O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

A GRATIDÃO E A HUMILDADE



Cultivai a gratidão e a humildade, em vossos corações.

Pois a gratidão vos ensina a ser felizes, por tudo que tendes. E a humildade, ao mostrar-vos que nenhum homem é mais do que os seus irmãos, afasta de vós os tormentos da inveja e da soberba.

Praticai a ambas, e não apenas vos tornareis mais tolerantes; também aprendereis que deveis perdoar àqueles que vos ofendem ou incomodam, para que possais ser igualmente perdoados.

E este é o caminho que vos pode levar à paz. Porque, no dia em que existirem a tolerância e o perdão entre os homens, existirá a paz em vossos corações. E começareis a ter uma vida melhor.

Esquecei o orgulho; este é o primeiro passo para encontrardes a paz que dizeis buscar. A maior parte da inquietação que vos rouba o sossego está em vosso desejo de sempre terdes razão.

Aprendei a ser humildes; e a própria razão vos dirá que ninguém pode estar sempre certo. Aprendei a ser gratos; e a gratidão vos fará agradecer aos outros, por serem tolerantes convosco.

Assim, por vossa vez, buscareis ser tolerantes. E não vos envolvereis em discussões desnecessárias e inúteis, nas quais trocais palavras ásperas que cavam valas profundas entre vós.

Sim: muitas são as vezes em que vos ouço a queixar-vos de solidão. Entretanto, na maioria das vezes, criais vós mesmos os muros que vos isolam, quando vos esqueceis de ser gratos e humildes.

Deixai-me recordar-vos que gratidão e humildade estão sempre presentes, nos maiores homens que caminham sobre a Terra. Como as estrelas, não precisam de espelho para ver o próprio brilho.

Porque o veem a iluminar os caminhos daqueles que os cercam. E, por isto, não caminham sós; ao contrário, atraem todos aqueles que desejam desfrutar dos seus ensinamentos e da sua paz.

Aprendei a conviver com a vossa pequenez; esta é a única forma de encontrardes a vossa grandeza. E reconhecei que não sois perfeitos, pois só assim podereis sanar as vossas falhas.

Como nenhum homem é capaz de caminhar sobre as águas, nenhum de vós pode andar sobre as superfícies movediças do orgulho e da ingratidão; elas vos tolhem os passos e fazem afundar.

Acostumai-vos, portanto, a não vos julgardes melhores que os vossos irmãos; assim, não vos arriscareis a magoar-vos, quando a vida vos derrubar do pedestal onde acreditáveis estar colocados.

E acostumai-vos, também, a agradecer por tudo que encontrais em vosso caminho. Assim, quando vos deitardes, o sono virá fácil e reparador, pois não tereis no coração um grito de revolta.

Mas uma canção de gratidão.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_ernesto_cortazar_solitude.mid

Link música

Link vídeo

38 Comentários:

Blogger J.P. Alexander disse...

Buena reflexion Siempre hay que ser grato. Te mando un beso

11 de fevereiro de 2022 às 22:13  
Anonymous Anônimo disse...

A gratidão nos faz sentir a proximidade com Deus. Belo post!
Bom fim de semana! Beijos

11 de fevereiro de 2022 às 22:32  
Blogger chica disse...

Eta, que são duas palavrinhas que precisamos tanto trabalhar em cada um de nós. São importantíssimas e o retorno , o bem pra nós mesmos é enorme! abração, ótimo fim de semana! chica

12 de fevereiro de 2022 às 06:34  
Blogger Beatriz Pin disse...

Linda mensagem: humildade e gratidão!
Cuanto desejaría que algúms líderes políticos se regiram por esta filosofía de vida. Poderianse evitar guerras e mortes de inocentes. Mas o orgulho, a vinganza, o afám pelo poder, fainos terribelmente perigosos e despiadados.
E sigo a dizer que so podemos cambiar cada um e cada uma de noss. E iso não é dabondo para que o mundo cambie!
Um prazer passar por aquí e sentir a paz que trasmite.
Um abraço e bom fim de semana, amigo Flavio

12 de fevereiro de 2022 às 07:47  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Ser grato é uma característica marcante de quem é humilde,e na vida vamos seguindo as vezes tendo razão em outras abrindo mão desta razão para ter paz,afinal nada é mais precioso que a paz, e pensando dessa forma esse é o muro que vou criando me distanciando dos vampiros rsss

Beijos

Joelma

12 de fevereiro de 2022 às 14:46  
Blogger Smareis disse...

Uma mensagem lindíssima de grande ensinamento.
A gratidão é manifestação da humildade da alma e nos faz muito bem.
Uma boa semana amigo.
Abraço!

13 de fevereiro de 2022 às 00:55  
Blogger Majo Dutra disse...

Palavras sábias numa ótima lição.
Entretanto, é tão difícil perdoar a ingratidão, soberba, deslealdade, desamor, mentira... e por aí vai...
O vídeo é muito lindo e a música do piano de Ernesto Cortazar é divina... Srrsssss...
Ainda que nem sempre concorde, fico sempre muito grata por o ler e por o sentir no que escreve e pela música que sugere para complemento da meditação.
Desejo-lhe saúde em dias amenos em satisfação pelo dever cumprido.
Tudo bom, amigo. O meu abraço.
~~~~~~~~~~~~

14 de fevereiro de 2022 às 15:45  
Blogger João Santana Pinto disse...

Uma lição de humildade e o caminho mais simples para se viver sem remorsos ou questões ou fantasmas do que deixamos para trás, ou do que não chegou a ser feito. A vida é tão curta e frágil .

Grande abraço

14 de fevereiro de 2022 às 18:09  
Blogger Recomenzar disse...

Eu gosto muito do que você escreve e escrevo na sua língua Não há nada mais irritante do que traduzir a si mesmo
Saudações de Miami

14 de fevereiro de 2022 às 21:26  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe
Que texto tão belo, repleto de aprendizado e todo ele respirando paz.
Que mais poderemos desejar?
A humildade e a gratidão andam de mãos dadas e a tolerância nos conduz a que nos sintamos com o coração pleno de amor e na maior tranquilidade.
Que saibamos conduzir nossas vidas imbuídos destes sentimentos e seremos pessoas melhores e nos sentiremos de bem com todos.
Tudo o resto vem por acréscimo.
Música muito relaxante e um vídeo que adorei!
Obrigada, Amigo!
Continuação de boa semana.
Beijinhos,
Ailime

15 de fevereiro de 2022 às 15:06  
Blogger São disse...

A gratidão e a humildade e o amor são sentimentos que devem estar sempre presentes em nossas vidas.

Grato abraço pela beleza do texto e tudo de bonito na tua vida, Swami!

15 de fevereiro de 2022 às 16:29  
Blogger " R y k @ r d o " disse...

A gratidão é dos sentimentos mais bonitos, deslumbrantes, da vida. A humildade e pureza de caráter e ações é outro sentimento fascinante. Publicação que aplaudo, admiro, e elogio
.
Saudações poéticas
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

15 de fevereiro de 2022 às 17:40  
Blogger Recomenzar disse...

Adoro o que você me diz. Adoro elogios e obrigado por me escrever em espanhol porque agora eu entendo você. Se é minha voz no blog
Un beso
Mucha

15 de fevereiro de 2022 às 21:07  
Blogger Semplicemente Donna disse...

Buongiorno caro amico Árabe, ottimi pensieri e penso che la Gratiduine e l'Umiltà non nascono spontaneamente in noi , ma in primis ci vengono "insegnate"dai nostri genitori sin da bambini e poi nel tempo , crescendo si imparano se viviamo la vita con il Cuore.

Un abbraccio!

Rosy

16 de fevereiro de 2022 às 04:42  
Blogger stella disse...

Esa es la clave de la felicidad O Árabe, Nadie es más que nadie... la tolerancia y la humildad son los cimientos o pilares mas importantes para nuestra comunidad de hermanos, de nada nos vale el orgullo y el poder si por dentro la envidia nos corroe
Me gusta leerte, gracias por compartir
Un abrazo
Carmen

16 de fevereiro de 2022 às 06:45  
Blogger Fá menor disse...

Muito belo e verdadeiro!

"Esquecei o orgulho; este é o primeiro passo para encontrardes a paz que dizeis buscar."

É preciso, sim, "agradecer por tudo que encontrais em vosso caminho. Assim, quando vos deitardes, o sono virá fácil e reparador, pois não tereis no coração um grito de revolta. Mas uma canção de gratidão."
Muito grata por nos lembrares disto. Palavras de sabedoria!

Abraços.

16 de fevereiro de 2022 às 18:17  
Blogger Fatyma Silva disse...

A gratidão é um sentimento de de amor ao ser humano. É ter humildade perante a humanidade.
Uma boa reflexão.
Meu amigo Árabe, é muito bom ler seus sábios escritos.
Gratidão!

Um abraço e boa noite!

16 de fevereiro de 2022 às 23:06  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, JP: sempre temos que ser gratos. A começar pela própria vida! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

17 de fevereiro de 2022 às 11:36  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Anônimo: a gratidão nos aproxima de Deus. E a humildade nos leva a conviver melhor com os nossos irmãos. Meu abraço, bom resto de semana; obrigado.

17 de fevereiro de 2022 às 11:38  
Blogger O Árabe disse...

Muito bem dito, Chica: são duas coisas pequenas, que nos trazem um grande retorno! Meu abraço, amiga, bom resto de semana; obrigado!

17 de fevereiro de 2022 às 11:43  
Blogger O Árabe disse...

Concordo, Bea: só podemos mudar a nós mesmos. Mas, tenho certeza: se cada um mudar um pouco, poderemos mudar o mundo! Obrigado, meu abraço; bom resto de semana!

17 de fevereiro de 2022 às 11:45  
Blogger O Árabe disse...

Por aí, Joelma: praticando a gratidão e a humildade, tornamos bem mais fácil a nossa vida, para seguir em frente! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

17 de fevereiro de 2022 às 11:48  
Blogger O Árabe disse...

Alegria em rever você, Smareis, e concordo: a gratidão é consequência da humildade na alma. Beleza de pensamento! Meu abraço, bom resto de semana; obrigado.

17 de fevereiro de 2022 às 11:51  
Blogger O Árabe disse...

Difícil, com certeza, Majo... mas é um aprendizado necessário, para a nossa própria paz. Amigos nem sempre concordam... mas é exatamente do debate, que nascem novas ideias! Faz parte! :) Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana!

17 de fevereiro de 2022 às 11:58  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, João: a vida é tão curta e frágil, que o melhor que temos a fazer é aproveitá-la e crescer com ela! Meu abraço, amigo, obrigado; bom resto de semana.

17 de fevereiro de 2022 às 12:00  
Blogger O Árabe disse...

Também gosto do que você escreve, Mucha. Como não sei escrever em espanhol, deleguei essa tarefa ao tradutor do Google. Espero que tenha dado certo! ;) Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

17 de fevereiro de 2022 às 12:02  
Blogger O Árabe disse...

Nestas duas frases, Ailime, resumiste muito bem a ideia: "A humildade e a gratidão andam de mãos dadas e a tolerância nos conduz a que nos sintamos com o coração pleno de amor e na maior tranquilidade. Que saibamos conduzir nossas vidas imbuídos destes sentimentos e seremos pessoas melhores e nos sentiremos de bem com todos.". Oxalá assim saibamos fazer, amiga! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

17 de fevereiro de 2022 às 12:04  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, São. E eu te sou grato, pela amizade e gentileza constantes! Meu abraço, amiga; obrigado, bom resto de semana.

17 de fevereiro de 2022 às 13:43  
Blogger O Árabe disse...

Admiro as tuas colocações, Ryk@rdo; assim também penso, amigo! Obrigado, meu abraço; bom resto de semana.

17 de fevereiro de 2022 às 13:44  
Blogger O Árabe disse...

Bom saber que a tradução foi correta, Mucha. E repito os parabéns: achei muita boa a declamação! Meu abraço, bom resto de semana.

17 de fevereiro de 2022 às 13:46  
Blogger O Árabe disse...

E isto é essencial, Rosy: vivermos a vida com o coração! Obrigado, meu abraço; bom resto de semana.

17 de fevereiro de 2022 às 13:48  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Carmen, pela gentileza e amizade! Meu abraço, amiga; bom resto de semana.

17 de fevereiro de 2022 às 13:49  
Blogger O Árabe disse...

Bem o disseste, Fa: apenas precisamos ser lembrados. Porque esses sentimentos já existem em nosso verdadeiro Eu! Obrigado, minha amiga; bom resto de semana, meu abraço.

17 de fevereiro de 2022 às 13:51  
Blogger O Árabe disse...

Muito boas as suas definições, Fatyma! Inteiramente de acordo, amiga; meu abraço, obrigado e bom resto de semana!

17 de fevereiro de 2022 às 13:57  
Blogger Mariazita disse...

Depois de ler este excelente texto, resta-me dizer:
Obrigada pelas tuas generosas palavras no aniversário da minha "CASA", meu querido amigo.

Um abracinho carinhoso para ti.

Bom Fim de Semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

17 de fevereiro de 2022 às 16:03  
Blogger Luiz Gomes disse...

Boa tarde. Parabéns pelo seu excelente trabalho. Obrigado pela visita e carinho. Sempre aprendo com seu texto cheio de sabedoria, meu querido amigo Árabe.

17 de fevereiro de 2022 às 18:15  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, amiga! Bem sabes que, para mim, é sempre um grande prazer estar presente a essa comemoração; gosto muito do que escreves e sinto-me honrado com a tua amizade. Parabéns... e que venham muitos outros aniversários! :) Meu abraço, boa semana.

17 de fevereiro de 2022 às 18:40  
Blogger O Árabe disse...

Aprendemos juntos, Luiz; este é o objetivo do nosso oásis. Obrigado, amigo; meu abraço, boa semana!

17 de fevereiro de 2022 às 18:42  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky