O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

ALIMENTANDO SONHOS


Alimentai, sim, os vossos sonhos.

Porque viveis entre as dificuldades do hoje e as esperanças do amanhã. E mais fácil vos é caminhar sobre um chão macio, do que sobre uma estrada repleta de pedras que vos magoam os pés.

Ainda que o primeiro seja macio porque formado por nuvens, das quais podeis cair a qualquer momento; e a segunda vos proporcione a segurança da realidade, apesar das dores que causa.

E, se ao homem não é possível viver apenas de sonhos, tampouco existe alguém que se sinta feliz, estando todo o tempo em meio à realidade. É do encontro de sol e chuva, que vem o arco-íris.

Dele, surgem as cores que alegram o dia mais nublado. E não apenas encantam os vossos olhos, mas também o vosso coração; e vos fazem sentir felizes, vencendo a tristeza do dia cinzento.

Por isto, muitas vezes eu vos tenho falado dos sonhos e das desilusões. E tenho dito que, se o sonho é a desilusão antes de nascer, também a desilusão não é senão o prólogo de um novo sonho.  

E sei que, por muitas vezes, me repetirei sobre este assunto. Porque não sabeis a diferença entre um e outra e teimais em confundir sonho e realidade, durante o tempo que leva a vossa jornada.

Deixai que eu vos diga, então, que o sonho é uma ilusão, como a linha do horizonte: se lá chegásseis, veríeis que o céu não encontra a Terra. Como o sonho se desfaz, quando parece realizar-se.

Em verdade, eu vos digo que cada um dos vossos sonhos pode acabar de duas maneiras: uma, é quando se mostra impossível de ser realizado; e a outra é quando acreditais que o realizastes.

Pois, como o peixe não consegue respirar senão na água, não pode o sonho existir senão na vossa imaginação. Quando julgais tê-lo alcançado, as suas cores se perdem no cinza da realidade.

Não há realidade que se possa igualar a um sonho; e não há sonho que persista, quando realizado. O sonho é como a fumaça do incenso, que se desfaz quando a tocamos, tentando retê-la.

Recordai, porém, que ao desfazer-se a fumaça nos deixa um leve aroma entre os dedos. E, ainda que logo se evapore, enquanto persiste em nossa mão esse aroma perfuma tudo ao redor.

Essa, eu acredito, é a analogia perfeita para os sonhos. E, assim como não sentireis o aroma se não acenderdes o incenso, mais cinzenta será a vossa vida, se não alimentardes os vossos sonhos.

Alimentai, portanto, os vossos sonhos. E não vos envergonheis de sonhar, de acreditar que o amanhã possa ser diferente de hoje; aqueles que alimentam os seus sonhos, vivem mais intensamente. 

E fazem o mundo melhor.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_pianos_magicos_the_impossible_dream.mid 

Link música

Link vídeo

34 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

O post é lindo, Árabe! A musica de fundo também. Mas me deixou com a sensação de que os sonhos se desfazem logo no amanhecer. Então melhor viver a amargura da realidade, do que alimentar a ilusão de um sonho. O vídeo é lindo!
Bom fim de semana! Beijos

13 de novembro de 2020 às 22:21  
Blogger Himawan Sant disse...

Concordo em nunca ter medo de sonhar em atingir as expectativas. O fracasso que não consegue realizar um sonho é uma coisa natural. E apenas acredite que haverá outros sonhos que se tornarão realidade.
Amizade de Dalan, árabe.

14 de novembro de 2020 às 04:33  
Blogger chica disse...

Que lindo,Árabe! Perfeita e tão doce tua analogia dos sonhos e o perfume que fica em nossas mãos quando o sonho se esvai... Beleza! Não deixemos de sonhar! abração, lindo fds! chica

14 de novembro de 2020 às 05:51  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Sonhar pequeno e sonhar grande dá o mesmo trabalho então sonhemos grande... embora existam coisas que nunca serão nossas isso faz parte da vida... então andar descalço dói os pés mas com o tempo já não doi mais e se cair é mais fácil de se levantar e também tem sua doçura,andar nas nuvens só quando eu tiver asas e que garantam que o charme plus size tenha voo tranquilo.

Beijos

Joelma

15 de novembro de 2020 às 20:28  
Blogger saudade disse...

Só alimentando os sonhos, eles se tornam realidade, e são os sonhos que comandam a vida.
Fantástico.
Boa Semana

16 de novembro de 2020 às 09:07  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Um texto muito sábio e profundo sobre os sonhos.
Hoje sou eu que vou citá-lo: «E tenho dito que, se o sonho é a desilusão antes de nascer, também a desilusão não é senão o prólogo de um novo sonho». Profundo e filosófico, não, Amigo?
Deixou-me a pensar.
Quando cremos ter realizado algum dos nossos sonhos eles se esvaem, mas fica o aroma do que restou.
Como disse um Poeta Português «o sonho comanda a vida e sempre que o Homem sonha o mundo pula e avança».
Não deixemos então de alimentar os nossos sonhos, pois são o alento para continuarmos a viver intensamente, contribuindo para um mundo melhor, como tão bem finaliza na sua tão bela publicação.
Adorei a música e o vídeo. Sempre bom recordar os Abba!
Beijinhos e uma boa semana, com saúde.
Ailime

16 de novembro de 2020 às 17:50  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Boa noite de nova semana, amigo Árabe!
Não sabe como me fez bem ler seu post hoje.

mais cinzenta será a vossa vida, se não alimentardes os vossos sonhos.

Estou num dia "cinzento" por problema de saúde familiar... Além de estar nublado tudo por aqui literalmente também no clima.
Não deixo de sonhar... morreria em vida.
Gostei muito da formação do arco-iris.
Excelente post, como sempre.
Vou ouvir a música
Tenha dias abençoados!
Abraços fraternos de paz e bem

16 de novembro de 2020 às 18:04  
Blogger A Casa Madeira disse...

Nos piores momentos do meu ser, tento viver em devaneios
de sonhos; assim as dificuldades vão pro final da fila;
Obrigada pela sua visita e apreciar meu pequeno jardim.
Boa continuação de semana.

16 de novembro de 2020 às 22:16  
Blogger São disse...

Pobre de quem não sonha e, mais ainda, de quem não luta pela sua realização.

Beijinho e uma semana serena e cuidadosa.

17 de novembro de 2020 às 08:24  
Blogger MARILENE disse...

Como é bom poder sonhar! Voamos... Conhecemos a realidade, mas esse passeio pelo mundo onírico nos impulsiona, nos ilumina, nos dá forças. Muito boas suas considerações, meu amigo. Abraço.

17 de novembro de 2020 às 15:58  
Blogger Majo Dutra disse...

~~
Belíssima lição textual, porém, há sonhos cuja concretização supera o que foi imaginado...
Está difícil sonhar por aqui com confinamento, doença, morte em série e tristezas...

O piano é, mesmo, mágico...
Sempre gostei muito desta canção dos Abba. Intemporal!

Boa recuperação, tudo pelo melhor. Abraço amigo.
~~~~~~~

17 de novembro de 2020 às 17:49  
Blogger Paloma Viricio disse...

Que lindo poema. Sua escrita me lembra a de Gibran.😍😍👏👏
Hoje em dia se espera tanto de nós que parece feio sonhar.
Querem sejamos mortos vivos.
Sorte dos que de sonhar não deixam nunca.

Fiz uma postagem nova lá no blog e gostaria muito de saber o que você achou.
Beijos,
Paloma Viricio❤

17 de novembro de 2020 às 18:40  
Blogger silvioafonso disse...

Eu sei que você vai rir, poeta,
mas ultimamente eu até sonho,
mas dormir é que não durmo,
sonho acordado.
Bela poesia, querido amigo.
Palmas. Não poucas palmas, porém
um Tocantins inteiro.

17 de novembro de 2020 às 18:45  
Blogger Margarida Pires disse...

O sonho alimenta a nossa sede de viver!
Um grande abracinho florido!🌷🌸🌹
Megy Maia🌈

17 de novembro de 2020 às 19:05  
Blogger Amélia disse...

Fabuloso post. O sonho comanda a vida, ainda podemos sonhar que não paga impostos.
Adorei a música e vídeo.
Continuação de boa semana com saúde
Bj

17 de novembro de 2020 às 19:17  
Blogger Marli Terezinha Andrucho Boldori disse...

Boa noite, querido amigo, estou respondendo ao seu belo post embalada com esta belíssima melodia, realmente alimenta a alma.
Sonhos, todos nós os temos, mas nem sempre o preservamos como deveríamos.
Que bom que podemos sonhar.Mário Quintana já dizia" Sonhar é viver para dentro".
Gostei muito. Abraço!

17 de novembro de 2020 às 20:52  
Blogger Maria Luzia disse...

Árabe,boa noite!

Sonhar faz muito bem, melhor ainda quando conseguimos realizar os nossos sonhos, não é mesmo? Árabe, tudo lindo! Muito grata, um abraço e desde já, ótimo fim de semana, com saúde!

19 de novembro de 2020 às 23:24  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Lúcia! Mas, sinceramente, ainda acho que sonhar vale a pena. É muito bom viver uma noite de felicidade; mesmo quando o sonho se dissipa no amanhecer, as lembranças dele ainda nos confortam. Difícil é viver sem sonhos! Meu abraço, bom fim de semana.

20 de novembro de 2020 às 12:10  
Blogger O Árabe disse...

Bem por aí, amigo Himawan! Eu costumo dizer que um sonho nunca se vai... apenas se transforma em outro sonho! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

20 de novembro de 2020 às 12:12  
Blogger O Árabe disse...

Só posso repetir o que você disse, Chica: não deixemos de sonhar! Como estão o Kiko e você, amiga? Bem, espero! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

20 de novembro de 2020 às 12:13  
Blogger O Árabe disse...

Gostei muito do seu comentário, Joelma, e concordo inteiramente: sonhemos grande, sim... até porque já ensina o ditado que os voos de um homem (ou uma mulher) têm o tamanho dos seus sonhos! Só não esperemos garantias, viu? Temos asas, sim... mas os voos nunca são tranquilos; isto é parte do seu encanto! :) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

20 de novembro de 2020 às 12:17  
Blogger O Árabe disse...

Bem por aí, Saudade... são eles que nos levam pelos caminhos da Vida! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana!

20 de novembro de 2020 às 12:18  
Blogger O Árabe disse...

Grande verdade, Ailime :"Não deixemos de alimentar os nossos sonhos, pois são o alento para continuarmos a viver intensamente, contribuindo para um mundo melhor."; admirável o seu poder de síntese, amiga. E admirável também a música dos Abba, não é? Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

20 de novembro de 2020 às 12:21  
Blogger O Árabe disse...

Alegre, por saber que o texto foi útil para você, Rosélia! Todos temos, sim, esses "dias cinzentos"... mas o principal é saber que eles passam; as nuvens sempre se desfazem, e o sol volta a brilhar! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana, com as cores do arco-íris!

20 de novembro de 2020 às 12:23  
Blogger O Árabe disse...

É uma boa forma de viver, Janicce; e, com as belezas do teu jardim, não deve ser difícil encontrar motivos para ser alegre e admirar a vida! Meu abraço, amiga; obrigado, bom fim de semana.

20 de novembro de 2020 às 12:25  
Blogger O Árabe disse...

Acho que disseste tudo, São : "Pobre de quem não sonha e, mais ainda, de quem não luta pela sua realização.". Pouco resta a dizer, depois dessa verdade! Meu abraço, amiga; obrigado, bom fim de semana.

20 de novembro de 2020 às 12:26  
Blogger O Árabe disse...

É exatamente isso, Marilene: conhecemos a realidade... mas os sonhos nos dão força para vivermos nela e procurarmos torná-la melhor! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana.

20 de novembro de 2020 às 12:30  
Blogger O Árabe disse...

Está um pouco mais difícil, sim, Majo; mas é quando mais dura se mostra a realidade, que mais precisamos dos sonhos! Eu também adoro essas músicas, amiga; meu abraço, bom fim de semana. Obrigado.

20 de novembro de 2020 às 12:32  
Blogger O Árabe disse...

Honrosa comparação, Paloma! O Gibran é minha maior motivação para escrever, desde o início. Tenho 4 livros dedicados a ele e o primeiro foi publicado pela Associação Cultural e Internacional Gibran, com apresentação de Mansour Challita, que também me deu a honra de escrever o prefácio do segundo. O Gibran, para mim, é o maior escritor de todos os tempos; as suas parábolas nos ajudam a viver e sonhar! Obrigado, e aguarde-me; com certeza, em breve lá estarei. Meu abraço, bom fim de semana!

20 de novembro de 2020 às 12:41  
Blogger O Árabe disse...

Nada melhor do que sonhar acordado, não é, mestre Sílvio? Disto sabem os verdadeiros escritores, entre os quais está você! Obrigado, amigo; meu abraço, bom fim de semana.

20 de novembro de 2020 às 12:43  
Blogger O Árabe disse...

Alegria em rever-te, Megy, e inteiramente de acordo: o sonho alimenta a nossa sede de viver! Meu abraço, obrigado; boa semana.

20 de novembro de 2020 às 12:44  
Blogger O Árabe disse...

Ainda bem, não é, Amélia? O sonho não paga imposto... e nos traz felicidade! :) Bom rever você, amiga; obrigado, bom fim de semana. Meu abraço.

20 de novembro de 2020 às 14:16  
Blogger O Árabe disse...

Grande Quintana, Marli!! E, como sempre, tinha razão: sonhar é viver para dentro...e é dentro de nós, que vivemos mais intensamente! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana!

20 de novembro de 2020 às 14:18  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado a você, Maria Luzia, e concordo: sonhar faz muito bem! É quando somos mais felizes: sonhando! Meu abraço, amiga; bom fim de semana!

20 de novembro de 2020 às 14:19  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky