O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 24 de abril de 2020

CASTELOS DE AREIA


Sim: momentos existem, em que nos sentimos velhos.

Como se, sobre os nossos ombros, pesassem todos os nossos erros na vida. Os instantes perdidos, os enganos, as coisas que poderíamos ter feito diferente; as nossas escolhas equivocadas.

Em outros, porém, nos sentimos crianças. Percebemos que em nós ainda vivem os sonhos da infância, agora temperados pela experiência de vida. E é bom sentir que podemos sonhar e brincar.

Não é assim que a todos nós acontece? Se não é, deveria ser. Porque, ao temperarmos os sonhos com a realidade, encontramos um novo caminho. E redescobrimos a criança que existe em nós.

Somos, todos, velhos e crianças; somos capazes de construir castelos de areia. E os construímos, durante os dias que temos, enquanto dura cada uma de nossas caminhadas sobre o mundo.

Vivemos a realidade, às vezes cruel, do dia-a-dia; mas, ao mesmo tempo, construímos os nossos castelos de areia. Sonhamos os nossos sonhos, acalentamos as nossas esperanças.

Crianças e adultos, fazemos os nossos castelos de areia. E a diferença é que, com o tempo, aprendemos a construí-los em lugares mais seguros, onde a maré demore mais a derrubá-los.

Claro: todos serão, um dia ou outro, alcançados. Porque as águas do tempo não se detêm; e, certamente, levarão todos os castelos que pudermos construir, durante as nossas jornadas.

Porém, nossa praia é a Eternidade. E o tempo, que às vezes parece trabalhar contra nós, está, na verdade, a nosso favor. Pois, ao carregar os nossos castelos, nos leva a construir outros.

Não devemos, portanto, recear que os nossos castelos sejam derrubados. Nada temos a temer; a menos que, algum dia, desistamos de erigir um novo castelo. Esta, sim, seria a nossa derrota.

Porque, enquanto existir a areia, sempre nos será possível levantar novos castelos. E a areia é infinita em nós; em nosso verdadeiro Eu, que é capaz de moldá-la, com a ajuda do Tempo.

Este, talvez, seja o segredo do aprendizado: depois da tristeza de cada novo castelo derrubado, viver a alegria e a expectativa de construir um novo. E fazê-lo melhor que o anterior. 

Este, talvez, seja o segredo da Vida: saber que todos os nossos castelos cairão; mas seremos capazes de construir novos castelos, enquanto a imaginação, a fé e o amor estiverem em nós.

Sentimo-nos velhos, cada vez que desaba um dos nossos castelos. E pranteamos a sua queda, enquanto a decepção nos magoa. Mas, em cada um de nós, existe uma criança esperançosa.

Que sempre nos leva a erguer um novo castelo!

Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/emiliepandolfi_ebbtide.mid


Link para música

Link para vídeo. 

32 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Pois é, Árabe! Assim também me sinto muitas vezes. Castelos de areia mexem com nossa imaginação, mas a realidade, muitas vezes é dura e difícil lidar com ela, dentro de nós. As vezes também os desencantos nos fazem jogar por terra o próprio castelo, tão complicado e difícil de erguer. Tudo faz parte da vida.
Belo post!
O vídeo traz uma letra maravilhosa! A fé que nos mantém de pé. Deus sempre no comando de tudo!
Bom fim de semana! Beijos

24 de abril de 2020 às 22:15  
Blogger chica disse...

Árabe, quando esse confinamento acabar estarei um caco,rs.. Pareço ter envelhecido 20 anos! Mas vamos que vamos com coragem ao mar e lá construir castelos, reconstruir...Enquanto isso, só em imaginação! abração, chica e tudo de bom!

25 de abril de 2020 às 07:20  
Blogger A Casa Madeira disse...

Foi com imaginação e sonhos que o ser humano criou coisas
maravilhosas para a qualidade de vida; e é com imaginação e muita fé que
podemos estar a frente do vírus;
O aprendizado é individual e coletivo neste momento.
Castelos de areia cada vez que se erguem voltam mais detalhados e firmes;
Abraços.

25 de abril de 2020 às 18:27  
Blogger Margarida Pires disse...

Olá Árabe.
Que a criança que existe em nós seja eterna.
E que nossos castelos brilhem em qualquer luar.
Um abraço.
Megy Maia🌈

25 de abril de 2020 às 20:38  
Blogger " R y k @ r d o " disse...

Gostei muito deste texto. Muito bem escrito. Oxalá que, dentro de cada um de nós, nunca "morra" essa criança que, nos deve acompanhar durante a vida toda, a fim de que, muitos castelos de areia se possam erguer.

Cumprimentos

27 de abril de 2020 às 14:05  
Blogger Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Árabe,
Eu adorei ler seu texto.
Admiro a arte em areia
e aprendo com o artista
e com as crianças.
Pois o artista investe tempo
e depois fica admirando até que
a água ou vento a desfaça.
E as crianças é fantástico ver como
dedicam energia na contrução
e depois elas mesmas com o mesmo
entusiasmo a derruba e celebra.
Amos: artistas e crianças não
desanimam ou ficam bravos quando
os catelos são derrubados.
Adorei ler.
Boa nova semana pra nós.
CatiahoAlc. dos Blogs
https://comentariosporaicoisatal.blogspot.com/
https://frasesemreflexos.blogspot.com/

27 de abril de 2020 às 15:55  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Opa, já tô aqui de baldinho e todos os demais apetrechos pra construir o próximo castelo, só estou aguardando acabar o isolamento ....
Fazer planos agora parece muito mais distante do que antes....tudo tem uma variável no meio e assim vamos seguindo...... no mistério do destino.

Beijo, beijo

Joelma

27 de abril de 2020 às 17:24  
Blogger Maria Luzia disse...

Pois sim Árabe, juntando pedrinhas, pra quando tudo passar, construir um novo castelo e nele ser muito feliz! Amei demais o texto, tudo lindinho! Ótima semana, um abração e fica com Deus! Gratidão amiguinho!

27 de abril de 2020 às 22:32  
Blogger Maria Luzia disse...

Ah, meu castelo construírei com pedrinhas para que, não se vá tão logo e sem sombra de dúvida, valorizarei cada pedrinha existente no meu lindo castelo. Beijo no coração!

27 de abril de 2020 às 22:59  
Blogger Himawan Sant disse...

It is true that the journey of age does not feel so fast as it goes ... suddenly it struck us that we are no longer young.
Keep spirit

Greetings from Indonesia

28 de abril de 2020 às 00:13  
Blogger Mariazita disse...

Os castelos de areia - sonhos - são essenciais à vida.
E quando o momento é mais difícil - daqueles mesmo pesados - mais necessários são os sonhos, para nos ajudar a vencer as crises. É aí que entra a tal criança, nos segura pela mão, e nos leva até junto da areia... para mais um castelo construirmos.
Excelente o teu texto.

PS - Desculpa a falta de ontem. Mais logo falamos, espero!

Feliz Terça-feira e uma boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS


28 de abril de 2020 às 07:00  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Há um ditado aqui em Portugal que diz que "velhos são os trapos"!;))!
Eu entendo que pretende dizer no seu belo texto, mas por outro lado enquanto a criança que existe em nós sonhar vamos, com a idade, construindo os nossos castelos em lugares mais seguros como diz sabiamente. Isso é o aprendizado da vida, porque quanto mais alto se sonha maior é a derrocada.
Que a esperança sempre nos acompanhe.
Música e vídeos lindos!
Beijinhos e continuação de boa semana.
Ailimr

29 de abril de 2020 às 13:00  
Blogger CÉU disse...

Sentirmo-nos crianças ou idosos tem a ver, em minha opinião, com fatores externos e até internos. Ao longo da nossa vida, vários castelos vão caindo e outros se erguendo.

Gostei da música, leve e subtil, que não conheço. O vídeo é de Raúl Seixas, apelidado de maluco, e considerei a mensagem bem positiva.

Abraços e saúde!

29 de abril de 2020 às 20:05  
Blogger Majo Dutra disse...

Estimado amigo.
Sinto-me bastante identificada com a mensagem desta sua publicação.
O sonho (que é uma forma de esperança) realmente comanda a vida, como escreveu um dos nossos melhores poetas...
Sonhos são os grandes pilares da existência humana, o que dá ânimo para prosseguir, principalmente quando se deixa de sonhar com o amor, fase muito difícil para todos, é imprescindível substitui-los.
Um texto pleno de sabedoria e espírito de ajuda.

O vídeo completa o pensamento solidário do texto.
A música deixou-me deslumbrada, não conhecia o pianista e gostei muito do som dos seus desempenhos... Vivendo e aprendendo...

Pertencendo ao grupo de risco, peço para te empenhares muito em proteger-te...
Ainda assim, dias agradáveis e de serena criatividade.
O meu abraço amigo.
~~~~~~~~

29 de abril de 2020 às 20:45  
Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Mais um belo texto para refletir...
Aproveito para desejar a continuação de uma boa semana!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

30 de abril de 2020 às 07:49  
Blogger João Santana Pinto disse...

Um belo texto, na qualidade de sempre.

Enquanto existir areia… há sempre novos começos, reconstruções… possibilidades de bons momentos… mas, há que manter o espírito e "lutar".

Abraço e bom fim de semana

30 de abril de 2020 às 17:20  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Lúcia; e, às vezes, como crianças, desfazemos os próprios castelos que construímos. Mas o maravilhoso da Vida é que sempre seremos capazes de erguer novos castelos, porque a areia dos sonhos é infinita! Quanto à música, eu também acho maravilhosa essa letra! Obrigado, meu abraço; bom resto de semana.

30 de abril de 2020 às 17:24  
Blogger O Árabe disse...

Estará não, Chica! Todos estamos abalados, sim, amiga; mas acreditamos na Vida, e sempre seremos capazes de construir nossos novos castelos! Pense na praia, que você tanto ama! :) Meu abraço, amiga; bom resto de semana.

30 de abril de 2020 às 17:27  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Janicce: "Castelos de areia cada vez que se erguem voltam mais detalhados e firmes.". É bem por aí, amiga! Obrigado, meu abraço; bom resto de semana.

30 de abril de 2020 às 17:28  
Blogger O Árabe disse...

Que assim seja, Megy! E que sempre sejamos capazes de construir novos castelos, para que o luar os ilumine! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

30 de abril de 2020 às 17:29  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Rik@rdo! E endosso os seus votos, amigo: que essa crianças sempre esteja viva, em nós, construindo novos e novos castelos, na praia da Eternidade! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

30 de abril de 2020 às 17:31  
Blogger O Árabe disse...

Bem observado, Cátia: com o mesmo entusiasmo com que erguem os castelos, as crianças os derrubam... talvez, para ter a emoção de construí-los novamente! Obrigado, minha amiga; bom resto de semana, meu abraço!

30 de abril de 2020 às 17:34  
Blogger O Árabe disse...

Acredite, Joelma: quase consegui enxergar você de baldinho e pazinha! :) Com certeza, amiga; vamos seguindo e construindo novos castelos, à medida que nos sopra o destino! Meu abraço, bom fim de semana; obrigado.

30 de abril de 2020 às 17:36  
Blogger O Árabe disse...

Gostei da poética e verdadeira imagem, Maria Luzia: é sábio, realmente, valorizar cada pedrinha que incrustamos em nossos castelos! Bom saber que você gostou, amiga; meu abraço e obrigado. Bom resto de semana!

30 de abril de 2020 às 17:38  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Himawam. É a pura verdade, amigo: de repente nos admiramos, ao descobrir que já não somos tão jovens! :) Meu abraço, bom resto de semana, volte sempre; o oásis é nosso!

30 de abril de 2020 às 17:44  
Blogger O Árabe disse...

Concordo, Mariazita: é quando os momentos são mais difíceis, que mais precisamos da criança, para tomar-nos pela mão e nos levar a construir novos castelos! Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana!

30 de abril de 2020 às 17:45  
Blogger O Árabe disse...

Essa é a beleza da vida, Ailime: continuamos crianças o suficiente para construirmos novos castelos... mas adquirimos a experiência para erguê-los em locais um pouco mais seguros! :) Que a esperança nos acompanhe sempre, sim; precisamos dela! Meu abraço, amiga; obrigado, bom resto de semana.

30 de abril de 2020 às 17:48  
Blogger O Árabe disse...

É exatamente assim, Céu... e até me arrisco a dizer que os fatores internos influem bem mais do que os externos! :) Quanto às músicas, eu sou apaixonado por esse vídeo do Raul; que letra! Meu abraço, amiga; bom resto de semana, obrigado.

30 de abril de 2020 às 17:50  
Blogger O Árabe disse...

Bom saber que gostaste, Majo! E concordo, principalmente, com a frase :"Sonhos são os grandes pilares da existência humana, o que dá ânimo para prosseguir, principalmente quando se deixa de sonhar com o amor, fase muito difícil para todos, é imprescindível substitui-los.". Bom saber, também, que gostaste das músicas; esse pianista é muito bom! Obrigado, bom resto de semana; meu abraço.

30 de abril de 2020 às 17:53  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Isy; bom resto de semana, amiga; meu abraço!

30 de abril de 2020 às 17:53  
Blogger O Árabe disse...

Concordo inteiramente, Sam! E o melhor é saber que, graças ao Coração do Universo, a areia é infinita! Meu abraço, amigo; obrigado, bom resto de semana.

30 de abril de 2020 às 17:54  
Blogger Fá menor disse...

Muito bonito! Uma belíssima perspectiva de vida.
Continuemos, pois, a sonhar e a construir os nossos castelos, mesmo sabendo que muitos deles, senão todos, ruirão com o tempo. Não importa o tempo que dure, importa que enquanto durar nos realize.

Abraço amigo!

7 de maio de 2020 às 13:28  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky