O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 8 de maio de 2020

DIA DAS MÃES



É o primeiro Dia das Mães sem você.

E isso me parece difícil; quase inacreditável. Acho que, em algum lugar de nosso pensamento, a gente acredita, contra toda a lógica, que a nossa mãe vai viver para sempre.

E vai, de certa forma. Em tudo que nos ensinou, em tudo que passamos juntos. Nos sacrifícios que fez por nós, no carinho que nos deu, nos momentos em que nos pegou no colo e sorriu.

Também, nos instantes em que ralhou conosco; ou nos aplicou algum corretivo. Nenhuma vida em comum é feita só de alegrias; mas os momentos que vivemos ficam impressos em nós.

E eu sei que você seguirá comigo. Nos seus exemplos, nos seus conselhos, na sensibilidade que sempre dividimos. Seguirá comigo até nos meus cabelos, que são como os seus.

A verdade é esta, mãezinha: eu ainda sinto a sua presença em mim e ao meu redor. E isso torna mais tolerável a saudade; porque assim eu posso sentir que, de certa forma, você não se foi.

Mas, de vez em quando, a saudade fica mais forte. E aí eu lembro das nossas tardes de sábado: dos pasteizinhos de goiaba com queijo, das músicas antigas que cantávamos juntos.

Lembro das Amanditas, da água de coco; lembro seu entusiasmo, ao mostrar os seus desenhos e pedir a nossa opinião; lembro que, mesmo presa à cama, você amava a vida e as pessoas.

Lembro dos seus cabelos brancos e curtos, que eu tanto gostava de afagar; e de como você cerrava os olhos, dengosa, e dizia: “Ô carinho gostoso!”. Lembro de cada momento, mamãe.

Pena que tenham sido tão poucos! Todo o carinho que pude lhe dar, no fim da sua vida, nada foi diante do carinho que você me deu, toda a vida. Mas saber que ao menos o fiz, me consola.

Curioso: estes são os momentos que mais me vêm à mente, agora. É como se eu quisesse desfrutar das lembranças daquelas horas, em que nos concentrávamos tão somente um no outro.

Hoje, eu queria voltar no tempo. Queria dar, de novo, a comida em sua boca; queria segurar a caneca, pra você beber; queria ouvir a sua risada, com as minhas piadas, e ouvir suas histórias. 

Queria ter você aqui, pelo menos um pouco. Queria segurar de novo as suas mãos, que a artrite já castigava, mas ainda faziam tantos carinhos; olhar nos seus olhos, ver você com o lápis na boca.

Queria fechar de novo as cortinas do seu quarto, acender a luz do banheiro e semicerrar a porta, para a luz ficar como você gostava; queria lhe dar outro beijo, nem que fosse o último.

Eu sei que você teve que ir, mãezinha. Mas sinto muita falta de você!

Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/george_zamphir(memory).mid

Link para música

Link para vídeo.    

41 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Belíssima homenagem! Certos momentos jamais se apagam da memória. Ela agora vive numa outra dimensão, mas permanecerá em cada um de você, ligados pelo elo do amor.
Bela musica de fundo! A escolha do vídeo foi perfeita! Il Volo, maravilhoso e a musica linda!
Felizes são aqueles que conseguem externar sentimentos tão belos, quanto você o fez.
Bom fim de semana! Beijos

8 de maio de 2020 às 22:14  
Blogger chica disse...

Linda e tocante homenagem e essa foto será pra sempre uma bela lembrança e te levará a voar aos braços dela em imaginação... De onde ela está te vê e pisca o olho sorrindo, agradecendo, na certa! abração, chica

9 de maio de 2020 às 06:56  
Blogger Jairo Ferreira disse...

Irmão, impressionante como nossos momentos com ela foram tão iguais! Cada imagem que você descreveu estão gravadas na minha mente e me trouxeram lágrimas de saudade! Mas... uma saudade companheira e consolador! Sei que ela está muito bem, ao lado de nossos irmãos de quem ela tinha também saudades! Nesses momentos vividos eu acrescentaria as perguntas sobre nós, nossos trabalhos, nossas famílias, sem nunca esquecer. E também quando dizia " meu Deus, o que eu queria perguntar pra Jairo mesmo".. quando sentia que tava na hora da gente ir embora! Cada minuto era precioso ao nosso lado! Como eu lamento os minutos que não passei ao seu lado, porquê tinha outras coisas pra fazer! Como eu queria voltar no tempo! É verdade, quase sempre ia lá! Mas ainda acho que foi muito pouco!
Quanta saudade minha mãe amada! Que falta sinto de você! Fique em paz e comemore seu dia com nossos irmãos! Eles também merecem esse carinho e amor imenso! Te amo pra sempre!

9 de maio de 2020 às 14:20  
Blogger Unknown disse...

Que mensagem linda. Infelizmente não pude conhecer a mãe de vocês, mas tenho certeza que foi uma pessoa marcante. Sintam-se abraçados.

9 de maio de 2020 às 14:49  
Blogger Majo Dutra disse...

Conheço bem a sua tristeza, estimado amigo.
A minha partiu cedo, aos 68 anos, não estava doente, no decurso de um pós acidente de automóvel... Faleceu nos meus braços...
Custou muito nos primeiros tempos...
Agora, como mãe, vou vivendo como todos da minha idade: entre a saudade e a alegria do presente... É a lei da vida...
E este ano, não tive abraços nem beijos...
Ninguém se aproxima de mim... Ficam sentados na sala de jantar e eu na sala de estar a cinco metros de distância... E assim conversamos um pouco, com máscaras...
Porém, bem bom: ninguém está doente e vamos levando...
Gostava de ter o dom de alguma maneira o consolar, mas ninguém o tem.
Fiquei com a impressão que tem uma filha, se ela for mãe, terá que celebrar com ela...
Procure distrair-se...
Apenas tenho para lhe dar a minha solidariedade e
um terno abraço de boa amizade.
~~~~

9 de maio de 2020 às 18:02  
Blogger Maria Luzia disse...

É Árabe, entendo o que sente e como entendo! O tempo passa, mas nunca a falta, a saudade, sempre fica um vazio na alma. Alimente as boas lembranças, os momentos felizes que juntos passaram, boas lembranças nos dá um certo conforto. Fica com Deus e grande abraço.

Eu Árabe, nem lembranças da minha sobraram, pois fiquei órfã muito pequena,fomos criados eu e dois irmãos por minha avó paterna. Graças a Deus superamos bem, todos seguiram caminhos do bem.

9 de maio de 2020 às 20:23  
Blogger Verinha disse...

Falta faz quem fez sua parte e marcou a nossa vida com seu exemplo, isso não tem preço. Não choro, só peço a Deus que a saudade seja reverberada em vibrações de amor que a alcancem e que ela possa estar na melhor companhia por que ela mais que qualquer um de nós, merece. Foi a melhor pessoa que conheci na vida e deixou o melhor exemplo para eu seguir... então tô aqui ainda, né? Vamos trabalhar...

9 de maio de 2020 às 22:35  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Que momento tão lindo numa homenagem tão sentida e ternurenta para sua querida mãezinha.
Ela lá onde está se sente feliz, porque sabe que vosso amor se perpetuará pela eternidade.
Nada há de mais belo que o amor que une a mãe e seus filhos.
A saudade dói, mas agora sua mãe é uma estrelinha no céu cuidando de você.
Adorei a música e o vídeo bem adaptados ao post.
Beijinhos e uma boa semana com saúde.
Ailime

10 de maio de 2020 às 13:19  
Blogger Margarida Pires disse...

Olá Árabe!
Que linda homenagem à sua querida mãe.
Tudo o que escreveu, eu assino por baixo.
Sua mãe estará sempre a seu lado e caminhará consigo de mão dada.
Para o resto dos seus dias.
Um doce sorrir.
Megy Maia🌈

10 de maio de 2020 às 19:44  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Se eu pudesse te abraçaria agora com carinho fraterno, desculpe-me faltam palavras.

beijos no teu coração.

Joelma

10 de maio de 2020 às 21:35  
Blogger Lia Noronha disse...

Belíssimas palavras...carregadas de bons sentimentos.
Que o seu coração suavize a dor com muito amor derramado dia dia.
abraços carinhosos meus.

10 de maio de 2020 às 23:41  
Blogger " R y k @ r d o " disse...


Nem sempre os bons sentimentos estão só nas palavras. Tantas vezes são ostensivos às acções
Esta publicação é um verdadeiro hino ao amor entre pais e filhos. Neste caso do filho para a mãe. Li e por respeito à emoção - já não vejo a minha mãe há dois meses - e não sei quando me vão deixar vê-la - fico-me por aqui, levantando-me da cadeia e.... aplaudindo
.
Uma 2.ª feira muito feliz
Cuide-se

11 de maio de 2020 às 13:59  
Blogger Luiz Gomes disse...

Boa tarde. Parabéns pela singela e bela homenagem. Saibas que toda a vez que você tiver a oportunidade de olhar ao espelho, você terá a oportunidade de ver um pouco da sua querida mãe e saber o quanto ela se esforçou para te fazer uma pessoa do bem.

11 de maio de 2020 às 16:34  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Bom dia de fé e esperança, Árabe!
Quanta sensibilidade apoiada na saudade!
Fiquei emocionada lendo seu relato das memórias.
Muito bom quando se tem uma mãe assim!
Deus o console sempre!
Tenha uma nova semana abençoada!
Abraços fraternos de paz e bem

11 de maio de 2020 às 22:00  
Blogger CÉU disse...

Compreendo como se sentiu no Dia das Mães, mas é a ordem natural das coisas, embora um de seus irmãos tenha partido antes dela.
Música fantástica e vídeo, igualmente. Não conhecia esse trio. Adorei as vozes.

Abraço e boa semana.

12 de maio de 2020 às 18:48  
Blogger Diná Fernandes disse...

Meu amigo Árabe, imagino o quanto dói essa saudade, seus versos expressam de forma carinhosa o amor à sua amada mãe. Será que tem algo melhor que colo de mãe? Emocinantes seus versos.
Desejo uma feliz semana.

Abração!

12 de maio de 2020 às 23:18  
Blogger Mariazita disse...

Muito linda esta homenagem à tua Mãe, que há tão pouco tempo partiu.
Por muitos anos que passem nunca esquecemos tudo o que as nossas Mães fizeram por nós, especialmente nos tempos de infância e juventude.
A minha deixou-me há tantos anos e não há um dia que não me lembre dela...

Espero que tudo esteja bem contigo.

Continuação de boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

13 de maio de 2020 às 07:39  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Lúcia, e você tem razão: certos momentos jamais se apagam da memória. E ainda bem que é assim, porque são eles que nos ajudam com a saudade. Concordamos, também, quanto às músicas; são lindas! Meu abraço, bom resto de semana.

14 de maio de 2020 às 12:42  
Blogger O Árabe disse...

Essa é a minha esperança, Chica... essa é a minha esperança! Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana... e vamos aguentando esse isolamento! :)

14 de maio de 2020 às 12:44  
Blogger O Árabe disse...

Verdade tudo o que você diz, maninho: Mira era, realmente, uma pessoa única. Nem a velhice, nem as dores conseguiam quebrar nela o amor pelos filhos e pelas pessoas. Ficará em nós, para sempre! E na foto ainda tinha o Regi, de brinde, né? ); Meu abraço, mano; bom resto de semana.

14 de maio de 2020 às 12:47  
Blogger O Árabe disse...

Era, sim, amigo (a) desconhecido (a). Grato pela solidariedade; quase pude sentir o seu abraço. Obrigado, mesmo! Meu abraço, bom resto de semana.

14 de maio de 2020 às 12:49  
Blogger O Árabe disse...

Tenho duas filhas, Majo... e uma é mãe, sim. De qualquer forma, celebramos todos juntos, em nossos corações; graças a Deus, minha mamãe viveu muito... pudemos tê-la, por um bom tempo, junto a nós! E isso ameniza a saudade. Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana.

14 de maio de 2020 às 12:52  
Blogger O Árabe disse...

Entendo, Maria Luzia; mas tenho certeza de que sua avó se superou nessa tarefa, viu? Dá pra perceber que vocês foram bem criados, sim; e isso me deixa feliz! Meu abraço, amiga; bom resto de semana, obrigado.

14 de maio de 2020 às 12:55  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Verinha... você também a conheceu bem; viveu bem pertinho dela, muito tempo! Estamos de acordo : "Foi a melhor pessoa que conheci na vida e deixou o melhor exemplo para eu seguir... então tô aqui ainda, né? Vamos trabalhar...".Vamos em frente, sobrinha! Beijão, abração na galera; bom resto de semana.

14 de maio de 2020 às 12:57  
Blogger O Árabe disse...

Não pude deixar de extrair estas tuas frases, Ailime: "Nada há de mais belo que o amor que une a mãe e seus filhos. A saudade dói, mas agora sua mãe é uma estrelinha no céu cuidando de você.". É assim que gosto de pensar, minha amiga! Obrigado, meu abraço; bom resto de semana.

14 de maio de 2020 às 12:58  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Megy: às vezes posso até sentí-la, caminhando a meu lado! meu abraço agradecido, amiga; bom resto de semana!

14 de maio de 2020 às 13:00  
Blogger O Árabe disse...

Às vezes, Joelma, as palavras não adiantam muito... mas o carinho dos amigos sempre reconforta. Senti o seu abraço, e agradeço, acredite! Obrigado, bom resto de semana; meu abraço.

14 de maio de 2020 às 13:02  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Lia! E assim já está acontecendo: a saudade é uma expressão do amor... e ele mesmo a torna mais suave. Meu abraço, amiga; bom resto de semana!

14 de maio de 2020 às 13:03  
Blogger O Árabe disse...

Aproveite cada instante da presença da mamãe, amigo Ryk@rdo; é muito grande, a falta que elas nos fazem! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

14 de maio de 2020 às 13:05  
Blogger O Árabe disse...

É verdade, amigo Luiz Gomes, e agradeço o seu comentário; ele me despertou para o fato de que posso vê-la, sim, a cada vez que olho para o espelho. Éramos muito semelhantes, física e psicologicamente... muito dela, tenho certeza, ficou em mim! Meu abraço, bom resto de semana; volte sempre, o oásis é nosso!

14 de maio de 2020 às 13:08  
Blogger O Árabe disse...

É a mais pura verdade, Rosélia: "Muito bom quando se tem uma mãe assim!". E esta, amiga, foi a melhor herança que ela nos poderia deixar! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

14 de maio de 2020 às 13:09  
Blogger O Árabe disse...

Dois de meus irmãos, Céu, a antecederam na partida; ambos de infarto. E isto, tenho certeza, foram traumas que ela nunca superou; mas se manteve de pé, pelos que lhe restaram. Era única, a minha mãezinha! Quanto ao vídeo, fico feliz por ter-lhe apresentado o Il Volo; é um trio italiano, que gosto muito! Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana!

14 de maio de 2020 às 13:13  
Blogger O Árabe disse...

Se tem, Diná, não conheço; e como ele nos faz falta! Mas é como eu disse: saudade é uma forma de amor... e, ao tempo em que faz doer, nos reconforta! Obrigado, minha amiga; bom resto de semana, meu abraço.

14 de maio de 2020 às 13:15  
Blogger O Árabe disse...

... e felizes de nós, Mariazita, que todos os dias nos lembramos delas. A saudade dói, sim; mas é muito doce lembrar o tempo que passamos com elas! Meu abraço, amiga; obrigado e boa semana. Como vão os concursos? :)

14 de maio de 2020 às 13:17  
Blogger Roselia Bezerra disse...

🙏🕊️

14 de maio de 2020 às 13:43  
Blogger São disse...

Meu querido amigo, sua mãe continua viva em você e isso é o mais importante...
Abraço com saudades

15 de maio de 2020 às 16:01  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Rosélia. Meu abraço, amiga; bom fim de semana.

15 de maio de 2020 às 17:29  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, São: enquanto eu viver (e espero que até depois), ela continuará comigo! Uma grande alegria saber de você, querida amiga; preocupo-me muito convosco, neste pandemônio que se tornou o mundo! Cuida-te, por favor! Meu abraço, bom fim de semana; obrigado.

15 de maio de 2020 às 17:31  
Blogger A Casa Madeira disse...

É a parte cruel da vida... as pessoas que amamos partirem;
Fique na PAZ.

15 de maio de 2020 às 18:12  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Janicce. Mas as boas lembranças que nos deixam, nos consolam! Meu abraço, amiga; obrigado. Boa semana!

18 de maio de 2020 às 18:29  
Blogger Parapeito disse...

Tão bonita e cheia de amor, esta homenagem.
É sempre um pedaço de nós que vai.
Fica o amor que nos aquece a alma e a saudade que nos mantém viva a lembrança.
Saudades dos meus pais.
Abraço e brisas doces **

30 de agosto de 2022 às 04:49  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky