O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

A GUERRA E A PAZ


Eu vos observo.

Vejo que, ao mesmo tempo em que exaltais a paz, preparais os vossos canhões para a guerra. E não entendo essa diferença entre o que dizem as vossas bocas e o que fazem as vossas mãos.

Acreditais, acaso, que o medo recíproco seja a única forma de manter a paz entre os homens? Deixai-me dizer-vos que ocorre o contrário: o medo que tendes, uns dos outros, vos leva às guerras.

Sim; eliminai o medo de vossos corações, e não mais haverá motivos para guerras. Se, um dia, chegardes a confiar nas pessoas, não mais necessitareis de muros, ou de fronteiras. Sereis todos irmãos.

Mas o que faríeis, então, das vossas bandeiras? Em um mundo irmanado, de homens unidos, como lucrariam aqueles que vos manipulam pelos preconceitos, pelo orgulho e por vosso medo às diferenças?

Em um mundo onde os homens caminhassem juntos, de mãos e corações entrelaçados, para que necessitaríeis dos vossos sacerdotes, se o Coração do Universo caminharia também entre todos vós?

Fazei a vós mesmos essas perguntas; e percebereis porque até hoje persistem as mesmas situações e os mesmos sofrimentos. Porque a fome, a violência, a desonestidade e a guerra não foram banidas.

Percebereis porque os mais fortes abusam dos mais fracos; porque as vossas leis favorecem as maiorias e subjugam ainda mais as minorias. Porque vos julgais diferentes, sendo filhos do mesmo Pai.

É o medo, que está na raiz da maioria de vossos males. Porque sois inseguros, tentais mostrar-vos confiantes; porque vos achais fracos, quereis mostrar força; porque vos julgais menos, fingis que sois mais.

O ciúme não é mais do que o medo de ser trocado por outras pessoas; o orgulho é o medo de ser inferior; a arrogância é o medo de ser contrariado; o apego às coisas materiais é o medo das privações.

Contai-me os sofrimentos das vossas almas; e eu vos mostrarei a sombra do medo, por trás de cada um deles. A criança chora em meio ao escuro, por medo; por não saber o que se oculta nas sombras.

Assim como acontece ao velho, com a aproximação da partida e o temor do que virá depois. E ao jovem, que muitas vezes reluta em apaixonar-se e ser feliz, por medo de vir a sofrer se um dia o amor se for.

Eu, entretanto, vos digo que de nada adianta temer o futuro; ele se tornará presente, e virá a resolver-se por si mesmo. O que vos cabe é aproveitar o momento; e para isto precisais vencer o medo.

Afastai os vossos medos, para que possais caminhar livres e ser o que sois. Dia virá em que conhecereis a verdade e aprendereis que deveis confiar uns nos outros; porque caminhando juntos, sereis felizes.

Nesse dia, enfim, a paz reinará.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/ElarGutierrez-TearsInHeaven-EM.mid

Link música

Link vídeo 

32 Comentários:

Blogger J.P. Alexander disse...

Bella reflexion si ala paz. Te mando un beso.

25 de fevereiro de 2022 às 22:58  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Podemos observar que as pessoas cada vez mais alimentam conflitos internos sem sentido impedindo-as de encontrar sua paz individual atravancando sua jornada e quando partimos para uma escala macro os prejuízos são incalculáveis..,..e sempre foi assim .... infelizmente ainda é.

Beijos
Joelma

26 de fevereiro de 2022 às 00:14  
Blogger stella disse...

Leer tu reflexión en estos dias de convulsión que estamos viviendo, me ha gustado muhisimo, la unica manera de vivir en paz es esa...todos somos hrmanos, todas las manos juntas, sin fronteras, sin envidios, sin tanta ambición de poder
Ojalá y nos demos cuentsa alguna vez que solo con amor se terminaran las guerras
Un buen fin de semana
Carmen

26 de fevereiro de 2022 às 06:40  
Blogger chica disse...

Aplaudindo daqui. Lindo demais e precisamos vencer nossos medos e viver o dia de hoje, sem pânicos! Adrei mais uma mensagem alentadora e verdadeira! abração, tudo de bom,chica

26 de fevereiro de 2022 às 07:26  
Blogger Margarida Pires disse...

Sinto - me triste no meu " MUNDO "
Esperança e muita Paz!
Beijinhos!
😊💙😊 Megy Maia

27 de fevereiro de 2022 às 19:28  
Blogger Recomenzar disse...

Não me interesan las guerras es como quando as pessoas se separam no me meto en eso Não vale a pena. Disfrutemos la vida nuestra mientras podamos y demos
abrazos muchacho

1 de março de 2022 às 12:08  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Um tema muito interessante, reflexivo, sobre o qual nunca tinha pensado desta forma.
O medo gerar a guerra!
Começando pelos nossos medos eles na verdade geram guerra connosco próprios, pois nos deixam inseguros e quase nos paralisam.
Para falar nos outros medos a nível dos poderosos que por serem despóticas e quererem ser os mais fortes, acabam por na sua fraqueza e cobardia gerar guerras e tragédias terríveis que causam danos irreparáveis à humanidade.
Temos mesmo que afastar nossos medos, entregando a nossa vida nas mãos do Pai e desfrutá-la da forma mais honesta e pacífica possível confiando, como diz e bem, em cada outro.
Música e vídeo lindíssimos!
Desejo-lhe continuação de boa semana.
Beijinhos,
Ailime

1 de março de 2022 às 14:34  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Boa tarde de paz, amigo Árabe!
Há uns anos aprendi que nosso medo mata.
Fiquei impressionada com tal fato da psicologia explicada.
Mais tarde, fui assimilando tal verdade.
O medo mata sim e temos também os medos infundados que nos matam sem causa concreta.
Ótimo post, como sempre.
Tenha dias abençoados!
Abraços fraternos de paz e bem

1 de março de 2022 às 15:26  
Blogger - R y k @ r d o - disse...

Li em silêncio e, fascinado, entrando em profunda reflexão, em silêncio me deixai fica. Belo texto
.
Cumprimentos cordiais
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

1 de março de 2022 às 15:45  
Blogger Fá menor disse...

"o medo que tendes, uns dos outros, vos leva às guerras."

Um dos textos mais belos e verdadeiros que já escreveste!
Gostei muitíssimo! Nunca tinha pensado seriamente nessa perspectiva, mas tudo me fez um enorme sentido!
Muito grata!

Um abraço e óptima semana com tudo de bom!

1 de março de 2022 às 16:57  
Blogger Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Árabe,
Espero que perdoe minha
ausência, mas foi necessário.
Seu texto nos faz refletir.
Vivemos tempos
difíceis.
Mas vai passar, tem
que passar.
Bjins de saudade
de vir ler aqui.
CqtiqhoAlc.

1 de março de 2022 às 17:59  
Blogger Beatriz Pin disse...

Moi atinada esta postagem pelo contido e pelo momento que estamos a viver. Guerras sucedem a outras guerras. Nao compreendo por qué sempre ha guerra entre países, entre vecinhos, entre familias e casais, entre crianças...
Os ciumes, as inseguridades, o medo, como você tao bem menciona, as desigualdades...
Não somos perfectos! Imos apreendendo lentamente e temos pouca memoria.
Repetimos os mesmos erros unha e outra vez.
Terá que pasar tempo para que a vida en paz seja posible.
Um abrazo, amigo Flavio

2 de março de 2022 às 04:10  
Blogger Luiz Gomes disse...

Boa tarde. Parabéns pelo seu maravilhoso trabalho. Paz e Paz é tudo que queremos meu amigo Árabe. Não sei se você está morando em Salvador. Mais tem tantos lugares que eu desejo conhecer um dia. Quem sabe não terei um guia turístico kkkk? Grande abraço carioca.

3 de março de 2022 às 14:29  
Blogger O Árabe disse...

Grato, JP. Meu abraço, amiga; bom resto de semana!

3 de março de 2022 às 16:38  
Blogger O Árabe disse...

Bem como você disse, Joelma... infelizmente, ainda é! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

3 de março de 2022 às 16:39  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Carmen: o amor é a melhor forma de acabar com as guerras! Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana.

3 de março de 2022 às 16:41  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Chica! Entretanto, amiga, isto é o mais difícil: vencermos nossos medos! Obrigado, meu abraço; bom resto de semana.

3 de março de 2022 às 16:42  
Blogger O Árabe disse...

Necessitamos disso, sim, Megy; as guerras neste mundo entristecem os nossos mundos! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

3 de março de 2022 às 16:43  
Blogger O Árabe disse...

Que bom seria, Mucha, se pudéssemos ignorar as catástrofes, provocadas ou não pela estupidez do homem! É bem como você disse: pudemos e devemos aproveitar a vida. Sempre! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

3 de março de 2022 às 16:46  
Blogger O Árabe disse...

Isto é algo que tenho convicção, Ailime: é o medo que nos joga uns contra os outros. Ele está na raiz de todas as discórdias e todos os preconceitos! Obrigado, minha amiga; meu abraço, bom fim de semana.

3 de março de 2022 às 16:49  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Rosélia; e de acordo: são incalculáveis os prejuízos causados pelo medo! Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana.

3 de março de 2022 às 16:53  
Blogger O Árabe disse...

Grato Ryk@ardo, pela gentileza da sua opinião! Meu abraço, amigo; bom resto de semana.

3 de março de 2022 às 16:54  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Fa, pela amizade e pela delicadeza do comentário. Bom resto de semana, amiga; meu abraço!

3 de março de 2022 às 16:56  
Blogger O Árabe disse...

Não há o que perdoar Catiaho; é uma grande alegria ter você de volta! E vai passar, sim, amiga; com certeza! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

3 de março de 2022 às 16:57  
Blogger O Árabe disse...

Também não compreendo as lutas, Bea; sejam domésticas, locais ou entre países. Acho que só mesmo o medo que temos, uns dos outros, pode justificar essa estupidez! Mas ainda confio em que, um dia, elas já não existirão mais. Meu abraço, amiga; bom resto de semana, obrigado!

3 de março de 2022 às 17:01  
Blogger O Árabe disse...

Moro em Salvador, sim, Luiz; e terei o maior prazer em ser o seu guia. Garanto que você vai conhecer uma Salvador diferente... e que você vai amar, com certeza! :) Meu abraço, amigo; obrigado, bom resto de semana.

3 de março de 2022 às 17:03  
Blogger Mariazita disse...

Excelente reflexão, meu caro Árabe!
Eu nunca tinha analisado as coisas sob esse prisma, mas, sem dúvida, é o medo que está na base de todas essas manifestações.
Muito Bom!!!

Espero ver-te no dia 8...

Bom Fim de Semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

4 de março de 2022 às 07:33  
Blogger São disse...

Totalmente de acordo contigo, Swami!

Que o Grande Espírito ilumine a Humanidade e proteja os inocentes!

Grande abraço, Amigo, bom final de semana

4 de março de 2022 às 10:52  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Mariazita! Eu acredito mesmo nisto, amiga: é o medo, que nos afasta uns dos outros! Meu abraço, boa semana; e aguarda-me, com certeza! :)

7 de março de 2022 às 14:40  
Blogger O Árabe disse...

Que assim seja, São! Neste planeta, amiga, os inocentes são presas fáceis para os predadores. Infelizmente! :( Obrigado, meu abraço; boa semana!

7 de março de 2022 às 14:42  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Você está aqui, amigo:

https://flordocampo3.blogspot.com/2022/03/flores-dos-amigos.html#c7680883848339417856
Abraços fraternos de paz e bem

12 de março de 2022 às 20:32  
Blogger O Árabe disse...

Só hoje, Rosélia, vi esta comentário! Obrigado, minha amiga; sinto-me honrado, com a sua lembrança! Meu abraço, boa semana.

21 de março de 2022 às 14:28  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky