O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

A VIDA

 


Alguns, dentre vós, dizem que viver é viajar.

Conhecer novos lugares e apreciar novas paisagens. Aprender novos idiomas, conhecer novos povos e novas culturas. Para esses, viver é conhecer coisas novas.

Para outros, viver é entregar-se ao amor. Vivenciar, em cada dia, novas emoções e anseios; sair de si mesmo e encontrar-se em alguém. Segundo esses, viver é sentir.

Outros, ainda, dizem que viver é conquistar. Que cada novo dia deve trazer novas vitórias e aumentar os seus triunfos. Para esses, a vida é uma competição incessante.

Enfim, cada um de vós tem a sua própria concepção do que seria viver; uma concepção que não corresponde à realidade da Vida, mas ao que vedes como prioridades.

Por isto, vos digo: viver é atravessar cada dia, atendendo às necessidades do vosso corpo e buscando realizar os vossos sonhos, que são desejos de vossas almas.

Assim será, enquanto caminhardes sobre a Terra. Enquanto sonhardes um sonho,  a sua luz iluminará o vosso caminho. E a sua realização vos trará momentos de felicidade. 

E, de cada vez que se desvanecer um dos vossos sonhos, pranteareis a sua morte. Como fazeis aos vossos entes queridos que se vão, lamentareis a sua partida.

E, assim fazendo, mostrai-vos ingratos. Porque deveríeis, sim, agradecer ao Universo, pelo tempo em que os tivestes convosco e desfrutastes da sua companhia.

Muito vos tenho falado sobre isto, ao longo de todo este tempo; muito vos tenho repetido que mais sensato do que lamentar o que perdeis, é agradecer o que tendes.

Até porque o podeis perder, amanhã; e de nada servirão as vossas lamentações. Aprendei, pois, a serdes gratos pelo que vos foi dado, antes que vos venha a ser tirado.

Assim acontece com tudo, na vida: as pessoas, as posses e até os próprios sonhos. Para que possais perder algo ou alguém, é preciso que antes o tenhais recebido.

Viver, portanto, é lidar com ganhos e perdas. É aprender a valorizar os ganhos e aceitar as perdas como parte do processo. Porque, um dia, a vida será a perda final.

E, todavia, não terá sido perdida para aqueles que a souberam usar. Estes deixarão e levarão lembranças; terão aprendido algo e construído algo que vale a pena.

Pois a Vida é uma construção sem fim.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_ernesto_cortazar_la_vida_es_bella.mid

Link música

Link vídeo 


32 Comentários:

Blogger J.P. Alexander disse...

Bella reflexion. Tienes toda la razón. Te mando un beso.

18 de fevereiro de 2022 às 22:51  
Blogger chica disse...

Sempre lindas tuas palavras e reflexões! E viver é uma viagem a cada dia, nunca sabendo onde vamos desembarcar... abração, ótimo fds! chica

19 de fevereiro de 2022 às 06:59  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Eu compreendo que estar aqui nesse momento,nesse corpo passando por essas experiências é certamente uma dádiva divina, no meio do caminho encontramos as dificuldades(que não são poucas)mas faz parte do processo assim como a construção de novos sonhos depois de PT(perca total) rsss ,aí podemos refletir afinal o que é perca total para o indivíduo? Eu sou uma casa? ,um carro ?,um amor perdido? Uma relação não compreendida? De uma coisa tenho certeza nem daqui eu sou kkkkk
Então sigo semeando nossos girassóis.
Beijos!!!!
Joelma

19 de fevereiro de 2022 às 08:24  
Blogger Beatriz Pin disse...

Um outro interesante post sobre a vida e o vivir e o que significa para unhas e outras pessoas.
Concordo en que a vida é uma constante construção.A canção do Julio Iglesias, Me olvidé de vivir, é muito bem escolhida e agardo que um día poida dizer.
: Confesso ter vivido.
Obrigada por nos dar tão bos conselhos, amigo Flavio.
Bom fim de semana e um abraço

19 de fevereiro de 2022 às 16:23  
Blogger Semplicemente Donna disse...

La "vita" ,è una parola bellissima se pensassimo davvero a vivere il momento,il secondo, il minuto , l'ora , ed ogni giorno senza pensare a "domani", già perchè potrebbe essere tardi per recuperare la bellezza della nostra "vita".


Ottimo post caro amico Arabe!

Ti lascio un abbraccio augurandoti una buona giornata .

Rosy

20 de fevereiro de 2022 às 04:47  
Blogger Rainbow Evening disse...

my life is always new ... new place in many times...

# Great reflection....
thank you for sharing

20 de fevereiro de 2022 às 11:27  
Blogger - R y k @ r d o - disse...

Na minha modesta opinião, cada pessoa, tem a sua forma de viver. O que para uns é tudo, para outros é de somenos. Um texto sobre os gostos e seus contrastes que muito gostei de ler.
.
Cumprimentos poéticos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

21 de fevereiro de 2022 às 18:09  
Blogger Recomenzar disse...

O que você diz me parece bonito, como você se sente, um grande abraço daqui até a eternidade.

21 de fevereiro de 2022 às 18:53  
Blogger Fatyma Silva disse...

Amigo Árabe, eu concordo plenamente, que a vida é uma viagem, onde podemos fazer de tudo ou quase tudo, mas o tempo que dura depende de você do que fizer. Cada um tem o tempo certo de voltar pra casa.
Uma grande reflexão que gosto de ler.
Querido amigo, tenha uma excelente semana com saúde e paz.
Um grande abraço.

21 de fevereiro de 2022 às 20:44  
Blogger São disse...

A Vida é um mosaico complexo com muitas cambiantes e nós temos que envidar todos os esforços para que se harmonizem.

Grande abraço e boa semana, Swami

22 de fevereiro de 2022 às 12:58  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
A vida é um dom que nos foi dado por Deus e só por isso Lhe devemos estar gratos.
No nosso percurso, assim o entendo, não devemos ser ambiciosos, mas antes aceitar cada dia como ele se apresenta e desfrutá-lo o melhor que pudermos e soubermos.
Claro que há sonhos, quem os não tem? Mas a maioria não se concretiza e agradeçamos pelos que já conquistámos.
Assim caminharemos com tranquilidade na resiliência com que aceitarmos este maravilhoso dom que é a Vida.
Adorei a música e recordar Júlio Iglesias numa bela canção. Já há muito que não o ouvia e aprecio-o bastante.
Obrigada, Amigo, por mais um belo aprendizado que me proporcionou.
Desejo-lhe continuação de boa semana.
Beijinhos,
Ailime

22 de fevereiro de 2022 às 14:27  
Blogger Luiz Gomes disse...

Boa tarde meu querido amigo Árabe. Nossa vida é como um caminho. Cheio de pedras e obstáculos, mas aprendemos viver e vencer. Boa terça-feira.

22 de fevereiro de 2022 às 14:47  
Blogger Maria Luzia disse...

Boa noite Árabe!

A vida, viver, é um grande presente, agradeço todos os dias por cada hora vivida. Faz parte ter dificuldades, tristezas, mas também temos momentos felizes. Quando aprendemos a enfrentar, aceitar as dificuldades, nosso caminhar fica leve, fácil o percurso. Assim penso! Árabe, multo gostei de tudo! Ótimo resto de semana, obrigada e um abraço!

22 de fevereiro de 2022 às 23:10  
Blogger Mariazita disse...

Meu caro Árabe
Identifico-me especialmente com os dois primeiros parágrafos - adoro viajar e tenho necessidade de amar.
Esta necessidade não se refere exclusivamente a pessoas, mas inclui tudo o que faz parte da vivência (adoro animais e a Natureza) do dia a dia.
Excelente reflexão.

Votos de uma feliz Terça Feira e boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

23 de fevereiro de 2022 às 09:46  
Blogger CÉU disse...

Inteiramente de acordo com seu texto. A vida é aceitar perdas e ganhos e disfrutar o melhor que ela tem.
Gostei da música, mas mais de Julio Iglesias, que se esqueceu de viver. Talvez. Provavelmente, viveu tanto, que a vida lhe passou ao lado.
Abraços e dias felizes.

23 de fevereiro de 2022 às 17:19  
Blogger Fatyma Silva disse...

Amigo Árabe, que bela reflexão.
Realmente concordo com você a vida é uma construção sem fim, quando paramos outro vem e continua...

Um abraço!

24 de fevereiro de 2022 às 22:19  
Blogger O Árabe disse...

Grato, JP. Meu abraço, amiga; bom fim de semana!

25 de fevereiro de 2022 às 15:28  
Blogger O Árabe disse...

E isso faz parte do encanto da vida, não é, Chica? Obrigado, amiga; meu abraço a você e ao Kiko. Bom fim de semana!

25 de fevereiro de 2022 às 15:29  
Blogger O Árabe disse...

Acho que você está certa, Joelma: nem daqui nós somos; estamos apenas de passagem. Então, aproveitemos a passagem e semeemos muitos girassóis! :) Obrigado, meu abraço; bom fim de semana!

25 de fevereiro de 2022 às 15:32  
Blogger O Árabe disse...

Essa música do Iglesias dá, realmente, o que pensar; concordo, Bea! Infelizmente são muitos os que, preocupados em desfrutar, não veem como a vida passa ao lado deles! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana.

25 de fevereiro de 2022 às 15:35  
Blogger O Árabe disse...

Profunda a tua frase, Rosy! Realmente, amanhã já pode ser tarde, para recuperarmos a beleza da vida! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

25 de fevereiro de 2022 às 15:37  
Blogger O Árabe disse...

Também acredito que a vida seja assim, Rainbow: novos lugares, em novos tempos! Meu abraço, amigo, obrigado; bom fim de semana!

25 de fevereiro de 2022 às 15:38  
Blogger O Árabe disse...

Acertaste na mosca, Ryk@rdo: a vida varia, para cada um, conforme a escala de valores que utiliza; esta é, também, a minha opinião. Meu abraço, amigo; obrigado, bom fim de semana!

25 de fevereiro de 2022 às 15:40  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Mucha. Meu abraço, amiga; bom fim de semana.

25 de fevereiro de 2022 às 15:43  
Blogger O Árabe disse...

Concordamos inteiramente, Fatyma; também acho que depende de nós o tempo de duração de cada viagem! E, sem dúvida, construímos a nossa vida em cada dia! meu abraço, obrigado; bom fim de semana, amiga!

25 de fevereiro de 2022 às 15:45  
Blogger O Árabe disse...

É bem por aí, São! Depende de nós, conseguirmos harmonizar esse mosaico! :) Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana.

25 de fevereiro de 2022 às 15:48  
Blogger O Árabe disse...

Expressaste muito bem o que penso, Ailime: "No nosso percurso, assim o entendo, não devemos ser ambiciosos, mas antes aceitar cada dia como ele se apresenta e desfrutá-lo o melhor que pudermos e soubermos.". Acredito que essa é a ciência (e a arte) da Vida. Meu abraço, amiga; obrigado, bom fim de semana.

25 de fevereiro de 2022 às 15:50  
Blogger O Árabe disse...

Gostei da analogia, Luiz! Com o tempo, vamos aprendendo a evitar as pedras. :) Obrigado, amigo; bom fim de semana, meu abraço.

25 de fevereiro de 2022 às 15:51  
Blogger O Árabe disse...

Feliz em saber de você, Maria Luzia! E também acho que o caminhar fica mais leve e o percurso mais fácil, quando aprendemos a aceitar e enfrentar as dificuldades; e esse aprendizado depende de nós. Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

25 de fevereiro de 2022 às 15:58  
Blogger O Árabe disse...

Entendo-te, Mariazita! Quando aprendemos a amar o que nos cerca, aprendemos a amar a Vida! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana!

25 de fevereiro de 2022 às 16:00  
Blogger João Santana Pinto disse...

A vida é uma construção tem fim e revejo-me nas tuas palavras.

Hoje mais do que nunca...

Abraço

28 de fevereiro de 2022 às 08:10  
Blogger O Árabe disse...

Assim é, amigo João. E felizes de nós, que aprendemos essa verdade! Meu abraço, obrigado; boa semana.

1 de março de 2022 às 14:39  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky