O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

A PERFEIÇÃO


Por que tanto nos obceca a perfeição?

Sabemos que ela não existe, em nosso mundo. E, entretanto, a desejamos em tudo; queremos a roupa perfeita, o trabalho perfeito, o amor perfeito, os filhos perfeitos e até o momento perfeito.

Esquecemos, acaso, que nenhum de nós é perfeito? E, se não o somos, como poderíamos esperar que fosse perfeito algo que emana de nós? O que vemos e sentimos, depende de como somos. 

Abandonemos, de vez, essa ideia de perfeição; ao menos, enquanto caminharmos sobre a terra. A perfeição é um sonho, que aqui não veremos realizado; e o pior de um sonho é o despertar.

Isto não quer dizer, entretanto, que não a devemos buscar; como devemos buscar cada um de nossos sonhos. Sabendo, porém, que não a encontraremos; ao menos, enquanto por aqui estivermos.

A perfeição é a nossa tigela de ouro, ao final do arco-íris; para que a encontrássemos, necessário seria que sobre ele soubéssemos caminhar. E isto, nenhum de nós sabe como pode fazer.

Porém, como ao imaginário pote de ouro acontece, o seu reflexo ilumina as nossas vidas, ao enchê-las de esperanças. E, embora não nos seja dado alcançá-lo, não podemos viver sem ter esperança.

A perfeição, para nós, se confunde com a felicidade; acreditamos que, ao encontrar uma, encontraremos a outra. E, talvez, assim até seja; mas uma e outra só existem em nossa imaginação.

Nada, todavia, impede que as busquemos. Desde que não as vejamos como objetivos, mas como consequências de vida; e saibamos que não as encontraremos, sem mudar os nossos caminhos.

Porque é do caminho que escolhemos, que depende aonde chegaremos. E aquele que deseja a perfeição, precisa, antes de tudo, aperfeiçoar a si mesmo. Só assim, talvez, um dia a encontre.

Como o homem que deseja ser feliz, precisa espalhar felicidade ao seu redor; porque é preciso plantar tâmaras, quando tâmaras se pretende colher. Nada colhemos, senão o que plantamos.

Não nos preocupemos, pois, em encontrar a felicidade; se a espalharmos ao nosso redor, ela decerto nos encontrará. Nem desejemos a perfeição; busquemos, antes, aperfeiçoar a nós mesmos. 

Cada um é o descobridor de seu próprio caminho e o construtor de seu próprio futuro; assim, eu vos tenho dito. Aquele que deseja o melhor para os seus irmãos, é o que atrai o melhor para si.

E aquele que busca entender os seus irmãos, aprende a entender a si mesmo; esta é a lei do Universo. Cuidemos, portanto, de nós; porque não encontraremos a perfeição, nem a felicidade.

Senão em nosso verdadeiro Eu.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_paul_mauriat_danza_ritual_del_fuego.mid


Link para música

Link para vídeo



39 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Sabe Árabe, cada um caminha sobre o caminho que lhe foi reservado. Estamos no mundo para aprender e resgatar. A perfeição está em Deus e em tudo que criou. Os homens soberbos pensam que são perfeitos, mas a vida nos mostra o quanto estamos distantes disso.
O post é lindo, a musica de fundo também.
Bom fim de semana! Beijos
O vídeo é lindo! E a musica muito linda!

28 de agosto de 2020 às 22:29  
Blogger " R y k @ r d o " disse...

O meu EGO é perfeito. Só que por vezes gosto de o contrariar, lol
.
Bom fim de semana
Muita Saúde e Paz

29 de agosto de 2020 às 08:21  
Blogger chica disse...

Se nossa preocupação for em apenas viver bem cada dia, fazendo nosso melhor, mas sem querer sermos perfeitos, as coisas melhores, mais fáceis ficariam. abração, lindo fds! chica

29 de agosto de 2020 às 08:50  
Blogger Himawan Sant disse...

Eu concordo com o pensamento 'se espalharmos a felicidade ao nosso redor, então certamente a felicidade nos encontrará ou nos cercará'. Ser feliz pode espalhar felicidade para outras pessoas.

Tenha um bom dia sempre meu amigo Árabe.

29 de agosto de 2020 às 10:46  
Blogger MARILENE disse...

Realmente, temos que nos aperfeiçoar. Esse deveria ser o objetivo da busca, não a perfeição, impossível de se alcançar. Acredito que quem mais a procura passou por um nível de exigência muito alto em sua formação, sem conseguir entender as fragilidades do ser humano. Bela exposição.

29 de agosto de 2020 às 17:09  
Blogger A Casa Madeira disse...

Acredito que não estamos neste mundo a passeio...
A busca para o aperfeiçoamento interno é individual, cada
um com sua busca; mas com enfâse na coletividade talvez é o
que falte um pouco; o olhar ao próximo nas simples coisas.
Obrigada pela sua presença lá na casa; tenhas uma
boa entrada de mês de setembro.
Abraços.

30 de agosto de 2020 às 19:44  
Blogger CÉU disse...

Já tive mais a mania do perfeccionismo. O mundo, as pessoas me têm dececionado e eu tenho abrandado meus ímpetos de tudo e todos certinhos.
Você tem imensa razão naquilo que escreve. Como posso pedir k sejam corretos comigo, se eu o não for para os demais? Tudo tem de começar em nós e em nossas atitudes.

A música, bem conhecida, é linda e mto agradável de escutar. O vídeo se insere na temática de seu texto, mas eu acho o Ed Sheeran um pouco "louco"-rs.

Volto amanhã à blogosfera e com novidades. Você é meu amigo e convidado. Espero por você. Obrigada!

Abraço e boa semana.

30 de agosto de 2020 às 21:30  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

A perfeição vai além do que podemos ver, mesmo que plantemos tâmaras destas não iremos colher, a colheita será fruto de plantio que antecede nossos sentimentos fazendo parte de um circulo de doação.

Tudo no universo é perfeito,

Agora perfeição mesmo... mesmo são duas coisas em especial, uma é ninguém saber o que você está pensando e outra é não saber o dia que vamos partir kkkkk eu partiria 15 dias antes só de ansiedade kkkkkk

Beijos

Joelma



31 de agosto de 2020 às 15:45  
Blogger São disse...

Perfeccionista ainda sou, por vezes.

Ser imperfeita é a minha perfeição.

Querido amigo, beijinhos e feliz Setembro!

1 de setembro de 2020 às 07:40  
Blogger Unknown disse...

Boa tarde meu Amigo é bom Árabe,
Um post profundo, repleto de conhecimento.
Na verdade é difícil ser perfeito.
Poderemos tentar melhorar a cada dia a nossa maneira de ser fazendo o bem, amando o próximo e não ser exigente com a vida, andando por caminhos retos e aceitá-la como ela é. O Coração do Universo nos convida a ser perfeitos, mas a nossa condição de humanos está longe da perfeição. Tentemos espalhar pelo menos à nossa volta bons exemplos que nos dignifiquem.
Voltarei mais tarde para ouvir as músicas. Estou em modo de celular e não dá por agora.
Um beijinho e um ótimo mês de setembro, com muita saúde.
Ailime

1 de setembro de 2020 às 12:06  
Blogger CÉU disse...

Amigo, aí lhe envio o link onde está minha postagem: https://sonhossepoesia.blogspot.com/
O prazo não é grande, como no meu blog, onde está mais que um mês. Obrigada!

1 de setembro de 2020 às 19:03  
Blogger Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Árabe,
Uma coisa é tentar ser perfeccionista
e outra é primar por fazer o
nosso melhor.
Adorei ler.
Feliz setembro pra nós.
Bjins
CatiahoAlc.

1 de setembro de 2020 às 21:09  
Blogger Smareis disse...

Bom dia Árabe!
Um texto muito bem construído e cheio de ensinamento.
Eu sempre tento fazer o melhor que posso, pois perfeita nunca serei. Perfeito só o Criador de todas as coisas.
Boa semana amigo!
Um ótimo mês de setembro.
Abraços!

2 de setembro de 2020 às 02:15  
Blogger Beatriz Pin disse...

Paso de Pessoa ai seu post, e cuase sinto uma continuidade. Esta refleiçom é atinada. Percuramos coisas que non se acadam. Som sonhos. Mais debemos façer o posible para ser cada dia melhores. Uma aperta.

2 de setembro de 2020 às 10:20  
Blogger Mariazita disse...

Li, há muitos anos, numa dessas revistas que publicam os horóscopos, que "é característica da Balança (meu signo) a eterna procura da beleza e da perfeição)
No que toca à beleza, concordo, sempre procuro ver o lado belo de tudo - até belos sentimentos em quem os não tem, o que redunda em decepção...).
Mas, apesar de ser muito perfeccionista, tenho perfeita consciência de que a perfeição não existe (trocadilho com as palavras, para brincar um pouco... 😊)

Obrigada, Amigo, pelo teu cuidado, sempre, com a minha saúde.

Na próxima semana vou ausentar-me de novo ( É a 2ª.fase das minhas férias, desta vez com o meu filho. Ao contrário da 1ª.parte desta vez iremos para o centro/norte, onde as paisagens são deslumbrantes).

Continuação de boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

2 de setembro de 2020 às 16:17  
Blogger Fá menor disse...

Gostei muito das suas palavras cheias de conhecimento da vida, de sabedoria. A perfeição não existe neste mundo, mas devemos caminhar sempre para ela, aproximar-nos sempre mais e mais, e não nos desleixarmos por saber que nunca a encontraremos, totalmente. Não pensemos: para quê tanto trabalho se não a alcançarei?... Se para ela caminharmos não andaremos longe.

E, um dia, Ela nos encontrará.

Abraços.

2 de setembro de 2020 às 19:03  
Blogger Ailime disse...

Amigo Árabe, conforme prometido acabei de ouvir a música e ver o vídeo. Ambos belos e em sintonia com o texto. Obrigada. Bjs

3 de setembro de 2020 às 09:55  
Blogger O Árabe disse...

Concordo, Lúcia. Não sei se eu usaria exatamente a palavra "resgatar"; mas, com certeza, o principal objetivo de cada uma das nossas jornadas é o aprendizado, até que cada um de nós chegue ao Conhecimento. Também gosto muito dessas músicas, você tem bom gosto! ;) Obrigado, bom resto de semana.

3 de setembro de 2020 às 12:29  
Blogger O Árabe disse...

Muito bem-humorado, Rik@ardo! :) Fizeste-me lembrar uma tag que circulava na internet: "Eu era muito convencido, mas corrigi isso; agora, sou perfeito!". :) Meu abraço, amigo, obrigado; bom resto de semana.

3 de setembro de 2020 às 12:31  
Blogger O Árabe disse...

Essa é a ideia, Chica: fazermos sempre o nosso melhor, sem a preocupação de sermos perfeitos; assim, nos tornaremos tão bons quanto pudermos! Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana.

3 de setembro de 2020 às 12:33  
Blogger O Árabe disse...

Pode, Himawan; e sempre espalha. Aprendi que, na maioria das vezes, as pessoas espelham de volta, para nós, o que oferecemos a elas. Meu abraço, amigo viajante, e obrigado; bom resto de semana!

3 de setembro de 2020 às 12:38  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Marilene, e acho muito certa a sua reflexão: "... quem mais a procura (a perfeição) passou por um nível de exigência muito alto em sua formação, sem conseguir entender as fragilidades do ser humano.". Já vi alguns casos assim, amiga. Meu abraço, bom resto de semana.

3 de setembro de 2020 às 12:40  
Blogger O Árabe disse...

Gostei da receita, Janicce: "... mas com enfâse na coletividade talvez é o
que falte um pouco; o olhar ao próximo nas simples coisas."; é bem possível, sim. Quanto à visita, é sempre uma alegria estar na tua bela casa, amiga; faz-me bem ao coração. Meu abraço, obrigado; bom resto de semana!

3 de setembro de 2020 às 12:43  
Blogger O Árabe disse...

Acho que somos assim mesmo, Céu: o amadurecimento, o aprendizado, abrandam um pouco em nós essa busca pela perfeição, que nos traz muitas decepções. Quanto ao vídeo, não conheço muito bem o trabalho do Sheeran, mas gosto muito de duas músicas dele: essa do vídeo e "Photograph"; ambas são temas de filmes. Meu abraço, amiga; obrigado!

3 de setembro de 2020 às 12:47  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Joelma: ainda que plantemos tâmaras, não sabemos se chegaremos a colhê-las... tudo depende de um ciclo; mas precisamos plantar as sementes, né? :) No resto, concordo inteiramente: é muito bom que ninguém ouça os nossos pensamentos e que não saibamos o dia da partida... ia dar muita confusão! :) Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana.

3 de setembro de 2020 às 12:50  
Blogger O Árabe disse...

É um traço de temperamento que diminui um pouco, com a idade, São... mas nunca se extingue inteiramente. Gostei da frase: "Ser imperfeita é a minha perfeição.". :) Meu abraço, bom resto de semana!

3 de setembro de 2020 às 12:52  
Blogger O Árabe disse...

Ailime, amiga, concordo inteiramente: "Na verdade é difícil ser perfeito.
Poderemos tentar melhorar a cada dia a nossa maneira de ser fazendo o bem, amando o próximo e não ser exigente com a vida, andando por caminhos retos e aceitá-la como ela é. O Coração do Universo nos convida a ser perfeitos, mas a nossa condição de humanos está longe da perfeição. Tentemos espalhar pelo menos à nossa volta bons exemplos que nos dignifiquem."; acho que essa é uma lição importante. Bom saber que gostaste das músicas e do post, amiga; meu abraço, obrigado, bom resto de semana!

3 de setembro de 2020 às 12:54  
Blogger O Árabe disse...

Já lá estive, Céu; e tive o prazer de ler-te novamente! Bom resto de semana, minha amiga; obrigado pelo aviso.

3 de setembro de 2020 às 14:09  
Blogger O Árabe disse...

Inteiramente de acordo, Cátia! Devemos, sempre, tentar fazer o nosso melhor; este é o caminho para a perfeição... se, algum dia, chegarmos a ela! :) Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana.

3 de setembro de 2020 às 14:16  
Blogger O Árabe disse...

Sempre uma alegria a sua visita, Smareis; e acho que você está certa: fazer sempre o melhor que pudermos, sem nunca nos acharmos perfeitos! Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana.

3 de setembro de 2020 às 14:18  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Beatriz: fazer o possível, para sermos cada dia melhores! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

3 de setembro de 2020 às 14:19  
Blogger O Árabe disse...

Sabes, Mariazita? Minha querida mamãe era também desse signo e, realmente, sempre buscou a beleza; pintava muito muito bem, bordava, tocava piano, cantava e até escrevia. Ah... e era um pouco perfeccionista, sim! :) Boa segunda parte das férias, amiga; deixa-me dizer-te que, pessoalmente, achei deslumbrante tudo que conheci de Portugal! Obrigado; bom resto de semana e boa viagem. Meu abraço!

3 de setembro de 2020 às 14:24  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Fa! O que importa não é sermos perfeitos, mas sermos o melhor que pudermos, sempre! Obrigado, minha amiga; bom resto de semana, meu abraço.

3 de setembro de 2020 às 14:26  
Blogger Amélia disse...

Como sempre um texto cheio de sabedoria
Tento fazer sempre o melhor possível tenho a mania de ser perfeccionista, com isso algumas pessoas ficam irritadas rsrs.
Desejo a continuação de excelente semana

3 de setembro de 2020 às 18:00  
Blogger ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Uma linda lição sobre perfeição...
Se entendêssemos melhor o sentido da palavra perfeição,
veríamos que a busca por ela é a inspiração.
Ela na verdade não existe...
Jamais existirá...
Mas a busca por ela nos faz evoluir...
Nos faz corrigir erros, buscar caminhos,
refazer planos e crescer como pessoa...

Abraço, meu amigo...

4 de setembro de 2020 às 15:02  
Blogger O Árabe disse...

Isso acontece, sim, Amélia... mas eu também acredito que devemos tentar fazer sempre o nosso melhor; assim, nenhum peso nos fica na consciência. Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana!

4 de setembro de 2020 às 16:38  
Blogger O Árabe disse...

Eu nunca havia pensado nisso, Aluísio; mas acho que você está certo, sim: a busca pela perfeição nos inspira e faz crescer como pessoas. Muito bem dito, amigo! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

4 de setembro de 2020 às 16:40  
Blogger Lia Noronha disse...

Árabe : suas palavras pautadas no bem querer nos encorajam a sermos cada vez melhores. Os momentos mais simples são os que mais significados têm em nossas vidas...certamente neles fomos mais felizes!!!
Um abraço bem apertado no seu coração gentil.

22 de setembro de 2020 às 21:44  
Blogger Majo Dutra disse...

Eu sou realmente feliz quando faço os outros felizes...
Porém, ainda tenho reflexos em mim primitivos -- de início tenho vontade de pagar na mesma moeda, depois reconsidero...
Acredito na evolução e no aperfeiçoamento, caso contrário, ainda estaríamos no tempo doa escravos da gleba ou das galeras, dos gladiadores, da tortura na praça pública, na morte na cruz e outas barbaridades... Mas o tempo que é necessário para surgirem as reformas!!
O estado de perfeição também me parece impossível e a felicidade goza-se por momentos...

Músicas muito belas que gostei de conhecer...
O meu abraço amigo.
~~~~~~~~

1 de outubro de 2020 às 20:18  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky