O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 24 de julho de 2020

IRONIAS


É em meio à escuridão, que mais desejamos a luz.

Quando, entretanto, a luz é tão forte que nos ofusca, ansiamos pelo escuro, para descansar os nossos olhos. E assim acontece, em quase todos os campos da nossa existência.

São inúmeras, as ironias que o tempo coloca em nossos caminhos. É somente ao amadurecer, que o homem adquire a sabedoria de que precisaria, para desfrutar melhor da juventude.

E já ao velho, possuidor de toda a sabedoria amealhada ao longo dos anos que atravessou, falta a energia da juventude, que tornaria mais fácil realizar as suas aspirações. 

Aquele que vive em constante aglomeração, pede um momento sozinho, para que possa organizar os seus sentimentos e as suas ideias; já o que vive na solidão, anseia pela companhia.

A verdade é que sempre desejamos aquilo que nos falta; e, na maioria das vezes, não valorizamos o que temos. Por isto, muitas frustrações encontramos, durante cada caminhada.

Além de uma grande ironia, este é o maior obstáculo para encontrarmos a felicidade: por vivermos em busca do que não temos, muitas vezes acabamos chorando pelo que perdemos.

É irônico que, quando o Amor, nos poderia tornar livres, nos acorrentemos com os grilhões do ciúme. Ou que busquemos o Coração do Universo em templos que construímos, e não na Sua obra.

É irônico que empreguemos a maior parte do nosso tempo em trabalhos que nos desagradam, para “ganhar a vida”; assim, em verdade, o que fazemos é desperdiçar a nossa vida.

É irônico que alimentemos e cuidemos do nosso corpo, e pouco atentemos para alimentar e cuidar da nossa alma. O corpo nos serve durante alguns anos, a alma prossegue pela Eternidade
.
É irônico que tanto valorizemos a beleza física, quando deveríamos buscar os atrativos morais. Porque o físico se acaba, com o passar dos anos, enquanto o espiritual permanece. 

Acaso, não é uma ironia que nos dediquemos a amealhar bens, que aqui deixaremos quando for a nossa vez de realizar a Grande Viagem? Mais lógico seria aproveitarmos a jornada.

Entretanto - e isto algumas vezes eu vos tenho dito - a maioria de nós é como o homem que planta um belo jardim para deslumbrar os seus vizinhos, e não para aproveitar as suas flores.

Mais nos esforçamos em satisfazer o nosso orgulho e as nossas vontades, do que em viver e aprender. E esta é a maior de todas as ironias; porque, ao final, nem o orgulho nos restará.

Apenas o nosso verdadeiro Eu.


Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_mantovani_e_sua_orquestra_luzes_da_ribalta.mid

Link para música

Link para vídeo 

38 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Eu penso Árabe, que pior de tudo, é acreditar que temos o mundo nas mãos e por isso, não valorizarmos as pequenas coisas. Não podemos viver nos extremos, mas sabemos que não é difícil nos encontrarmos, mais um pouco pendente para um dos lados, a depender do momento que atravessamos; do nosso estado de espírito.
Não importa o caminho escolhido, desde que a caminhada seja de fé e conforme o Senhor nos ensinou. Porque a esperança é o melhor incentivo em todos os percursos.
Enfim, Árabe, cada um deseja o que lhe falta: o carente deseja por um tempo, a companhia. E o saciado, não sente a necessidade de buscar novos caminhos. É simples assim!
Quanto a ser velho e idoso, é uma questão de escolha.
Belo post! Bom fim de semana! Beijos
O vídeo traz uma musica que amo e paisagens maravilhosas

24 de julho de 2020 às 22:32  
Blogger chica disse...

Fico muito positivamente impressionada no quanto sabes bem ver a vida e a ler... Realmente ela é cheia de ironias e nós nos adaptamos a cada uma delas... Vamos vivendo! abração, linda semana! chica

25 de julho de 2020 às 08:31  
Blogger Quase Cinderela disse...

Adorei
Não podias ter falado melhor
O homem nasceu insatisfeito
A vida é uma aprendizagem até ao fim
Se nos preocuparmos mais com futilidade ou em mostrar, exibir, de que nos serve viver?
Para mim só existimos quando sentimos as pequenas coisas à nossa volta, mais do que vê-las é senti-las, respirá-las, deixá-las entrar na alma. Sorrirmos com tudo o que temos de bom e maravilhoso, a começar pelo maravilhoso Planeta em que vivemos.
Tive saudades de cá vir.
Desejo que esteja tudo bem
Muito obrigada
Um grande beijinho

25 de julho de 2020 às 21:40  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...


Nada vai ser suficiente ou perfeito enquanto existir o grande vazio natural do "ser" enquanto as buscas forem equivocadas maior será o vazio.

Beijos

Joelma

26 de julho de 2020 às 14:24  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Um texto repleto de pérolas de sabedoria.
É verdade que a nossa vida está repleta de contradições o que nos impede de a viver plenamente.
Pensamos numa coisa e desejamos outra. Pretendemos um objetivo, mas perseguimos outro e assim vamos desperdiçando nosso tempo valioso.
Também a nossa espiritualidade é pouco trabalhada ou valorizada o que provoca um vazio em nós e só ela permanecerá pela eternidade.
Termina de forma sublime e permita-me que o cite: «Mais nos esforçamos em satisfazer o nosso orgulho e as nossas vontades, do que em viver e aprender. E esta é a maior de todas as ironias; porque, ao final, nem o orgulho nos restará.
Apenas o nosso verdadeiro Eu.»
Muito belo e rico em aprendizado. Obrigada, Amigo.
Adorei a música e o vídeo. Ambos muito belos e em sintonia com o texto.
Um beijinho e boa semana.
Ailime

27 de julho de 2020 às 14:22  
Blogger Luiz Gomes disse...

Boa noite Árabe. Infelizmente muitas pessoas vivem numa ilusão e um vazio interior. E acho que quando tudo isso acabar, existirão pessoas que em vez de melhorarem e aprenderem alguma coisa, ficarão piores.

27 de julho de 2020 às 17:54  
Blogger Himawan Sant disse...

Fico impressionado com a observação de olhar para o modo de vida escolhido por causa de uma situação que prevalece em todos os lugares.
Especialmente o que mais me interessa: que passamos a maior parte do tempo em empregos que não gostamos, para "ganhar a vida"; então, na verdade, o que fazemos é desperdiçar nossas vidas.

Isso também aconteceu muito no meu país, meu amigo. Também experimentei a mesma coisa, trabalhando não de acordo com o campo que desejava, mas para atender às necessidades da vida, não pude deixar de trabalhar em um campo que me deu oportunidades.

27 de julho de 2020 às 23:29  
Blogger São disse...

Sim, , a vida humana transborda de ironias e contradições.

Meu querido amigo, beijinho e feliz semana

28 de julho de 2020 às 06:13  
Blogger Roselia Bezerra disse...

"... Na maioria das vezes, não valorizamos o que temos. Por isto, muitas frustrações encontramos, durante cada caminhada."

Bom dia de muita paz, amigo Árabe!
Tão bom sermos pessoas de gratidão, o pouco se torna muito e a vida fica bela e colorida.
Tenha dias abençoados!
Abraços fraternos de paz e bem

28 de julho de 2020 às 11:20  
Blogger Amélia disse...

O Árabe escreveu um texto tão real e verdadeiro que li e reli,desejo que depois desta malvada pandemia terminar as pessoas se tornem mais humanas e honestas.
Adorei a música e o vídeo
Um abraço amigo e boa semana

28 de julho de 2020 às 14:40  
Blogger Fá menor disse...

Ironias da vida!
Muito belo, verdadeiro e reflexivo o seu texto. É sempre uma lufada de ar fresco cada uma das suas publicações. Grata!

Beijinhos.

28 de julho de 2020 às 17:15  
Blogger rosa-branca disse...

Meu amigo, tudo nesta vida é uma ironia. O ser humano não se capacita que desta vida só leva o que dá e recebe com amor. Só os afetos irão na sua bagagem. Pena que não vejam com olhos de ver. Beijinhos com carinho

29 de julho de 2020 às 01:56  
Blogger Majo Dutra disse...

Excelente dissertação sobre as grandes ironias da vida
acompanhada de soberbos trechos musicais.

Ainda em pausa, vou publicar amanhã.
Agradeço o apoio carinhoso que tem deixado nos meus blogues.

Abraços de boa Amizade.
~~~~

29 de julho de 2020 às 12:14  
Blogger O Árabe disse...

Acho que você está certa, Lúcia: muitas vezes, a presunção não nos permite valorizar as pequenas coisas... e, na verdade, elas fazem toda a diferença! Bom saber que você gostou, inclusive das músicas. Obrigado, meu abraço; bom resto de semana!

30 de julho de 2020 às 14:11  
Blogger O Árabe disse...

Não te impressiones, Chica: com o passar dos anos, aumenta a nossa visão da vida. Tenho certeza que bem o sabes! ;) Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana!

30 de julho de 2020 às 14:13  
Blogger O Árabe disse...

Bom ver-te de volta, Sandra; a saudade era mútua. :) E inteiramente de acordo: "... só existimos quando sentimos as pequenas coisas à nossa volta, mais do que vê-las é senti-las, respirá-las, deixá-las entrar na alma.". É bem por aí, mesmo! Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana.

30 de julho de 2020 às 14:17  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Joelma! Às vezes, me pergunto se preencher esse "vazio" não é, exatamente, a razão das nossas jornadas. Buscamos fora de nós, o que só dentro podemos encontrar. Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana.

30 de julho de 2020 às 14:19  
Blogger O Árabe disse...

Permite-me, Ailime, aplaudir estas frases: "... a nossa vida está repleta de contradições o que nos impede de a viver plenamente. Pensamos numa coisa e desejamos outra. Pretendemos um objetivo, mas perseguimos outro e assim vamos desperdiçando nosso tempo valioso."; esta é uma grande verdade dos nossos dias. Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana.

30 de julho de 2020 às 14:22  
Blogger O Árabe disse...

Acho que você está certo, Luiz... infelizmente. As grandes crises fazem aflorar o melhor ou o pior, de cada ser humano. Meu abraço, amigo; obrigado, boa semana!

30 de julho de 2020 às 14:24  
Blogger O Árabe disse...

Esta é situação mais comum, amigo Himawan. Trabalhei em banco por 18 anos, antes de descobrir a minha verdadeira vocação: escrever. Por sorte, somos capazes de adaptar-nos, para sobreviver; mas sempre nos sentimos incompletos. Meu abraço, obrigado; bom resto de semana!

30 de julho de 2020 às 14:28  
Blogger O Árabe disse...

Em todos os dias, não é, São? :) Felizes de nós, que somos capazes de percebê-las! Meu abraço, amiga, e obrigado; bom resto de semana!

30 de julho de 2020 às 14:29  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Rosélia. E acho que você foi muito feliz, ao dizer :"Tão bom sermos pessoas de gratidão, o pouco se torna muito e a vida fica bela e colorida.". É bem isso, mesmo! E, curiosamente, adivinhou o tema do próximo post! :) Meu abraço, amiga; bom resto de semana.

30 de julho de 2020 às 14:33  
Blogger Roselia Bezerra disse...

🏡🙏🍀🕊️😘

30 de julho de 2020 às 14:34  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Amélia. E acredite, amiga: este é, também, o nosso sincero desejo! Bom resto de semana, amiga; meu abraço.

30 de julho de 2020 às 14:34  
Blogger O Árabe disse...

Eu é que sou grato, Fa, por tua amizade e gentileza de sempre! Meu abraço, amiga; bom resto de semana!

30 de julho de 2020 às 14:35  
Blogger O Árabe disse...

Alegria com a sua presença, rosa-branca! E não posso deixar de concordar: "O ser humano não se capacita que desta vida só leva o que dá e recebe com amor. Só os afetos irão na sua bagagem.". É assim que também penso, amiga! Obrigado, meu abraço; bom resto de semana.

30 de julho de 2020 às 14:37  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Majo! E, com certeza, lá estarei, para ver o novo post! Meu abraço, amiga; bom resto de semana.

30 de julho de 2020 às 14:39  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Rosélia. Meu abraço, amiga!

30 de julho de 2020 às 14:40  
Blogger ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Sempre desejamos
aquilo que nos falta...
E sempre será assim...
Uma busca, um encontro,
outra busca, em um continuar
sem fim...

Abraço, meu amigo...

30 de julho de 2020 às 15:52  
Blogger Quase Cinderela disse...

Um abraço para ti também :)
Bom fim de semana
Beijinho

31 de julho de 2020 às 13:23  
Blogger CÉU disse...

Sempre desejamos aquilo que não podemos ter ou detestamos o que temos. Enfim, somos extremamente imperfeitos e contraditórios.
O meu avô materno dizia essa frase: qdo morremos é que devíamos nascer. Bem verdade!
Música bem linda e vídeo ainda mais. Adorei as imagens e legenda do mesmo.

Comecei hoje minhas férias e não irei atualizar meu blog, por agora, para descansar minhas mãos. No final do mês de agosto, voltarei, se tudo correr bem, para participar no "Café Poético", desafio que a nossa amiga Gracita colocou à nossa disposição. Meu post surgirá no blog dela "Sonhos e Poesia" no dia 31/08, se não estou em erro.

Ficarei por Lisboa, e preferencialmente em casa. Pronto, você, meu amigo, já foi avisado.

Abraços e dias não mto frios.

31 de julho de 2020 às 14:32  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Sandra. Que tenhamos um bom fim de semana, sim! :) Meu abraço.

31 de julho de 2020 às 16:36  
Blogger O Árabe disse...

Sábio o teu avô, Céu; com certeza! :) E esse teu comentário me fez lembrar: como estão as mãos, amiga? Tudo vai correr bem, sim; e terei o prazer de ler a tua participação, com certeza! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

31 de julho de 2020 às 16:40  
Blogger CÉU disse...

É verdade, Árabe! Meu avô materno era um homem especial e mto inteligente.
As minhas mãos, sobretudo a direita, está pedindo fisioterapia, mas as fisioterapeutas que conheço, e devido à Covid-19, não fazem domicílios desde março e nas clínicas têm de tratar 4 doentes numa hora, portanto, para meu caso, não dá.
A k me costuma tratar, diz que em meados de setembro, e se não houver agravamento da pandemia, voltará a fazer domicílios e eu já estou em lista de espera.

Abraço e bom fim de semana.

31 de julho de 2020 às 18:13  
Blogger Lia Noronha disse...

Árabe : querido e sábio amigo...quiser pudéssemos ter o frescor da juventude com a sabedoria da maturidade. Mas na vida...nada mesmo é perfeito.
Adorei seu texto...como sempre...nos faz pensar na vida e suas possibilidades.
Noite de final de sábado de paz pra ti.

1 de agosto de 2020 às 22:18  
Blogger O Árabe disse...

Complicado, não é, Céu? Essa pandemia veio alterar muitas coisas, em todo o mundo. Tem paciência, amiga, e descansa as mãos... tenho certeza que, em breve, estarás 100% recuperada! Meu abraço, boa semana!

3 de agosto de 2020 às 10:44  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Lia. Verdade, amiga: quem dera, "pudéssemos ter o frescor da juventude com a sabedoria da maturidade."! Quanto à perfeição, por coincidência, será tema de um post, em breve. :) Meu abraço, boa semana!

3 de agosto de 2020 às 10:46  
Blogger Margarida Pires disse...

Olá Árabe!
Viajei no mundo das suas palavras e estas enriqueceram minha alma.
Amo pessoas que escrevam doces maturidades.
Um longo abraçar.🌼😀🌼
Megy Maia🌈

6 de agosto de 2020 às 14:54  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky