O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 15 de julho de 2022

O CAMINHO E A VIDA


Conta-se de alguém que partiu em viagem.

E, nos primeiros tempos, questionou o sentido dessa viagem. Perguntou-se o porquê da partida e até aonde chegaria. Perguntou-se o que aconteceria, depois de chegar ao seu destino.

E levou mais além as suas dúvidas. E todos os dias se perguntava a razão de todas as coisas. E começou a inquietar-se com tudo que encontrava no caminho. E, assim, a sua paz se foi.

Eis que a jornada começou a pesar às suas costas. Perdeu a alegria e os seus dias se tornaram cinzentos e monótonos, imersos na bruma das suas cismas, ansiedades e incertezas.

A cada amanhecer, perguntava-se o que o novo dia lhe traria; imaginava as dificuldades a enfrentar, para prosseguir em sua viagem. Em cada noite perdia o sono, a pensar no dia seguinte.

Assim se passou o tempo; e a viagem tornou-se um fardo opressor. Já não encontrava motivos para sorrir, apenas para angustiar-se; cada colina lhe parecia uma elevada montanha.

Cada rio, em seu caminho, lhe parecia um oceano; cada vala, um abismo perigoso e profundo. Já não via os pássaros, que cantavam para ele; apenas os abutres, aguardando sua queda.

Até que um dia, ao acordar, sentiu o calor do sol em sua pele e a carícia do vento em seus cabelos. Respirou fundo e sentiu o perfume das flores; abriu os olhos e viu o mundo que o cercava.

Então, tudo mudou. Porque, enfim, percebeu que a viagem era tudo, em si mesma. Que o importante não era aonde ou quando chegaria, mas como viajaria; que a jornada era o seu próprio sentido.

Mergulhou os pés nus em um riacho e sentiu o frescor da água, aliviando as suas feridas; ouviu o canto dos pássaros, que alegrou a sua alma, e provou o sabor delicioso de um fruto maduro.

A alegria substituiu a tristeza, o entusiasmo tomou o lugar do desânimo. Passou a ver o mundo colorido, as regiões de luz e de sombra; sentiu o cheiro gostoso e peculiar da terra molhada.

E, de fardo, a jornada passou a ser uma dádiva. A cada amanhecer, sentia renascer a esperança; e à noite adormecia em paz, sorrindo ao pensar nas oportunidades do novo amanhã.

Assim acontece com a Vida. Longe de procurar o seu sentido ou inquietar-nos com as dificuldades da jornada, devemos apenas cuidar de vivê-la. Cada jornada é a sua própria razão de ser.

Não nos devemos angustiar com a possibilidade do fim, mas aproveitar o durante; não deixemos que as preocupações nos vençam, porque tudo se resolverá. Apenas, saibamos viver.

É assim que podemos ser felizes.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/billy_vaughn_petit_fleur.mid

Link música

Link vídeo

32 Comentários:

Blogger chica disse...

Creio que essa linda mensagem cabe bem pra cada um de nos que, em alguns dias, nos apressamos, angustiamos e deixamos de viver o dia a dia, o presente...o depois chega naturalmente! ADOREI! abração,chica

16 de julho de 2022 às 07:58  
Blogger Parapeito disse...

Olá caro Árabe :)
Como foi bom ler " O caminho e a vida"
Tão certo, tão sereno, mas também tão difícil de conseguir esse estado de alma.
Eu tenho ainda de aprender muito,
Acredito e quero que assim seja : Cada dia uma bênção.
Mas não consigo pensar na hipótese de seguir caminho sem aqueles que me são coração
Deixo abraço e brisas doces para o seu caminho***

16 de julho de 2022 às 08:01  
Blogger Ailime disse...

Boa noite meu Amigo e bom Árabe,
Um texto maravilhoso com uma excelente reflexão.
Sofrer por antecipação só nos traz sofrimentos, ansiedades e a vida parece não ter mais sentido.
Até ao dia em que se faz luz dentro nós e chegamos à conclusão que a vida é para ser vivida a cada momento, desfrutando do tanto e tão belo que nos oferece.
E assim vamos aprendendo que a vida vale a pena se a soubermos valorizar no presente, deixando o amanhã para depois sem preocupações.
Música e video lindos!
Beijinhos e uma boa semana.
Ailime

17 de julho de 2022 às 19:07  
Blogger Gracita disse...

Olá amigo Árabe
Cada dia de nossas vidas é uma dádiva
Saibamos ver os pequenos detalhes e ver-lhes as belezas que eles nos propiciam
A vida nos sorri sempre com as suas maravilhas
Saibamos vê-las e colhê-las
Música e vídeo excepcionais
Um abraço e uma boa semnana

18 de julho de 2022 às 10:12  
Blogger Gracita disse...

Querido amigo Árabe
Eu, Gracita, formulo formalmente o convite para que nós prosadores
possamos nos reunir no blog https://sonhossepoesia.blogspot.com/ para uma boa prosa
E você prosador escolhe o estilo literário de sua participação.
Eu ficarei lisonjeada se você poeta ou prosador aceitar o meu singelo convite
para um "Café com Prosa"
Beijinhos

18 de julho de 2022 às 10:12  
Blogger stella disse...

Hola amigo Árabe, leerte siempre es enriquecedor, das pauta para la vida,
En mi forma de pensar tengo arraigado que somos dueños solo del instante ...este en el que te escribo, después no sé si acabará mi viaje, por ello procuro tener enque el trayecto el sol de cara, el corazón dispuesto a compartir empatía y solidaridad porque en definitiva estamos aquí para crecer y aprender unos de otros
Me gusta leerte
Un abrazo

18 de julho de 2022 às 13:19  
Blogger São disse...

Saibamos, sim, viver ... com serenidade e sem nos abandonarmos ao que nos magoa!


Beijinho, querido Amigo, feliz semana

18 de julho de 2022 às 15:26  
Blogger MARILENE disse...

Meu amigo, penso que isso acontece com todos, em partes da caminhada. Quando paramos para refletir acabamos nos dando conta de que cada novo dia é, de fato, um presente, por si só. E acordamos, mais uma vez, para o que nos oferece o hoje. Grande abraço.
(Não sei o que acontece com o gadget lista de blogues, que não está atualizando)

18 de julho de 2022 às 17:27  
Anonymous Anônimo disse...

Genial reflexion te mando un beso . Citu Enamorada de las letras

18 de julho de 2022 às 22:26  
Blogger Beatriz Pin disse...

Que verdades tão grandes, amigo da alma!
Tudos temos a opção de fazer escolha no nosso caminhar pela vida. Hai gente que tudo ve preto e fai sentir mal aos demais com suas magoas. Sempre gostamos mais acompanharnos de gente positiva que convida a rir e a viver en harmonía.
A melhor viaje é a que fazemos ao noso interior. Tudas as outras, aportam e conhecemento e nos someten a probas mas não ajudam tanto como a viaje interior. Uma não exclue a outra.
Voçê gostaría fazer o Caminho de Santiago?
Beijinhos

19 de julho de 2022 às 07:07  
Blogger Beatriz Pin disse...

Gostei da bela imagem que encabeza seu texto e do video clip. Subir ao faiado e ollar o mundo dende unha janela...tal vez é melhor que velo nos livros. Eu tenho un faiado ao que subo por unha escada como issa.

19 de julho de 2022 às 07:11  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Se permitir sentir o calor do Sol pode mudar quase tudo, sabemos que o dia da senha é inalterado mas não precisamos esperar sentados sentindo as dores da vida, podemos viver vivendo e quem for entregar a senha que se vire pra me encontrar.
Beijossss
Joelma

19 de julho de 2022 às 08:57  
Blogger Fatyma Silva disse...

Que linda reflexão, amigo Árabe!
Como é gratificante acordar e sentir o calor do sol, a brisa leve do vento soprar sobre nós, e sentir o cheiro das flores em meio a natureza? Ah, isso é divino!

Tenha uma feliz semana!
Um abraço.

19 de julho de 2022 às 22:31  
Blogger Fá menor disse...

Muito bom. Pertinente texto que vem ao encontro do que penso e sinto. Tudo se resolve.

Abraços, bom amigo!

21 de julho de 2022 às 06:39  
Blogger Mariazita disse...

Imagino que para um pessimista a vida se torne num pesado fardo.
Contudo, a vida tem de ser encarada como uma bênção que diariamente devemos agradecer ao Criador (eu faço-o) a quem pediremos forças e coragem para vencer os escolhos que inevitavelmente aparecem.

Excelente reflexão, querido amigo Árabe.

Continuação de boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

21 de julho de 2022 às 07:55  
Blogger O Árabe disse...

Bom comentário e sábia essa sua frase, Chica: "... o depois chega naturalmente!"; adorei, também! Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana.

21 de julho de 2022 às 14:03  
Blogger O Árabe disse...

Ainda temos que aprender muito, Maria; fica mais fácil, quando aprendemos juntos! :) Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

21 de julho de 2022 às 14:04  
Blogger O Árabe disse...

Magnífica colocação, Ailime: "Sofrer por antecipação só nos traz sofrimentos, ansiedades e a vida parece não ter mais sentido.
Até ao dia em que se faz luz dentro nós e chegamos à conclusão que a vida é para ser vivida a cada momento, desfrutando do tanto e tão belo que nos oferece.". Também penso assim, amiga! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

21 de julho de 2022 às 14:06  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Gracita! Você está certíssima, eu acho: precisamos estar atentos, para colher as pequenas maravilhas que a Vida nos traz! Quanto ao convite, já dei uma olhada no seu blog, e será uma honra participar dessa reunião; ainda não entendi as bases, mas com certeza me farei presente! Meu abraço, amiga, bom resto de semana.

21 de julho de 2022 às 14:09  
Blogger O Árabe disse...

É assim que também penso, Carmen! Oxalá captemos essa mensagem e sejamos capazes de espalhá-la ao nosso redor! Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana!

21 de julho de 2022 às 14:11  
Blogger O Árabe disse...

Sábio conselho, São: precisamos da serenidade, a cada passo da jornada! Obrigado, amiga, meu abraço; bom resto de semana.

21 de julho de 2022 às 14:12  
Blogger O Árabe disse...

Gosto dos seus posts e dos seus comentários, Marilene: sempre sensatos e bem estruturados! Essa que essa é a sabedoria de todos os dias: acordarmos, sempre, para o que nos oferece o hoje! Meu abraço, amiga, bom resto de semana; obrigado.

21 de julho de 2022 às 14:15  
Blogger O Árabe disse...

Assim é, Bea; também acho que nos sentimos bem, quando vemos o mundo colorido; o cinza nos deprime. Quanto à sua pergunta, confesso que fiquei em dúvida; sou muito comodista, é verdade... mas acho que gostaria, sim, de percorrer o Caminho de Santiago. Linda a figura, não é? :) Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

21 de julho de 2022 às 14:18  
Blogger O Árabe disse...

Criatividade à parte, Joelma, também penso assim: não tenho a menor pressa de receber o bilhete para essa viagem! :) Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

21 de julho de 2022 às 14:20  
Blogger O Árabe disse...

Divino, mesmo, Fatyma! E a gratidão nos invade, quando nos damos conta dessas dádivas! Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana.

21 de julho de 2022 às 14:21  
Blogger O Árabe disse...

Tudo, Fa: o tempo, que nos traz problemas, também os carrega para longe de nós! Obrigado, amiga, bom resto de semana; meu abraço!

21 de julho de 2022 às 14:23  
Blogger O Árabe disse...

Grato, J.P. Bom rever você, amiga! Meu abraço, bom resto de semana.

21 de julho de 2022 às 14:24  
Blogger O Árabe disse...

Penso exatamente assim, Mariazita: "... a vida tem de ser encarada como uma bênção que diariamente devemos agradecer ao Criador (eu faço-o) a quem pediremos forças e coragem para vencer os escolhos que inevitavelmente aparecem.". Para mim, essa é a receita! Meu abraço, amiga; obrigado, bom resto de semana!

21 de julho de 2022 às 14:25  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Respirou fundo e sentiu o perfume das flores; abriu os olhos e viu o mundo que o cercava.

Olá, amigo Árabe!
Quem contempla o mundo ganha alma nova esteja onde estiver.
A vida tem tanta coisa bela.
A imagem é muito bonita.
Tenha dias abençoados!
Abraços fraternos de paz

25 de julho de 2022 às 16:06  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Rosélia! Quando contemplamos o mundo com "olhos de ver", percebemos em tudo a força do Coração do Universo, que nos acompanha o tempo todo; por isso, a vida tem tanta coisa bela! Obrigado, amiga; desculpe-me a demora na resposta, mas só hoje vi este comentário. Meu abraço, bom resto de semana, obrigado!

28 de julho de 2022 às 18:52  
Blogger Majo Dutra disse...

Desta vez, o magnífico texto de ajuda chegou sob a forma de um conto...
Cada 'post' teu é realmente uma obra de arte que apreciamos na forma e conteúdo...
Agradeço os bons momentos de leitura bela e edificante.
Também agradeço a música, não conhecia o vídeo. É muito interessante.
O meu abraço da melhor cordialidade.
~~~~~~~~

29 de julho de 2022 às 13:16  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Majo, pela gentileza e amizade. Muito bom ver-te de volta e saber que gostaste do vídeo! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

29 de julho de 2022 às 17:59  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky