O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

O COMPLEMENTO E O ENCAIXE


Por que não aceitamos as pessoas como são?

Por que juramos amor a alguém e insistimos em mudar o seu jeito de ser? Por que queremos que o ser amado veja a vida como vemos, pense como pensamos, seja como somos?

Por que não nos contentamos, simplesmente, em amar? Por que nos irritam as diferenças? Por que julgamos saber o que é melhor para alguém, quando a cada pessoa cabe sua escolha?

Desejamos a liberdade. Mas, para que possamos ser livres, precisamos respeitar a liberdade alheia. Porque os grilhões que forjamos para outros, também prendem nossos pés.

Tolerância: esta é a única chave para a convivência. Porque duas pessoas não conseguirão seguir juntas, por mais que se jurem amor, se entre elas não existir um verdadeiro respeito mútuo.

Para amar, é preciso respeitar; ninguém consegue amar a quem não respeita, embora seja possível respeitar a quem não se ama. O respeito não exige amor; contudo, o amor exige respeito.

Pois amar não é caminhar adiante ou atrás de alguém. É seguir ao lado de quem se ama,  mas andando por seu próprio caminho; porque, em verdade, cada um estará só, ao fim de sua jornada.

E eu vos tenho dito que podemos caminhar juntos, mas cada um tem a sua própria estrada. Precisa ter suas experiências, viver suas tristezas e suas alegrias, para encontrar a si mesmo.
   
Pode-se conviver sem amor, mas não sem respeito. Pois ninguém consegue sufocar, por todo o tempo, as suas próprias vontades; nem viver à sombra de outro, ignorando o seu verdadeiro Eu.

Ainda que a represa consiga, por muito tempo, conter a força do rio, basta um pequenino furo, para que as águas se libertem; então, a enxurrada levará tudo que encontrar em seu caminho.

E assim acontece, quando alguém ignora a si mesmo, para atender às vontades de outra pessoa. Chegará o dia em que se revoltará, ante a própria submissão, e não mais a aceitará.

O que nos cabe não é ditar algum rumo, mas apoiar aqueles que amamos, para que escolham os seus próprios rumos. Quem realmente ama, não impõe; só oferece o braço e o conselho.

Amar não é dominar; nem submeter-se à vontade de alguém. Ninguém pode amar outra pessoa se, antes, não amar a si mesmo; nem estar bem com alguém, se não estiver bem consigo.

Amar é admirar, é respeitar. É ser feliz, por estar na vida de alguém especial, que nos faz ver o mundo de uma forma diferente. Não é domínio, é convívio; não é complemento, é encaixe.

Amar não é exigir; é viver. 


Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_mantovani_e_sua_orquestra_till.mid

Link da música

Link do vídeo.


A imagem é de uma grande artista, que conheci através da internet: Dianne Dengel.


UPGRADE: Estou hj em Porto (Portugal). Estarei em Lisboa, de 19 a 21/02.Gostaria muito de conhecer alguns de vós, meu amigos portugueses, pessoalmente. Meu telemóvel (whats app) é 055 71 988784553.Se pudermos combinar para nos vermos, minha alegria será enorme! 

36 Comentários:

Blogger chica disse...

Sempre maravilhosas tuas postagens... Verdades lindamente ditas.

Amar,admirar e respeitar sempre! Adorei! abração,chica

7 de fevereiro de 2020 às 20:30  
Blogger Maria Luzia disse...

Árabe, Boa noite!

Tudo lindo como sempre, perfeito, amei tudo! Um maravilhoso final de semana pra você! Muito queria está em Portugal para conhecer o amigo, seria momento de grande alegria e felicidade. Quem sabe um dia virá para o Ceará,kkkk.fica com Deus Árabe! Abração!

7 de fevereiro de 2020 às 22:13  
Anonymous Lúcia Laborda disse...

Lindo post, linda musica! O vídeo maravilhoso! Aproveite a viagem!
Bom fim de semana!
Beijos

7 de fevereiro de 2020 às 23:28  
Blogger CÉU disse...

Olá, amigo Árabe!

Amar deveria ser aceitar, mas não é, na maioria das vezes. Eu gosto de dar meu "jeitinho" na pessoa.

A imagem está mto terna, tal como a música e o vídeo, que tem imagens belas e a letra é mto significativa.

Viva, meu amigo quase Português! No Porto está frio e em Lisboa, também, embora menos. O dia, hoje, esteve razoável. Aproveite bem esses dias. É a sua 1ª vez em Portugal?

Meu telemóvel é básico, por opção minha, e não tem internet, nem WhatsApp. Podia comprar um mais avançado, mas eu não sei usar mais de metade das funções desses aparelhos, portanto, esse me satisfaz. Tenho Net em casa e no emprego, e isso me basta.

Não vai ser possível conhecer você nos dias que vai estar em Lisboa por motivos profissionais. Na semana seguinte, semana do carnaval, estou de férias, mas irei até à minha província, o Alentejo. Assim sendo, ficará apra uma próxima vez.

Abraços, boas férias e agradáveis passeios.

9 de fevereiro de 2020 às 15:15  
Blogger CÉU disse...

Retificando: ficará PARA uma próxima vez.

9 de fevereiro de 2020 às 15:16  
Blogger Diná Fernandes disse...

Bom dia meu amigo Árabe!

Amar é como ter uma vida pontuada numa fiel aliança com Deus, ou seja Deus em primeiro lugar em todos os aspectos do viver, pois a aceitação do ser amado, o respeito e a fidelidade, é uma tríade de sustentação para manter o amor duradouro, além disso, é só fingimento e discórdia. parabéns pelos versos que passam uma mensagem muito especial e necessária.

Aproveite o passeio, tenha bons divertimentos ai nas terras além mar, se estivesses na Paraíba lhe convidaria para um café.

Um grande abraço!

10 de fevereiro de 2020 às 04:51  
Anonymous portuguesito sem trabalho disse...

+++FEEL FREE TO ADD MY BLOG LINK AND PICTURES TO YOUR BLOG OR WEBSITE FOR FREE! IT IS IMPORTANT TO TELL PEOPLE THE TRUTH ABOUT PUTUGAL!!+++

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
O Alentejo Portugues?
Por que Olivenza Espanhola e nao tenhas duvida

Bela Olivenza sempre Espanhola ❤️

====================================
The Portuguese had a brutal record in the Americas as a colonial power. The most horrendous abuses occurred in the colony of Brazil: natives were enslaved, murdered, tortured and raped in the conquest and early part of the colonial period and later they were disenfranchised and excluded from power. Individual acts of cruelty are too numerous and dreadful to list here. Portuguese Conquistadors in Brazil reached levels of cruelty that are nearly inconceivable to modern sentiments.

Today, Portugal is the Biggest Racist country that i have ever lived in. I feared for my life there and i consider myself lucky that my family got out alive! I have never lived in such poverty (Sopas dos Pobres everyday) 40% unemployment rate and 60% of the population earn less than $932 USD per month, and that’s considered Middle Class here! Within the European Union it is the worst of the worst place to live in.

The bottom line is the bulk of the People in the poor country of Portugal exist in a brainless comma that is fed by Ignorance, anti-Spanish hate, and severe Racism of pretty much everybody that isn’t Portuguese! And, Portugal started the Global Slave Trade in 1441 so it is definitely NOT a safe place for Blacks!!

I found important websites that explain the Severe multi-generational Racism and Hate that exist in Portugal today, and i highly encourage all to read them and spread the word in order to avoid innocent, and desperate people from living or visiting there. Get educated on the Truths about Racist Portugal now.

1) https://www.theroot.com/a-white-journalist-discovers-the-lie-of-portugal-s-colo-1790854283

2) https://saynotoracistportugal.neocities.org/

3) http://www.discoveringbristol.org.uk/slavery/routes/places-involved/europe/portugal/

4)SOPAS DOS POBRES EVERYDAY IN PORTUGAL BECAUSE OF NON EXISTENT ECONOMY:

https://www.noticiasaominuto.com/pais/764453/sopa-dos-pobres-foi-criada-ha-anos-mas-ainda-existe-problemas-persistem

5) http://www.ipsnews.net/2011/10/portugal-crisis-pushes-women-into-prostitution/

6) https://www.theatlantic.com/business/archive/2013/06/the-mystery-of-why-portugal-is-so-doomed/276371/

7) https://portugaltruths.neocities.org/

8) https://portugalwasabadcolonizer.neocities.org/

9) https://portugalisxenophobic.neocities.org/

10) https://portugalisaracistcountry.neocities.org/

I HEREBY ALERT ALL PEOPLE ON EARTH TO NOT BUY FROM PUTUGAL, DO NOT SPEND YOUR HARD, EARNED MONEY GOING THERE AND BOYCOTT ALL PORTUGEE STORES IN YOUR AREA! DON'T BUY THEIR GOODS OR WINES!!!

THESE XENOPHOBIC RACISTS HAVE TO LEARN AND THE BEST WAY IS TO BLOCK THEM ECONOMICALLY!

BE CAREFUL FRIENDS!

+++FEEL FREE TO ADD MY BLOG LINK AND PICTURES TO YOUR BLOG OR WEBSITE FOR FREE! IT IS IMPORTANT TO TELL PEOPLE THE TRUTH ABOUT PUTUGAL!!+++

Be SAFE friends. Hugs.
=======================================

O Alentejo Portugues?
Por que Olivenza Espanhola e nao tenhas duvida❤️
====================================
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

10 de fevereiro de 2020 às 19:41  
Blogger CÉU disse...

Olá, amigo Árabe!

Lá vem este louco e mentiroso dizer coisas, que não correspondem à verdade. Logo que apanha um blog sem moderação de comentários, esbanja-se.
Não é português, coisa nenhuma, pke ele escreve mto bem inglês e pessimamente o português.

Abraço e bons passeios.

10 de fevereiro de 2020 às 20:37  
Blogger Kim She nee disse...

Many Thanks for the shared this informative and interesting post with me.
cnn edition|az pet digg|cr7 AZ|thefilmmagazine|girlslife az|womanandhome magazine

11 de fevereiro de 2020 às 07:07  
Blogger Majo Dutra disse...

Estimado Amigo.
O seu texto é de uma autenticidade iluminada, verdadeiramente uma preciosidade que muito pode ajudar quem está a ser vitimado por prepotência.
Foi um prazer ler e constatar a sua profunda sageza...
Os seus textos fazem-me muito bem.

A canção de Moacir ficou muito bem no vídeo feito com arte e carinho...
'Till the end... ' é um tema belíssimo...
Acabo por ficar sempre emocionada...

Dias muito agradáveis, felizes e memoráveis.
Tudo pelo melhor.
O meu abraço cordial.
~~~~~~~~

11 de fevereiro de 2020 às 14:22  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Um texto maravilhoso repleto de sapiência sobre a vida a dois.
Eu direi que não é fácil e passa mesmo pelo que referiu: tolerância, respeito e admiração.
O tempo aqui também é primordial para nos irmos conhecendo melhor e ajustando às características do outro.
Amando verdadeiramente tudo será mais fácil.
Vídeo e musica lindos. Gostei de recordar Mantovani e Moacir Franco.
Espero que esteja a gostar do meu País e a desfrutar muito.
Virá a Sintra? Em caso afirmativo daria um pulinho até lá para nos conhecermos.
Continuação de boas férias.
Um beijinho e boa semana.
Ailime

11 de fevereiro de 2020 às 14:55  
Blogger Marina Filgueira disse...

¡Hola, Árabe!

Nos dejas una gran lección de vida, Maestro. El respeto no ocupa lugar y en todas las situaciones tiene cabida. Y te sobra razón, sin respeto no es posible amar.
Ha sido un placer leerte, mi felicitación por este magistral texto.

Un abrazo, mi gratitud y bendiciones.


12 de fevereiro de 2020 às 14:50  
Blogger silvioafonso disse...

A relação que o amor nos leva a entrar
é como peça de teatro onde cada "ator" cumpre
um papel. O problema é que o pano não cai nunca.
E se a platéia não cansa, com certeza é porque os
atores cansaram primeiro.
Melhor assim. Vaia é triste, humilha.
Um abraço, amigo Árabe e; bravo!

12 de fevereiro de 2020 às 15:00  
Blogger saudade disse...

E que sempre assim seja. Excelentes palavras. Sábias diria.
Boa semana

12 de fevereiro de 2020 às 16:48  
Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Como sempre as palavras são certeiras e reais! Muito bom!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

12 de fevereiro de 2020 às 17:01  
Blogger Zilani Célia disse...

OI ÁRABE!
MUITO BOM TEU TEXTO COMO SEMPRE UM PRAZER ESTAR AQUI.
ABRÇS

http://zilanicelia.blogspot.com.br/

12 de fevereiro de 2020 às 23:53  
Blogger Fá menor disse...

Acertadíssimas palavras! Precisamos muito, pois, cultivar a tolerância, para boa convivência entre todos. Mas tantas vezes a intolerância é rainha.

(Passei por Lisboa no dia 7, no meu regresso da ilha do Faial...
se visitar Coimbra e puder dizer-me algo, quem sabe combinaríamos; teria muito gosto se tal se proporcionasse!)

Abraço.

13 de fevereiro de 2020 às 09:26  
Blogger Mariazita disse...

Excelente reflexão!
Quando as pessoas se gostam, e principalmente quando se casam, há sempre a tendência para tentarem modificar-se uma à outra. Claro que isso é um erro tremendo, pois as pessoas não mudam assim com essa facilidade...
Há que haver, acima de tudo, muita compreensão, aceitar as pessoas como são e amá-las assim mesmo.
Eu sempre penso : se as outras pessoas me aceitam como sou, eu tenho obrigação de as aceitar também como elas são, e não querer modificá-las.

Já anotei o número do telemóvel e, se eu não for para fora (porque o meu filho pensou em meter férias na altura do Carnaval) poderemos encontrar-nos. Amanhã mando uma mensagem pelo Watsapp para ver se o número funciona, e ao mesmo tempo ficas com o meu número.

Espero-te amanhã no meu blog para a festa de Aniversário.

Beijinhos
Mariazita

13 de fevereiro de 2020 às 17:13  
Blogger O Árabe disse...

Sempre, Chica! Obrigado, cara amiga, pela gentileza e amizade! Meu abraço, bom fim de semana.

14 de fevereiro de 2020 às 15:03  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Maria Luzia; pena que, de fato, estamos geograficamente um pouco distantes. :) Mas sua terra é linda; fique tranquila, que se for aí lhe aviso! :) Será uma alegria nos conhecermos. Meu abraço, bom fim de semana!

14 de fevereiro de 2020 às 15:09  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Lúcia, e concordamos: a música e o vídeo são lindos! Meu abraço, bom fim de semana.

14 de fevereiro de 2020 às 15:11  
Blogger O Árabe disse...

Sabes, Céu? Li, uma vez, que a gente ama uma pessoa pelo que ela é... e aí ficamos tentando transformá-la naquela que a gente acha que gostaria que ela fosse! :) Engraçado, não é? E, talvez, verdadeiro. :) Pena que não vai dar pra gente se conhecer, desta vez... seria uma grande alegria! Primeira vez em Portugal, sim... embora eu já seja português naturalizado. Meu abraço, amiga; bom fim de semana!

14 de fevereiro de 2020 às 15:19  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Diná! E fique tranquila: aviso, quando passar por aí. Será uma alegria esse café! Gostei do comentário, amiga; meu abraço, bom fim de semana!

14 de fevereiro de 2020 às 15:21  
Blogger O Árabe disse...

I don't speake english, my friend. But thank you; I hope you have a nice week end!

14 de fevereiro de 2020 às 15:25  
Blogger O Árabe disse...

Don't worry, Céu; I don't speake english, and so I don't understand. :)

14 de fevereiro de 2020 às 15:29  
Blogger O Árabe disse...

Thank you, KIM; I hope you have a nice week end!

14 de fevereiro de 2020 às 15:31  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Majo; meu abraço, amiga, pela gentileza constante! Bom fim de semana, fica bem.

14 de fevereiro de 2020 às 15:37  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Ailime! Ainda não tenho certeza se conseguirei ir a Sintra, amiga, mas caso seja possível, lhe confirmo; será uma alegria poder conhecê-la! Quando ao comentário, estamos completamente de acordo... como sempre, aliás. :) Meu abraço, bom fim de semana.

14 de fevereiro de 2020 às 15:42  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Marina, e concordamos: o respeito cabe em todas as situações! Meu abraço, amiga; bom fim de semana!

14 de fevereiro de 2020 às 15:44  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Sílvio: embora seja triste, é sempre menos doloroso quando os atores se cansam. A vaia humilha e machuca muito! Meu abraço agradecido, mestre da palavra; bom fim de semana.

14 de fevereiro de 2020 às 15:47  
Blogger O Árabe disse...

Concordo com você, Saudade: que assim seja, sempre! Meu abraço agradecido, amiga; bom fim de semana!

14 de fevereiro de 2020 às 15:49  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Isy; meu abraço, amiga, bom fim de semana!

14 de fevereiro de 2020 às 15:51  
Blogger O Árabe disse...

E é um prazer contar com a sua presença, Zilani; sempre! Meu abraço, amiga; bom fim de semana!

14 de fevereiro de 2020 às 15:54  
Blogger O Árabe disse...

Passei por Coimbra, Fa, no meu caminho para Aveiro, no dia 7; pena que nos desencontramos, amiga; adoraria conhecer-te! Quanto ao comentário, estás certíssima: infelizmente, muitas vezes a intolerância é rainha! Meu abraço agradecido, bom fim de semana!

14 de fevereiro de 2020 às 16:01  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Mariazita: na maioria das vezes, as tentativas de mudar o outro terminam, sim, acabando com a relação; infelizmente. :( Não recebi a tua mensagem, amiga; assim, calculo que o teu filho tenha entrado nas projetadas férias. Se puderes, avisa-me; faço muito gosto em conhecer-te! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

14 de fevereiro de 2020 às 16:09  
Blogger Roselia Bezerra disse...

"Quem realmente ama, não impõe; só oferece o braço e o conselho."

Boa noite de paz, Árabe!
Oferecer o braço ou o ombro amigo é uma doação irrestrita e maravilhosa.
Post bem amplo em várias dimensões para mil reflexões sobre o tema.
Tenha dias felizes e abençoados!
Abraços fraternos de paz e bem

14 de fevereiro de 2020 às 21:20  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky