O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

AS SEMENTES DA LIBERDADE



Eu vos ouço, sempre, a falar em Liberdade.
E percebo que a procurais onde não está. Como, aliás, fazeis a muitas das coisas que jurais serem as mais importantes em vossas vidas; e pelas quais dizeis ansiar, em todos os vossos dias.
Assim fazeis ao Amor, que sacrificais a vossas carências; à Felicidade, que julgais estar na satisfação dos vossos desejos; e ao Coração do Universo, que buscais em vossos templos suntuosos.
Porém, a nada disso podereis encontrar, senão dentro de vós mesmos. É em vosso verdadeiro Eu, que encontrareis tudo aquilo que  vossos olhos não veem e vossas mãos não seguram.
Não encontrareis o Amor, senão em vossos corações; não conhecereis a Felicidade, se a paz não estiver em vós; nem sentireis o Coração do Universo, se não ouvirdes a Sua voz em vossa alma.
Assim, também, acontece à Liberdade. Ser livre não é ir aonde quiser; é sentir-se bem, onde quer que esteja; não é possuir tudo que deseja, mas estar satisfeito com aquilo que possui. É viver.
Livre não é o homem que faz tudo aquilo que quer. Ao contrário: é o que coloca amor e dedicação em tudo que faz; porque assim se realiza plenamente e as asas da satisfação o levam a voar.
Eu vos tenho dito que a liberdade não é determinada pelo espaço ao vosso redor, mas pelo que existe em vossa mente. Assim, um homem encarcerado em uma minúscula cela pode ser livre.
Enquanto alguém que caminhe solitário pela estrada larga pode sentir-se sufocado pelo peso da vida, acorrentado pelos seus medos, preso por suas inseguranças e por suas frustrações.  
Porque os vossos limites não são os do corpo, mas os da alma. Dia virá, em que deixareis o corpo; mas o vosso verdadeiro Eu seguirá pela Eternidade, caminhando pelos Jardins do Amanhã.
Tende presente esta verdade; e outro será o vosso conceito de Liberdade. Pois as roupas, por si mesmas, vos impõem limites; e apenas ao final de cada jornada, podeis despir os vossos trajes.
Acostumai-vos à ideia de que, enquanto caminhais sobre a terra, nenhum de vós é completamente livre. As necessidades do corpo não vos permitem recolher-vos ao vosso verdadeiro Eu.
Podeis, entretanto, semear em vossa alma as sementes da liberdade; e, se o fizerdes em cada jornada, dia virá em que a semeadura frutificará e a generosa colheita vos encherá de merecido júbilo.
Então, sim, conhecereis a Liberdade. E sabereis que não vos seria possível tê-la conhecido antes, enquanto precisáveis preocupar-vos com as necessidades e os percalços de cada caminhada.
Porque a liberdade é um estado de espírito.


Música:

Link para música.

Link para vídeo.  

22 Comentários:

Anonymous Lúcia Laborda disse...

É isso, Árabe; a liberdade é sim, um estado de espírito. Embora eu ache, que a liberdade plena, não exista.
Bom fim de semana! Beijos

13 de dezembro de 2019 às 22:30  
Anonymous Lúcia Laborda disse...

Lindo vídeo! Beijos

13 de dezembro de 2019 às 22:35  
Blogger chica disse...

Maravilhosa definição de liberdade e ser livre...Perfeito mais uma vez! Abração, chica

14 de dezembro de 2019 às 04:44  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Esses dias eu comentava com uma colega, "o mundo não está preparado para o tamanho da minha liberdade, por isso algumas pessoas se escandalizam pela forma como vejo a vida."

kkkkk. por enquanto ainda tento me conter para não criar muitos atritos....mas dentro de mim há um universo ..... imenso....

beijos

Joelma

15 de dezembro de 2019 às 11:50  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Boa tarde de semana pré natalina, amigo Árabe!
Mais uma vez venho ler um post reflexivo e profundo onde se ressaltam verdadeiros valores e onde achá-los.
Tudo se gera em nós, em nossa essência e uma coisa que escreveu aqui deveras importante para mim é o que se faz pondo AMOR e dedicação em tudo que fazemos é fonte de vida ou seja, de liberdade.
Nosso eu real é o comandante das nossas ações. Ele nos liberta e nos faz galgar alturas imensuráveis da liberdade.
Gostei muito de todo texto.
Tenha dias abençoados e felizes!
Abraços fraternos de paz e bem

16 de dezembro de 2019 às 15:35  
Blogger Majo Dutra disse...

Olá, Amigo.
Os seus textos são realmente especiais, porque são envolvidos em poesia emocionante, concluídos por música muito bela, o que favorece e sublinha a mensagem...
É, mesmo, verdade, mas por vezes o peso da vida é tanto, que faz desejar dias mais leves...
Lembrei a cela de Nelson Mandela e o que diziam quando foi eleito presidente... que não deveria possuir uma mente sã, por ter estado tanto tempo prisioneiro... que não estaria à altura do cargo... Os factos comprovaram a sua resiliência...
«Semear na alma sementes da liberdade...» Uma lição maravilhosa e emocionante.
Grata por tudo.
O meu abraço afetuoso.
~~~~~~


16 de dezembro de 2019 às 17:06  
Blogger Diná Fernandes disse...

Magnifico poema, disse tudo sobre liberdade, é preciso paz interior e amor no coração. Creio que libertação advém da aceitação da nossa realidade, seja ela qual for, mas que haja Amor.

Amigo desejo a vc um FELIZ E ABENÇOADO NATAL.

Bjs no coração

16 de dezembro de 2019 às 22:29  
Blogger R's Rue disse...

Love.

17 de dezembro de 2019 às 12:42  
Blogger CÉU disse...

Provavelmente, todos os sentimentos e comportamentos têm a ver com nossos estados de espírito (há espírito?), mas trabalhar nosso EU, nossa essência para que saiba ser livre, não é de todo, tarefa fácil, visto k vivemos em comunidade.
Seu texto me pôs a pensar, mas foi para isso que o escreveu, tenho certeza.

Gostei da música de Ernesto Cortazar, um som de jazz, e tb do vídeo, que tem imagens lindas e é bem incentivador.

Não sei se você posta ou não na próxima sexta-feira, visto que estamos pertinho do natal. De qualquer jeito, desejo a você e família um natal de e em verdade e um excelente ano novo.

Um beijo para todos vocês.

17 de dezembro de 2019 às 16:02  
Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Ora aqui está mais um belo texto!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

17 de dezembro de 2019 às 17:26  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Boa noite de muita paz, amigo Árabe!
Hoje venho lhe trazer um convite, mas fique bem à vontade para participar do desafio natalino:
https://www.idade-espiritual.com.br/2019/12/minha-noite-de-natal-x-interacao.html#comment-form
Muita paz na sua noite!
Abraços fraternos

19 de dezembro de 2019 às 18:54  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Lúcia! Eu prefiro dizer que a liberdade plena não perdura... ao menos, neste mundo. Afinal, ela é um estado de espírito. :) Quanto ao vídeo... completamente de acordo; lindo, mesmo! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana. Feliz Natal!

20 de dezembro de 2019 às 18:03  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Chica, pela amizade e gentileza de sempre. Meu abraço, bom fim de semana. Feliz Natal!

20 de dezembro de 2019 às 18:04  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Joelma! Eu acredito que, dentro de cada um de nós, existe um universo; com rios e desertos, montanhas e planícies que nunca chegamos completamente a conhecer. Quanto ao tamanho da sua liberdade... e liberdade tem tamanho?! :) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana. Feliz Natal!

20 de dezembro de 2019 às 18:08  
Blogger O Árabe disse...

Concordo inteiramente com você, Rosélia: "Nosso eu real é o comandante das nossas ações. Ele nos liberta e nos faz galgar alturas imensuráveis da liberdade.". É bem por aí mesmo, amiga! Obrigado por sua amizade, e saiba que foi um prazer participar da sua interação de Natal; foi, não... está sendo! Obrigado por tudo; meu abraço, bom fim de semana... e Feliz Natal!

20 de dezembro de 2019 às 18:16  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Majo! E você tem razão: Mandela é um excelente exemplo de como um homem pode ser livre, ainda que o seu corpo esteja em uma pequena cela. Voando com as asas da alma, ele mudou o mundo! Meu abraço, amiga; bom fim de semana. Feliz Natal!

20 de dezembro de 2019 às 18:18  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Boa noite, Árabe!
Vou fazer uma ressalva nas ressonâncias, no Domingo, pois comentarista também participa sim.
Muito obrigada pela sua colabroração espontânea.
Tenha dias abençoados!
Abraços fraternos pré natalinos

20 de dezembro de 2019 às 18:19  
Blogger O Árabe disse...

Feliz em ver você de volta, Diná... ainda mais neste tempo de Natal. Até porque a sua presença me diz que você está, amiga; e isso me deixa muito feliz! Concordo: aceitação e amor são ingredientes essenciais da liberdade, sim. Meu abraço, obrigado; bom fim de semana. Feliz Natal!

20 de dezembro de 2019 às 18:22  
Blogger O Árabe disse...

Amor... que bela palavra! Obrigado, R's. Meu abraço, bom fim de semana, Feliz Natal!

20 de dezembro de 2019 às 18:23  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Céu; a intenção é sempre essa, amiga; o que me motiva a escrever é justamente nos botar pra pensar... sim, a mim também! :) Quanto ao seu comentário, concordo: não é tarefa fácil ser livre, porque vivemos numa comunidade... que se se torna cada vez maior, enquanto a largueza dos horizontes insiste em permanecer a mesma! Estamos de acordo também sobre a música e o vídeo... e hoje tem mais Cortazar; estarei postando, sim, daqui a pouco! Meu abraço, amiga; obrigado, bom fim de semana. Feliz Natal!

20 de dezembro de 2019 às 18:28  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Isy! Meu abraço, amiga; bom fim de semana. Feliz Natal!

20 de dezembro de 2019 às 18:29  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Rosélia. E acredite: espontaneidade é algo que precisa existir, para que haja liberdade! :) Meu abraço, amiga; obrigado.

20 de dezembro de 2019 às 18:31  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky