O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 17 de abril de 2020

A PRÓXIMA JORNADA


Talvez, todos tenhamos nascido com um vírus.

O vírus do egoísmo, que não conseguimos combater em nós. Pouco importa o que aconteça com os outros, desde que estejamos bem. É mais fácil acusar os outros, do que admitir as nossas falhas.

É mais fácil acusar alguém, por seus defeitos, do que reconhecer os nossos próprios defeitos. E buscar culpados colaterais, do que aceitar que, talvez, nós mesmos sejamos os verdadeiros culpados.

A triste verdade é que fazemos questão de estar certos; quando mais nos deveríamos preocupar em ser felizes. De que vale estarmos certos, quando a intolerância causa a nossa infelicidade?

Não sei. E quem o poderia saber? Há pessoas, para quem a aparência vale mais do que a realidade. E outras que preferem iludir-se sempre, acreditando que tudo deve ser do jeito que querem. 

Mas não é por ai. Não importa o que se pensa, nem o que se quer; importa o que se tem... e o que se pode fazer. Vençamos o egoísmo; e, talvez, um dia - quem sabe? - tenhamos um mundo melhor.

O vírus que, hoje, devasta o planeta, talvez tenha sido plantado por nós mesmos. Talvez o isolamento a que agora ele nos força, tenha sido cultivado por cada um de nós, ao longo dos anos.


Não sou melhor, nem pior, do que meus irmãos; e há muito tempo ando sobre a terra, cumprindo a missão que trouxe. Sei que se aproxima o fim da jornada; e pouco me importa a forma como será.

Estou em paz; tenho a certeza de haver caminhado o meu caminho, da forma que pude fazer. E, quando chegar a hora de partir, em meu coração pedirei desculpas a cada parceiro da caminhada.

Direi: desculpe, se não fui aquele que você pensou que eu seria. A verdade é que ninguém pode ser mais do que nasceu para ser. A águia sempre voará pelos céus, e a formiga sempre andará pelo chão.

Talvez eu tenha sido como a formiga, embora tentasse ser como a águia. Talvez não tenha acertado as palavras; mas é certo que busquei falar a todos do que aprendi, durante estes muitos anos no mundo.

Em breve, haverá de calar-se a minha voz. Mas sei que outras surgirão, dizendo as mesmas verdades; assim tem sido, desde o início dos tempos. E um dia virá, em que estas vozes serão ouvidas.   

Talvez, o meu tempo já esteja passando. Mas, enquanto me restarem palavras, eu as trarei a vós. Pois outra coisa não tenho sido, todo este tempo, senão uma voz que vos tenta alertar sobre o futuro.

Quando for chegada a hora de calar-me, assim será. E, ainda que leve saudades do que vivi neste mundo, levarei, também, gratidão por tudo que me foi dado conhecer. E por todos que comigo estiveram.

Obrigado. Quem sabe se estaremos juntos, na próxima jornada?


Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/midi vocais/canto_gregoriano_imagine.mid

Link da música.

Link do vídeo

Encontrei este (a) personagem no saguão do hotel, em Veneza; questão de minutos, só o tempo da foto. Não trocamos qualquer palavra; não sei se era homem ou mulher, jovem ou velho, negro ou branco, gordo ou magro; nunca soube quem estava sob o traje.  Mas sei que a foto registra um encontro raro, entre pessoas e sonhos, realidade e fantasia, tempo e espaço. Por que não podemos ser todos assim, sempre, se caminhamos juntos?  

39 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Concordo, Árabe, quando você fala de egoísmo. Costuma-se culpar sempre o outro, porque assim nos isenta de culpas e acaba se tornando mais leva a nossa vida.
Ninguém é melhor ou pior que ninguém, mas cada um procura o melhor de si. Sempre que admitimos que ninguém é melhor que ninguém, sem buscar o melhor, acaba-se por se achar sempre certo.
Sem dúvida, é um belo post! A vida como ela é.
Bom fim de semana! Beijos

17 de abril de 2020 às 22:45  
Blogger Lúcia Laborda disse...

Sobre o vídeo; tem uma musica linda, mas a letra tem algo que não gosto. Quando a gente faz tudo do nosso jeito, sempre acaba magoando alguém. Ou talvez, por ter feito tudo pensando também nos outros, eu ache estranho. Enfim, cada um analisa pelo seu perfil.
Beijos

18 de abril de 2020 às 02:40  
Blogger Luma Rosa disse...

Oi, Árabe!!
As coincidências não existem. Ainda houve tempo para a foto. Houve muito tempo para viver! Gratidão!! Beijus no coração!!

18 de abril de 2020 às 05:28  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Belíssima foto meu querido amigo, a vida é isso...se tivermos atentos teremos momentos inesquecíveis se passarmos pela vida desatentos nada terá valor , nada ensinaremos ou aprenderemos e na próxima jornada "oi nóis sofrendo tudo de novo" kkkkkk Se ainda temos muito ou pouco tempo eu acredito que não importa (ainda bem que não sabemos , eu morreria 15 dias antes...kkkk)se hoje for meu ultimo dia, deixo a certeza de que vivi tudo o que me foi permitido com dignidade de "ser humano" as vezes errando mais que acertando se assim não fosse não seria eu kkkk

beijoooooo

Joelma

18 de abril de 2020 às 12:08  
Blogger saudade disse...

Tempo de pensar na vida e no que nos move.... Para quê tanta correria e tanto ódio..... Se é tão simples ser feliz com pouco...
Fica bebia semana

19 de abril de 2020 às 14:01  
Blogger CÉU disse...

Ninguém sabe quando parte e creio que poucos estão preparados.

Gosto de canto gregoriano, mas me parece sempre triste. O vídeo é lindo e tem uma letra fabulosa.

O personagem, acho que é um a linda senhora e você lhe pegou tão gentilmente na mão!

Abraços e boa semana com Covid-19 a diminuir.

19 de abril de 2020 às 17:20  
Blogger Roselia Bezerra disse...

"O vírus que, hoje, devasta o planeta, talvez tenha sido plantado por nós mesmos. Talvez o isolamento a que agora ele nos força, tenha sido cultivado por cada um de nós, ao longo dos anos."

Boa tarde de nova semana, Árabe!
Creio na profundidade deste parágrafo.
Já não era sem tempo uma desalienação mundial, pena que tenha sido pela dor...
Muito bonito o post feito com realidade e delicadeza. Bom quando se está preparado para a nova jornada.
Estou lendo um livro que me veio aqui agora: O futuro da humanidade (Cury).
Você tem muito do protagonista do livro, um ser humano que vice uma existência questionadora com bases sólidas.
Tenha dias abençoados!
Abraços fraternos de paz e bem

20 de abril de 2020 às 11:21  
Blogger Roselia Bezerra disse...

*vive

20 de abril de 2020 às 11:22  
Blogger " R y k @ r d o " disse...

Viva amigo Árabe

Mas que conversa é essa do parte não parte? Saberá alguém quando parte?
Gostei de ler o texto. Não na questão do partir ( O Árabe) mas sim no que concerne ao "nascimento" e presença do covid-19. A verdade é que é um vírus mortal. Mas parece que muita gente ainda não se mentalizou disso. Esquecem-se que, ontem, hoje, amanhã, também fazem parte daqueles que, dizem só lhes acontece a eles...aos outros.

Mas, tenhamos fé. Como "nasceu", também irá morrer. Um dia próximo correrão as crianças pelos areais das praias, pelos campos, pelos parques. Tenhamos esperança. Não podemos NUNCA desistir

Grande abraço...- à distância

20 de abril de 2020 às 11:50  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Um belíssimo texto, mas tristonho.
Não sabemos o dia nem a hora da partida, só Deus!
Sobre o vírus acho que nascemos com mais do que um:))! O vírus do egoísmo, do orgulho, da maledicência, da inveja, etc.
Todos estes vírus parecem ter contagiado o mundo e, por vezes, nos sentimos mal com eles.
O ideal era haver compreensão entre todos, tolerância, mas penso ser uma utopia.
Sobre os defeitos todos os temos, uns mais que outros, mas não devemos abusar da bondade dos outros impondo-lhes a nossa prepotência. Devemos reconhecer as nossas limitações e não magoar ninguém.
Continue, Amigo, aqui transmitindo o seu conhecimento que só nos faz bem. A mim tem sido muito fecundo.
"Imagine" gregoriano é maravilhoso. My way sempre agradável de se ouvir.
Beijinhos e uma semana com saúde.
Cuidemo-nos.
Ailime

20 de abril de 2020 às 15:31  
Blogger Lia Noronha disse...

Árabe : bem pertinente o texto...para esses tempos de egos inflados e corações gélidos.
gratidão por sua visita ao meu espaço poético .Abraços bem carinhosos meus.

20 de abril de 2020 às 19:29  
Blogger vieira calado disse...

Olá, amigo!

Passei para lhe desejar um bom resto de semana

Um abraço!

20 de abril de 2020 às 21:23  
Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Podemos ser felizes com pouca coisa!
Gostei bastante do texto!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

22 de abril de 2020 às 07:46  
Blogger Mariazita disse...

Gostei, mas deixaste-me um pouco angustiada...
Todos temos que partir, evidentemente, mas... que seja o mais tarde possível.
O vírus do egoísmo é uma realidade, e acho que para ele não há vacina...
A música é lindíssima, tanto o original como nesta versão de canto gregoriano (que adoro!) que não conhecia.

Continua a cuidar-te pata te termos connosco por muitos e muitos anos!!!

Continuação de boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS


22 de abril de 2020 às 08:22  
Blogger Fá menor disse...

Adorei ler, mas com algum amargor. Há vírus que se entranham no coração e não o deixam amar; quando tomaremos uma vacina para isso?

Faço votos para que suas palavras façam sempre eco nos nossos corações.

Beijinhos, amigo! Proteja-se deste vírus recente que nos espreita a cada canto.

22 de abril de 2020 às 14:00  
Blogger Diná Fernandes disse...

Bom dia querido amigo Árabe!

Mais uma obra prima da sua lavra, um foco perfeito sobre o vírus do egoísmo, creio que ele veio para mostrar ao homem que o poder nada significa, que a equidade precisa ser praticada.

Sobre a partida para outra dimensão, é preciso preparo espiritual para enfrentar o inevitável fado, um dia temos que ir, pois a morte não tem preconceito.

Mil vezes parabéns pra mais uma obra de alto quilate.

Feliz fim semana.

Bjs no core.

23 de abril de 2020 às 06:10  
Blogger vieira calado disse...

Uma bela dissertação, como é seu timbre.

E que sabe se ainda estaremos juntos, a dissertar sobre o que foi a vida?

Saudações poéticas!

23 de abril de 2020 às 20:31  
Blogger Maria Luzia disse...

Claro que estaremos juntos na próxima jornada, de forma diferente acredito eu. Amei o texto, triste, mas tudo verdade! Desde já, bom final de semana e um abração! Fica com Deus! Obrigada!

23 de abril de 2020 às 22:34  
Blogger O Árabe disse...

Acho que o egoísmo é natural em todos nós, Lúcia; até por ser necessário à sobrevivência, neste mundo. Não sei se concordo muito com o "estar sempre certo"; será que existe alguém assim? Quanto ao vídeo, confesso: é minha música predileta, na última interpretação de Elvis; até já deixei instruções para que toque, na minha cremação. Obrigado, meu abraço; bom fim de semana!

24 de abril de 2020 às 14:35  
Blogger O Árabe disse...

Alegria enorme em rever você, Luma; há quanto tempo! Obrigado, minha amiga; meu abraço, bom fim de semana.

24 de abril de 2020 às 14:36  
Blogger O Árabe disse...

Concordo inteiramente com você, Joelma; não importa se temos muito ou pouco tempo... o importante é viver intensamente, enquanto durar o nosso tempo! E, para isso, sempre precisamos errar... bem mais do que acertar! :) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

24 de abril de 2020 às 14:40  
Blogger O Árabe disse...

Acho que você disse muito bem, Saudade: é simples ser feliz com pouco! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana!

24 de abril de 2020 às 14:41  
Blogger O Árabe disse...

Sinceramente, Céu? Eu não tenho a menor pressa de ir... mas procuro estar preparado. :) Quanto à personagem, foi um instante que me marcou, pelo simbolismo... quase irreal, acredite! Eu adoro o canto gregoriano... e acho fantástica a letra dessa música; costumo chamá-la de "minha história". :) Meu abraço, amiga, bom fim de semana. Obrigado!

24 de abril de 2020 às 14:45  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Rosélia, e estamos de acordo: "Já não era sem tempo uma desalienação mundial, pena que tenha sido pela dor...". Infelizmente, muitas vezes este é o único caminho que entendemos. :( Meu abraço, amiga; bom fim de semana!

24 de abril de 2020 às 14:56  
Blogger Roselia Bezerra disse...

🕊️🙏

24 de abril de 2020 às 15:12  
Blogger O Árabe disse...

Bem lembrado, Rik@rdo: ninguém sabe quando parte... mas o fato é que todos partiremos, um dia! :) E você tem razão: não podemos, nunca, desistir! Parece até que você está adivinhando o tema do post que vou colocar mais tarde! :) Meu abraço, amigo; obrigado, bom fim de semana!

24 de abril de 2020 às 15:14  
Blogger O Árabe disse...

Como sempre, Ailime, destaco particularmente uma das suas frases: "Sobre os defeitos todos os temos, uns mais que outros, mas não devemos abusar da bondade dos outros impondo-lhes a nossa prepotência. Devemos reconhecer as nossas limitações e não magoar ninguém.". Esta, acredito, é uma forma sábia de viver! Meu abraço, amiga, e obrigado; bom fim de semana!

24 de abril de 2020 às 15:16  
Blogger O Árabe disse...

Sempre uma alegria a sua visita, Lia; e, infelizmente, preciso concordar: "tempo de egos inflados e corações gélidos". Mas podemos... e vamos mudar isso, com certeza! Meu abraço, amiga; bom fim de semana, obrigado!

24 de abril de 2020 às 15:18  
Blogger O Árabe disse...

Grato, mestre e amigo Vieira Calado! E acredita-me: será um imenso prazer, se algum dia nos couber essa oportunidade de juntos dissertarmos sobre o que foi a vida! Meu abraço, bom fim de semana!

24 de abril de 2020 às 15:20  
Blogger O Árabe disse...

Podemos, Isy... só depende de nós! Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana!

24 de abril de 2020 às 15:20  
Blogger O Árabe disse...

Não te angusties, Mariazita; se depender de mim, pretendo demorar-me ainda um bom pedaço nesta jornada! :) Quanto ao egoísmo, concordamos: não há vacina... infelizmente! :( Fico satisfeito, por ter-te apresentado à versão em gregoriano... é linda, não é? Obrigado, minha amiga; meu abraço, bom fim de semana!

24 de abril de 2020 às 15:28  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Diná, pela gentileza e amizade. Meu abraço, amiga; bom fim de semana!

24 de abril de 2020 às 15:32  
Blogger O Árabe disse...

Infelizmente, Fa, só nós mesmos podemos produzir essa vacina... e poucos se mostram inclinados a isso!:( É a bondade dos vossos corações, amiga, que me permite alcançá-los... e vos sou grato, por isto! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

24 de abril de 2020 às 15:33  
Blogger O Árabe disse...

Também espero que o estejamos, Maria Luzia... gosto muito da companhia de vocês! :) Bom saber que você gostou, amiga! Meu abraço, obrigado; fique com Deus, boa semana!

24 de abril de 2020 às 15:36  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Rosélia; meu abraço, amiga, bom fim de semana!

24 de abril de 2020 às 15:37  
Blogger Majo Dutra disse...

O egoísmo faz parte da natureza humana e é educado ao longo da vida, porém valores como a solidariedade, voluntariado e espírito missionário são comportamentos que aprendemos em tempos de altruísmo e calam fundo em nós...

Não gostei...
1. Que nos atribuísse qualquer responsabilidade pelo surgimento do Covid 19... É anti-científico.
2. Do tom derrotista com que fala da morte. Embora seja boa ideia apelar para que todos estejam preparados para a morte, é hora de todos enfrentarmos com determinação uma possível infeção. Além de tudo, é uma morte muito feia... Haja espírito combativo!

Por fim, não gosto da canção 'Imagine', de tão utópica parece-me infantil.
Adoro o meu Portugal, pobrezinho, mas belo...
'My Way' é linda.

Desculpe ter sido tão espírito de contradição, mas é a minha opinião sincera.

Abraço da minha melhor cordialidade.
~~~

28 de abril de 2020 às 09:28  
Blogger O Árabe disse...

Só hoje, Majo, vi este teu comentário. Não te preocupes com a "contradição", amiga; este oásis nada valeria, se não tivéssemos a liberdade de colocar nossas opiniões. Mas achaste, mesmo, um tom derrotista? Acredita: esta não foi a minha intenção; nem atribuir-nos a responsabilidade pelo Covid; como bem disseste, seria anti-científico. Apenas observei que, já há algum tempo, nos isolamos fisicamente uns dos outros, buscando mais as redes sociais. Quanto a Imagine, eu a acho linda, e ainda tenho esperança que, um dia, se realize. Sou um eterno otimista! Ah... e ambos adoramos nosso Portugal! :) Meu abraço, obrigado; boa semana.

28 de abril de 2020 às 16:25  
Blogger Majo Dutra disse...

Grata pela simpatia, amigo.

A sua foto está interessante, é uma grata recordação.

Saúde-se e proteja-se bem.
Tudo pelo melhor.
Beijo amigo.
~~~

28 de abril de 2020 às 19:53  
Blogger O Árabe disse...

Grato a você, Majo, pela amizade e franqueza. Meu abraço, amiga; bom resto de semana!

29 de abril de 2020 às 12:23  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky