O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 17 de julho de 2020

DE REPENTE



De repente, tudo foi adiado.

As tarefas mais urgentes, as reuniões mais importantes, os compromissos mais significativos. Como se o mundo tivesse parado, as responsabilidades tivessem sumido, o tempo não importasse.

De repente, entramos em um novo mundo. Onde as pessoas não se tocam, trabalham de casa, não vão às compras; onde os cumprimentos são feitos das janelas, só com acenos e sinais.

Os namorados adiaram o amor, os amantes adiaram as horas de paixão e delírio. Os desejos sufocam, talvez; mas, por enquanto, ficam apenas em desejos. Beijos são lembranças.

As crianças brincam em casa; nada mais de piculas, amarelinha, ou bicicleta; quando muito, um esconde-esconde ou um chazinho de bonecas. Elas talvez não entendam, mas obedecem.

Os idosos e os mais fracos se encolhem, em seus cantos. Falam baixinho, afastam-se de todos, trazem o medo nos olhos. Como se já não bastasse o risco da idade, surge outro maior.  

As máscaras cobrem todos os rostos, igualando feios e bonitos. Quem sabe, são o nosso verdadeiro rosto? Impassíveis, frias, escondendo as nossas bocas e sufocando nossas palavras.

Pelas ruas vazias, passeia o medo. Que se torna maior, quando uma tosse rompe o silêncio; todos os olhos se voltam, arregalados; todos procuram a origem do som que apavora.

Sim; o medo, que antes afligia os mais velhos e os doentes, agora habita em todas as mentes. A morte deixou de ser uma ameaça para “algum dia” e faz parte do cotidiano de todos.

De repente, tudo foi adiado.

Os fracassos e as vitórias, os problemas e as soluções. O tempo continua a passar, mas como que se arrasta, entre as preocupações e as incertezas. É como se todo o mundo parasse.

Até a própria devastação foi adiada. Aos poucos, a Natureza se recupera. É quase como se a pandemia fosse uma defesa contra as agressões que sofre dos homens, em todos os dias.

Talvez, isto venha mostrar que precisamos rever as nossas prioridades. Porque, de repente, o que era urgente deixou de ser; o que era indispensável, tornou-se de menor importância.

Talvez, a dor continue sendo a nossa maior ferramenta de aprendizado. Assim tem sido, ao longo dos séculos; as lições que nunca mais esquecemos, são aquelas que mais nos magoaram.

De repente, tudo mudou. Porque podemos adiar tudo, menos a Vida!


Música:

Link para música.

Link para vídeo

41 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Eu teria muito a falar sobre esse momento, mas prefiro recolher minhas palavras e simplesmente dizer: isso não veio de Deus, mas do homem que coloca seus próprios interesses financeiros e o desejo de dominar o homem acima de tudo. Assim como tenho a certeza que um dia todos tomarão conhecimento de tudo. E muitos mudarão seus conceitos.

Belo post! Bom fim de semana! Beijos

O vídeo, por incrível que possa parecer, dá uma pequena demonstração desse meu comentário. Aliás, sou super fã dessa musica! Acho maravilhosa e que lugar perfeito!

17 de julho de 2020 às 23:07  
Blogger " R y k @ r d o " disse...

Onde posso assinar tão verdadeiro e profundo texto?
👏
.
Bom fim-de-semana
Abraço

18 de julho de 2020 às 06:33  
Blogger chica disse...

Tudo mudou, de repente mesmo! Se há 4 meses atrás alguém, tivesse me dito que eu ficaria EM CASA sem sair por 4 meses, diria que nunca o faria. E aqui estamos... EM CASA, todo esse tempo! Vivos ! Cuidando! abração, tudo de bom,chica

18 de julho de 2020 às 06:57  
Blogger Olhos de Mel disse...

Infelizmente, Árabe, eu e inúmeras pessoas, dependemos do trabalho e não podemos ficar em casa. Felizmente a vida segue e vislumbro a possibilidade de ser liberado para outros comércios, voltarem a funcionar. Glória a Deus!
Deus nos abençoe e proteja!
Bom fim de semana! Beijos
Lindo Post e amei o vídeo!

18 de julho de 2020 às 14:34  
Blogger Diná Fernandes disse...

Boa noite amigo Árabe!

Quanto tempo não te visito amigo.
Foi surpreendente essa paralisação nas nossas vidas, estou desde o dia 16 março em casa, vez em qdo preciso ir ao mercado, mas graças a Deus estou bem com a esperança de que em breve as portas do novo mundo sejam abertas.
Um texto profundo e por demais reflexivo. Aplausos!

Votos de um bom domingo!

Bjs no coração!

18 de julho de 2020 às 21:19  
Blogger Diná Fernandes disse...

Voltei pra dizer da beleza do vídeo, as imagens são por demais tocantes, a letra da música é belíssima, enfim o vídeo é uma relíquia!

bjs no coração amigo!

18 de julho de 2020 às 21:26  
Blogger Ailime disse...

Bom dia meu Amigo e bom Árabe,
É verdade tudo mudou de repente e ficámos como que atónitos perante um vírus que tem comandado e limitado as nossas vidas.
Ficar em casa, não poder ver, abraçar familiares e amigos, assistir a tantas mortes, tem doído muito.
A máscara que, como muito bem disse, nos sufoca mas nos assemelha. Agora somos todos iguais.
Por outro lado tem havido menos poluição, a natureza se vai regenerando, quem sabe não seja esta a maior lição a tirar desta pandemia.
Só nos resta mesmo a esperança de que um dia tudo possa mudar e fiquemos finalmente libertos deste pesadelo.
«De repente, tudo mudou. Porque podemos adiar tudo, menos a Vida!» Lindo, Amigo!
E assim vamos prosseguindo, cuidando-nos.
Música linda e a canção dos Dire Straits maravilhosa e muito adequada.
Um beijinho e uma boa semana, com saúde.
Ailime

19 de julho de 2020 às 11:06  
Blogger São disse...

Vejo a Vida esvair-se diante dos meus olhos sem nada poder obstar!!

Te abraço, meu amigo, boa semana

20 de julho de 2020 às 16:16  
Blogger Luiz Gomes disse...

Boa tarde Árabe, parabéns pela inspiração seu texto merece aplausos.

20 de julho de 2020 às 16:54  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...


A humanidade vive em uma pressa constante, se vê muita coisa mas enxergar... quase nada,as vezes o que está bem próximo não é percebido, agora até esses "seres de luz " abundante que mais parecem a companhia de energia, tiveram a oportunidade de "alumiar" sua própria casa e quem sabe sentir a vida pulsar de dentro pra fora.

O mistério da vida continua...quem sabe depois de tudo isso ainda mais lindo, suave e sem pressa.

Beijos

Joelma

20 de julho de 2020 às 17:28  
Blogger Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Árabe,
Adorei ler esse
seu texto maravilhoso.
Bjins de boa nova semana.
CatiahoAlc.

20 de julho de 2020 às 19:06  
Blogger Himawan Sant disse...

Saudações bom dia do meu país, meu amigo é Arabe.

Sua sentença é muito real acontecendo em quase todos os países do mundo, incluindo o que aconteceu no meu país. Muitos planos que foram compilados foram forçados a reverter sua implementação e alguns foram até cancelados.
Realmente essa epidemia mudou muitas coisas.

Saudações de amizade.

20 de julho de 2020 às 23:36  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Boa tarde de muita paz, Árabe!
Muita coisa mudou, o tempo está arrastado e o medo agrava o estresse.
Apesar de sermos solidários à Pandemia, muito mudou no mundi.
Sentimentos represados, amor sufocado...
Enfim, prioridades revistas e vida que segue.
O importante é priorizar a vida.
Sermos gratos por estarmos ultrapassado suavemente todo esse caos mundial.
Tenha dias abençoados!
Abraços fraternos de paz e bem

21 de julho de 2020 às 12:52  
Blogger Mariazita disse...

O teu texto retrata bem uma realidade que a todos aflige e que nenhum de nós poderia imaginar há, apenas, 4 meses e pouco.
Quantas coisas aconteceram nestes 134 dias em que fiquei confinada! - o último dia em que saí livremente de casa foi a 9 de Março.
Parece que a vida está suspensa; contudo, ela continua, para alguns demasiado activa - os serviços médicos, por exemplo, e muitos outros.
Oxalá não haja repetição mas... talvez não tenhamos essa sorte.
Olha, meu amigo, trata-te, cuida-te, não deixes que nenhum mal te aconteça. Prometes?

Feliz resto de Terça-feira e uma boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

21 de julho de 2020 às 13:08  
Blogger Amélia disse...

Fabuloso texto que retrata a aflitiva realidade em que vivemos. Gostei muito de ler 👏👏
Votos de boa noite.
Bj

21 de julho de 2020 às 18:42  
Blogger Alice Alquimia disse...

Um tempo para todos e para tudo.

22 de julho de 2020 às 09:02  
Blogger Arco-Íris de Frida disse...

Conhecemos em casa a triste realidade desse vírus, é real, não se pode desdenha-lo.
Fico feliz de vê-lo bem, que assim vc continue.
Abraços, Árabe.

22 de julho de 2020 às 18:01  
Blogger CÉU disse...

O título do post já diz tudo. Música e vídeo em consonância. Abraços, amigo!

23 de julho de 2020 às 08:37  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Ryk@rdo. Isso é sinal, amigo, de que você se sente como eu! Meu abraço, bom resto de semana.

23 de julho de 2020 às 16:14  
Blogger O Árabe disse...

4 meses, Chica? É o meu tempo em casa, também; afinal, a vida é o mais importante! :) Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana, cuidem-se.

23 de julho de 2020 às 16:15  
Blogger O Árabe disse...

Sei bem que isso é verdade, Olhos de Mel: eu, mesmo, dependo tanto do trabalho, que tenho dois empregos. Felizmente a natureza do que faço me permite o Home Office; tou trabalhando muito, mas de casa! E torcendo para que, logo, isso passe.Também amo esse vídeo... é lindo! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

23 de julho de 2020 às 16:19  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Diná; tenho sentido tua falta, amiga. Concordamos quanto ao vídeo; e concordo, também, quando dizes "as portas do novo mundo". Acredito que, depois desta pandemia, o mundo não será mais o mesmo; muitas coisas vão mudar. Meu abraço, obrigado; bom resto de semana!

23 de julho de 2020 às 16:22  
Blogger O Árabe disse...

Concordo inteiramente, Ailime: a máscara nos sufoca, mas nos torna ainda mais semelhantes; como que nos iguala. E concordo, também, quando dizes : "Só nos resta mesmo a esperança de que um dia tudo possa mudar e fiquemos finalmente libertos deste pesadelo.". Meu abraço, amiga, e obrigado; bom resto de semana!

23 de julho de 2020 às 16:25  
Blogger O Árabe disse...

Assim é, São. E, apesar de triste, é uma situação que se repete amiúde, em nossa jornada. Meu abraço, amiga, bom fim de semana. Obrigado!

23 de julho de 2020 às 16:27  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Luiz; sempre acreditei que tristeza e felicidade são as maiores fontes de inspiração, amigo. Meu abraço, bom resto de semana!

23 de julho de 2020 às 16:37  
Blogger O Árabe disse...

Gostei muito desta frase, Joelma: "O mistério da vida continua...quem sabe depois de tudo isso ainda mais lindo, suave e sem pressa.". Que assim seja, amiga! Obrigado, meu abraço; bom resto de semana.

23 de julho de 2020 às 16:39  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Cátia, pela gentileza e amizade. Meu abraço, bom resto de semana!

23 de julho de 2020 às 16:40  
Blogger O Árabe disse...

Mudou, Himawan; e acredito que muitas coisas ainda vão mudar, amigo. Precisamos tomar consciência de nosso real papel no mundo. Seu país é lindo! E lhe agradeço, por me mostrar essa realidade! Meu abraço, bom resto de semana.

23 de julho de 2020 às 16:43  
Blogger O Árabe disse...

Bem como você disse, Rosélia: "Enfim, prioridades revistas e vida que segue.
O importante é priorizar a vida.". Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana!

23 de julho de 2020 às 16:45  
Blogger Roselia Bezerra disse...

🙏🕊️🏡😘

23 de julho de 2020 às 16:50  
Blogger O Árabe disse...

Prometo, Mariazita! Acredita: estou-me cuidando o melhor que posso! Também não saio, há mais de 4 meses, nem para as compras. Vamos acreditar que, o mais breve possível, esta crise será apenas uma lembrança... da qual podemos tirar muitos ensinamentos! Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana.

23 de julho de 2020 às 16:57  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Amélia; bom saber que te agradou, amiga! Meu abraço, bom resto de semana.

23 de julho de 2020 às 16:58  
Blogger O Árabe disse...

É o que nos faz lembrar esta pandemia, Alice: existe um tempo para tudo... e um tempo para todos! Obrigado, meu abraço; bom resto de semana.

23 de julho de 2020 às 17:00  
Blogger O Árabe disse...

Enorme alegria em rever você, Arco-Íris, e saber que está bem! :) Só lamento saber que vocês foram obrigados a conhecer de perto essa triste realidade. :( Dê notícias sempre que puder, amiga, para nossa tranquilidade. Meu abraço, obrigado; bom resto de semana!

23 de julho de 2020 às 17:05  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Céu. Meu abraço, amiga; bom resto de semana!

23 de julho de 2020 às 17:06  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Rosélia. Meu abraço, amiga!

23 de julho de 2020 às 17:07  
Blogger O Árabe disse...

Lindo o vídeo, não é, Lúcia? Independente de onde veio essa praga, o fato é que, de repente, ela nos fez parar tudo; tomara que nos faça ter consciência da nossa pequenez, perante o Universo. Talvez, assim deixemos de agredir o mundo! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana!

24 de julho de 2020 às 15:29  
Blogger Fá menor disse...

Tudo foi adiado mesmo. O medo impera. A incerteza do que nos espera nesta vida é enorme.
Não sei quando poderei atravessar o oceano para abraçar os que amo, e isso é o que mais me dói.
Por agora vamos um dia atrás do outro e cuidemos da nossa parte espiritual.
Gostei muito do seu texto!

Bom fim-de-semana, amigo!
Abraços.

25 de julho de 2020 às 15:56  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Fa; isto é tudo que podemos fazer: um dia atrás do outro, e cuidar do espiritual. Meu abraço, amiga, obrigado; boa semana!

27 de julho de 2020 às 16:12  
Blogger Majo Dutra disse...

Uma crónica bem lúcida da situação presente, sem abordar o problema económico...
Porque a Vida e a aubsistência dependem do trabalho e quando a economia é adiada, tudo corre perigo...
Devemos estar algo preocupados, mas não desesperados... 'Don't worry, keep cool'...
Tudo pelo melhor.
Abraço amigo.
~~~~

1 de agosto de 2020 às 12:52  
Blogger O Árabe disse...

Desculpa-me pela demora na resposta, amiga; só hoje, vi este comentário. Concordo: preocupados, sim... desesperados, nunca! Meu abraço, bom resto de semana.

6 de agosto de 2020 às 12:39  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky