O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 6 de março de 2020

ALEGRIAS E TRISTEZAS



É entre a chuva e o sol, que germina a semente.

Se lhe faltar uma, ou se lhe faltar o outro, não será o mesmo o seu florescer. Como também não o será, se receber demais de uma ou do outro. É o equilíbrio, que proporciona o pleno crescimento.

Assim também acontece, no solo fértil do nosso coração. É entre a chuva das lágrimas e o sol dos sorrisos, que desabrocham as sementes nele lançadas em cada uma das nossas jornadas.

É preciso que se alternem as tristezas e as alegrias, para que possa ocorrer o nosso crescimento. E é por isto que ninguém, em sã consciência, pode chorar ou sorrir todo o tempo.

Sim; é preciso que, durante cada caminhada, encontremos a tristeza e a alegria. Como alguém conheceria a luz do sol, se sempre fosse noite? Ou a beleza da lua, se sempre fosse dia?

Chuva e sol; cada um tem o seu encanto e a sua utilidade. Abençoais a garoa, que vos refresca o corpo quando escalda o calor. E agradeceis ao sol, que seca as vossas roupas molhadas.

A mesma coisa acontece com o dia e a noite. Necessitais de um, para realizardes vossos trabalhos; e da outra, para terdes o repouso. E, se é belo o amanhecer, também o é o crepúsculo.

Procurais, quase sempre, a companhia; outras vezes, porém, buscais a solidão. Enquanto uma vos diverte e faz passar o tempo, é à outra que preferis, quando sentis a necessidade de pensar.

Precisais trafegar entre os extremos, para encontrar o equilíbrio. E, se cada coisa tem o seu momento, a sua utilidade em vosso caminho, porque seria diferente, entre alegria e tristeza?

Deixai que eu vos diga: não há porque temerdes ou lamentardes os vossos momentos de tristeza; eles, decerto, virão a vós. E cada um será esquecido, quando vier a próxima alegria.

É assim que é. E a sabedoria não está em negardes a tristeza, que sempre vos ensina algo; mas em não a guardardes convosco. Deitai-a logo fora, conservando só a lição que aprendestes.

Porque, ao longo de todo este tempo, eu vos tenho dito: não há como escolherdes entre alegrias e tristezas; como, tampouco, podeis escolher entre o sol e a chuva, ou entre o dia e a noite.

Ambas, sempre,  surgirão em vosso caminho. E a verdade é que necessitais delas, para que possam germinar as sementes que trouxestes em vosso coração, para florirem nesta nova jornada.

Acostumai-vos a esta ideia: não podeis negar-vos às tristezas, sem também negar-vos às alegrias. Para que possais prosseguir em vosso aprendizado, a ambas precisareis conhecer.

Mas vos cabe escolher qual preferis que siga a vosso lado.

Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/richardclayderman_feelings.mid

Link para Música.

Link para Vídeo. (LINDO!)

Quero agradecer, pela preocupação demonstrada com o post da semana passada; e dizer que, embora alegrias e tristezas realmente se alternem, eu estou muito bem, graças a Deus. Esta foto, tirada no Douro (e após um bom Vinho do Porto), tira todas as dúvidas. :).  Meu abraço, obrigado!  

25 Comentários:

Anonymous Lucia Laborda disse...

Assim é a vida, Árabe. Os dias e as noites se alternam, bem como o nosso humor. E que bom que assim seja; porque não aguentaríamos sorrir e ficar triste,todo tempo.
Belo post! Bom fim de semana! Beijos

6 de março de 2020 às 22:45  
Anonymous Lucia Laborda disse...

A música e o vídeo são lindos! Bjs

6 de março de 2020 às 23:08  
Blogger Maria Luzia disse...

Assim sim!!! Verdade Árabe, nem só céu, nem só terra. Temos sim, nossos momentos de alegrias como também dias tristes, superar os tristes é preciso, não é mesmo? Fico em paz, por saber que o amigo está bem, uma viagem sempre ajuda em muitas coisas. Amei o texto, a foto, amei tudo, de verdade! Maravilhoso final de semana! Fica bem, fica em paz! Grata e um abraço grandão!

7 de março de 2020 às 02:55  
Blogger Maria Luzia disse...

Ah, estou sentindo falta de sua presença nas postagens das minhas fotinhas, kkk ate porque voce é o meu maior incentivador. Não é cobrança, só um desabafo. Kkkk beijo no coração.

7 de março de 2020 às 03:13  
Blogger chica disse...

É mesmo assim,Árabe... Parece incrível, mas por vezes estamos tão bem, felizes, logo chega alguma "pulguinha" pra incomodar e preocupar... Mas a vida é mesmo assim,pois até a alternância faz com que mais valorizemos o que é bom e está bem! abração, tuuuuuuuuudo de bom,linda semana! chica

7 de março de 2020 às 06:49  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Meu amigo, os dias seguem independente se o aceitamos ou não, sigamos leves prontos para o que vier,seja feliz muito feliz em momento de alegrias e no momento em que a tristeza vier (sempre vem) fique triste, chore até se esvaziar deste sentimento para que a alegria vindoura tenha espaço para si novamente...um dia partiremos não deixe de sorrir ou chorar no tempo devido se misturar as coisas dá um "(rebucetê)" na vida, perdemos as alegrias e carregamos a tristeza na mochila como acessório achando isso normal.

Beijos

Joelma

8 de março de 2020 às 13:46  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Que bom que se passeou pelo Douro. É lindo. E o vinho do Porto, claro, ajuda a desfrutar com mais alegria ainda;))!
Adorei a sua reflexão.
A vida tem alegrias e também tristezas e concordo que damos mais valor às alegrias, depois de termos passado por momentos menos bons!
É a vida com suas alternâncias proporcionado algum equilibro.
Adorei recordar a música Feelings e o vídeo com a Canção do Mar, de Dulce Pontes, é belíssimo. Obrigada por partilhar aqui esta tão bela canção portuguesa.
Um beijinho e continuação de uma boa semana.
Ailime

10 de março de 2020 às 15:48  
Blogger Majo Dutra disse...

Estimado Amigo
É realmente verdade quando diz que a alegria e a tristeza fazem parte da vida, são realmente estados de espírito que se sucedem naturalmente e é pelos momentos menos bons que damos valor aos que são de facto, bons.
Também acontece com os estados de sossego e preocupação e é neste último que me encontro.
A OMS -- Organização Mundial de Saúde -- declarou a infeção pelo Covid 19 como pandemia...
As máscaras estão esgotadas...

Então, o Vinho do Porto teve o condão de o pôr bem disposto... Srrssssss....
Esse passeio pelo Douro é belíssimo.
Ainda bem que levou boas recordações de Portugal.

Richard Clayderman toca o piano divinamente e o seu 'Feelings' é uma delícia...
O vídeo está realmente um espanto de tão belo e a voz da Dulce é poderosa.
Agradeço as excelentes considerações e o som.

Uma semana de paz e de contentamento (srrsssss...) na despedida do vosso verão.
Que tudo corra da melhor maneira para nós e para todos.
O meu abraço amigo
~~~~~~~

11 de março de 2020 às 17:05  
Blogger Marina Filgueira disse...

S, Claro está que en esta vida pues acontece de todo un poco, hay días con grandes nubarrones, pero llegan otros que nos bañamos en el sol. El Señor nos quita una cosa, pero nos da otra. Decía ¡Jesús, no seas incrédulo! Entonces no perdamos la esperanza.

Un placer leerte, te dejo mi gratitud y bendiciones.
Un beso y se muy muy feliz.

12 de março de 2020 às 07:46  
Blogger Mariazita disse...

Por isso se diz que "no meio é que está a virtude".
A minha Mãe, mulher muito sábia e que cito com alguma frequência 😉, costumava dizer:
"Tudo o que é demais, é erro".
Efectivamente, o equilíbrio é o ideal, seja nas nossas relações ou actuações, seja no modo como vivemos a nossa vida e plantamos as "nossas sementes"...

Gosto muito de ti nesta foto. Mais uma para o meu álbum (tenho-me esquecido de te mandar SMS pelo WhatsApp...

RE: Não sei se não estará na altura de pôr um ponto final na Nanda... Ando a pensar que talvez a sua história esteja a ficar demasiado longa...

Continuação de boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

12 de março de 2020 às 13:51  
Blogger CÉU disse...

Que grande sorriso! A vida é mesmo assim: umas vezes, sorrimos, outras, estamos tristes, mas esse é o sentido da vida.
Música bem linda. Feelings ninguém fica indiferente, mesmo a adolescência atual. Vídeo mto bom na voz fantástica de Dulce Pontes e na emblemática "canção do mar".
E o Covid-19 por aí, como vai? Já há infetados, segundo escutei nos meios de comunicação social. Em Portugal, tb já há, mas felizmente ainda não houve falecimentos devido a esse vírus. E você esteve em Veneza. Não teve receio?

Abraços.

12 de março de 2020 às 16:55  
Blogger O Árabe disse...

Lindos, mesmo, não é verdade, Lúcia? E você tem razão: somos como os mares, com calmarias e vagalhões... e é bom que assim seja, ou nos tornaríamos lagos, de águas escuras e paradas todo o tempo! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana,

13 de março de 2020 às 15:56  
Blogger O Árabe disse...

Estou bem, sim, Maria Luzia! E, embora não tenha o seu talento para a fotografia, tirei várias fotos ótimas; acho que o cenário ajuda! :) Foi, também, uma alegria ver as suas novas fotos, lindas como sempre! Neste dias que passei fora, tive dificuldades com a internet. O wi-fi grátis, por lá, não é tão fácil como a gente imagina por aqui. Espero que você continue as postagens, agora que a câmera voltou, viu? :) Meu abraço, amiga; obrigado, bom fim de semana!

13 de março de 2020 às 16:00  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Chica! E o pior é que temos uma tendência chata a permitir que a "pulguinha" nos incomode mais, quando deveríamos ser gratos ao conforto do leito! :) Bem como você falou: a vida é mesmo assim! Meu abraço, amiga; bom fim de semana!

13 de março de 2020 às 16:03  
Blogger O Árabe disse...

Sabe, Joelma? Acho esse "rebucetê" uma das palavras mais pitorescas e criativas da nossa linguagem nordestina! E serve pra tanta coisa! :) Quanto ao comentário, você tem razão: nada melhor do que sorrir ou chorar, quando a alma nos pede um ou outro! Que bem nos faz... e quanto nos alivia! Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana.

13 de março de 2020 às 16:07  
Blogger O Árabe disse...

Magnífico o passeio pelo Douro, Ailime! A paisagem, além de bela, parece que nos tranquiliza a alma! Ainda mais, é claro, depois de uma visita às quintas... e uns cálices de Vinho do Porto. :) Foi um ponto alto da viagem! Quanto ao comentário, o que você disse é certo: os momentos difíceis nos ensinam a valorizar aqueles mais felizes! Aprecio muito a Dulce Pontes, e essa versão de Feelings é fantástica, sim! meu abraço agradecido, amiga; bom fim de semana!

13 de março de 2020 às 16:12  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Isy. Bom fim de semana, amiga!

13 de março de 2020 às 16:12  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, amigo; ou amiga, não sei bem. :) Em breve, irei conhecer o seu blog! Meu abraço, bom fim de semana.

13 de março de 2020 às 16:13  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Majo, esse é um condão natural do nosso Vinho do Porto! :) Eu já amava Portugal, pelas lembranças de meu pai, e essa viagem me deixou ainda mais apaixonado pela "terrinha"; que lindo país! Obrigado, minha amiga, e ainda bem que você também gostou das escolhas musicais! Meu abraço, bom fim de semana.

13 de março de 2020 às 16:17  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Marina: o pior que podemos fazer, em qualquer caso, é perder a esperança. Enquanto a tivermos, seguiremos em frente, encontrando, na alegria dos bons momentos, as forças para superar os mais difíceis! Obrigado, minha amiga, pela gentileza e amizade. Bom fim de semana!

13 de março de 2020 às 16:20  
Blogger O Árabe disse...

Concordo inteiramente com a tua sábia mamãe, Mariazita: o equilíbrio é essencial. Mas aquieta-te, quanto a dar fim na Nanda, viste? As suas peripécias muito me agradam! :) Meu abraço, amiga; obrigado, bom fim de semana!

13 de março de 2020 às 16:24  
Blogger O Árabe disse...

Achei muito boa esta frase, Céu: " A vida é mesmo assim: umas vezes, sorrimos, outras, estamos tristes, mas esse é o sentido da vida."; é bem por aí mesmo! Quanto ao COVID, infelizmente parece que se está, mesmo, alastrando; é mais uma inquietude para nós, entre tantas outras. :( Eu estive na Itália pouco antes do maior surto, graças a Deus, mas te confesso: o receio nem me passou pela cabeça; e, ainda que tivesse passado, eu não permitiria que ele estragasse a minha viagem. Amei Portugal e a Europa! Meu abraço, amiga; obrigado, bom fim de semana.

13 de março de 2020 às 16:30  
Blogger Smareis disse...

Boa noite amigo árabe!
Assim é a vida, um dia bem e no outro não, e vamos seguindo em frente!
Gostei muito do texto.
Bom fim de semana amigo!
Abraço!

13 de março de 2020 às 19:02  
Blogger O Árabe disse...

Alegria em rever você, Smareis! E é bem como você disse: vamos seguindo em frente! Meu abraço, amiga; boa semana.

16 de março de 2020 às 11:10  
Blogger Fá menor disse...

Muito grata por mais estes belíssimos conselhos.
Efectivamente, muitas vezes mergulhamos na tristeza e a muito custo saímos dela, para tantas vezes nela logo voltarmos a mergulhar. Urge emergir e escolher caminhar com alegria, sabendo que momentos de tristeza sempre nos calharão, mas façamos deles apenas momentos de aprendizagem!

Gostei de o ver nessa bela foto! Ainda saiu para passear em tempo ainda pouco perigoso!
Desejo que continue bem.

Abraços.

24 de março de 2020 às 12:05  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky