O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 3 de junho de 2022

O VOSSO ESPAÇO

 


Preservai o vosso espaço.

Assim eu vos tenho dito. Porque necessitais dele, para respirar e para ocupar o vosso lugar neste mundo. Porque aquele que não defende os seus direitos, findará por renunciar a eles.

Cultivai a autoestima. Pois os vossos voos terão a amplitude de vossos sonhos; só podeis realizar aquilo de que vos julgais capazes. E, se não acreditardes em vós mesmos, quem o fará?

Cuidai, porém, para não vos deixardes levar pela presunção. E aprendei a respeitar os espaços alheios, se desejais que os vossos sejam respeitados; o respeito deve ser mútuo.

Acreditar em vós mesmos, não é julgar-vos melhores que os outros; mas saber que ninguém é melhor do que vós. E necessitais aprender a conviver, se desejais ser dignos de viver.

Aprendei a amar-vos do jeito que sois, com vossas qualidades e vossos defeitos; porque tendes umas e outros. E o ser humano precisa amar a si próprio, para poder amar a outro alguém.

Ninguém é perfeito. Por isto caminhamos sobre a Terra, em sucessivas jornadas, buscando o aprendizado que nos falta. Quanto mais cedo nos conhecermos, mais rápido aprenderemos.

Sensato é o homem que reconhece as suas falhas; pois este é o primeiro passo para corrigí-las. Insensato, entretanto, é quem acredita que essas falhas o tornem pior que os outros.

Deveis trabalhar, para corrigir os vossos erros e aperfeiçoar os vossos acertos. Porém, tende presente que jamais alcançareis a perfeição; ao menos, enquanto neste mundo estiverdes.

Pois este não é o mundo da perfeição, mas o do aprendizado. Não é a morada da Felicidade, mas um lugar onde ela, às vezes, aparece; não é a casa do Amor, mas nele o podeis descobrir.

Não haveria, portanto, como serdes perfeitos. Agradecei, sim, pela oportunidade de evoluir e tornar-vos melhores a cada dia; e não vos inquieteis demasiado com as vossas imperfeições.

Pois sois como os diamantes; e, embora cada um de vós tenha o seu próprio brilho, como os diamantes necessitais ser lapidados, para que possais mostrar-vos em vosso esplendor.

Para isto, necessitais do vosso espaço. Para tomar as vossas decisões, amargar os vossos erros e festejar os vossos acertos. Trilhar o aprendizado, para alcançar o Conhecimento.

Pois não o podereis fazer, se outras pessoas decidem por vós. Como aprender, se não vos é dado acertar ou errar? Que mérito há em seguir o rumo certo, se outro escolhe o caminho?

Preservai o vosso espaço. Necessitais dele, para crescer.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_roger_willians_the_impossible_dream.mid

Link música

Link vídeo . Não é segredo que eu adoro esta música. :) 

20 Comentários:

Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Um artigo repleto de pérolas de conhecimento.
Sim, precisamos do nosso espaço e respeitar o espaço dos outros.
Só assim poderemos melhorar os trajetos que percorremos durante a vida.
A autoestima é muito importante para que possamos voar dentro dos nossos limites, mas claro em excesso é presunção como muito bem diz.
Muito importante também amarmo-nos e aceitarmo-nos como somos. Se não o fizermos ninguém o fará por nós.
Ninguém é perfeito e é errando que podemos evoluir e por isso devemos estar gratos por podermos prosseguir, mantendo o nosso espaço. Só assim podemos alcançar o Conhecimento.
Lindos o vídeo e a música!
Beijinhos e uma boa semana.
Ailime

6 de junho de 2022 às 12:30  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Respeito: atitude primordial para bons relacionamentos ,quanto ao espaço....bem eu sempre preciso de muito espaço,muito espaço rssss
Beijos
Joelma

6 de junho de 2022 às 14:04  
Blogger Majo Dutra disse...

Um texto muito belo, repleto de verdades absolutas...
Concordo integralmente.
Mais uma vez, aplaudo o teu talento.
O Sonho Impossível de Roger Williams é uma música lindíssima...
Quanto à canção já sabes que a acho egoísta...
Dias agradáveis e felizes. O meu abraço.
~~~~~~~~~~
Enquanto nos deliciamos com tanta beleza, chove metralha na Ucrânia...
~~~

6 de junho de 2022 às 17:40  
Blogger Margarida Pires disse...

É tão bom errar para perceber o outro lado da vida!
A felicidade muitas vezes é fruto de vários erros!
É um aprendizado!
Um beijinho, Árabe!
🌷🌷🌷Megy Maia

6 de junho de 2022 às 18:09  
Blogger Semplicemente Donna disse...

Ciao caro amico Árabe!
Bellissimo post complimenti , un abbraccio augurandoti una buona giornata.

Rosy

7 de junho de 2022 às 06:35  
Blogger Beatriz Pin disse...

Escutei a canção My Way e acho que acompanha muito bem sua encomenda de hoje.
Importante preservar nosso espaço e gostar do nosso viver cada día, sendo noss mesm@s e respectando aos demais.
As nossas imperfeções não são escusa para não querernos a noss mesmos. Estamos sempre aprendendo ums com os/as outr@s.
Obrigada por seus sabios conselhos.
Uma abraço

8 de junho de 2022 às 09:20  
Blogger Fatyma Silva disse...

Preservar o nosso espaço é necessário para que possamos aprender a respeitar o espaço do outro.
Devemos olharmos para dentro de nós mesmos e nos amarmos do jeito que somos, só assim conseguimos amar o próximo.
Um belo artigo para refletir.
Amo ler você, meu amigo Árabe!
Grata pela visita e comentário.
Continuação de boa semana.

Um abraço

8 de junho de 2022 às 22:30  
Blogger Mariazita disse...

Meu caro Árabe
Gostei muito da tua reflexão, que me fez lembrar uma amiga que, há muitos anos, me disse:
"Tu crias como que uma bolha, um universo, onde ninguém penetra... etc. etc...)
Acredita que não é voluntário, e o mais provável é acontecer com a maioria das pessoas - têm o seu mundinho, só delas, onde só entra quem elas querem.

Vamos vivendo, um dia de cada vez, esperando o amanhecer do dia seguinte.

Continuação de boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

9 de junho de 2022 às 07:03  
Blogger Jeanne Geyer disse...

Gostei muito dessa reflexão, que cada um preserve seu espaço e respeite os outros, embora seja bem difícil esta atitude, o que mais percebo são invasões e críticas infelizmente. Respeitar é muito importante, que haja mais respeito às opiniões contrárias. Abraços ;) https://botecodasletras2.blogspot.com/

9 de junho de 2022 às 20:07  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Ailime! Do seu sensato comentário, destaco este trecho, que achei ótimo: "Ninguém é perfeito e é errando que podemos evoluir e por isso devemos estar gratos por podermos prosseguir, mantendo o nosso espaço. Só assim podemos alcançar o Conhecimento.". É bem por aí mesmo, amiga! Meu abraço, bom fim de semana.

10 de junho de 2022 às 10:13  
Blogger O Árabe disse...

Acho que todos precisamos, Joelma... de espaço e respeito! :) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

10 de junho de 2022 às 10:15  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Majo, pela gentileza das palavras. Sei, sim, das tuas restrições a My Way... mas a verdade é que adoro essa música, nessa gravação; a divergência não afeta a nossa amizade. :) Meu abraço, bom fim de semana!

10 de junho de 2022 às 10:18  
Blogger O Árabe disse...

Bem dito, Megy: "A felicidade, muitas vezes é fruto de vários erros.". Inteiramente de acordo, amiga! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

10 de junho de 2022 às 10:19  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Rosy! Meu abraço, amiga; bom fim de semana.

10 de junho de 2022 às 10:20  
Blogger O Árabe disse...

Assino embaixo do seu comentário, Bea: é exatamente assim que penso, amiga! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana!

10 de junho de 2022 às 10:21  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Fatyma! E achei muito boa esta tua frase: "Devemos olharmos para dentro de nós mesmos e nos amarmos do jeito que somos, só assim conseguimos amar o próximo.. Sábio conselho! Meu abraço, amiga; bom fim de semana.

10 de junho de 2022 às 10:23  
Blogger O Árabe disse...

É por aí, sim, Mariazita: acho que todos criamos uma "bolha", para preservar o nosso espaço. Precisamos ter um mundinho nosso, neste mundão em que vivemos! :) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana, amiga!"

10 de junho de 2022 às 10:25  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Jeanne! E concordo inteiramente: é o respeito às opiniões contrárias, que vai derrubando os preconceitos e modificando o mundo! Meu abraço, amiga, bom fim de semana. Volte sempre; o oásis é nosso!

10 de junho de 2022 às 10:27  
Blogger Parapeito disse...

Gosto muito de uma expressão que diz ;: Mais sabe o sábio por ser velho, do que por ser sábio.
Caro Árabe, será assim tão velho ! :)
Um tema que aborda questões tão importantes.
Para mim duas delas são as que tento que que sejam o meu lema de vida.
Amar me e respeitar me.
Só assim posso amar os outros, respeitar e aceitar.
Abraço e bom fim de semana *

1 de julho de 2022 às 06:06  
Blogger O Árabe disse...

Tenho certeza de que entenderás a minha resposta, Maria: às vezes, julgo-me, sim, bem velho... em outras, quase um garoto! :) Acho que assim acontece a todos nós, que amamos a arte. Quanto ao teu lema de viva, parabéns; é um excelente norte! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana. Demorei a responder-te, porque só hoje vi o comentário.

15 de julho de 2022 às 19:00  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky