhecer pessoalmente nenhum de vocês! Meu abraço, bom fim de semana.

6 de março de 2020 às 12:01  
Blogger O Árabe disse...

Zanga comigo não, Majo! :) A verdade é que a velhice chega para todos nós; mas, confesso, ela ainda não me preocupa muito, nem me causa tristeza. Ao contrário: à medida que o tempo diminui, acredito, aprendemos a prezá-lo mais e aproveitá-lo melhor. Envelhecer não é um processo de depressão, mas de adaptação. Como eu disse, às vezes são coisas que acontecem à nossa volta, que sugerem o texto. Quanto à foto, fica tranquila: daqui a pouco me verás sorrindo... logo depois de uns cálices de Vinho do Porto! Obrigado pelo cuidado, amiga; meu abraço, bom fim de semana.

6 de março de 2020 às 12:08  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Cátia; fico feliz, por você ter-nos acompanhado durante todo esse tempo; pena que demorou para me dar a conhecer os seus (belos) blogs, que eu gostaria de ter lido antes, aí incluído o nosso amigo Sílvio. Eu, realmente, como você já deve ter visto, escrevo com o que sinto; mas, é como eu já disse: muitas vezes, os textos são sugeridos por coisas que ocorrem à nossa volta. De toda forma, tristezas e alegrias se alternam em nossa vida; e devem ser cantadas. :) Meu abraço, amiga; bom fim de semana.

6 de março de 2020 às 12:14  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Zilani! Nossos pensamentos jamais serão manipulados, a menos que nós mesmos permitamos essa manipulação! Obrigado, minha amiga; bom fim de semana, meu abraço.

6 de março de 2020 às 12:17  
Blogger O Árabe disse...

Permito-me destacar, Ailime: "Como nos tem ensinado vamos viver o melhor possível cada dia desfrutando do sol, da chuva, das flores, do mar, do sorriso das crianças, enfim, de tudo o que nos possa fazer sorrir e agradecer a Deus por isso.". Eu não diria exatamente "ensinado", mas é isso mesmo que penso: "That a Wonderful World"; até mesmo por isso, acho que quanto mais idosos ficamos, mais devemos aproveitar a Vida, deixando de lado as preocupações, inclusive com a velhice. Afinal, ela virá; se Deus quiser. :) Obrigado, meu abraço; bom fim de semana!

6 de março de 2020 às 13:09  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Marina! Envelhecer tem muitas coisas boas, inclusive o fato de estarmos vivendo muito, para aproveitar mais! :) Meu abraço, amiga, bom fim de semana. Obrigado!

6 de março de 2020 às 13:10  
Blogger O Árabe disse...

Bom saber que gostaste, Mariazita! E desde já ficas autorizada a usá-la como te aprouver. :) Bom também saber que viveste um belo ano em Aveiro (cidade linda!); pena só foi, concordo, que não nos pudemos conhecer. Já que não devo voltar por aí tão cedo, aguardo-te aqui! :)

Quanto ao texto, é bem como disseste: há dias assim. Mas, volto a dizer, muitos dos textos nos são sugeridos por coisas que vemos ao nosso redor. Também tenho a felicidade de ter ótimos filhos; o caçula, inclusive, foi nosso companheiro, guia e intérprete durante a viagem, uma vez que é fluente em inglês e já havia morado um tempo na Europa. Sou um velhinho bem adaptado, acredita; mas agradeço o vosso cuidado. E, para compensar essa impressão de tristeza, fiz questão de colocar um sorrisão bem alegre na foto do post de hoje, também tirada em Portugal!

Alonguei-me muito, também. Mas, podes crer: nostálgico talvez, às vezes; derrotista, nunca! Meu abraço agradecido, amiga; bom fim de semana!

6 de março de 2020 às 13:22  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado pelo "gato", Céu; há muito tempo, não me mimoseiam com esse substantivo, que virou adjetivo! :)

Discordo, porém, do "tristonho"; que talvez possa definir o texto, mas não a mim. Vais ver o risadão que vou colocar no post de hoje! :) É como eu disse: certas coisas que vemos acontecer, nos sugerem os textos; e até nos deixam tristes, às vezes, embora não aconteçam diretamente conosco. Acredita: o moço-velho aqui aproveita bem a vida, sim! :)

Mas... sabes de uma coisa? Desde que essa música do Sílvio César foi lançada pelo Roberto (1973), que acho linda a letra; e já lá se vão 47 anos. Eu era um menino de 24 aninhos, mas já me identificava com ela. Interessante, não?

Grato pelo cuidado, amiga; bom fim de semana, meu abraço!

6 de março de 2020 às 13:37  
Blogger O Árabe disse...

Essa é a ideia, Isy, acredita! :) Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana.

6 de março de 2020 às 13:38  
Blogger Maria Luzia disse...

Ótimo fim de semana amiguinho, com paz e luz! Abração!

6 de março de 2020 às 20:37  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Olá.....hummmm eu até gostaria de envelhecer solitária na Europa kkkkkk
Divirta-se , seu sorriso nos alegra a alma.

Beijo

Joelma

8 de março de 2020 às 13:51  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Maria Luzia. De coração, espero que o seu fim de semana também tenha sido ótimo,amiga! Meu abraço.

8 de março de 2020 às 19:56  
Blogger O Árabe disse...

Muito boa, realmente, a Europa. Joelma! Em verdade, é quase outro mundo; gostei muito. E o que você disse me fez feliz, porque a alegria dos amigos nos traz também alegria! Meu abraço, boa semana!

8 de março de 2020 às 19:59  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky