O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 25 de março de 2022

A MENTIRA

 



Guardai-vos da mentira. 

Pois a ninguém ela engana tanto, como àquele que a profere. A mentira sempre vos aparece em seus trajes mais sedutores, mostrando-se como guia de um caminho mais suave que a verdade.

Entretanto, não é assim que acontece. E o caminho que ela vos mostrava como fácil e largo, aos poucos se torna mais difícil e estreito, cheio de pedras que vos magoam os pés, até derrubar-vos.

Aprendei que uma mentira nunca vem só. Ela é a mãe de outras mentiras, que vos parecerão necessárias e acabarão por enredar-vos em uma complicada teia, que vos roubará todo o sossego.

A mentira carrega em sua sombra o medo, que vos enregela a alma, ao pensar nas consequências que traria o fato de serdes descobertos. E só a descoberta vos pode devolver a paz.

Pois aquele que mente mantém os olhos fixos no chão; ou vigia ao seu redor, temendo que a qualquer momento o manto lhe caia dos ombros e todos o vejam como se julga: fraco e covarde.

Enquanto aquele que adota a verdade como estilo de vida segue em frente, de cabeça levantada e olhos fitos no horizonte, em busca do melhor caminho e liberto dos fantasmas do passado.  

Tende em mente que o caminho que vos pode parecer mais fácil, às vezes pode ser o mais difícil. Corar, ao dizer uma verdade, é bem melhor do que empalidecer ao ser apanhado em uma mentira.

Buscai falar a verdade, ainda que temais as consequências. Pois os resultados da verdade apenas vos atingirão por algum tempo, e a vergonha de haver mentido vos seguirá por toda a vida.

Lembrai-vos de que a pedra, quando lançada sobre a água, produz círculos que se espalham a partir de onde a toca. Assim acontece à mentira, que vos envolverá antes de agir a vosso redor.

E o mesmo acontece com a verdade: quando acendeis uma lâmpada, ela vos ilumina, antes de iluminar à vossa volta. Acendei a luz da verdade, em vosso coração, e tornareis mais claro o mundo.

Alguns mentirosos conseguiram, por algum tempo, enganar a muitos. Vede, entretanto, que o tempo apagou as suas palavras, enquanto a verdade das palavras dos mestres permanece viva.

Porque, como bem nos ensina antigo ditado, o Tempo é o senhor da razão. E a mentira é como o fogo, que termina por consumir a si mesmo, depois de causar toda a destruição que lhe foi possível.

Afastai a tentação de refugiar-vos na mentira, por mais atraente que vos possa parecer. Pois, ainda que a todos possais iludir, não o podeis fazer a vós mesmos; conhecereis a vossa mentira.

E ela vos roubará a paz. 

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/EmilePandolfi(LesMiserablesMedley).mid

Link música

Adoro este vídeo 

42 Comentários:

Blogger J.P. Alexander disse...

La mentira es una falta de respeto y algo que envenena una relación. Te mando un beso y genial reflexion.

25 de março de 2022 às 22:28  
Blogger chica disse...

A mentira é um desrespeito ao outro e faz mal para todos envolvidos! Fugir dela! abração, tudo de bom, linda semana! chica

26 de março de 2022 às 03:44  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Estamos vivendo em uma época onde as pessoas (em grande maioria) não possuem estrutura emocional para suportar as verdades da vida e cada vez mais se escondem criando uma imagem fantasiosa de si e do mundo ,no dia em que da verdade não puder fugir a culpa é sempre do outro. Eu sou muito rude a verdade e o não, certamente não me assustam esse peso não carrego já basta a minha fofura rsssss

Beijos
Joelma

27 de março de 2022 às 10:04  
Blogger Semplicemente Donna disse...

Ciao caro amico Arabe, concordo su tutto quello che hai magnificamente scritto, ed aggiungo soltanto un pensiero che mi diceva sempre la mamma quando ero piccina e sono cresciuta con i suoi insegnamenti : " le bugie hanno le gambe corte" nel senso che chi le dice prima o poi viene scoperto . Poi si potrebbe spaziare ulteriormente su questo argomento , in quanto ci sono delle bugie che io definisco buone , dette a fin di bene , soprattutto per non violentare l'anima delle persone troppo sensibili . Non sopporto le bugie dette per prevaricare gli altri , quelle dette per ingannare le persone , dove dietro ad una bella apparenza alberga una subdola cattiveria .

Un abbraccio augurandoti un buon inizio settimana .

Rosy

28 de março de 2022 às 12:48  
Blogger Ailime disse...

boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Um belo texto sobre a mentira.
A mentira não faz parte da minha essência e no perfil dos meus blogues até falo dela.
Sou pela verdade, lealdade e justiça. Gosto de paz!
«Aprendei que uma mentira nunca vem só. Ela é a mãe de outras mentiras, que vos parecerão necessárias e acabarão por enredar-vos em uma complicada teia, que vos roubará todo o sossego. ».Deve ser horrível quem se vê enleado em mentiras.
«Enquanto aquele que adota a verdade como estilo de vida segue em frente, de cabeça levantada e olhos fitos no horizonte, em busca do melhor caminho e liberto dos fantasmas do passado».
Assim penso meu bom amigo.
Gostei imenso da música e do vídeo! Vozes maravilhosas.
Beijinhos e uma boa semana.
Ailime

28 de março de 2022 às 14:10  
Blogger Maria Lucia (Centelha) disse...

A cultura da mentira acompanha a história da humanidade desde há muito. Na narrativa bíblica do pecado original, quando a serpente mente para Eva, de certa forma, ao dizer que ela não teria problema algum em comer do fruto proibido e que não morreria, só que não revelou que tipo de morte sofreriam ( perda do paraíso) Mas se observarmos o comportamento humano, parece que temos preferido a falsidade que nos mostra uma fantasia de mundo perfeito do que a verdade que nos apresenta os fatos reais,

Gostei muito do teu texto, Árabe amigo, porque nos leva a pensar, refletir. Parabéns .
Abraços

28 de março de 2022 às 19:31  
Blogger CÉU disse...

Tanta verdade que seu texto contém! A mentira prejudica sobretudo nós próprios.
Depois escuto a música e o vídeo.

Abraços e boa semana.

28 de março de 2022 às 21:26  
Blogger Mucha disse...

Mentindo e se às vezes eu fiz isso É ruim se torna um hábito a gente se acostuma a mentir Ho, eu só sou mesmo
Sua entrada lindo texto lindo adoraria conhecer seu rosto e também sua voz

28 de março de 2022 às 21:29  
Blogger Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Árabe,
Grandes verdades sobre
um tema tão
importante de ser abordado.
É sempre um.balsamos
ler aqui
Boa nova semana.
Bjins
CatiahoAlc.

29 de março de 2022 às 04:03  
Blogger São disse...

Além de tudo o que bem disseste, as consequências são irreparáveis.

Eu confio nas pessoas, mas se descubro que me mentiram , a minha confiança quebra-se para sempre e , além disso, desconfio retroactivamente.

Querido Amigo, beijinho e boa semana :)

29 de março de 2022 às 06:25  
Blogger Maria Luzia disse...

Verdade Árabe, triste a mentira, pior coisa é a falta de confiança. Melhor calar que abrir a boca pra contar mentira, principalmente quando atinge outras pessoas. Está tudo bem, graças a Deus! Muito gostei do texto, melhor, de tudo! Ótima semana, um abraço e muito grata!

29 de março de 2022 às 10:56  
Blogger Parapeito disse...

Gostei muito do que li.
O não dizer a verdade é um comportamento normal na nossa sociedade.
Nem sempre se tem capacidade para a dizer.
Fomos estruturados para mentir , nas coisas mais simples
Ainda se defende muito que vale mais uma mentira piedosa que uma verdade cruel( não estou aqui a fazer apologia da mentira).
Faz dias numa festa de uma criança, ouvi a avó dela dizer lhe: Mesmo que não gostes , agradeces e dizes que gostaste muito.
Muitas vezes se mente para parecer educado por exemplo.
Eu falo por mim...já dei comigo a falar menos verdade, faz dias atrasei me , coisa que detesto...e desculpei me com o trânsito :)
Deixo brisas doces *

29 de março de 2022 às 16:35  
Blogger Amélia disse...

Muita verdade neste belo texto.
Detesto a mentira, na minha terra costuma dizer-se que a mentira tem a perna curta rsrs.
Continuação de boa semana.
Abraço

29 de março de 2022 às 18:18  
Blogger Majo Dutra disse...

Já tive oportunidade de manifestar neste espaço o meu repúdio pela mentira.
Infelizmente por um caso bem triste...
O seu texto está magnífico e pouco há a acrescentar. Há mentira piedosa que é aceite e desculpada por todos.
Há a mentira por mania de enganar e há a mentira pérfida, uma arma terrível, mas como o povo diz -- 'a verdade é como o azeite' -- acaba por vir sempre à superfície. Nestes casos, a mentira é sempre uma falta de respeito pr si próprio.
Duas peças musicais excelentes. Como é agradável recordar Sarah Brightman nos seus 26 anos!
Um 'post' onde predomina gosto apurado a excelência ética.
Dias bons, amigo. O meu abraço.
~~~~~~

29 de março de 2022 às 19:32  
Blogger Mariazita disse...

Uma excelente reflexão, amigo Árabe.
Diz-se que "a mentira tem pernas curtas", é é bem verdade, porque raramente uma mentira sobrevive muito tempo.
Não há nada que chegue à verdade. Claro que há casos em que uma mentirinha se aceita e é até necessária - a mentira piedosa. Quantas vezes menti ao meu Pai dizendo-lhe, com o coração apertado, que em breve ele estaria melhor, quando, na realidade, ele estava numa fase terminal, sem qualquer hipótese de cura.
Esta é a mentira aceitável e muitas vezes necessária.

Continuação de boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

30 de março de 2022 às 06:59  
Blogger Beatriz Pin disse...

"Antes se colhe a um mentiroso que a um cojo" Mentir eu não perdono. Quém me dí uma mentira importante, acabóu com a minha confiança. Mas tenho uma amiga que sabe dizer mentiras com um arte que eu cuase admiro. É verdade que são mentiras sem importancia, como mentir a idade...Para mentir hai que saver. A mím não se me da bem nentir nem para inventar historias. Por isso, canto escrivo é certo.
Gostei uma vez mais dos seus conselhos.
Se alguma vez vier por Galiza fága- mo saver!
O meu abraço e bom começo de Abril, aguas mil!

30 de março de 2022 às 10:27  
Blogger Beatriz Pin disse...

Boa escolha musical!

30 de março de 2022 às 10:33  
Blogger Beatriz Pin disse...

Quiser puntualiçar algo: quando disse que não perdono uma mentira, acho que quiz dizer que não vou acreditar na persoa que minte. Mas ha muitas clases de mentira. Mesmo as chamadas "piadosas" que se dizem co ánimo de evitar um sufrimento a uma pessoa, não é?
A mentira que causa mal, issa não é admisibel, dende o meu ponto de vista.

30 de março de 2022 às 14:33  
Blogger Fá menor disse...

Texto bem pertinente, num tempo em que a mentira impera ao nosso redor e no mundo!

Gostei muito.

Abraços e tudo de bom!

30 de março de 2022 às 17:08  
Blogger Luiz Gomes disse...

Boa noite meu querido amigo. Infelizmente a mentira hoje em nossos dias tem mais valor do que a verdade.

30 de março de 2022 às 18:18  
Blogger CÉU disse...

Voltando, meu amigo!

A música é agradável, embora um pouco tristonha. É um medley - Les miserables.
Do vídeo gostei muito. Não conhecia, mas é muito interessante e harmonioso.

Abraços, amigo Árabe.

31 de março de 2022 às 13:47  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, JP: sem confiança mútua, qualquer relação se perde! Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana.

1 de abril de 2022 às 18:28  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Chica! Fugir... e às léguas! :) Obrigado, amiga, meu abraço; bom fim de semana!

1 de abril de 2022 às 18:29  
Blogger O Árabe disse...

Acho que esse é um dos grandes atrativos e perigos da internet, Joelma: nela, as pessoas se escondem e fingem ser o que não são. Mas não adianta... a verdade sempre aparece; por isso, eu também prefiro começar logo por ela! :) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

1 de abril de 2022 às 18:46  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Rosy. A esses ditos piedosos, aqui chamamos "dourar a pílula"; não chega a ser bem uma mentira! ;) Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana.

1 de abril de 2022 às 18:51  
Blogger O Árabe disse...

Notei isso, Ailime, no teu perfil. E concordo inteiramente: evitemos a mentira, se queremos viver em paz. Quem mente, não tem paz! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana!

1 de abril de 2022 às 18:53  
Blogger O Árabe disse...

Essa é a ideia, Centelha: que reflitamos e aprendamos juntos. No mais, concordo com o que dizes sobre a mentira; muitas vezes, ela se mostra mais atrativa que a verdade, e aí reside o perigo! Obrigado, meu abraço, bom fim de semana.

1 de abril de 2022 às 18:56  
Blogger O Árabe disse...

Assim é, Céu: aquele que mente é, sempre, o primeiro a ser prejudicado! Muito bom rever-te, amiga; e bom saber que gostaste das músicas. Escolho-as com muito carinho! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

1 de abril de 2022 às 18:58  
Blogger O Árabe disse...

Esta é sempre a melhor escolha, Mucha: sermos nós mesmos. Quanto à minha voz, amiga, acredita: reduziria a audiência do Blog. ;) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

1 de abril de 2022 às 19:07  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Catiaho! Sempre um prazer grande contarmos com a sua presença, amiga. Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

1 de abril de 2022 às 19:08  
Blogger O Árabe disse...

Também sou assim, São. E aqui vale aquela metáfora chinesa da porcelana: por melhor que se colem os cacos, o vaso partido jamais será o mesmo! Mais uma vez, amiga, concordamos. ;) Meu abraço, bom fim de semana; obrigado.

1 de abril de 2022 às 19:10  
Blogger O Árabe disse...

Feliz em saber que está tudo bem, Maria Luzia... e em ter você aqui de novo, e saber que gostou! Meu abraço, amiga; obrigado. Bom fim de semana!

1 de abril de 2022 às 19:42  
Blogger O Árabe disse...

Pincei esta tua frase, Parapeito, que reconheço extremamente verdadeira: "O não dizer a verdade é um comportamento normal na nossa sociedade.". Às vezes, a verdade nos constrange; mas a mentira, quando descoberta, é mais constrangedora, com certeza. De toda forma, é um ponto a refletirmos. :) Meu abraço, amiga; obrigado pela companhia, que nos faz felizes. Bom fim de semana!

1 de abril de 2022 às 19:48  
Blogger O Árabe disse...

Também aprendi este ditado, Amélia, ainda em pequeno. E muitas vezes o vi funcionar na prática! :) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

1 de abril de 2022 às 19:49  
Blogger O Árabe disse...

Concordo, Majo: a verdade sempre vem à tona. Só esta, já é razão suficiente para que evitemos a mentira. Sarah Brightman, sem qualquer dúvida, é uma das minhas cantoras preferidas! Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana.

1 de abril de 2022 às 19:52  
Blogger O Árabe disse...

Concordo, Mariazita. Mas... quem sabe, amiga, se realmente lhe mentias? De toda forma, entendo a essência do que dizes; também fiz isto muitas vezes com a minha mamãe, em seus 99 anos. Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

1 de abril de 2022 às 19:57  
Blogger O Árabe disse...

Entendo o que dizes, Bea; acho que é assim que todos nos sentimos. Eu também não sou bom de mentiras. Mas procuro só contar aquelas que não prejudicam; aquelas em que queremos acreditar! :) Bom saber que gostaste da música, amiga; meu abraço, bom fim de semana!

1 de abril de 2022 às 20:01  
Blogger O Árabe disse...

Triste verdade, Fa: hoje a mentira impera, ao nosso redor e no mundo! Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana.

1 de abril de 2022 às 20:03  
Blogger O Árabe disse...

Não sei bem, Luiz, se eu diria "mais valor"; mas, infelizmente, é bem mais empregada que a verdade! Meu abraço, amigo, obrigado; bom fim de semana!

1 de abril de 2022 às 20:04  
Blogger Maria Luzia disse...

Para você também Árabe, ótimo fim de semana! Obrigada!

1 de abril de 2022 às 20:20  
Blogger O Árabe disse...

Meu abraço, Maria Luzia! Sempre bom ver você, amiga! Boa semana.

4 de abril de 2022 às 14:09  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Olá, amigo Árabe!
Conheço pessoas tão falsas que fingem ser o que não são, mentirosas de corpo e alma.
De uma amabilidade fingida que numa troca de um simples e-mail vemos uma víbora inesperada.
Só Deus para nos dar livramentos de suas artimanhas perigosas e cruéis.
Deus tenha piedade de todos nós.
A palavra diz que todo aquele que não tem pecado é mentiroso, logo...
Tenha uma Semana abençoada!
Abraços fraternos

11 de abril de 2022 às 17:58  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky