O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

DIREITOS E DEVERES

Sabeis, decerto, que existem direitos e deveres.

E que todos nós os temos. Não apenas perante as regras criadas pelo homem; mas, também, pelas leis que regem o Universo. Assim precisa ser, para que existam o equilíbrio e a ordem.

Deixai, portanto, que eu vos fale sobre direitos e deveres, agora que se aproxima o Dia dos Pais. Porque também precisam existir, em todos os relacionamentos entre os seres humanos.  

Pais e filhos, sois os parceiros escolhidos pelo Coração do Universo, para cada jornada sobre a terra. E deveis amparar-vos sempre, uns aos outros, para juntos caminhardes todo o tempo.

Entretanto, é necessário que cada um de vós siga por seus próprios caminhos. E isto significa que não andareis pela mesma estrada; mas devereis ser capazes de dar-vos as mãos.

Não podereis chorar, senão as vossas próprias lágrimas; nem sorrir, senão os vossos próprios sorrisos. Mas é certo que sentireis as vitórias e as derrotas do outro, em vossos corações.

Porque este é um dos encantos do amor, que nos torna vulneráveis aos sentimentos daqueles que amamos. E é apenas o amor, entre pais e filhos, que vos fará seguir juntos na jornada.

Deveis, pois, acima de tudo, amar-vos. E isto implica em não querer impor as vossas opiniões, mas respeitar o jeito que o outro tem de ser; e aceitar que existem diferenças entre vós.

É um aprendizado difícil; principalmente para os pais, que sempre querem ver nos filhos os próprios reflexos. Lembrai-vos, porém, de que não sois pais e filhos, mas irmãos caminhando juntos.

Renunciai, pois, a exigir que sejam aceitas as vossas vontades; cuidai, sim, de indicar aos vossos filhos o caminho certo, para que sejam capazes de escolher bem e lutar por suas vontades.

E vós, filhos, aprendei, por vossa vez, a entender os vossos pais. Lembrai-vos de que eles não são perfeitos, nem sábios, como pensáveis quando pequenos; têm, também, as suas limitações.

Pois a verdade é que necessitais, todos, aprender uns com os outros. E não o conseguireis, se não renunciardes às vossas certezas, para que outras se possam instalar em vossas almas.

Celebrai o Dia dos Pais. Oferecei o vosso amor, que é o melhor dos vossos presentes; mas, ainda que possais desfrutar da alegria de estar juntos, recordai que assim não será até o final da caminhada.

Aproveitai, portanto, cada momento que tendes. Agradecei ao Coração do Universo, por vosso pai e vossos filhos; e, em vosso coração, sede gratos, por tudo que vos trouxeram e trazem.

E por todo o amor que existe entre vós.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/eric_clapton_tears_in_heaven.mid

Link para música.

Link para vídeo   


37 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Árabe, que mensagem mais linda e mais real! As vezes precisamos da convivência, para aprendermos um com o outro.
O vídeo é lindo! O dia dos pais, para mim, nunca mais teve significado. Mas quero deixar minha homenagem a todos, inclusive ao meu, onde quer que esteja.
Bom fim de semana! Beijos

7 de agosto de 2020 às 22:16  
Blogger chica disse...

Uma relação linda, cheia de acertos, erros, aprendizados pra ambas as partes em direção ao amor que os une! Um respeitando os direitos e cumprindo os deveres do outro. Parabéns e feliz dia pra ti e aos papais! abração,chica

8 de agosto de 2020 às 08:26  
Blogger Himawan Sant disse...

Solo puedo llorar el Día del Padre porque mi padre murió hace mucho tiempo. Solo aconsejo a través de los comentarios aquí a todos los lectores que hagan a sus padres lo más felices posible mientras todavía se les da la oportunidad de vivir en el mundo. Saludos de amistad, Hassan O Árabe.

9 de agosto de 2020 às 03:21  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Um texto repleto de aprendizado.
Assim é relação entre pais e filhos. Unidos pelo amor, mas seguindo caminhos diferentes, sabendo que quando uns e outros precisarem cada um estará lá para apoiar.
O pai tem o dever de ensinar os filhos logo de crianças e de os deixar voar quando chegar o tempo.
O filho deve amar seu pai, mas respeitá-lo sempre. A ele deve o facto de existir.
«Agradecei ao Coração do Universo, por vosso pai e vossos filhos; e, em vosso coração, sede gratos, por tudo que vos trouxeram e trazem. E por todo o amor que existe entre vós». Agradecer, sempre.
Duas músicas intemporais lindas, uma reveladora do amor do pai e outra do filho.
Belo momento, Amigo.
Um beijinho e Feliz Dia do Pai!
Ótima semana.
Ailime

9 de agosto de 2020 às 15:01  
Blogger São disse...

Faço meu o comentário da nossa querida Chica!


Beijinho, meu querido amigo, feliz semana

10 de agosto de 2020 às 14:51  
Blogger " R y k @ r d o " disse...

O dia do Pai em Portugal comemora-se a 19 de Março. O relacionamento entre pais e filhos nem sempre são os melhores, isto porque, regra geral, os filhos pensam que só têm direitos.
Mas conseguindo-se o meio termo tudo acaba bem
.
Abraço poético

10 de agosto de 2020 às 15:15  
Blogger Boris Estebitan disse...

Excelente mensaje, el apoyo entre padres e hijos es ultra necesario, las dos partes se necesitan y se complementan. Saludos desde El Blog de Boris Estebitan.

10 de agosto de 2020 às 16:11  
Blogger MARILENE disse...

Fiquei muito tempo ausente e encontro em seu espaço a mesma sabedoria.O amor há que se acompanhado pelo respeito às opções individuais. Só assim, pais e filhos encontrarão a harmonia, fundamental.

10 de agosto de 2020 às 17:24  
Blogger Lia Noronha disse...

!"E vós, filhos, aprendei, por vossa vez, a entender os vossos pais. Lembrai-vos de que eles não são perfeitos"...essa é uma questão que sempre premeia as relações entre os pais e os filhos. Abraços carinhoso pra ti querido Árabe,

10 de agosto de 2020 às 22:03  
Blogger silvioafonso disse...

Cara eu sou um pai diferente do meu.
Enquanto o meu me cercou de carinho
eu deixei livres os meus por amor.
Do cerco do meu pai não consegui me
livrar até a morte pôs fim a brincadeira.
Os meus continuam livres. Fazem o
que querem e gostam enquanto eu, pobre
de mim, os aplaudo a cada passo certo
e nos errados, se é que um dia os permite
que dessem, também. (risos, muitos)
Um abraço meu amigo Árabe, e Bom dia.

11 de agosto de 2020 às 11:03  
Blogger Beatriz Pin disse...

Todos os dias e para min dia do pai, da nai, do fillo, das amizades....Esta ben canto ahi nos dice. Concordo. Tambem atopalo de novo por aqui depois de tanto tempo. Saudos

11 de agosto de 2020 às 16:32  
Blogger Delas&Deles ou ViceVersa disse...

Árabe,
Maravilhosa publicação.
Gosto de ler e
guardar em mim o
aprendizado das
suas letras.
Bjins
CatiahoAlc.
https://reflexosespelhandoespalhandoamigos.blogspot.com/

11 de agosto de 2020 às 18:57  
Blogger Amélia disse...

Mensagem muito linda e video. Gostei muito e senti muitas saúdades do meu pai e de ouvir as suas mágicas palavras. O dia do pai em Portugal é dia 19 de Março dia de S. José.
Um carinhoso abraço

12 de agosto de 2020 às 18:56  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Seus textos trazem recordações de boas conversas com gente grande que deixou saudades.
A minha avó dizia que todo direito e todo dever nunca poderia ultrapassar a linha do amor, todo dever seria suave e direito extremamente natural, assim ninguém seria obrigado a um fardo desigual.

Bom mas quando vejo esses termos em nível de nação, podemos observar que chegamos a um ponto que só temos dois direitos: 1- não ter direito e 2- Não reclamar por isso .

Se conseguirmos nos ajustar ao menos em esfera familiar já é um bom começo...

Beijos!!

Joelma

12 de agosto de 2020 às 20:51  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado Lúcia. E só não concordo numa coisa: acho que o Dia dos Pais sempre vai ter significado pra você, sim, pelo tempo que Deus lhe permitiu conviver tão bem, com o seu! Meu abraço, bom resto de semana.

13 de agosto de 2020 às 14:40  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Chica: um aprendizado constante, para ambas as partes. Sempre é assim, quando existe amor! Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana.

13 de agosto de 2020 às 14:42  
Blogger O Árabe disse...

É uma perda que nunca passa completamente, não é, Himawan? Ainda que, com o tempo, a dor se transforme em saudade e lembranças. Obrigado, amigo; meu abraço, bom resto de semana.

13 de agosto de 2020 às 14:44  
Blogger O Árabe disse...

Pura verdade, Ailime: "Assim é relação entre pais e filhos. Unidos pelo amor, mas seguindo caminhos diferentes, sabendo que quando uns e outros precisarem cada um estará lá para apoiar.
O pai tem o dever de ensinar os filhos logo de crianças e de os deixar voar quando chegar o tempo. O filho deve amar seu pai, mas respeitá-lo sempre. A ele deve o facto de existir."; e isso é algo que só a Vida nos ensina. Também acho lindas as músicas, amiga; obrigado, bom resto de semana!

13 de agosto de 2020 às 14:46  
Blogger O Árabe disse...

Eu também, São... eu também! Meu abraço, amiga; obrigado, bom resto de semana.

13 de agosto de 2020 às 14:47  
Blogger O Árabe disse...

Não sabia dessa diferença, Rik@rdo, mas concordo completamente com o resto do comentário: o essencial é saber chegar ao meio termo! :) Meu abraço, amigo, e obrigado; bom resto de semana.

13 de agosto de 2020 às 14:49  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Boris, e acho que você está certo: as duas partes se necessitam e se complementam; assim deve ser o amor. Meu abraço, bom resto de semana!

13 de agosto de 2020 às 14:51  
Blogger O Árabe disse...

Muito tempo, realmente, Marilene; e é uma grande alegria vê-la de volta, amiga! E concordo: o respeito é fundamental, para a harmonia. Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana!

13 de agosto de 2020 às 14:53  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Lia: enquanto somos pequenos, os pais nos parecem perfeitos... e, às vezes, essa noção continua conosco, por algum tempo; esquecemos que ninguém o é. Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana!

13 de agosto de 2020 às 14:59  
Blogger O Árabe disse...

Pra lhe ser sincero, Sílvio, eu procuro o meio termo, mas confesso que às vezes escorrego. :) Sou meio egoísta, e nem sempre consigo deixar livres os meus. Mas prometo que vou continuar tentando! :) Abração, meu amigo; obrigado, bom resto de semana! Ah, seu "Elos" é muito bom... o que não foi nenhuma surpresa!;)

13 de agosto de 2020 às 15:03  
Blogger O Árabe disse...

Assim realmente deve ser, Beatriz; e é uma grande alegria revê-la, amiga. Meu abraço, obrigado; bom resto de semana!

13 de agosto de 2020 às 15:05  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Cátia; pela gentileza e amizade... e pelo livro do Sílvio! :) Meu abraço, amiga; bom resto de semana.

13 de agosto de 2020 às 15:07  
Blogger O Árabe disse...

Bom saber que te agradou, Amélia! Quanto às saudades, amiga, essas não nos abandonam nunca. Obrigado, meu abraço; bom resto de semana!

13 de agosto de 2020 às 15:08  
Blogger O Árabe disse...

E isso é muito bom, não é, Joelma? :) E, pelo que vejo, a sabedoria é herança de família; concordo inteiramente com a tua vovó. Quanto à nação, amiga, há um bom tempo que esses são os nossos direitos, realmente; ainda bem que o brasileiro é um mestre em empurrar com a barriga. O que, no meu caso, diga-se de passagem, não é mais tão difícil. :) Meu abraço, obrigado; bom resto de semana!

13 de agosto de 2020 às 15:13  
Blogger Fá menor disse...

Mas um belo texto que me encheu o coração! Grata.

Bom fim-de-semana, amigo!

Beijinhos.

14 de agosto de 2020 às 13:30  
Blogger O Árabe disse...

Grato sou eu, Fa, por toda essa amizade e gentileza! Meu abraço, amiga; bom fim de semana!

14 de agosto de 2020 às 14:44  
Blogger Arco-Íris de Frida disse...

Só passando para desejar um bom fim de semana, e comprovar que vc está bem.
Abraços, Árabe.

14 de agosto de 2020 às 18:11  
Blogger R's Rue disse...

❤️

14 de agosto de 2020 às 19:22  
Blogger R's Rue disse...

😃

14 de agosto de 2020 às 19:22  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Arco-Íris; estou bem, sim, amiga; e alegre em revê-la. :) Meu abraço, bom fim de semana!

15 de agosto de 2020 às 14:57  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado pela visita, R's; volte sempre, o oásis é nosso! Meu abraço, bom fim de semana.

15 de agosto de 2020 às 14:58  
Blogger Majo Dutra disse...

Regressando da minha longa pausa, reinicio os meus comentários nos blogues cujos autores pertencem ao meu circulo de afinidades. Agradeço muito o carinho e incentivo que me dedicou nos meus.

Agradeço a leitura plena de sabedoria e bom senso.
Pais e filhos ora erram, ora acertam, mas tudo fica bem quando reconhecem que tudo é feito com imenso amor.

As canções abordadas são muito belas e comoventes. Parabéns pelo bom gosto.

Amigo, cuide-se muito... As notícias são péssimas daí e daqui.
Com a chegada de turistas o nº de infeções disparou.

Abraço de sincera amizade.
~~~~

3 de setembro de 2020 às 18:24  
Blogger O Árabe disse...

Bom saber que estás de volta, Majo! Grato pelas palavras gentis e pelo cuidado com a minha saúde; acredita que me cuido, sim. Talvez até demais: desde março passado, não vou à rua; e, enquanto estiver assim, prefiro mesmo o isolamento. Meu abraço, amiga; bom fim de semana!

4 de setembro de 2020 às 16:43  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky