O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

A VOSSA LIBERDADE



Acorrentai-vos, quando livres deveríeis ser.   

Porque enxergais a vida como uma série de obrigações e regras; e não cuidais de, apenas, viver. Assim, vos tornais escravos; e caminhais ao peso das correntes que criais para vós mesmos.

Sois como o homem que emprega todas as suas energias no cultivo da terra; na plantação do trigo e nos cuidados com a sua lavoura, apenas esperando o dia em que o transformará em pão.

E, assim agindo, absorve-se inteiramente no trabalho e nas preocupações com a safra, esquecendo-se de ver a beleza do trigal, que faz lembrar um mar dourado, quando agitado pelo vento.

Decerto, deveis cuidar do vosso trabalho e da vossa saúde; e das pessoas que vos são caras ao coração. Tende sempre presente, porém, que estas não são obrigações, mas vossas escolhas.

E como escolhas as deveis ver; assim não vos trarão preocupações, e sim realizações. Pois mais agradável é o trabalho do homem que o executa cantando, livre e satisfeito no seu coração.

Leve e alegre é a vida, para aquele que a vive com confiança e alegria; mas pesada e sombria, para quem a encara com medo e insegurança. O pensar faz a diferença em vossos caminhos.

Sim; é certo que todos tendes os vossos deveres. Mas julgai-vos livres e livres sereis; se, entretanto, vos acreditardes escravos de obrigações e preconceitos, é assim que havereis de ser.

Eu vos tenho dito que escolheis os vossos caminhos; assim vos permite o Coração do Universo. Mas, ao escolher as sementes que plantais, escolheis também os frutos que colhereis.

Recordai, sempre, esta verdade. E, decerto, escolhereis semear em vosso coração a esperança e a alegria; outra forma não existe de colherdes a ambas, quando chegar o tempo da safra.

Confiai e vivei; e sereis como o pássaro, cujos trinados alegram as vossas almas, durante o dia. Se, porém, cedeis ao medo e ao amargor, sereis como o rato temeroso, que não canta e se oculta .

Em verdade, o que chamais de vida, não é senão uma jornada por este mundo. E, enquanto a realizais, cabe-vos decidir se atentareis mais aos encantos, ou às dificuldades do vosso caminho.

Podeis atravessar com alegria o córrego, mergulhando os vossos pés nas suas águas frescas e cristalinas; ou nele caminhar com medo e desconforto, temendo ferir-vos nas pedras.

Como em tudo mais, é de vós que depende a escolha. E, se o vosso tempo aqui é limitado, não é sensato que o gasteis a arrastar correntes; escolhei caminhar livres, aproveitando cada momento. 

Vivei, sempre, buscando ser felizes. Enquanto o podeis fazer.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/EmiliePandolfi_SpeakSoftlyLove.mid

Link música

Link vídeo

24 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Belo post Árabe, belo vídeo! Bom fim de semana! Beijos

20 de novembro de 2020 às 22:09  
Blogger Himawan Sant disse...

Eu também, assim como a escolha que você fizer, meu amigo árabe.

Escolho caminhar livremente, curtir cada momento e sempre procuro viver uma vida feliz ..., a vida só uma vez quando é cheia de restrições e coisas tristes, é uma perda.
Tenham um bom fim de semana, amigo.

21 de novembro de 2020 às 06:37  
Blogger chica disse...

Assim devemos agir mesmo,Árabe...levar do melhor modo nossos dias e aproveitar a "liberdade"... De repente tudo pode mudar!...abração, chica (Agora te respondendo: tudo andando bem aqui, mas período exames, controles pensando já em dezembro pra cirurgia...)

21 de novembro de 2020 às 07:46  
Blogger Mariazita disse...

Meu caro Árabe
Li-te com o maior interesse - como que é habitual.
É um texto belo, sem dúvida. Contudo, parece-me um pouco idealista, na medida em que nem sempre é possível, a algumas pessoas, pelo menos, gozarem do que considero um estado de graça - a Liberdade.
Evidentemente que há muitas pessoas que, de livre vontade (ou por falta dela) se deixam escravizar. Nessas, sim, o teu texto encaixa como uma luva.
E a essas deves exortar uma e outra vez, tantas quantas as necessárias, até que consigam libertar-se e sentir o maravilhoso e inigualável sabor da Liberdade.

Acho que me excedi nas palavras. Desculpa, não gosto de comentários muito extensos - e afinal foi o que fiz agora ... 😉

Bom Fim-de-semana
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

21 de novembro de 2020 às 17:06  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Um texto sábio que falou muito ao meu coração.
Momentos há na vida em que o trabalho e a família requerem imenso de nós e nessa fase quase não dá para respirar! São escolhas nossas e as fazemos com alegria, mas não deixam de ser cansativas.
Eu lembro-me que nem dava pelo escurecer dos dias no outono, que hoje me entristece, e dos seus tons dourados que hoje tanto aprecio.
O medo e a insegurança, por vezes, derivam desse cansaço que atrás referi e difícil é escapar-lhes e, claro, são muito limitativos.
Das provações também colhemos muito aprendizado para seguirmos mais confiantes e felizes.
Música linda e os Abba sempre um prazer ouvir.
Um beijinho e uma boa semana, com saúde.
Ailime

23 de novembro de 2020 às 15:06  
Blogger MARILENE disse...

Perceber os encantos durante a jornada é fundamental. Tudo que se faz por opção proporciona alegrias. Liberdade não é fazer o que se quer sem perceber que outros serão prejudicados. A liberdade que menciona é a de ser feliz. Um texto primoroso. Abraço.

23 de novembro de 2020 às 16:54  
Blogger Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Árabe,
A jornada assim linda e bela.
Adorei ler seu texto
e refletir.
Bjins
CatiahoAlc.

23 de novembro de 2020 às 19:31  
Blogger São disse...

Liberdade é o lema de minha vida.

Sou livre, mas custou.me muito caro.


Beijinho, SWami

24 de novembro de 2020 às 08:11  
Blogger silvioafonso disse...

Os louros são teus, meu amigo.
Adorei e mesmo que meu caminho
seja livre de espinho o seu tem
mais flores.
Um abraço, amigo. Parabéns pelo
texto.

24 de novembro de 2020 às 09:27  
Blogger A Casa Madeira disse...

Oi Arábe, tubo bem desse lado de cá?
Acho que a busca é essa mesmo ser Feliz;
Boa continuação de semana para ti e para os teus... e obrigada
pela sua presença.

24 de novembro de 2020 às 11:19  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Lúcia! Meu abraço, bom resto de semana.

26 de novembro de 2020 às 14:07  
Blogger O Árabe disse...

Essa é uma bela escolha, Himawan! Só assim, a vida vale a pena! Meu abraço, amigo; bom resto de semana, obrigado.

26 de novembro de 2020 às 14:08  
Blogger O Árabe disse...

Bem sabemos disso, não é, Chica? De uma hora pra outra, tudo pode mudar... mas precisamos ter fé, e saber lidar com as mudanças, para que as coisas deem certo! Torcendo muito por vocês amiga; meu abraço, obrigado, bom resto de semana!

26 de novembro de 2020 às 14:11  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Mariazita! Realmente, amiga, cada um de nós reage a seu jeito, diante das imposições da sociedade e do cotidiano; mas é difícil, muito difícil, encontrarmos alguém que seja inteiramente livre, no sentido pleno da palavra! :) Em nada te excedeste; agradou-me muito o comentário, por sinal! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

26 de novembro de 2020 às 14:17  
Blogger O Árabe disse...

Mais uma vez, Ailime, escolho de teu belo comentário uma frase que me parece assaz significativa: "Das provações também colhemos muito aprendizado para seguirmos mais confiantes e felizes.". Assim, realmente é... mas isso, só a idade nos ensina! :) Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

26 de novembro de 2020 às 14:20  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Marilene! E existiria, acaso, liberdade maior que a de ser feliz? ;) Aplaudo a sua sensibilidade, amiga! Meu abraço, bom resto de semana; obrigado.

26 de novembro de 2020 às 14:23  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Catiaho! Bom resto de semana, amiga; meu abraço.

26 de novembro de 2020 às 14:25  
Blogger O Árabe disse...

Assim costuma ser, São; e o bom é que, quanto mais caras nos custam as conquistas, mais as prezamos! Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana.

26 de novembro de 2020 às 14:26  
Blogger O Árabe disse...

Acredito, mestre e amigo Sílvio, que dividimos os louros, as flores e os espinhos; assim acontece com aqueles que sentem... e escrevem o que sentem! Meu abraço, obrigado, bom resto de semana.

26 de novembro de 2020 às 14:28  
Blogger O Árabe disse...

Tudo bem por aqui, sim, Janicce... e espero que por aí também, amiga! Quanto ao comentário, tens toda razão: a felicidade é a nossa eterna busca! Meu abraço, amiga, bom resto de semana; obrigado!

26 de novembro de 2020 às 14:30  
Blogger CÉU disse...

Olá, meu amigo!

A liberdade é o bem maior do ser humano, mas liberdade consciente, entenda-se.
O medo, tb consciente, faz parte de nós. Há que equilibrar a "balança".

Gostei mais da música que do vídeo. Esse tem imagens lindas, mas a música me parece carnavalesca, todavia, a vida é bela.

Minha ausência por aqui se deve ao excesso de trabalho na escola e comentar semanalmente qualquer blog não me é possível. Espero que você entenda e aceite. Obrigada!

Abraço e saúde!

26 de novembro de 2020 às 16:04  
Blogger Majo Dutra disse...

~~~
O seu texto poético é realmente muito belo e assim deveria ser...
No meu caso, ser mãe, docente e dona de casa, tornou-se muitas vezes pesado, apesar de tudo ter sido por opção... Há muitos horários a cumprir!
Tenho escrito um soneto sobre liberdade, em que ela aparece muito mais limitada.
Publicarei dentro de dias...

A música é deliciosa e o vídeo, bem eu penso que é mais fácil para os homens...
O mérito está em vencer as dificuldades, afastar as pedras, ou em contornar os pedregulhos... Sorrisos...

Bom fim de semana... Dias leves e agradáveis...
Saúde e cautelas. O meu abraço amigo.
~~~~~~~~~

27 de novembro de 2020 às 15:33  
Blogger O Árabe disse...

O vídeo, Céu, é realmente um samba bem brasileiro que nos remete ao Carnaval, pelo ritmo; mas repare a letra... é linda! Quanto à sua ausência, amiga, claro que entendemos, mas sentimos... você faz falta! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

27 de novembro de 2020 às 23:48  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Majo! Realmente, às vezes assumimos muitos encargos... mas, enquanto forem nossas escolhas, os cumprimos com gosto... apesar das eventuais dificuldades! :) Meu abraço, amiga; bom fim de semana.

27 de novembro de 2020 às 23:50  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky