O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

PARÁBOLA DA ÁRVORE


Plantai bem as vossas raízes.

Para que, quando o tempo passar, não venhais a sentir-vos perdidos no espaço; e possais oferecer, àqueles que vos cercam, o conforto da vossa sombra e o doce sabor dos vossos frutos.

Porque não vos deveis iludir: quando a idade chegar, todos seremos como árvores, a concentrar ao nosso redor aqueles que nos amam. Ou como arbustos ressequidos, levados pelos ventos.

Tratai, portanto, de escolher bem o que desejareis ser, em vosso futuro; porque esta é uma escolha que só podeis fazer durante a semeadura. Depois, nada mais vos restará senão a colheita.

Aproveitai, pois, o tempo de plantio, para semear em vossos corações os melhores sentimentos que vos for dado conhecer. Porque essas serão as vossas raízes e a vossa segurança.

Zelai por vosso corpo; afinal, ele é o tronco que usareis, no tempo em que estiverdes neste mundo. E deveis mantê-lo sempre no melhor estado que vos seja possível, para o vosso bem-estar.

Lembrai-vos, porém, de que é a seiva que corre pela árvore, que a alimenta e faz crescer; é dela que dependem as suas forças e os seus frutos. Por isto, atentai também ao vosso verdadeiro Eu.

Que este seja o vosso principal cuidado. Porque, enquanto a seiva for forte, a árvore se manterá de pé; resistirá a todos os ventos. E os seus frutos, caindo ao chão, adubarão o seu entorno.

Deveis nutrir-vos, sempre, de bons pensamentos e de boas ações; é assim que se tornarão mais saborosos os vossos frutos e mais belas as vossas flores, que encantarão a todos ao redor.

Sede fortes e generosos. Espalhai aos ares o suave perfume de vossas flores e às pessoas que se acercarem, oferecei os vossos frutos; e não vos preocupeis que algum dia venham a faltar.

Pois o Coração do Universo tem no amor a Sua essência; e, por isto, multiplica as Suas bênçãos aos que se mostram generosos, para que possam dividi-las ainda mais com os seus irmãos.

Assim como as estrelas no céu e as ondas no mar, são infinitas as bênçãos do Pai aos filhos que as partilham com seus irmãos. Dai e recebereis; se servirdes ao vosso irmão, nada vos faltará!

Plantai bem as vossas raízes; necessitareis dessa firmeza, para que os ventos do tempo e do acaso não vos possam arrancar do chão e arrojar-vos ao abismo escuro e fundo do esquecimento.

Sede como a árvore. Esgotadas suas folhas e seus frutos, ela será transformada em lenha; e continuará a viver, nas lembranças dos que a conheceram e na gratidão daqueles que se acercarem. 

Para aquecer-se ao calor amigo da fogueira.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_ernesto_cortazar_solitude.mid

Link música

Link vídeo. Sem conotações religiosas, acho linda essa oração.       

36 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Árabe; a depender do momento, somos árvores, de grandes raízes, fincadas no solo. Abrigamos debaixo da nossa copa, aqueles que precisam de abrigo e proteção. Porém, nem sempre, essa fortaleza, essa segurança nos alcança e a nossa fragilidade aflora. É exatamente nesses momentos que buscamos abrigo, sombra, conforto e carinho daqueles que são para nós, essa árvore frondosa. Enfim, é a vida e as circunstância, nos colocando nas situações mais diversas.
Lindo post, linda musica e fundo! E a oração de São Francisco é maravilhosa!
Bom fim de semana! Beijos

9 de outubro de 2020 às 22:18  
Blogger Mariazita disse...

Que belo texto, amigo Árabe!
Ao lê-lo revi-me, tal como uma árvore, bem "implantada" no meio de um jardim, com três troncos que fui ajudando a fortalecer ao longo dos anos, e dos quais nasceram nove raminhos que, igualmente, fui ajudando a crescer e a tornarem-se nos lindos galhos que hoje são.
E como essa "imagem" me fez feliz!!!
Obrigada pelos belos pensamentos e bons sentimentos que fazes afluir em quem te lê.

Bom Fim-de-semana
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

10 de outubro de 2020 às 06:50  
Blogger " R y k @ r d o " disse...

Gostei muito de ler. Mas esqueci-me de rezar...
.
Cumprimentos poéticos
Um Sábado feliz

10 de outubro de 2020 às 09:49  
Blogger Daniela Silva disse...

Amém! Bom fim de semana, bjinho

10 de outubro de 2020 às 12:19  
Blogger chica disse...

Apenas marcando presença,pra não perder o hábito! abraços e torce...chica

10 de outubro de 2020 às 20:48  
Blogger Himawan Sant disse...

Que conselho muito bom para aplicar a qualquer pessoa. Ao viver a vida, temos que espalhar muitas coisas boas. Eu concordo totalmente com o ditado 'Quem semeia, ele colhe'.

Obrigado pelo lindo uladan, meu amigo árabe.

11 de outubro de 2020 às 05:15  
Blogger silvioafonso disse...





Mudaram os tempo, poeta.
Meu avô me dizia que o homem é
igual cachorro; perde os dentes,
perde a visão, mas não perde o
faro. Mulher tem o mesmo sabor
e a mesma beleza que as sobremesas.
Isso pra não dizer que as
sobremesas para muitos, para a
maioria, contando comigo, são o
prato principal.
Eu gostaria de ter no meu "pomar"
uma árvore dessa.
Um abraço meu "velho" camarada.

12 de outubro de 2020 às 11:42  
Blogger São disse...

Mais um textp cheio de sabedoria. Swami.


O poema de Sophia era sobre Salazar, o ditador português-

Beijinho, meu amigo, boa semana

12 de outubro de 2020 às 13:42  
Blogger Beatriz Pin disse...

Uma parábola bem predicada. Importante seguir suas ensinanzas para chegar a bom fim. Para recoller, hai que semiar no seu tempo e coidar todo o tempo.
Grazas por esta mensajem. Também, agradeço sua visita. Todos os tempos teim algo possitivo. Boa primavera!

12 de outubro de 2020 às 15:07  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Belíssimo texto , sim sejamos como as árvores mas nunca devemos esquecer que arvore que dá bons frutos em algum momento leva pedrada, que as pedras da ignorância nunca ofusque a missão " servir".

Beijos

Joelma

12 de outubro de 2020 às 18:51  
Blogger N A S S A H disse...

Belíssimo texto.. Gostei muito de ler..

12 de outubro de 2020 às 19:49  
Blogger Luiz Gomes disse...

Boa noite meu querido amigo Árabe. Quanto tempo? Espero que estejas bem. Parabéns pelo seu excelente texto. Infelizmente no Brasil estão acabando com o verde da nossa bandeira,as árvores maravilhosas.

12 de outubro de 2020 às 21:25  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Um post sublime!
Cabe-nos ao longo da vida irmo-nos revestindo das coisas do bem e transmiti-las aos que estão em nosso redor, que por sua vez as espalharão também!
Será até pelo exemplo que melhor transmitiremos a nossa mensagem
Se cada um fizer a sua parte faremos do mundo um lugar melhor para todos vivermos em harmonia e amor.
Esta é a lei do Coração do Universo que idealizou para todos um mundo bom e cheio de paz, onde os homens se sentissem todos irmãos.
Adorei a música e oração de São Francisco que contém também uma bela mensagem.
Como o mundo seria diferente se todos seguíssemos estas palavras.
Um beijinho e continuação de boa semana.
Ailime

13 de outubro de 2020 às 13:14  
Blogger Fá menor disse...

Belíssimo texto, amigo Árabe, como sempre nos habituaste.
"Espalhai aos ares o suave perfume de vossas flores e às pessoas que se acercarem, oferecei os vossos frutos; e não vos preocupeis que algum dia venham a faltar." Lindo. É assim que é. "Nunca faltará farinha na tulha nem azeite na almotolia".

Boa semana, amigo!
Beijinhos.

13 de outubro de 2020 às 15:38  
Blogger Maria Luzia disse...

Nossa, que lindo texto! Bem assim amiguinho, cuidar, cuidar para que tenhamos bons frutos. Tudo lindo, amei! Ótimo resto de semana com saúde! Abração e muito grata!

14 de outubro de 2020 às 15:46  
Blogger MARILENE disse...

Gostei muito de suas colocações, que trazem grandes verdades. A seiva é fundamental para que o tronco permaneça ereto. Temos que cuidar do corpo e do espírito, para sermos completos. A natureza muito nos ensina, pois doa sem medo .

Você perguntou sobre minha irmã, Vera. Ela ainda mantém o blog porque muitos gostam de postagens reflexivas. Mas o fechou, há anos, para comentários.
Abraço.

15 de outubro de 2020 às 00:25  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Lúcia: as coisas variam, conforme as circunstâncias e os momentos. Mas acho que o principal é conseguirmos manter viva, em todos os momentos, a semente de nós mesmos. Essa oração de São Francisco é realmente linda, não? Cabe em qualquer tipo de crença! Meu abraço, bom resto de semana, obrigado.

15 de outubro de 2020 às 14:53  
Blogger O Árabe disse...

Achei muito bom o teu comentário, Mariazita! Que bela imagem da família plantaste (sem trocadilho :) em nós! E como soubeste formar essa família! Achei lindo! Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana.

15 de outubro de 2020 às 14:55  
Blogger O Árabe disse...

Será, Ryk@rdo? Acho que todos rezamos, quando pensamos em algo que nos faz felizes! :) Meu abraço, amigo, obrigado; bom resto de semana.

15 de outubro de 2020 às 14:57  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Daniela, pela gentileza. Que assim seja! Meu abraço, bom resto de semana.

15 de outubro de 2020 às 14:57  
Blogger O Árabe disse...

Torcendo muito, Chica... e orando também! Dê-me notícias, amiga, assim que puder; você, em minha opinião, é uma verdadeira árvore. Força! Meu abraço, obrigado; que Deus esteja com vocês!

15 de outubro de 2020 às 15:01  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, amigo Himawan. Como diz o provérbio: "A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória"! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

15 de outubro de 2020 às 15:02  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, mestre Sílvio: mudaram os tempos... e verdade é que, com eles, mudamos também! :) Quanto às árvores... bem, nós mesmos as semeamos, não é? :) Obrigado, meu abraço; bom resto de semana!

15 de outubro de 2020 às 15:04  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, São, pela gentileza e pelo esclarecimento: com ele, entendi melhor o poema. A maior razão de meu pai para deixar o seu amado Portugal, segundo ele, foi o Salazar. Meu abraço. amiga; obrigado, bom resto de semana!

15 de outubro de 2020 às 15:08  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Beatriz. E concordo: para colher, não basta semear... é preciso cuidar a lavoura, todo o tempo! Meu abraço, amiga; bom resto de semana.

15 de outubro de 2020 às 15:09  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Olá, amigo Árabe!
Uma imagem belíssima, em primeiro lugar.
Gostei do doce sabor dos frutos que todos podemos doar... Depende de como cultivamos nossa terra interior e de como regamos o nosso 💙.
Amor não falta nos puros. Ele abunda nos sinceros.
Tão lindo o final!
Que momento agradável ao espírito é ler algo assim como o aqui postado.
Tenha dias abençoados junto aos seus amados!
Abraços fraternos de paz e bem

15 de outubro de 2020 às 16:23  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Joelma. Mas essas pedradas sempre existem, amiga... fazem parte! :) Meu abraço, obrigado; bom resto de semana!

15 de outubro de 2020 às 16:31  
Blogger O Árabe disse...

Grato, nassah. Volte sempre, anagrama e amigo :), o oásis é nosso! Meu abraço, bom resto de semana.

15 de outubro de 2020 às 16:33  
Blogger O Árabe disse...

Alegria grande em rever você, Luiz! E, infelizmente, tenho que concordar: estamos acabando com a natureza, aqui em nosso País! :( Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

15 de outubro de 2020 às 16:34  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Ailime, e permita-me transcrever esta sua frase, amiga: "Será até pelo exemplo que melhor transmitiremos a nossa mensagem. Se cada um fizer a sua parte faremos do mundo um lugar melhor para todos vivermos em harmonia e amor."; esta é a pura verdade! Linda a oração, não é? Meu abraço, bom resto de semana!

15 de outubro de 2020 às 16:36  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Fa! Esta é uma lição que venho aprendendo pessoalmente, ao longo dos anos: quanto mais ajudamos, mais ajuda recebemos! Meu abraço, amiga; bom resto de semana.

15 de outubro de 2020 às 16:38  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Maria Luzia: é do cuidado que tivermos com as sementes, que resultará a qualidade dos nossos frutos! Obrigado, amiga, pela gentileza e amizade; meu abraço, bom saber que você gostou. Bom resto de semana!

15 de outubro de 2020 às 16:40  
Blogger O Árabe disse...

Assino sem pensar duas vezes, Marilene: "Temos que cuidar do corpo e do espírito, para sermos completos. A natureza muito nos ensina, pois doa sem medo .". Lembro-me, sim, do blog da Vera. Você pode me dar o link? Sempre gostei muito do que vocês escrevem! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

15 de outubro de 2020 às 16:42  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Rosélia, pela delicadeza das suas palavras e pela sua amizade. E concordo: "Amor não falta nos puros. Ele abunda nos sinceros.". Meu abraço, amiga; bom resto de semana!

15 de outubro de 2020 às 16:44  
Blogger Majo Dutra disse...

Uma parábola muito bela, descrita com verdade e poesia,
Afinal, uma lição de ética muito agradável de se ler.

Sublinho, ''Se servides ao vosso irmão, nada vos faltará...''

Também amo a música e também gostei da oração.

Dias plenos e bons. Abraço.
~~~~~~~

17 de outubro de 2020 às 15:23  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Majo! Bom saber que você gostou, amiga! Meu abraço, boa semana!

19 de outubro de 2020 às 11:15  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky