O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 22 de maio de 2020

PARÁBOLA DA DIVERSIDADE




Cada pessoa tem a sua própria verdade.
Muitas vezes, isto eu vos tenho dito. E algum dia, talvez, nos convenceremos de que assim realmente é. Porque cada ser humano tem as suas próprias necessidades; e as suas próprias razões.
Jamais entenderei por que tentamos impor aos outros os nossos pensamentos. E me pergunto se, enquanto fingimos tentar convencer aos outros, não procuramos convencer a nós mesmos.
Sim: aquele que insiste em dizer muitas vezes as mesmas palavras, busca, na verdade, convencer a si mesmo. Quem vê a luz iluminando o seu caminho, não precisa repetir que está aceso o farol.
Aprendamos, pois, a respeitar aqueles que nos cercam. E não tentemos impor as nossas opiniões, se não queremos que outras nos sejam impostas. Porque cada um tem o direito de pensar como pensa.
Certo ou errado, cada um tem um jeito próprio de ser. E quem poderia dizer qual é o certo ou o errado, antes que o tempo se passe? Só o tempo, é que poderá mostrar o que virá das nossas ações.
Aprendamos, pois, a ser humildes. E não nos julguemos donos da verdade; nem nos arroguemos a profetas, ou julgadores, pois o tempo se encarregará de nos recolocar em nossos verdadeiros lugares.
Acreditemos, sim, no que quisermos; este é o nosso direito, e ninguém o pode negar. Lembremo-nos, porém, de que não nos assiste o direito de impedir alguém de acreditar em coisas diferentes.
Este é um princípio natural da Vida: a diversidade. Julgais, acaso, que o jardim constituído apenas por rosas seja mais belo, ou mais perfumado, do que um outro, no qual existam diversas flores?
Abandonemos a vontade de estarmos certos, todo o tempo;  mais importante do que isto, é sermos felizes. Não busquemos a satisfação de ver confirmadas as nossas opiniões; mas a felicidade.
Algum dia, talvez, entenderemos que cada um é do jeito que é. Que acredita no que acredita, pensa do jeito que pensa, sente do jeito que sente, vive do jeito que vive. E tem o direito de assim ser.
Algum dia, entenderemos que o mundo não é do jeito que queremos; nem as pessoas são do jeito que gostaríamos que fossem. O mundo é o que é, e as pessoas são o que são. Simples assim.
Quanto mais cedo aprendermos esta lição, melhor será para nós. Porque o céu continua a ser azul, mas não podemos controlar o seu tom; o mar sempre será belo, mas não comandamos as suas ondas.
Aprendamos que assim é a Vida; que não obedece às nossas ordens, nem se dobra às nossas vontades. A Vida é o que é; e as pessoas sempre serão o que são, em cada uma de nossas caminhadas.

Rumo ao Coração do Universo.


Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/elargutierrez-myway-em.mid

Link para música.

Link para vídeo.    

30 Comentários:

Blogger chica disse...

Desde a imagem às tuas sábias palavras, só posso aplaudir. Pena há quem queira impor apenas as suas verdades e posições e aqui no Brasil isso tem causado sérios problemas...Divisões, todo vira política por aqui.Até o vírus é politizado e há quem dê mais valor à politica e seus pensamentos do que ao vírus que a tantos mata! Fica bem! abração,chica

23 de maio de 2020 às 06:50  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Muito interessante minha mandala verde se encaixa nesse texto rssss

Somos partículas mutantes o que hoje se encaixa perfeitamente amanhã pode ter uma grande variável e quem não se aceita ou não aceita o outro, vai sobrar kkkk

Beijo, beijo

Joelma

23 de maio de 2020 às 11:13  
Blogger " R y k @ r d o " disse...

Texto maravilhoso que aplaudo com admiração e respeito. Se todo o ser humano lesse este texto e seguisse o que nele está inserto, não restariam dúvidas de que o mundo seria muito diferente... para melhor

Grande abraço
.
Bom fim de semana

23 de maio de 2020 às 11:50  
Blogger Luiz Gomes disse...

Meu nobre. Meu zap caso queira bater um papo. +5521974332934

25 de maio de 2020 às 23:08  
Blogger Luiz Gomes disse...

Boa noite. Parabéns pelo texto da parábola. Obrigado pelo comentário no meu Blog. Muita saúde para você e sua família.

25 de maio de 2020 às 23:09  
Blogger São disse...

Trouxeste-ma â memória aquilo que dizem os verdadeiros muçulmanos : os caminhos para Alá sáo tantos quantos os seres humanos!


Beijinho, meu querido amigo, tudo de bom

26 de maio de 2020 às 07:02  
Blogger Ailime disse...

Bom dia meu Amigo e bom Árabe,
Todos somos diferentes, todos iguais...
Temos tantas vezes diversos pontos de vista, porque cada um observa de maneira diferente.
Há que ser humilde e, no caso e estarmos errados, reconhecer isso junto do outro.
Esta sua frase diz tudo « Aprendamos, pois, a ser humildes. E não nos julguemos donos da verdade; nem nos arroguemos a profetas, ou julgadores, pois o tempo se encarregará de nos recolocar em nossos verdadeiros lugares. ».
Um texto muito sábio que li num momento especial.
Adorei a música e o vídeo, que tão bem assentam no texto.
Um beijinho e continuação de boa semana.
Ailime

26 de maio de 2020 às 07:45  
Blogger Diná Fernandes disse...

Bom dia meu querido Árabe,

Deus concedeu para cada pessoa a possibilidade re raciocinar, cada um com seu jeito, cada um como é e tem que ser, o que seria do verde se não existisse o amarelo, o azul, assim somos nós, diferentes em pensamentos, porém igual para Deus.
Concordo com suas palavras, temos o hábito de impor às pessoas pra pensar e agir à nossa maneira.
Agradecida pela partilha e sabedoria expressa em versos.

Uma abençoada semana.]
Bjsss

26 de maio de 2020 às 10:17  
Blogger Amélia disse...

Parabéns pelo excelente texto. Meus aplausos em pé.
Bj excelente semana.

26 de maio de 2020 às 15:56  
Blogger Maria Luzia disse...

Verdades Árabe, existem as diferenças, no agir, no pensar de cada um de nós. Temos que respeitar. Maravilhoso texto, amei tudo! Ótima semana com paz, saúde e um abração.
Obrigada!

26 de maio de 2020 às 16:13  
Blogger Fá menor disse...


"A Vida é o que é; e as pessoas sempre serão o que são" - É isso, sim, que temos que interiorizar, porque não podemos mudar isso. Nada a fazer senão aceitar, por muito que nos custe e venha interferir no nosso caminho; desviemo-nos, portanto, se nos sentirmos importunados, e prossigamos a caminhada deixando que cada qual siga a sua sem se embaraçarem uns aos outros.

Muito boa reflexão! Grata!

Abraços.

27 de maio de 2020 às 09:37  
Blogger Mariazita disse...

Mais uma excelente crónica completamente de acordo com a minha linha de pensamento.
Cada um é como é, e se é certo que, com a compreensão e entendimento de certos aspectos da vida as pessoas podem alterar o seu procedimento, não é menos verdade que ninguém pode mudar ninguém. Não podemos moldar ninguém de acordo com os nossos gostos.

RE: Tu continuas "aguardando" e eu continuo tecendo as tramas da história… :))) Já faltam poucas linhas para terminar o próximo capítulo.

Continuação de boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

27 de maio de 2020 às 15:27  
Blogger A Casa Madeira disse...

Diferenças e diversidades sempre existirão em todos os
níveis e é isso que faz a vida ser maravilhosa porque
não pensamos iguais;
O problema é que está tudo a ferro e fogo; e muitas das
vezes uma pequena divergencia ou opinião ... vira ofensa pessoal.
Com certeza a humanidade querendo ou não... a terra continuará a
existir mesmo capenga; e o que acontece? a natureza começa fazer
a sua seleção de uma maneira ou de outra.
Está tudo a flor da pele.

Bom finalzinho de mês.

27 de maio de 2020 às 19:24  
Blogger O Árabe disse...

Infelizmente, Chica, você tem toda razão! Com essa polarização, em nosso País, estamos chegando a um ponto em que "estar certo" tem mais valor do que vidas humanas; lamentável, mas verdadeiro. :( Esperemos que essas epidemias passem logo! Meu abraço, amiga; obrigado, bom fim de semana. Se cuidem!

29 de maio de 2020 às 11:07  
Blogger O Árabe disse...

Concordo com as duas coisas, Joelma: sua mandala se encaixa, sim... e quem não se aceita, ou não aceita o outro, vai sobrar! :) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

29 de maio de 2020 às 11:09  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Ryk@rdo. Infelizmente, amigo, temos essa tendência a priorizar os nossos direitos e nossas opiniões; mas vale esforçar-nos, para melhorar a cada dia! Meu abraço, bom fim de semana.

29 de maio de 2020 às 11:18  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Luiz! Vamos conversar, sim; já te passei o meu zap, não foi? Meu abraço, bom fim de semana... e fique distante das praias, por enquanto! :)

29 de maio de 2020 às 11:19  
Blogger O Árabe disse...

É um sábio ditado, São. A verdade é que cada homem tem um deus... e, no fim, o que existe é o Coração do Universo! Obrigado, amiga, meu abraço; bom fim de semana!

29 de maio de 2020 às 11:21  
Blogger O Árabe disse...

Acho que esta frase sua diz tudo, Ailime: "Todos somos diferentes, todos iguais..."; é bem por aí mesmo, amiga! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana! Bom saber que você gostou das escolhas musicais... muitas vezes, é onde mais me demoro, sabia?

29 de maio de 2020 às 11:25  
Blogger O Árabe disse...

Temos mesmo esse hábito, Diná, e é difícil abandoná-lo; precisamos policiar-nos todo o tempo, para conseguirmos agir diferente! Eu confesso: nem sempre consigo. :) Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana.

29 de maio de 2020 às 11:28  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Amélia! Meu abraço, amiga; bom fim de semana.

29 de maio de 2020 às 11:28  
Blogger O Árabe disse...

Temos que respeitar, sim, Maria Luzia; o respeito é a base de toda convivência! Bom saber que você gostou, amiga; obrigado, meu abraço e um bom fim de semana!

29 de maio de 2020 às 11:31  
Blogger O Árabe disse...

Concordo inteiramente com você, Fa, e faço questão de repetir esta frase: "... desviemo-nos, portanto, se nos sentirmos importunados, e prossigamos a caminhada deixando que cada qual siga a sua sem se embaraçarem uns aos outros.". É bem por aí, amiga! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

29 de maio de 2020 às 11:33  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Mariazita: ninguém é capaz de mudar, senão a si mesmo... por isto, é insensato vivermos a querer mudar os outros! :) Capricha nessas linhas... quero ver as novas peripécias da Nanda! :) Obrigado, amiga, meu abraço; bom fim de semana!

29 de maio de 2020 às 11:36  
Blogger O Árabe disse...

Tenho pensado muito nisto, Janicce: já notaste que é mais ou menos como acontece num jardim? A Natureza começa, mesmo, a fazer a sua seleção... de uma maneira ou de outra! Concordo, amiga, e agradeço; meu abraço, bom fim de semana!

29 de maio de 2020 às 11:38  
Blogger Majo Dutra disse...

Um texto pleno de verdades numa lição muito bem esplanada.
Assim é... Porém, os professore têm de ter redobrado trabalho de auto-vigilância, porque têm sempre enorme tendência para ensinar... Srrsssss...

Não consegui selecionar a música.
A canção e o vídeo são muito belos.

Dias ainda assim, agradáveis e serenos.
Abraço amigo.
~~~

29 de maio de 2020 às 12:51  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Majo... e a verdade é que todos nos sentimos um pouco professores, não é? Principalmente em relação aos filhos, mesmo depois de crescidos.:) Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana!

29 de maio de 2020 às 13:13  
Blogger Lia Noronha disse...

Pura e edificante reflexão...que nos leva a pensar no outro como parte de nós mesmos...nesse Universo Cosmo!!!
abraços bem carinhosos meus diretamente do meu cantinho poético e amado.

29 de maio de 2020 às 17:04  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Lia, pela gentileza e amizade. Bom fim de semana, amiga; meu abraço!

30 de maio de 2020 às 12:06  
Blogger Parapeito disse...

Todos nós temos a capacidade de mudar, basta querermos. Não interessa o nosso querer sobre os outros.
Um momento para refletir e encantar.
Abraço e brisas doces **

30 de agosto de 2022 às 04:44  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky